Tamanho da Pista
Tamanho da Pista
Gostaria de ouvir a opinião do pessoal com relação ao tamanho ideal de uma pista que seja segura para voar jatos escala. Pensei em 200m x 10m de asfalto mais uma faixa lateral de grama de 3 metros de cada lado.
O que acham? Estamos pensando em comprar uma nova área e construir uma nova pista.
O que acham? Estamos pensando em comprar uma nova área e construir uma nova pista.
-
- membro
- Mensagens: 588
- Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
- Localização: São José dos Campos, SP
O termo 'tamanho ideal' pode levar a algo pouco viável, rrss...
A pista do nosso clube tem 230 x 10 e é uma pista muito boa para operar jatos.
Como vocês estão procurando o local, eu listaria alguns 'requisitos' ou pontos de atenção:
- atentar para a predominância do vento (maior parte do tempo alinhado com a pista)
- atentar para a orientação do sol
- atentar para elevações (se houverem, devem ficar nas costas dos pilotos)
- e que caiba seus 200 x 10
[]
A pista do nosso clube tem 230 x 10 e é uma pista muito boa para operar jatos.
Como vocês estão procurando o local, eu listaria alguns 'requisitos' ou pontos de atenção:
- atentar para a predominância do vento (maior parte do tempo alinhado com a pista)
- atentar para a orientação do sol
- atentar para elevações (se houverem, devem ficar nas costas dos pilotos)
- e que caiba seus 200 x 10
[]
-
- membro
- Mensagens: 588
- Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
- Localização: São José dos Campos, SP
Aí eu acho que é uma simples questão de recursos ($$$$)....
Eu não tenho números para comparar mas a principal razão de termos uma malha rodoviária 99,99% de asfalto é o preço. É mais barato se comparado a concreto. Mas isso é a curto prazo pois é bem menos durável e requer mais manutenção.
Entretanto, um jato de 10 a 15 quilos certamente não fará estragos numa pista de asfalto como uma carreta de 50 toneladas.
Nosso clube atual tem pista de concreto. Muito boa mas ficou um pouco aspera e simplesmente mói nossos pneus.
Por outro lado tivemos um outro clube que precisou ser desativado e nele tínhamos pista de asfalto. Era muito bom, também.
Acredito que um ponto importante seja o 'trabalho de base'. Um bom nivelamento e compactação do terreno de forma a não surgirem as tais irregularidades que fazem nosso aviões pularem do chão para o ar.
[]
Eu não tenho números para comparar mas a principal razão de termos uma malha rodoviária 99,99% de asfalto é o preço. É mais barato se comparado a concreto. Mas isso é a curto prazo pois é bem menos durável e requer mais manutenção.
Entretanto, um jato de 10 a 15 quilos certamente não fará estragos numa pista de asfalto como uma carreta de 50 toneladas.
Nosso clube atual tem pista de concreto. Muito boa mas ficou um pouco aspera e simplesmente mói nossos pneus.
Por outro lado tivemos um outro clube que precisou ser desativado e nele tínhamos pista de asfalto. Era muito bom, também.
Acredito que um ponto importante seja o 'trabalho de base'. Um bom nivelamento e compactação do terreno de forma a não surgirem as tais irregularidades que fazem nosso aviões pularem do chão para o ar.
[]
Olha , pelo que andamos pesquisando aqui para uma nova pista , chegamos a uma conclusao... Segundo os grandes especialistas , se vai fazer , faça uma vez só !
Depois de ouvir o Manoel Dias , e vários outros especialistas em jatos do Brasil e o David Shullman , uma pista correta para qualquer tipo de jato precisa ser de 300x15 metros.
Quanto ao material , infelizmente Mucio é ao contrario do lógico , no Brasil as coisas normalmente são feitas do jeito mais caro... qualquer tipo de pavimentação com bom acabamento superficial aguentaria os pousos e decolagens de nossos brinquedinhos , porem existem uns prós e contras significativos .
