AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC
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Darlandumas
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AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

Mensagem por Darlandumas »

https://www.youtube.com/watch?v=IIQAJ7GphMA
Gostaria de iniciar frisando que, o resultado de construções como essa, usando esse tipo de material,
de forma alguma, busca o comparativo com modelos industrializados, até porque, não faz nenhum sentido.
Bom, esse é meu segundo tópico com helicóptero em isopor. Devido o sucesso do primeiro um ec-120,
embarquei em mais um. Desta vez, menor, compativel com classe 450, e com algumas correções e melhorias.
Um AS350 esquilo com rotor tripá, e passo coletivo. O processo é o mesmo, cortar e esculpir o isopor
maciço, e instalar a eletrônica, não muito diferente da construção de um aero.
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Darlandumas
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

Mensagem por Darlandumas »

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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

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O rotor foi feito em peças de PVC, e rebites. E pra minha surpresa funciona, e não é frágio. Digo isso porque já passou por poucas
e boas e resistiu. As pás já é uma velha conhecida minha, que usei bastante e assino em baixo. Madeira de fundo de móveis. Não sei
se é MDF, aquele material. Já usei elas com um HK450 já sofreu pancadas e não danificou. Apenas "arestas" desgastadas. É bem flexível,
e um pouco mais leve que as pás de plástico.
O motor principal é nada mais, nada menos do que o e-max 2812 original, sem qualquer modificação. O motor de cauda, é o velho
motor de cd-rom. Esse sim, modificado. Usei uma bateria pro motor principal, e uma 7,4v para a cauda.
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

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Assim que possível, farei a pintura.
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

Mensagem por sabbadin »

Parabéns Darlan pelo excelente trabalho de construção... Material rústico e se atentando a cada detalhe sem se achar a "última bolacha do pacote"! Muito bom mesmo! A pior parte você já fez e obteve sucesso! Agora vamos para o acabamento final, o que realmente lhe dará o prazer de ter construído uma "Obra memorável"... Novamente, parabéns pela persistência e por não ter preguiça de trabalhar e ser realmente um artesão! Na realidade, na real, eu ODEIO helicópteros e sei o quanto são chatos de voar! O que você conseguiu até agora foi incrível, principalmente utilizando-se de um Emax 2812 e um motor de CDrom e o melhor, sem MIMIMI, se reclamar de nada e só na batalha... Novamente PARABÉNS e acompanhando! Você me fez participar do FORUM novamente! Obrigado!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

Mensagem por wesley cesar seguin »

Meus parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido, helicópteros são máquinas complexas e você conseguiu um excelente resultado usando uma eletrônica simples e muita engenhosidade projetando suas próprias peças, mais uma vez parabéns! Se possível, fale mais sobre como foi feito o setup do rotor de cauda, o que você está usando para acionar o motor pra compensar o torque do rotor principal.
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

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sabbadin escreveu:Parabéns Darlan pelo excelente trabalho de construção... Material rústico e se atentando a cada detalhe sem se achar a "última bolacha do pacote"! Muito bom mesmo! A pior parte você já fez e obteve sucesso! Agora vamos para o acabamento final, o que realmente lhe dará o prazer de ter construído uma "Obra memorável"... Novamente, parabéns pela persistência e por não ter preguiça de trabalhar e ser realmente um artesão! Na realidade, na real, eu ODEIO helicópteros e sei o quanto são chatos de voar! O que você conseguiu até agora foi incrível, principalmente utilizando-se de um Emax 2812 e um motor de CDrom e o melhor, sem MIMIMI, se reclamar de nada e só na batalha... Novamente PARABÉNS e acompanhando! Você me fez participar do FORUM novamente! Obrigado!



Tenho consciência de que ao decidir compartilhar,e expor um trabalho, estou permitindo opiniões. E elas poderão vir em criticas,
concelhos, dicas, elogios, etc. No seu caso, foi um elogio. Muito obrigado.
Eu até gosto de helicópteros, mais realmente tenho uma frustração na pilotagem. Mesmo fazendo de quase tudo no simulador,
não consigo ficar relaxado no voo real. Tenho crise de ansiedade que mim bloqueia, e não consigo
evoluir no voo. Com aviões eu consigo curtir melhor o voo. Mais enfim, é isso. Valeu.
Peço desculpas ao fórum por não ir postando a construção de acordo o que vai sendo feito. Minhas construções são muito descontinuadas,
demoradas, e as chances dessas ideias não funcionarem, é muito grande. Por isso acabo postando o trabalho já bem amadurecido.
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

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wesley cesar seguin escreveu:Meus parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido, helicópteros são máquinas complexas e você conseguiu um excelente resultado usando uma eletrônica simples e muita engenhosidade projetando suas próprias peças, mais uma vez parabéns! Se possível, fale mais sobre como foi feito o setup do rotor de cauda, o que você está usando para acionar o motor pra compensar o torque do rotor principal.


