Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por sabbadin »

Salve pessoal! Já sou aeromodelista a mais de 30 anos, porém, de 8 anos para cá sempre me dedicando aos aeromodelos tradicionais de balsa com motorização elétrica; Gostaria de montar um PEQUENO drone para recreação (quadrimotor) mas acabo me perdendo em tantos, frames, controladoras, escs e motores que se pode encontrar no mercado. Gostaria de algo em que eu pudesse utilizar packs 3S de 1300mAh ou 3S de 2200mAh, que me proporcionasse uma autonomia de 10 a 15 min se possível. Será que eu consigo encontrar algo no mercado? Algum dos colegas poderia gentilmente me fornecer um setup? Desde já muito obrigado.
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por franciscotargino »

Existe duas versões que sao as mais montadas e usadas,um é o drone race é um modelo mais pequeno usa "frame 250"apartir dai vc pode pesquisa sobre a eletronica, pra ele e creio que dê pra usar uma 3s 2200mah talvez com mais C de descarga,outra alternativa é com "frame f450"é maior e talvez a bateria melhor seria uma 3s 3300mah à 4400mah,é nao entendo bem do assunto mais é isso, pesquisa pelo frame f250m ou f450mm e veja qual te agrada mais.
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por sabbadin »

franciscotargino escreveu:Existe duas versões que sao as mais montadas e usadas,um é o multirotor race é um modelo mais pequeno usa "frame 250"apartir dai vc pode pesquisa sobre a eletronica, pra ele e creio que dê pra usar uma 3s 2200mah talvez com mais C de descarga,outra alternativa é com "frame f450"é maior e talvez a bateria melhor seria uma 3s 3300mah à 4400mah,é nao entendo bem do assunto mais é isso, pesquisa pelo frame f250m ou f450mm e veja qual te agrada mais.


Opa! Obrigado Francisco! Consegui pelo menos um NORTE! Vamos garimpar ! Obrigado!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por Alexandre Neto »

sabbadin escreveu:Salve pessoal! Já sou aeromodelista a mais de 30 anos, porém, de 8 anos para cá sempre me dedicando aos aeromodelos tradicionais de balsa com motorização elétrica; Gostaria de montar um PEQUENO multirotor para recreação (quadrimotor) mas acabo me perdendo em tantos, frames, controladoras, escs e motores que se pode encontrar no mercado. Gostaria de algo em que eu pudesse utilizar packs 3S de 1300mAh ou 3S de 2200mAh, que me proporcionasse uma autonomia de 10 a 15 min se possível. Será que eu consigo encontrar algo no mercado? Algum dos colegas poderia gentilmente me fornecer um setup? Desde já muito obrigado.


Olha só, oque esta em alta no momento são os mini quads tipo racer, são muito divertidos especialmente com fpv, esqueça F450, F250 isso já era.

Um bom setup para começar é
-frame 210 mm
-motor 2205 2300kv
-Esc 20a blheli
-controladora spracingf3
-helices 5045

Se for montar com fpv usa mais
-Camera 600tvl de preferencia runcam ou hs1177
-Vtx 5.8ghz 600mw
-Antena cloverleaf
Alem de um oculos fpv.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por ricardovasc »

Alexandre Neto escreveu:
sabbadin escreveu:Salve pessoal! Já sou aeromodelista a mais de 30 anos, porém, de 8 anos para cá sempre me dedicando aos aeromodelos tradicionais de balsa com motorização elétrica; Gostaria de montar um PEQUENO multirotor para recreação (quadrimotor) mas acabo me perdendo em tantos, frames, controladoras, escs e motores que se pode encontrar no mercado. Gostaria de algo em que eu pudesse utilizar packs 3S de 1300mAh ou 3S de 2200mAh, que me proporcionasse uma autonomia de 10 a 15 min se possível. Será que eu consigo encontrar algo no mercado? Algum dos colegas poderia gentilmente me fornecer um setup? Desde já muito obrigado.


Olha só, oque esta em alta no momento são os mini quads tipo racer, são muito divertidos especialmente com fpv, esqueça F450, F250 isso já era.

Um bom setup para começar é
-frame 210 mm
-motor 2205 2300kv
-Esc 20a blheli
-controladora spracingf3
-helices 5045

Se for montar com fpv usa mais
-Camera 600tvl de preferencia runcam ou hs1177
-Vtx 5.8ghz 600mw
-Antena cloverleaf
Alem de um oculos fpv.


