Querosene e K-80

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Querosene e K-80

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal meu cunhado montou um tornado com uma k80, o cara que vendeu a k80 pra ele deu junto 20 litros de querosene que comprou no aeroporto..

minha pergunta é, querosene de aeroporto ou seja de aviação seria a mesma que é vendido em bombas de posto de combustíveis?

se não for igual, qual seria a diferença?

ele esta usando óleo bardhall e só, teria um outro óleo melhor?

abs.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Teoricamente, o Jet A1 é mais "puro" que o de posto, pois o controle de qualidade é maior. Na prática, para turbinas de aeromodelo é a mesma coisa, já que é aconselhável ter filtragem na bombinha de abastecer.
Pelo que já pesquisei, o Jet A1 sai mais barato que o querosene de posto.
Vixe, Bardhall ? Só se for o sintético industrial que eles fabricam, ISO 32
O que todo mundo usa é o Aeroshell 500 (100% sintético de éster), existe uma mística em torno, pois sendo "óleo de turbina", "é bom". O fato é que tem funcionado bem há 20 anos.
O principal, é que óleo 100% sintético não deixa resíduos na queima. Existem até outros óleos que podem ser usados, mas 100% sintéticos saem o mesmo preço ou mais caros que o Aeroshell 500, como o Motul. Não compensa.

Abs
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
werner
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Jul 04, 2008 12:55 pm
Localização: blumenau
Contato:

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por werner »

POde usar querosene de posto normalmente so filtre ela antes colocando mais filtros na linha do abastecedor de combustivel eu uso ha dois anos sem problema algum na minha opiniao funciona ate melhor pois ela nao possui os aditivos anticongelante e anti estatico que neste micro motores ajudam a reduzir a queima enquanto a querosene pura queima melhor...querosene segundo um amigo meu da ptrobras so tem uma É PETROBRAS todas sao fornecidas pela petrobras. Usem sem medo!
werner
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Jul 04, 2008 12:55 pm
Localização: blumenau
Contato:

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por werner »

oleo melhor que bardal e o Motul 710 unico que atende as especificacoes API/JASO e sao recomendados para turbina pois nao deixam residuos, mas tem que ser o 710!
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por adrianoquirino »

Galera, mas onde acho querosene pra vender em posto?, já ví S10 aqui em sj dos campos, tava até pensando em usar S10 na P-100 pelo fato do qav natrielli custar 65 reais 5 litros.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por Megafly »

Querosene em posto você geralmente encontra em postos de beira de estrada onde param muitos caminhões, você não consegue jet A1 ai em São José?
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por adrianoquirino »

Cara, eu só achei até agora S10, em aeroclube não cheguei a ir porque em via de regra só venderiam pra que tem o Brevê, nas duas partidas da p100 usei querosene natrielli mas é mega caro, quase uns 13 reais por litro, e a jetcat publicou nota que pode ser usado Diesel premium nas turbinas, pro Brasil seria o S10, aqui na Petrobras o S10 até o aspecto dele lembra o qav, bem mais claro que os DS1800, Ds500 e densidade um pouco mais baixa, mas ainda não testei e dizem que sai muita fumaça na partida e na refrigeração.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por Megafly »

Tenta no aeroclube, conversa com o cara do abastecimento, vai com um galão ou mais galões de metal, eu tenho 2 daqueles de 20 litros que os jipeiros usam, não precisa ter breve pra comprar não, oque acontece é que eles não tem interesse nenhum em vender 40 litros de querosene, qualquer heli ou monomotor a reação já vão uns 600 litros hehehe
Mas explicando que você é aeromodelista e talz geralmente vendem sim.
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por Mucio Viana Jr »

adrianoquirino escreveu:Galera, mas onde acho querosene pra vender em posto?, já ví S10 aqui em sj dos campos, tava até pensando em usar S10 na P-100 pelo fato do qav natrielli custar 65 reais 5 litros.


Só lembrando, S10 é óleo diesel e não querosene. Acho que hoje em dia é muito difícil comprar querosene em posto de gasolina...
Nosso diesel S10 é muito bom. Dê preferência ao S10 extra aditivado ou se encontrar ao Diesel Podium.
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Re: Duvidas sobre querosene e K-80

Mensagem por adrianoquirino »

Mucio Viana Jr escreveu:
adrianoquirino escreveu:Galera, mas onde acho querosene pra vender em posto?, já ví S10 aqui em sj dos campos, tava até pensando em usar S10 na P-100 pelo fato do qav natrielli custar 65 reais 5 litros.


Só lembrando, S10 é óleo diesel e não querosene. Acho que hoje em dia é muito difícil comprar querosene em posto de gasolina...
Nosso diesel S10 é muito bom. Dê preferência ao S10 extra aditivado ou se encontrar ao Diesel Podium.


Hah sim, só falei no aspecto, aqui na petrobras tem tanque de s500, s10 e qav, mas o s10 visualmente parece com o qav, bem mais claro que o s500 e densidade mais baixa, mas só o aspecto...ainda tô pensando se vou de qav ou s10 pela facilidade do diesel em relação ao querosene, achei natrielli e achei um qav mais barato

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... litros-_JM

Mas não conheço a qualidade...
Responder