Piloto Automatico, será que é bom ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
heverson
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Jul 04, 2010 8:11 pm
Localização: vila velha, ES
Contato:

Piloto Automatico, será que é bom ?

Mensagem por heverson »

O que voces acham desse piloto automatico ?
http://www.revolectrix.com/copilot2.htm

Tá barato, mas será que compensa pra quem está querendo iniciar no hobby ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este é o FMA CoPilot II, é muito usado pelo pessoal de FPV e UAV pois consegue colocar o aero de volta na horizontal a partir de qualquer atitude incorreta.

Pela forma de trabalhar ele só funciona ao ar livre (ele mede a temperatura do céu e do solo para descobrir onde é o horizonte), e de preferência em áreas abertas.
heverson
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Jul 04, 2010 8:11 pm
Localização: vila velha, ES
Contato:

Mensagem por heverson »

vi alguns videos no you tube com o pessoal usando ele em helicopteros, mas será que ele só funciona em areas abertas ? É que eu queria usar ele no meu heli para fazer imagens aereas em diferentes locais como praia, mata, predios e etc...
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

eu uso no meu heli 450 um flymentor, é muito bom, só que ele tem uma efetividade entre 30 cm e 3 metros de altura, de acordo com o manual.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O FMA Copilot (normal e este II) funcionam com pirosensores, que medem a intensidade de infravermelho de onda longa.

Estas ondas são produzidas por objetos quentes e é o mesmo tipo de sensor utilizado em sensores de movimento, termômetros infravermelho, etc.

O funcionamento dele é medindo a temperatura em diferentes direções. Como o céu marca temperaturas baixas e o solo mais altas, em qualquer condição climática.

Para achar o horizonte ele procura uma situação de equilíbrio, onde o sensor horizontal (XY) de lados opostos dê a mesma leitura.

A 1Km do solo a não ser que esteja ao lado de uma montanha isto é realmente o horizonte.

A 100m do solo geralmente é o horizonte.

A 10m do solo do lado de um edifício, ele pode achar que o edifício é chão, e estabilizar inclinado, o que no caso de um avião é melhor do que em mergulho, mas no caso de um helicóptero é um desastre.
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

[quote:87a0e86f11="heverson"]vi alguns videos no you tube com o pessoal usando ele em helicopteros, mas será que ele só funciona em areas abertas ? É que eu queria usar ele no meu heli para fazer imagens aereas em diferentes locais como praia, mata, predios e etc...[/quote:87a0e86f11]

O Flymentor em modo (CCD) - Funciona ate 3 metros perfeitamente (Ele utiliza um sensor "camera" e mapea o terreno, deixa o heli estabilizado (Paradinho no ar - da para soltar o radio que ele não precisará de correções - ISSO SE FOR BEM REGULADO).

Já no modo estabilização - Funciona a qualquer altitude, ele estabiliza o heli (Aileron e Profundor), porem para manter ele em uma determida posição terá de fazer correções no radio!

Abs
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
heverson
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Jul 04, 2010 8:11 pm
Localização: vila velha, ES
Contato:

Mensagem por heverson »

Será que um flymentor irá estabilizar um trex 700 gasser(gasolina mesmo) a ponto de eu colocar uma camera filmadora e conseguir imagens bem estabilizadas ? Outra coisa é, como sou novato, conseguirei ter uma seguranca usando o flymentor para evitar lenhas ?
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

[quote:b798207556="heverson"]Será que um flymentor irá estabilizar um trex 700 gasser(gasolina mesmo) a ponto de eu colocar uma camera filmadora e conseguir imagens bem estabilizadas ? Outra coisa é, como sou novato, conseguirei ter uma seguranca usando o flymentor para evitar lenhas ?[/quote:b798207556]

Heverson,

Vi videos do flymentor em um raptor 50... POREM, vi varios relatos que não é recomendavel o uso do dispositivo em equipamentos (Combustão) devido a Vibração...Creio que se você conseguir eliminar a vibração e colocar o CCD de modo que não pegue a fumaça do HELI vai consegui uma estabilização sim.

O flymentor ou qualquer outro dispositivo não vai evitar lenhas, ele vai "melhorar" a estabilidade e efetuar algumas pequenas correções no equipamento, algo que talvez o iniciante não perceba ou aplique muito comando (Desnecessariamente) no dispositivo!

O flymentor é um dispositivo CHATO D+ para configurar, precisa de muitas regulagens Principamente com a Cauda. Você vai precisar de um computador para levar ao campo... Já existe uma interface para configuração que aposenta o uso do PC, mais achei caro pois U$40,00...

Bom o aconselhavel é que você use e abuse do simulador antes de decolar com o heli, e caso não tenha esperiencia com regulagens em GLOW consulte alguem para orientação com a regulagem...

Um Abraço
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
heverson
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Jul 04, 2010 8:11 pm
Localização: vila velha, ES
Contato:

Mensagem por heverson »

E quanto ao Helicommand, qual me serviria, o 3A, 3D ou o Rigid. Li e reli, mas ainda estou em duvida. Me ajude. !!!
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

eu uso o flymentor em 2 helis, um 450 e um 500. No começo apanhei um pouco para aprender a configurá-lo, mas depois que se entende como funciona fica bem fácil. Porém fiz uma coisa diferente, eu uso o flymentor apenas para o ciclico e um giro separado para a cauda (align gp750 ou 780). Basta desconectar os cabos que enviam o sinal do giro de cauda do flymentor e conectar ooutro giro.

Como foi falado, dá para soltar o radio e ver o heli parado no ar a 0,50m do chão. Ou levar o heli até uns 15 metros e deixá-lo parado la em cima, estabilizado.

Voce acha caro 40,00 U$? paguei 130,00 U$ no meu primeiro e o segundo por 107,00 U$, agora baixou mais ainda já vi por volta de 70,00 U$.
Responder