Montagem do L-39 by Feibao (Luzes de Pouso)

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Eles estão ligados em serie direto na bateria (life).
Avatar do usuário
RPaschoal
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Qua Jun 01, 2011 9:39 pm

Mensagem por RPaschoal »

e ai Mega , e o video com os farois ligados cade ?
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Esses leds geralmente precisam de um dissipador, não ligue diretamente em 5V ou vão queimar logo. O ideal é baixar para 2,5 a 3V em cada, colocando 2 em série em 5V acho que já ilumina bastante e não aquece tanto.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

eashiuchi, os leds da foto já estão com o dissipador de alumínio soldado (dissipador estrela)... geralemente se encontra para vender eles com dissipador junto...
se trabalhar com 2,7v já ilumina super bem e não há necessidade do dissipador de alumínio neles... fiz todos os testes possíveis com esses leds aqui, tanto de 1w quanto 3w...
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Realmente não tinha lido que os leds já estão em série. Os da Hobbykint por exemplo já vem com um conector micro modu que insinua que pode ser ligado direto no Rx, por isso fiz a sugestão.
Essa plaquinha de montagem não é um dissipador, ajuda, mas para tirar perto de 3w deles é preciso colar em uma placa dissipadora com pasta térmica. Com 2,7v e corrente de 160mA a potência será de 0,43w.
Estou usando 3 destes para iluminar o sump do aquário marinho, estão em série em 9v (3v cada), mas trabalham frios, pois estão colados em uma placa de alumínio.
Se não estiver aquecendo muito realmente não deve queimar, mas a vida útil que seria teoricamente de até 80000h seria reduzida bastante, o ideal mesmo é trabalharem frios (temperatura ambiente).
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

então eashiuchi... aí está um ponto importante...
tenho utilizado muito esses leds, em luminárias, lanternas, luzes para aeros, entre outros... já fiz algumas centenas de horas de testes com eles...
esse dissipador de alumínio em formato estrela que vem junto é suficiente sim, e indicado até mesmo pelos fabricantes dos leds para manter a vida útil sem ser prejudicado... existe uma temperatura máxima de trabalho para que o led trabalhe sem perder sua vida útil, a qual geralmente é de até 80°... segundo o fabricante, até essa temperatura, geralmente não há nenhuma perda considerável na sua vida útil... os meus 3w, em teste arrancando essa potência (trabalhando na casa dos 3.8v), chegou a um pico de 61°, tendo ainda uma boa margem de segurança...
o que acontece é o seguinte... muitos leds de 1w e 3w já vem soldados de fábrica com esse dissipador, e outros vem sem o dissipador soldado, e é comprado a parte e soldado depois...
muitos vendedores fazem isso (principalmente os que encontramos no ML), e fazem da forma errada... conforme indicação dos fabricantes dos melhores chips desses leds, a soldagem é feita na placa, e entre a parte traseira do led e essa plaquinha de circuito com alumínio no verso, tem de ser aplicada a pasta térmica para haver a correta transferência de calor de um componente ao outro... o que já percebi em algumas amostras que comprei, foi que não havia a pasta térmica entre os componentes e aí sim estava aquecendo muito... quando se compra um produto de qualidade, de distribuidor de confiança (como Farnell, por exemplo), geralmente não se tem problemas... mas ao comprar no ML tem de haver muito cuidado...
já comprei leds que não davam 1w e 3w (davam menos trabalhando na tensão indicada para se ter essa potência), já comprei alguns sem pasta térmica, entre outros casos...
hoje uso leds 3w de qualidade, feito de forma correta, e não aquecem a ponto de prejudicar a vida útil do mesmo...

[img:1bc7d1d715]http://img1.mlstatic.com/componente-super-led-3w-branco-frio_MLB-O-3101203032_092012.jpg[/img:1bc7d1d715]
[img:1bc7d1d715]http://www.tmgeletronica.com.br/Eshop.Admin/imagens/tmgeletronica/Thumbs/TN500_DISSIP_LED..JPG[/img:1bc7d1d715]
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Repetindo, não tinha lido que já estavam em série, falha minha que já reconheci. A potência dissipada será mínima, e mesmo uma vida útil de 100h já é praticamente infinita para um aeromodelo, Ok. Na verdade também queria dar um toque geral e sua resposta ajudou muito.
Quando os Leds aquecem muito, não só há risco de perda de vida útil, mas também de eficiência luminosa, por isso o ideal é trabalharem frios.
Estou usando leds chineses de 20 e 10W para iluminar o aquário marinho, esses esquentam bastante e precisam de dissipadores bem eficientes, estou tirando uns 30% da potência dos brancos e 60% dos azuis para que a temperatura deles não passe de 40ºC.
Em breve vou instalá-los em um dissipador de 1m que tem 5kg, pois não quero usar fans, ai devo subir a potência e fazer testes pra ver se chego em 100% da potência nominal.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

nossa, mas aí vc também pegou pesado hein!? leds de 10w e 20w... hehehe... isso é praticamente uma lâmpada de 60w iluminando, ou bobear ilumina até melhor (quando alimentado na tensão máxima permitida)... os peixes devem estar tudo reclamando da luz na cara deles... kkkkkkkkkkk...
brincadeiras a parte, realmente esse ponto que você citou sobre a perda de eficiência luminosa é real quando há aquecimento dos leds... por isso é bom sempre pesquisar o datasheet dos leds que fôr usar (pesquisar de acordo com a marca do led, pois pode variar de marca para marca)... e nossa, 100h de vida nos leds dá alguns anos de vôo do aero geralmente... rs..

pros aeros aqui, tô preferindo alimentar os de 3w e 1w mesmo nos 2,75v para evitar de aquecer (eles trabalham gelados praticamente), e não necessitam do dissipador estrela soldado na sua base, oq eu já facilita muito a adaptação nos pontos diversos do aeromodelo... somente nos de farol que tenho usado o dissipador, até mesmo por facilitar o encaixe deles nas lentes colimadoras...
olha como fica a intensidade deles com os 2,75v... dá uma olhada aí eashiuchi...

[yt]AXn6J_Ru0Kw[/yt]
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Muito legal, tá bom mesmo!
Só pra divagar...
Em aquário marinho a moda agora é LED, uma calha de 90W pode chegar a uns 3 mil reais dependendo da marca e loja aqui no Brasil, eu precisaria de pelo menos umas duas pro meu aquário! Como gosto de construir coisas, bem, estou fazendo...
Para os peixes nem tanto, mas como quero manter corais e anêmonas a iluminação tem que ser forte, perto de 0,5W por litro ou um pouco mais!
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

Megafly vi que você usou acetato para fazer as lanternas, eu precisava fazer um canopy pra um Curare 60, você que ficaria bom com este material? e qual espessura ficaria melhor? abs.
Responder