Montagem - Jato Falcon 120

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Montagem - Jato Falcon 120

Mensagem por Douglas de Oliveira »

Olá a todos os usuários!

Finalmente resolvi colocar em prática um dos grandes sonhos que tenho que é a montagem de um Jato.

Depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão que estarei optando pelo modelo Falcon 120 da Nitroplanes e utilizando a turbina K80F da Kingtech.

Nos próximos posts estarei detalhando cada passo que tive de executar para concluir meu objetivo.

Agradeço a todos que puderem colaborar com suas preciosas opiniões e também sintam-se a vontade os usuários que gostariam de entrar neste mesmo "barco" e querem colaborar fazendo questionamentos sobre os assuntos relacionados.

Um forte abraço a todos!
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

O Jato

Mensagem por Douglas de Oliveira »

Optei pela compra do Jato Falcon 120 que se trata de um modelo inicialmente feito para classe de motores 120/160 Nitro e que possui uma ótima estrutura para colocarmos uma turbina com empuxo de 8KG.

Este jato possui 1.95m de fuselagem e 1,60m de asa e em sua construção temos tanto fibra de vidro na fuselagem, quanto balsa nas asas, profundor e leme.

Tinha optado inicialmente por um esquema de cor, mas o mesmo não estava disponível e escolhi então o que esta nas fotos abaixo. Em minha primeira tentativa de compra foi direto no site da Nitroplanes, o que ocorreu inicialmente sem problemas, porém três dias depois recebi um email com a seguinte mensagem:


"We have cancelled your order because the item 90A189W_Gas_Falcon120Jet-White is oversized (equal or over 40 inches) for international shipping."

Ou seja! O produto era maior do que 40 polegadas e cancelaram a minha ordem por não ser possível este despacho.

Mesmo assim ainda tentei pedir para separarem em duas caixas que pagaria sem nenhum problema um novo frete, mas não foi possivel.

Recorri então ao site alibaba (www.alibaba.com) onde encontrei o mesmo jato com o fornecedor [Shenzhen FMS Hobby Co., Limited] e o contato direto é com o Diretor de Marketing Fernando Bin (info@fmshobby.com). Excelente atendimento, confirmou que conseguia entregar no Brasil e rapidamente tinha confirmado o pagamento via Paypal e me enviado o track number.

O total desta compra ficou em U$ 322,00, sendo que o Falcon 120 foi U$ 150,00 e o frete via EMS ficou em U$ 172,00 e como paguei via Paypal tenho que adicionar 5% de taxa. Segue a Invoice como imagem anexa.

Seguem as fotos do modelo escolhido (As fotos são da versão NITRO) e o status do rastreamento neste momento está junto com as fotos.

Abraços a todos e aguardem cenas dos próximos capítulos.
Anexos
Falcon 120
Falcon 120
ima_01.jpg (27.96 KiB) Exibido 10388 vezes
Falcon 120
Falcon 120
ima_02.jpg (25.18 KiB) Exibido 10388 vezes
Falcon 120
Falcon 120
ima_03.jpg (37.46 KiB) Exibido 10388 vezes
Falcon 120
Falcon 120
ima_05.jpg (38.94 KiB) Exibido 10388 vezes
Invoice Falcon 120
Invoice Falcon 120
ima_06.jpg (38.29 KiB) Exibido 10388 vezes
Rastreamento Falcon 120
Rastreamento Falcon 120
websro_01.jpg (37.8 KiB) Exibido 10388 vezes
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

A turbina

Mensagem por Douglas de Oliveira »

Acompanho a utilização da turbina K80E da Kingtech desde 2009 e certamente se trata de um produto que demonstrou confiança durante este tempo e acabei optando pela K80F.

A diferença entre a K80E e a K80F é que a K80F a partida é feita utilizando o próprio tanque de querosene do aero, não precisando mais a utilização do gas propano como é necessário na K80E. Desta forma ficou muito mais simples, tanto a instalação quanto o inicio de procedimento para vôo.

O processo de compra também foi muito tranquilo. Acessei o site da kingtech (http://www.kingtech-jet.com/), que por sinal é bem arcaico, mas o que precisava era apenas do contato e isto foi bem facil de encontrar. O contato é feito com o CHUANG (莊文富 <kingtech5512@gmail.com>) que me passou imediatamente o valor da K80F e os dados para pagamento via PayPal. O CHUANG não é de muita conversa como o Fernando Bin da compra do Jato, porém é extremamente objetivo também.

O valor total com frete ficou em U$ 1.850,00 já incluso o FOD SCREEN(Opcional) que é aquela tela de segurança/filtro que vai na entrada de ar da turbina. Algo que é de extrema importancia para não termos problemas nem com entrada de resíduos, bem como a prevençao de perder alguns dedos nos testes iniciais.

Somente tive que esperar cerca de 10 dias para que eles me enviassem o track number, pois estavam com a linha de produção cheia e gerando atrasos no despacho. Mas isto foi me informado logo no início do processo sendo que sempre foram transparentes em tudo.

O que eu não esperava era que a turbina foi postada no dia 19/03 e estava em minhas mãos no dia 31/03 e o melhor de tudo, SEM NENHUM IMPOSTO! Seguem a imagem com o rastreamento total da turbina. Me desculpem pela resolução das imagens, mas temos um limite no tamanho do arquivo e tenho que reduzi-las para conseguir carregar para o site.