- O asfalto sofre muito com a desagregação de seus materiais por não ter carros passando por cima , assim acelerando a desagregação da cobertura e promovendo seus esburacamento e irregularidades , e é muito dificil encontrarmos alguma pista de asfalto onde tiveram o cuidado de faze-la com pedrisco bem pequeno e fino ... realmente acho que no Brasil existem uma ou duas pistas feitas assim , afinal carros não trafegarão sobre ela , e no asfalto qualquer reparo é caro e precisamos de empresa ou serviço especializado. Ja o concreto , por ser mais liso , e não necessitar de compactação demora mais a degradar , e qualquer reparo pode ser feito por um bom pedreiro exatamente no local necessario. E segundo nossos orçamentos , as diferenças de orçamento entre os dois materiais chegam a 90% , isso mesmo , em empresas especializadas chegamos a incriveis 90% de diferença , sendo o concreto o material mais barato !!!!
Depois de ouvir o Manoel Dias , e vários outros especialistas em jatos do Brasil e o David Shullman , uma pista correta para qualquer tipo de jato precisa ser de 300x15 metros.
Quanto ao material , infelizmente Mucio é ao contrario do lógico , no Brasil as coisas normalmente são feitas do jeito mais caro... qualquer tipo de pavimentação com bom acabamento superficial aguentaria os pousos e decolagens de nossos brinquedinhos , porem existem uns prós e contras significativos .
- O asfalto sofre muito com a desagregação de seus materiais por não ter carros passando por cima , assim acelerando a desagregação da cobertura e promovendo seus esburacamento e irregularidades , e é muito dificil encontrarmos alguma pista de asfalto onde tiveram o cuidado de faze-la com pedrisco bem pequeno e fino ... realmente acho que no Brasil existem uma ou duas pistas feitas assim , afinal carros não trafegarão sobre ela , e no asfalto qualquer reparo é caro e precisamos de empresa ou serviço especializado. Ja o concreto , por ser mais liso , e não necessitar de compactação demora mais a degradar , e qualquer reparo pode ser feito por um bom pedreiro exatamente no local necessario. E segundo nossos orçamentos , as diferenças de orçamento entre os dois materiais chegam a 90% , isso mesmo , em empresas especializadas chegamos a incriveis 90% de diferença , sendo o concreto o material mais barato !!!!
Para fazer uma pista de 200x15m x 5cm de altura será necessário 150m3 de concreto. Nas nossas contas, pelo menos 800 sacos de cimento + brita zero, areia, malha de ferro, mão de obra e terraplanagem. Corre o risco de ficar com irregularidades por ser feita manualmente.
Optamos a princípio pelo asfalto e vamos tentar ajuda com a secretaria de esportes e lazer do estado
Optamos a princípio pelo asfalto e vamos tentar ajuda com a secretaria de esportes e lazer do estado
- Ricardo_Melo
- membro
- Mensagens: 210
- Registrado em: Dom Mai 13, 2012 3:20 pm
-
- membro
- Mensagens: 588
- Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
- Localização: São José dos Campos, SP
Olha Mucio , certamente vai concordar comigo , antes moer pneus do que os aeros !!!
As melhores pistas do mundo são na Alemanha ( Palavras do Ali Machinchi ) e ele tambem concorda com o concreto , ou asfalto branco como nos EUA que na sua maioria são pistas de aeroportos abandonados que viram clubes de aeromodelismo.
Mas , certamente , e independente do materia , 300x15 é unânime entre os experts.
E se for de concreto precisa de acabamento superficial e até mesmo de proteção com impermeabilizante , mas mesmo assim a diferença de preço é absurda e se vai propor isso para alguma entidade politica , apresentar orçamento"s" é fundamental para a aprovação e liberação.
As melhores pistas do mundo são na Alemanha ( Palavras do Ali Machinchi ) e ele tambem concorda com o concreto , ou asfalto branco como nos EUA que na sua maioria são pistas de aeroportos abandonados que viram clubes de aeromodelismo.
Mas , certamente , e independente do materia , 300x15 é unânime entre os experts.
E se for de concreto precisa de acabamento superficial e até mesmo de proteção com impermeabilizante , mas mesmo assim a diferença de preço é absurda e se vai propor isso para alguma entidade politica , apresentar orçamento"s" é fundamental para a aprovação e liberação.