Iniciação no Mundo dos Jatos

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Richard Metzker
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Mensagem por Richard Metzker »

[quote:1094fadf74="wcalil"]Ola Richard, tudo bem?

Bacana ver vc entrando pro mundo dos jatos. Posso dizer uma coisa? Nunca mais vai querer outra coisa.

Eu não voo avião mas tenho helicópteros a jato. E convivo todo fds com meus melhores amigos que estes sim voam aviões a jato então só vivo nesse mundo do querosene.

Primeiramente queria dizer que as turbinas jetmunt são excelentes. Mas sugiro você antes de decidir pensar em manutenção. Sim, você precisa ter manutenção aqui no Brasil. Eu não sei te dizer se a jetsmunt tem, você chegou a ver isso?

Bom eu tenho turbinas Wren e Jetcat. As duas são EXCELENTES e as duas têm técnicos e representantes oficiais no Brasil.

No caso da Jetcat é o Fernando de campinas, representante oficial autorizado da JETCAT e também ele dá a manutenção. Se voce ainda nao comprou a turbina e por acaso optar pela Jetcat ele também vende. Excelente pessoa, de confiança, competente, honesto, conheço-o pessoalmente já voamos na pista dele.

A Wren tem a AMProducts que é representante oficial da marca que vende a turbina e peças e a GreenRT que é autorizada da Wren para prestar manutenção que é do Sergio Gomes que também é uma pessoa sensacional, muito bacana, sempre à disposição para solucionar problemas e é um cara muito querido, gosto demais dele, já fui na casa dele também. Outro dia a bomba da minha Wren 44 (que ta no meu T-Rex 700) travou. Era um pedacinho de plástico que ela tinha sugado por descuido meu (tinha tirado o UAT e colocado um Hopper Tank e devia ter um pedaço ali dentro). Mandei pra ele, no dia seguinte ele arrumou e enviou de volta.

Tanto a Jetcat que é alemã quanto a Wren que é inglesa são excelentes turbinas. A Jetsmunt também no entanto não pense que não precisará de manutenção. VAI PRECISAR SEMPRE (quando menos esperar). Até mesmo pelas revisões de 25 a 50 horas e trocas de rolamentos.

Outra surpresa que tem funcionando bem é a chinesa KingTech (que a GreenRT também é autorizada a dar manutenção). No entanto tem que ver se compensa a diferença de preço existe mas não é MUITO menor.

Todas essas turbinas que citei, com exceção da Wren (por enquanto) estão autorizadas a rodar com diesel. Coisa que só recomendo para quem tiver dificuldade de comprar querosene.

Pense nisso. Manutenção, Garantia e serviço disponível. Se quiser conversar mais sobre o assunto me mande MP que te passo meu FB.

Uma coisa que aprendi no jato e espero que você entenda é: jato é safado. Ele SEMPRE tá querendo te pegar. Se não tomar cuidado extremo na montagem, vai dar problema. Tudo que pode dar errado no jato, dará, então atenção EXTREMA!

Todas as peças sempre de confiança. Nada de servo mais ou menos, nada de voar sem air trap (UAT, hopper tank etc) pois bolhas apagam turbinas (flameouts). Agora por incrivel que pareça a garrafa pet é um excelente tanque :)

Abraços[/quote:1094fadf74]


Calil,

Obrigado pelas dicas sobre as turbinas. Acabei fechando com a Jet Munt, antes é claro que pesquisei em alguns fóruns estrangeiros e aproveitei e dei uma olhada no site oficial da marca e baixei os manuais para uma leitura prévia. Busco sempre o maior número de informações quando estou em um hobby ou assunto ao qual me dedico.

Pude verificar que a Jet Munt é muito bem avaliada e agrega algumas qualidades interessantes, como tudo embutido(ECU/Solenoides/Sensores), bomba de combustível brushless, segundo alguns sites o delay da turbina também é menor e a qualidade de fabrico excelente, garantindo um ótimo acabamento.

Quanto a manutenção dei uma ligada para o Sérgio Gomes, da GreenRT e ele me informou que a Green faz a manutenção da turbina. aproveitei para perguntar a sua opinião a respeito da Jet Munt e ele foi só elogios, até comparou com um relógio Suíço, só me alertou que as peças dela são mais caras.

Posta umas fotos das suas máquinas, fiquei curioso!

Pergunta: Como fica para realizar as manobras, com o delay da turbina??

Grande Abraço e bons voos comandante,

Richard Metzker
Richard Metzker
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Mensagem por Richard Metzker »

[quote:3ab511a3d1="wcalil"]Richard o que o adriano disse é verdade mas nao é só no futaba não. Fibra de carbono pode dar perda de sinal sim, e claro quem usa satelites tem menos isso mas ainda pode ter. Se tem carbono ele pode bloquear o sinal. Mesmo com antenas externas que é o certo de usar em fuselagens inteiras de carbono eu nao arriscaria. Se numa manobra a antena ficar toda atras da fuselagem vc corre o risco.

Não é só do futaba e eu não correria o risco. Tem muitos helicopteros que são todo de fibra de carbono a fuselagem (nos escalas) e tem gente que voa de boa e tem gente que perdeu sinal e destruiu tudo.