Eu trocaria a FC por uma Omnibus F4 Pro ou normal, pois custam praticamente o mesmo, são mais rápidas e já tem OSD integrado.

O VTX se for pra corridas em geral há um limite de 200mW ao se inscrever.
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por sabbadin »

Alexandre Neto escreveu:Olha só, oque esta em alta no momento são os mini quads tipo racer, são muito divertidos especialmente com fpv, esqueça F450, F250 isso já era.

Um bom setup para começar é
-frame 210 mm
-motor 2205 2300kv
-Esc 20a blheli
-controladora spracingf3
-helices 5045

Se for montar com fpv usa mais
-Camera 600tvl de preferencia runcam ou hs1177
-Vtx 5.8ghz 600mw
-Antena cloverleaf
Alem de um oculos fpv.



Boa tarde Alexandre;

Veja o que eu consegui e que cabe em meu bolso para iniciar:

01x Frame Robocat (QAV250)
01x NAZE 32 Rev.6 Full
04x Emax 1806 (2280kV) (CW e CCW)
04x Emax Simon K 12A
04x GenFan 5030 (CW e CCW)

Aconselha alguma mudança? Preferi estes ítens pois, apesar de Mini, gostaria de um voo meio tranquilo e com um possivel RTH;

Quanto a Camera e Oculos, comprarei em janeiro!

Aguardo sugestões.

Obrigado
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por Alexandre Neto »

sabbadin escreveu:
Alexandre Neto escreveu:Olha só, oque esta em alta no momento são os mini quads tipo racer, são muito divertidos especialmente com fpv, esqueça F450, F250 isso já era.

Um bom setup para começar é
-frame 210 mm
-motor 2205 2300kv
-Esc 20a blheli
-controladora spracingf3
-helices 5045

Se for montar com fpv usa mais
-Camera 600tvl de preferencia runcam ou hs1177
-Vtx 5.8ghz 600mw
-Antena cloverleaf
Alem de um oculos fpv.



Boa tarde Alexandre;

Veja o que eu consegui e que cabe em meu bolso para iniciar:

01x Frame Robocat (QAV250)
01x NAZE 32 Rev.6 Full
04x Emax 1806 (2280kV) (CW e CCW)
04x Emax Simon K 12A
04x GenFan 5030 (CW e CCW)

Aconselha alguma mudança? Preferi estes ítens pois, apesar de Mini, gostaria de um voo meio tranquilo e com um possivel RTH;

Quanto a Camera e Oculos, comprarei em janeiro!

Aguardo sugestões.

Obrigado


Ola só nao vou dizer que é ruim, mas é um setup bem antigo e ultrapassado,
o frame robocat é muito pesado isso interfere diretamente no tempo de voo.
Motores 1806 sao fracos mas se for pra um voo lento servem
Naze 32 esta bem ultrapassada mas funciona, se quiser fazer RTH vai precisar de uma REV10 com gps (mas nao recomendo, o intuito dos mini quads é voar baixo e perto em torno de 600m)
Esc 12A simonk tambem nao recomendo, prefira blheli
Helices estao boas pra esse setup.

em resumo esse setup serve pra comecar, mas assim que pegar gosto pelos minis e vai rsrsrs, logo vai querer trocar.
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por sabbadin »

Alexandre Neto escreveu:
Ola só nao vou dizer que é ruim, mas é um setup bem antigo e ultrapassado,
o frame robocat é muito pesado isso interfere diretamente no tempo de voo.
Motores 1806 sao fracos mas se for pra um voo lento servem
Naze 32 esta bem ultrapassada mas funciona, se quiser fazer RTH vai precisar de uma REV10 com gps (mas nao recomendo, o intuito dos mini quads é voar baixo e perto em torno de 600m)
Esc 12A simonk tambem nao recomendo, prefira blheli
Helices estao boas pra esse setup.

em resumo esse setup serve pra comecar, mas assim que pegar gosto pelos minis e vai rsrsrs, logo vai querer trocar.



OK você venceu Alexandre ! :-)

Vamos montar um mini top!

Qual a Marca dos itens do setup que me passou?

