Tricóptero, divertido mas trabalhoso de regular!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Diminua o passo da hélice e dê preferência para SF. Quando testei o esquema dos gyros, só consegui estabilidade com 9x4,7SF.

Abrcs!
Leandro Salles
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Jun 27, 2006 8:09 pm
Localização: S. J. dos Campos

Mensagem por Leandro Salles »

Igor,
Muito obrigado pela ajuda, vou começar pelo fácil (montagem do esqueleto em madeira) até chegar a eletrônica.
Só estou meio preocupado em usar a placa com caneta de retro projetos, fica um pouco ruim o acabamento. Vou fazer o teste de lamina plastica para apresentação, impressa com o lay out da placa em impressora laser e transferida por ferro de passar na placa para ver o acabamento, me disseram que fica legal, se der certo comento o resultado.
Abs e valeu pela ajuda.
Leandro
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

dica: minhas placas ficaram super bem acabadas com este método:

http://www.dr-lex.be/hardware/tonertransfer.html
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

[quote:f530becaf7="Leandro Salles"]Igor,
Muito obrigado pela ajuda, vou começar pelo fácil (montagem do esqueleto em madeira) até chegar a eletrônica.
Só estou meio preocupado em usar a placa com caneta de retro projetos, fica um pouco ruim o acabamento. Vou fazer o teste de lamina plastica para apresentação, impressa com o lay out da placa em impressora laser e transferida por ferro de passar na placa para ver o acabamento, me disseram que fica legal, se der certo comento o resultado.
Abs e valeu pela ajuda.
Leandro[/quote:f530becaf7]
A qualidade fica péssima, ehehhehe, mas naquele fds era o que eu tinha, já que não tenho impressora a laser.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
brunoaeromodelismo
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Fev 02, 2010 1:59 pm
Localização: Patos de Minas - MG

Mensagem por brunoaeromodelismo »

Igor to precisando da sua ajuda pra montar meu copter, poderia me passar seu e-mail por aqui ou por mp, valeu!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Talvez fosse mais útil se colocasse seus problemas aqui cara, as suas dúvidas podem ser as de outro né? :wink:

Qual os seus problemas?

Abrcs!
brunoaeromodelismo
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Fev 02, 2010 1:59 pm
Localização: Patos de Minas - MG

Mensagem por brunoaeromodelismo »

Vamos lá então:

Já tenho alguns equipamentos para montar um tricóptero e o objetivo final será fotografia aérea.

Tenho disponível 3 gyros novos da Futaba G190 e na lista de compras penso em comprar um gyro G401 + servo 9254 (combo helikraft) para cauda.

Na eletrônica penso em usar uma bateria 3s.4000mah, para os três "braços" penso em usar tail boom do T-rex 250 (pra ficar fixo e compacto), para movimentar o motor de leme usar um pega pá tb do t-rex 250. Assim fica bom?

Como motores penso em usar o 2822 + esc turnigy 25a. Posso usar 6 motores (2 por braço) para anular o efeito do torque como é usado no Wov Y6? A idéia é dividir o sinal de cada G190 em um Y para os dois esc de cada braço. O que acha?

Usando somente os 4 gyros + Flymentor da pra ter uma estabilidade boa? Sem usar a placa KK, pois não tenho como fabrica-la.

Tenho um Futaba 6EX 2.4Ghz, me ajuda na configuração inicial?

Não tenho helicóptero pelo valor da manutenção, mas adoro muito e um copter seria mais viável pra mim como hobby e no trabalho.

Desde já obrigado.

Bruno
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Bruno, pra fazer um tricoptero apenas com gyros, acho desperdicio utilizar estes gyros.

com a grana de um 401+9254 voce monta um com os gyros HK na boa.

O boom do 250 é muito pequeno
o esquema dos 6 motores é algo a se pensar, mas voce pode usar helices contra rotativas para anular o efeito do torque.

Para usar no trabalho o ideal seria no minimo o KK, mas existem controladoras mais específicas, só que aí sai um pouco mais caro.
brunoaeromodelismo
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Fev 02, 2010 1:59 pm
Localização: Patos de Minas - MG

Mensagem por brunoaeromodelismo »

Novelli muito obrigado pelas informações.

O boom do 450 da?

Pensei em usar o 401 por já ter outros três da Futaba (G190) ai fechava o quarteto monomarca.

Não consegui achar contra-rotativa nas medidas SF por isso pensei em dobrar a quantidade de motores.

O ideial então seria o KK + Flymentor?
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Bruno, como já falaram, acho que as peças do 250 são muito pequenas e frágeis para aguentar um hexacopter, principalmente porque com essa eletrônica ele iria passar de 1.2kg, 3x o peso de um 250.

Acho que seria melhor fazer os boom de madeira ou com aquelas varetas de CF que tem na HC (que tem o mesmo peso do marfim :roll:).
Outra coisa, o esquema de se usar só os gyros só serve para tricopter, pois a mixagem seria feito no rádio. Tudo bem que daria para fazer o Y6copter com o mecanismo de tilt em um dos braços, mas já que está colocando motores contrarotativos, o comando de leme poderia ser feito simplesmente mudando a proporção de rotação entre os motores (e é isso que a placa do KKmulticopter faz).

Lá nesse site tem gente que já vende a placa pronta, claro que tem seu preço, mas tudo depende do custo de oportunidade de cada um, ehhehehe.

- Quanto os gyros, também acho totalmente desnecessário tudo isso, os HK dão conta e de sobra.
- 4000mAh é uma bateria beeeem grande, só seria necessário se for carregar muito peso e tiver motores que consome muito.
- Quanto menor o modelo, menor o momento de inércia e mais instável ele é. Como o objetivo é fotografia, acho que deveria pensar em algo com 35 a 40cm de raio.
- Novamente buscando estabilidade e autonomia, usar um motor com KV menor seria melhor que o 2822. Acho que seria bom você primeiro estimar o quanto de peso você irá ter no seu multicopter e só aí partir para a escolha do motor.
Como tem o impedimento da hélice contrarrotativa que é difícil de encontrar, ficamos presos as tripás 8x4HD e 9x5HD da GWS, com isso sobra estes motores aqui para a 9x5HD:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=8622&aff=11685
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=8621&aff=11685

O primeiro é de 800kv e com a tripá 9x5HD deve dar entre 500 e 600g de empuxo por motor. Pensando num hexacopter isso daria uns 3kg de empuxo, considerando uma relação peso-empuxo de 1:2, teriamos 1,5kg de peso ótimo e aproximadamente 300g de carga útil. Seria suficiente para um equipamento de FPV e ficaria extremamente econômico para o porte (chuto que consumiria uns 15 a 20A em hover).
O segundo é o de 1000kv, deve conseguir uns 5.5kg de empuxo com o mesmo peso, então teria cerca de 1.5 a 2kg de carga útil, o problema seria o consumo que acredito que iria dobrar.

(Tudo isso foi pensando no multicopter de 6 motores)

Não sei se o 4gyros+flymentor ficaria tão estável quanto com a placa KK, mas com certeza você iria precisar trocar de rádio pois iria precisar de 7 canais (a não ser que tirasse um gyro e usasse o interno do flymentor, cujo o ganho pode ser acertado via PC).

Antes de investir no equipamento de fotografia, faça uns testes com alguns protótipos, ehhehehe.

Abrcs!
Responder