Valeu, obrigado. O gyro faz todo trabalho de acelerar o motor, compensando o torque automaticamente. O esc do motor de cauda, é ligado no gyro como se fosse um servo, não muda nada. O ganho, também é ajustado como num servo. Ao ligar pela primeira fez, configure a aceleração ligando o esc com o stik do radio todo para (direita, aceleração máxima do "leme"), e ao ouvir os bips, volte ao meio. Talvez seja necessário, sempre que ligar, mover o stik do leme, um pouco para a (esquerda), para o esc iniciar. Usei uma bateria 11,1v para o motor principal, e uma 7,4v para a cauda, cada um no seu esc. Mais também já usei cabo "y" e liguei os dois escs em uma bateria 11,1v, funciona normalmente. O motor de cd-rom, fiz o enrolamento com
13 voltas, fio duplo, todos no mesmo sentido, seja para esquerda, ou direita, fechamento estrela. Não sei a bitola, apenas vi que o fio era mais grosso que o original do motor. Um detalhe sobre os imãs, é que tem vários tipos de motores de cd-rom, alguns tem imãs que da pra usar, outros são muito fracos, dai é preciso por imãs de neodímio. Digo isso porque testei o mesmo enrolamento com imãs originais diferentes, e os resultados mudaram muito. No motor do vídeo, esta com imãs originais do cd-rom, porém selecionado de outro motor. Se tiver esquentando, provavelmente é falha no enrolamento, hélice muito grande, ou até fios das bobinas raspando na carcaça frontal do motor. Já voei HK450 com esses motores e ficam no máximo morno. Fiz uma hélice em PVC, passo invertido, mais pode usar hélice EP 6x3, cortada para 12cm que funciona perfeitamente. Abraço.
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.

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Darlandumas escreveu:
wesley cesar seguin escreveu:Meus parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido, helicópteros são máquinas complexas e você conseguiu um excelente resultado usando uma eletrônica simples e muita engenhosidade projetando suas próprias peças, mais uma vez parabéns! Se possível, fale mais sobre como foi feito o setup do rotor de cauda, o que você está usando para acionar o motor pra compensar o torque do rotor principal.


Valeu, obrigado. O gyro faz todo trabalho de acelerar o motor, compensando o torque automaticamente. O esc do motor de cauda, é ligado no gyro como se fosse um servo, não muda nada. O ganho, também é ajustado como num servo. Ao ligar pela primeira fez, configure a aceleração ligando o esc com o stik do radio todo para (direita, aceleração máxima do "leme"), e ao ouvir os bips, volte ao meio. Talvez seja necessário, sempre que ligar, mover o stik do leme, um pouco para a (esquerda), para o esc iniciar. Usei uma bateria 11,1v para o motor principal, e uma 7,4v para a cauda, cada um no seu esc. Mais também já usei cabo "y" e liguei os dois escs em uma bateria 11,1v, funciona normalmente. O motor de cd-rom, fiz o enrolamento com
13 voltas, fio duplo, todos no mesmo sentido, seja para esquerda, ou direita, fechamento estrela. Não sei a bitola, apenas vi que o fio era mais grosso que o original do motor. Um detalhe sobre os imãs, é que tem vários tipos de motores de cd-rom, alguns tem imãs que da pra usar, outros são muito fracos, dai é preciso por imãs de neodímio. Digo isso porque testei o mesmo enrolamento com imãs originais diferentes, e os resultados mudaram muito. No motor do vídeo, esta com imãs originais do cd-rom, porém selecionado de outro motor. Se tiver esquentando, provavelmente é falha no enrolamento, hélice muito grande, ou até fios das bobinas raspando na carcaça frontal do motor. Já voei HK450 com esses motores e ficam no máximo morno. Fiz uma hélice em PVC, passo invertido, mais pode usar hélice EP 6x3, cortada para 12cm que funciona perfeitamente. Abraço.

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HK 450
HK 450
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