Eu não quero saber de fibra de carbono nem a pau, alias lamento até que os helicopteros tem o frame de fibra de carbono.

Fibra de carbono é muito bonita, muito sexy etc mas é uma droga pra isso. Se eu pudesse escolher escolheria a fibra de vidro G10/FR4, que inclusive é a do meu kit de helicoptero a gasolina (feito pela Helibug), é uma fibra preta, laminada, quase tao resistente quanto a fibra de carbono (cerca de 96% dessa resistencia) e resistente a fogo nível 4 (o mais alto, não pega fogo praticamente). E se nao bastasse isso ela ainda nao conduz eletricidade.

Fiquei 4 meses tendo apagoes na turbina do T-Rex por causa de interferencia que o frame de carbono dava nas minhas solenoides e o fadec da minha ECU apagava a turbina com a mensagem Speedlow. Descobri ao acaso o problema de estativa, e nos fóruns no mundo todo ninguem soube dizer e a fabrica também não. Mudei as solenoides para o bico do helicoptero, que é de plastico. Nunca mais tive problema.

Carbono pra mim se possivel NUNCA MAIS.[/quote:3ab511a3d1]

Calil,

Vou procurar mais informações sobre essas interferências e as suas causas. No caso do helis isso deve ser mais agudo, visto que geram muita estática com os dois rotores girando todo o tempo. O ideal é tentar fazer dissipadores na "fuselagem/frame".

De qualquer forma a quantidade de carbono utilizada no Tornado V4 é pequena, acredito que não sejam um fator preponderante para interferências.

Abraços,

Richard Metzker
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wcalil
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Mensagem por wcalil »

Perfeito Richard!

Ontem procurei saber e também fiquei sabendo que a Green RT faz a manutenção então vc está no céu! Rsss

A jetsmunt como eu disse é ótima. Se não me engano ela usa o FADEC da Xicoy que é do Gaspar.

Em relação à manobras não tenho problemas pois não faço 3D, só voo escala. Mas voce verá que quando estiver aprendendo os parametros existem 2 que são o acceleration delay e decceleration delay. Como o fadec do gaspar (que se nao me engano é quem tambem é dono da Jetsmunt) é todo aberto às suas configuraçoes então vc pode deixar a turbina funcionando do seu jeito. Voce vai se assustar quando descobrir que turbina com delay é coisa do passado.

Eu cheguei a me assustar quando baixei demais esses parametros! Claro, nada tem a rapidez de resposta de um motor eletrico. Mas turbina com delay é coisa do passado, hoje esse delay é praticamente inexistente. Sempre respeitando ele mesmo sendo quase inexistente.

[img:a628aaf119]http://i59.tinypic.com/2v81onp.jpg[/img:a628aaf119]

[img:a628aaf119]http://i62.tinypic.com/2rrpgd4.jpg[/img:a628aaf119]
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wcalil
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Mensagem por wcalil »

Ah outra coisa que esqueci de comentar, em relação à fibra de carbono o problema é em fuselagens inteiriças deste material. Reforços em carbono nada atrapalham mesmo!

Em relação ao que você disse sobre helis produzirem mais estática está corretíssimo, tanto que o meu problema de estática só acontecia proximo do terceiro minuto pra frente. A quantidade de estática é absurda. Uma vantagem da jetcat nesse ponto pois é tudo aterrado de fábrica já. Desvantagem: por ser uma turbina de primeiro estagio ela é menos eficiente e nesse caso levanta 9 kgs contra 23 kgs da wren (que mesmo sendo menor é uma turbina de segundo estágio, que é muito mais eficiente)

Essa jetcat tem um alternador que vai recarregando a bateria no voo. É um show rsss
Richard Metzker
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Mensagem por Richard Metzker »

Maravilha Calil,

Lindo Heli e a turbina é show. Desconhecia turbinas com geradores acoplados, muito interessante.

Depois posta um vídeo do Bitelo, voando!!

Grande Abraço,

Richard
Richard Metzker
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Mensagem por Richard Metzker »

Amigos,

O Meu Tornado chegou!!!

Primeiras fotos na caixa!!!!

[img:97dd7c2997]http://i.imgur.com/m4cQYN8.jpg[/img:97dd7c2997]

Asas

[img:97dd7c2997]http://i.imgur.com/81kWfkt.jpg[/img:97dd7c2997]

Canopy

[img:97dd7c2997]http://i.imgur.com/8JU2jry.jpg[/img:97dd7c2997]

Fuselagem e Estabilizadores

[img:97dd7c2997]http://i.imgur.com/AhveVbQ.jpg[/img:97dd7c2997]

Em Breve fotos da Turbina e Configuração de servos.

Grande Abraço e Bons Voos,

Richard Metzker
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adrianoquirino
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Mensagem por adrianoquirino »

Legal, e a Jetsmunt pegou em qual loja Richard? pegou preço bom?

abraço e boa sorte
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wcalil
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Mensagem por wcalil »

Excelente Richard parabens, presentão de natal rss

Se puder faça um topico dessa montagem!
Richard Metzker
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Mensagem por Richard Metzker »

Obrigado Calil,

Faremos a montagem após a passagem do ano.

Feliz Ano Novo e ótimos voos em 2015!

Abraços,

Richard
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