Abraços a todos e continuem acompanhando!
Anexos
Rastreamento K80F
Rastreamento K80F
websro_01_K80F.jpg (35.33 KiB) Exibido 10358 vezes
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Parabéns pela aquisição Douglas! Nas imagens que postaste o jato está com um motor, provavelmente glow, em push. Já tive esta infeliz experiência, quando construi e fiz apenas 4 vôos com meu finado "MIRAGEM"... acho que esta configuração para motor glow não funciona muito bem.

Quanto a utilização de turbina, esta versão já possui as entradas para admissão de ar na própria fuselagem?

Vou acompanhar o post para ver o vôo desta máquina! Quem sabe no futuro eu não me aventure num desses!

Abraços e bons vôos.
Disney
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Diagrama de Ligação - K80F

Mensagem por Douglas de Oliveira »

Para quem não conhecia, segue o diagrama de montagem para a turbina KingTech K80F. Vejam como é bem mais simples em relação a K80E que requer um outro diagrama exclusivo para a montagem do sistema de gas.
Anexos
Diagrama de Ligação K80F
Diagrama de Ligação K80F
k80f_126.jpg (21.64 KiB) Exibido 10344 vezes
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Douglas de Oliveira »

[quote:4d4b882b47="Yensid"]Parabéns pela aquisição Douglas! Nas imagens que postaste o jato está com um motor, provavelmente glow, em push. Já tive esta infeliz experiência, quando construi e fiz apenas 4 vôos com meu finado "MIRAGEM"... acho que esta configuração para motor glow não funciona muito bem.

Quanto a utilização de turbina, esta versão já possui as entradas para admissão de ar na própria fuselagem?

Vou acompanhar o post para ver o vôo desta máquina! Quem sabe no futuro eu não me aventure num desses!

Abraços e bons vôos.
Disney[/quote:4d4b882b47]
Bem vindo ao tópico Yensid!

Exatamente! Estas imagens postadas com o Falcon 120 está com Motor Glow. Teremos que realizar algumas pequenas modificações para que o mesmo suporte uma turbina. Irei postar assim que iniciar a montagem, todas as modificações que irei realizar para esta conversão.

Estou enviando uma foto que tenho de um Falcon 120 convertido para a utilização de uma turbina para esclarecer a dúvida em relação a entrada de ar.

E não deixe mesmo de acompanhar o tópico, terá bastante informação para que você possa tomar sua decisão se irá ou não entrar nessa também!

Um forte abraço!
Anexos
Montante Falcon 120
Montante Falcon 120
montante.jpg (38.93 KiB) Exibido 10343 vezes
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Desembalando a K80F

Mensagem por Douglas de Oliveira »

Olá!

Segue uma espécie de "unboxing my K80F", mas com fotos. Espero que gostem.

Abraços a todos!
Anexos
Desembalando a K80F
Desembalando a K80F
img_06.jpg (31.24 KiB) Exibido 10324 vezes
Desembalando a K80F
Desembalando a K80F
img_05.jpg (37.83 KiB) Exibido 10324 vezes
Desembalando a K80F
Desembalando a K80F
img_04.jpg (33.89 KiB) Exibido 10324 vezes
Desembalando a K80F
Desembalando a K80F
img_03.jpg (36.78 KiB) Exibido 10324 vezes
Desembalando a K80F
Desembalando a K80F
img_02.jpg (27.57 KiB) Exibido 10324 vezes
Desembalando a K80F
Desembalando a K80F
img_01.jpg (36.75 KiB) Exibido 10324 vezes
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

Show de bola Douglas ! 8)

Vejo que a parte eletronica da turbina é feita pela Espanhola Xicoy. 8)
Caso necessite de alguma coisa dessa marca o site deles é esse: www.xicoy.com eles aceitam pagamento por Pay Pal também.


Inté
Tempo é dinheiro. Acontece que no hobby precisamos de ambos!!! :cry: :? :shock:
Albatroz 40 - OS .46AX - Futaba 4YF FM
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Olá , Douglas!
Mais um acompanhando seu projeto!
O Falcon é uma excelente escolha para plataforma da sua turbina.
Todos os vídeos que vi até hoje mostram que é um modelo estável, obediente aos comandos e com baixa velocidade de stall, o que garante um pouso bem mais tranqüilo. Isso se aplica também aos modelos similares de envergadura menor.
Entendo muito pouco de turbina e essa é uma boa oportunidade pra aprender um pouco mais.
Agradeço sua iniciativa de compartilhar os detalhes de um projeto desse nível.
A melhor parte dos sonhos é quando se tornam realidade.
Parabéns e sucesso na empreitada!
Jr.
Junior
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Douglas de Oliveira »

[quote:17e3158b30="Edimar"]Show de bola Douglas ! 8)

Vejo que a parte eletronica da turbina é feita pela Espanhola Xicoy. 8)
Caso necessite de alguma coisa dessa marca o site deles é esse: www.xicoy.com eles aceitam pagamento por Pay Pal também.


Inté[/quote:17e3158b30]
Bom dia Edimar!

Muito legal o site. Inclusive tem um produto que é um afterburner LED. Cada coisa que inventam!!!

Abraços.
Douglas de Oliveira
Responder