Configuração Naza M Lite para iniciantes

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Configuração Naza M Lite para iniciantes

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Boa noite pessoal, peço a ajuda de vocês para configurar meu multirotor.
Já fiz uns 4 ou 5 voos com ele e tudo se mostrou funcionar bem, voei sempre em modo GPS.
O setup do Quad é o seguinte:

Frame F450
Motor 2212/13t 1000Kv
Esc Emax 4in1 25A
Bateria 3S 5200Mah
Naza M Lite (Firmware atualizado para o mesmo da Naza V2)
Radio Turnigy 9x com módulo Corona CT8J
Receptor Corona CR6D
Peso total aproximado = 1,3Kg

Primeiramente, tenho maior urgência na configuração dos ganhos, os quais não tenho a minima ideia de valor inicial para esse setup(atualmente estão todos em 100%).
Será que com um melhor ajuste consigo maior autonomia de bateria? Ele voa apenas uns 10 - 15 minutos. Além da autonomia, as vezes ele da uma desestabilizada lá em cima como se "desestranbelhasse", em segundos ele retoma a posição mas é evidente que dá essa tremida.

Secundariamente, gostaria de saber se consigo fazer alguma mudança na configuração do rádio(Lembrando que são 6ch e já tenho configurados chave Fail Safe e chave Flight Mode) e da controladora para adicionar a função IOC ao meu rádio. Sei que em virtude dos canais disponíveis não conseguiria, mas e se eu instalar o OpenTX e fizer alguma mixagem diferenciada, será que é possível?

PS: o que acham desse módulo da corona, será que é bom? Meu rádio ja veio com ele.
Acho que é só tudo isso pessoal, se me lembrar de mais alguma coisa escrevo mais adiante.
Agradeço desde já pela atenção.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Configuração Naza M Lite para iniciantes

Mensagem por brunobragantine »

Bom vamos por partes, faz tempo que não uso o Turnigy com firmware original e minha experiência em multi-rotor é com a APM mexi apenas uma vez em uma naza lite...

Sobre os ganhos na APM é chamado de PID pelo que lembro na Naza é o tal do ganho onde voce os diminuindo faz com que o drone tenha uma resposta mais lenta a interferências externas (vento) mas como isso é uma característica de cada multi ( peso centro de gravidade posição da controladora) os ganhos são diferentes pra diferentes multis e estilos de pilotos, tenta ir abaixando e testando o comportamento.
outra coisa que pode estar te induzindo a achar que os ganhos estão ruins é desbalanceamento de hélice, a vibração do frame faz com que o acelerômetro da controladora fique louco, ja passei por isso na APM usando esses mesmos motores e eram os eixos que vieram tortos acredite...

Sobre o rádio, creio que sua limitação de canais seja devido ao modulo certo? bom o Turnigy possui uma chave de 3 posições o que eu fazia era mixa-la com uma de duas posições, assim eu tinha 6 modos de voo para escolher (a cada posição da chave de duas eu tinha 3 modos de voo). não sei se é possível mixar com o firmware original, creio que sim, com o OpenTX é certeza,

Eu não entendi quando disse que tem uma chave para fail safe, pois na minha concepção fail safe é uma condição em que a controladora entra quando perde sinal por exemplo.
a APM por exemplo entra em fail safe quando o PWM do canal do acelerador baixa além de um certo nível informado pelo usuário que seria a perca de sinal ou desligamento do rádio, ai entrando em fail safe ela executa um modo de voo definido pelo usuário previamente, como por exemplo RTL, RTH, Loiter etc...

O que eu sempre fiz foi deixar na ultima posição das chaves o modo RTL assim em qualquer emergência bato todas as chaves para trás e o multi retorna e pousa. para o fail safe também deixava esse modo de voo
Se conseguir fazer isso fica o outro canal livre pra usar como quiser.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Responder