Óleo motul 800

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Óleo motul 800

Mensagem por rsdeus »

Olá amigos...
umas 2 semanas atras eu falei com o Sergio da GreenRt.

E entre uma conversa e outra acabamos falando sobre óleo e combustivel...
Ele me disse que o Motul 800 pode ser usado na Kingtech.

Ele inclusive recomendou usar diesel S10 com Motul 800 como uma alternativa mais barata.

Alguem do fórum ja usou ou esta usando?

É uma alternativa bem mais em conta que querosene e aeroshell...

abs
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Olha Rsdeus, eu acho que o Gomes manja de turbina mas falar que pode usar oleo 2t numa turbina... sei la, eu nunca ouvi falar disso, fora que o preço do motul 800 e do aeroshell é o mesmo, os dois custam 70 reais...
Abs.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

[quote:a7f467d754="Megafly"]Olha Rsdeus, eu acho que o Gomes manja de turbina mas falar que pode usar oleo 2t numa turbina... sei la, eu nunca ouvi falar disso, fora que o preço do motul 800 e do aeroshell é o mesmo, os dois custam 70 reais...
Abs.[/quote:a7f467d754]

Na verdade ele disse que da para usar um outro mais barato...
Eu vou mandar um email para a kingtech essa semana.

Ele me disse que o aeroshell é cancerigeno e ja é proibido em alguns paises....
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Não vai beber o oleo né?! KKKK
É so tomar cuidado ao manusear. Mas eu nunca vi ninguem usando esse tipo de oleo, de usar diesel ja fode tudo com o tempo, no rcuniverse não existe nem topico sobre usar oleo 2t em turbina...
Eu acho melhor não inventar e usar querosene com aeroshell

ABs.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Aqui tem tudo sobre.
http://www.aeroinstock.com/pdf/AeroShellMSDS-T500.pdf
geonato
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Jul 06, 2011 6:18 pm

Mensagem por geonato »

Lá fora tem gente usando óleo 2t quicksilver para motores de lancha, porém o mobil turbina 32 é mais ideal.
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Olha ai Ricardo, Partida com diesel, não sei qual ppm de enxofre ele tá usando mas eu particularmente não curti, solta muita fumaça, parece que vai inflamar a turbina toda, dá uma má impressão, e tem que mudar as config do fadec se for alternar s500 e qav eu ficaria sóno qav mesmo...já ví galão de querosene natrieli de 18l custando uns 120 reais..

é isso...

http://www.youtube.com/watch?v=0_tnrdkntRM
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Pessoal,

Essa história é longa principalmente por causa da desinformação e quando estamos desinformados a tendência é de ficarmos no lado mais conservativo. No nosso caso, ser conservativo é usar o óleo sintético de turbina (Aeroshell 500, Mobil Jet Oil, Exxon 2380 ou qualquer outro óleo que siga a antiga especificação americana MIL-PRF-23699).
Mas nossa realidade é diferente porque o preço destes óleos no Brasil está se tornando proibitivo então buscarmos alguns esclarecimentos é algo que pode ajudar.
Eu fiz umas pesquisas com fabricantes de turbinas e o que eles recomendam. A linha base é que todos os fabricantes autorizam o uso do óleo sintético de turbina. As diferenças eu listei a seguir:

- Jetcat:
Com a dona "JetCat nariz empinado" não tem conversa, Só autoriza o óleo sintético de turbina. Vai plantar batata no alfasto.... cada vez mais eu não tenho vontade de comprar JetCat....

- Wren:
Indica os óleos sintéticos de turbina mas também autoriza o uso "óleos sintéticos dois tempos de boa qualidade". Eles citam como exemplo o "Castrol TT 2 stroke". Eles também recomendam fortemente o óleo hidráulico industrial Mobil DTE Light 32 (aqui no Brasil ele chama-se Mobil Turbina 32)
O número 32 é a classificação ISO 32. Por especificação óleos ISO 32 tem viscosidade de cerca de 5 centistokes a 100°C e 30 centistokes a 40°C, ponto de fulgor acima de 220°C e densidade por volta de 850 gramas/litro. Estes parametros são coincidentes com os parametros dos óleos sintéticos de turbina que seguem a especificação MIL-PRF-23699.

- JetCentral e Jets-Munt:
Estas duas empresas meio que desenvolvem suas turbinas em conjunto. Pelo que me consta o Gaspar Espiel (Jets Munt) e o Jesus Artes (JetCentral) são amigos, pode-se notar que a ECU da Jetcentral é uma ECU Xicoy com a carcaça diferente, sabe-se que fabrica peças para o outro, etc. Coincidente as recomendações são idênticas para os dois. Eles também usam o termo "óleos sintéticos dois tempos de boa qualidade" desde que sigam a norma JASO FC (de Japanese Automotive Standard Organization). O que é legal é que no site da JASO tem uma lista de vários óleos aprovados pela JASO e vejam só, entre eles vários MOTUL.... a lista está no link (http://www.jalos.or.jp/onfile/pdf/2T_EV_LIST.pdf). Para completar, as duas também indicam o uso do óleo Mobil DTE Light 32. Eu tenho um email do Gaspar Expiel dizendo que eles só usam este óleo nos testes de fabricação das turbinas.

- KingTech:
Eu esperava um pouco mais de flexibilidade da parte deles no que diz respeito as informações oficiais que estão nos manuais e no site. Por, manual eles autorizam só o uso de óleo sintético de turbina. Já no site eles vendem um óleo que é uma mistura do óleo hidráulico de máquinas Shell Tellus 32 misturado com óleo sintético. Em foruns parece que eles já mencionaram outros óleos mas não vi nada mais oficial.

Quando eu comecei var jato dois anos atrás eu tive a oportunidade de comprar uma caixa com 24 latas do Aeroshell 500 por um preço mmuuuuiiiiittttttoooo bom. Ainda tenho umas 6 latas mas quando acabarem vou usar um outro como o Mobil Turbina ou Motul.

Abraço,

Mucio
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Mucio, o problema é que alguns oleos sujam muito a camara de combustão e desgastam os rolamentos bem mais rápido. sinceramente acho que não é uma economia muito valida, uma turbina custa caro, e imagina ter um flame out ou core lock por causa de oleo e combustivel e perder o jato? Vão mais 20.000 pro brejo por causa de 70 reais da lata de oleo?
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Mega, vc tem toda razão na sua argumentação. Eu estou assumindo como premissa que os óleos listados pelos fabricantes das turbinas nos respectivos manuais não apresentam o problema que vc descreveu.
Entretanto, se esta premissa não for mais verdadeira, aí então temos um sério problema pois os fabricantes anunciam algo que não é verdadeiro.
Responder