-frame 210 mm - Pode ser esse tal de RealAcc???
-motor 2205 2300kv - Que marca???
-Esc 20a blheli - Emax - OK!
-controladora spracingf3 - Algum modelo específico?
-helices 5045

Gostaria du usar baterias de 3S 2200 (Que tenho aos montes), por isso tinha optado pelos outros motores mais mansos!
Esses 2205 tem cara de gastões!

Lembrando que o rádio é um DX18 e o receptor será um Orange ou Spektrum mesmo full range
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por igorfragoso »

sabbadin escreveu:
Alexandre Neto escreveu:
Ola só nao vou dizer que é ruim, mas é um setup bem antigo e ultrapassado,
o frame robocat é muito pesado isso interfere diretamente no tempo de voo.
Motores 1806 sao fracos mas se for pra um voo lento servem
Naze 32 esta bem ultrapassada mas funciona, se quiser fazer RTH vai precisar de uma REV10 com gps (mas nao recomendo, o intuito dos mini quads é voar baixo e perto em torno de 600m)
Esc 12A simonk tambem nao recomendo, prefira blheli
Helices estao boas pra esse setup.

em resumo esse setup serve pra comecar, mas assim que pegar gosto pelos minis e vai rsrsrs, logo vai querer trocar.



OK você venceu Alexandre ! :-)

Vamos montar um mini top!

Qual a Marca dos itens do setup que me passou?

-frame 210 mm - Pode ser esse tal de RealAcc???
-motor 2205 2300kv - Que marca???
-Esc 20a blheli - Emax - OK!
-controladora spracingf3 - Algum modelo específico?
-helices 5045

Gostaria du usar baterias de 3S 2200 (Que tenho aos montes), por isso tinha optado pelos outros motores mais mansos!
Esses 2205 tem cara de gastões!

Lembrando que o rádio é um DX18 e o receptor será um Orange ou Spektrum mesmo full range


Sabbadin, tenho interesse nos mini-quad também, mas penso que sou ainda mais "cru" que você :D
Assim puxando a sardinha prá minha brasa... seria muito interessante se vc publicasse aqui sua "trajetória", até o bicho voando. Só um detalhe em relação às hélices: que tipo seria mais indicado: bi ou tripá? Algum fabricante específico?
Acompanhando prá ver no que vc vai se meter :lol: :lol:
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por Alexandre Neto »

igorfragoso escreveu:
sabbadin escreveu:
Alexandre Neto escreveu:
Ola só nao vou dizer que é ruim, mas é um setup bem antigo e ultrapassado,
o frame robocat é muito pesado isso interfere diretamente no tempo de voo.
Motores 1806 sao fracos mas se for pra um voo lento servem
Naze 32 esta bem ultrapassada mas funciona, se quiser fazer RTH vai precisar de uma REV10 com gps (mas nao recomendo, o intuito dos mini quads é voar baixo e perto em torno de 600m)
Esc 12A simonk tambem nao recomendo, prefira blheli
Helices estao boas pra esse setup.

em resumo esse setup serve pra comecar, mas assim que pegar gosto pelos minis e vai rsrsrs, logo vai querer trocar.



OK você venceu Alexandre ! :-)

Vamos montar um mini top!

Qual a Marca dos itens do setup que me passou?

-frame 210 mm - Pode ser esse tal de RealAcc???
-motor 2205 2300kv - Que marca???
-Esc 20a blheli - Emax - OK!
-controladora spracingf3 - Algum modelo específico?
-helices 5045

Gostaria du usar baterias de 3S 2200 (Que tenho aos montes), por isso tinha optado pelos outros motores mais mansos!
Esses 2205 tem cara de gastões!

Lembrando que o rádio é um DX18 e o receptor será um Orange ou Spektrum mesmo full range


Sabbadin, tenho interesse nos mini-quad também, mas penso que sou ainda mais "cru" que você :D
Assim puxando a sardinha prá minha brasa... seria muito interessante se vc publicasse aqui sua "trajetória", até o bicho voando. Só um detalhe em relação às hélices: que tipo seria mais indicado: bi ou tripá? Algum fabricante específico?
Acompanhando prá ver no que vc vai se meter :lol: :lol:


Bipá pra quem esta começando é melhor por quebrar menos, tripa dá mais empuxo e melhora a resposta, desde que se tenha um motor razoavel, em questao de marcas de helices para minis as melhores são dalprop e HQ
Responder