BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
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BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
OLA PESSOAL VOLTANDO A VOAR, E BORA FAZER UM BOBCAT.
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Editado pela última vez por Pardal007 em 24 Nov 2017 15:02, em um total de 1 vez.
Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
ASA JA ESTA PRONTA
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Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
ESTA TOMANDO FORMA
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- henrique_sc
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Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
eu fiz a planta baseado no bobcat do cafu. vou tentar colocar ela em pdf.
Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
ELETRONICA A SER USADA:
MOTOR PRODRIVE 3000 KV
ESC 70 A
4 SERVOS EMAX DE METAL
BATERIA 4S 2200 MAH
ALGUEM TEM ALGUMA SUGESTAO DO CG?
MOTOR PRODRIVE 3000 KV
ESC 70 A
4 SERVOS EMAX DE METAL
BATERIA 4S 2200 MAH
ALGUEM TEM ALGUMA SUGESTAO DO CG?
Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
BOBCAT QUASE PRONTO...VAMOS ENTELAR AGORA...
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Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
Esta acabando...
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- LaercioLMB
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Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
Um aeromodelo com apenas 1 metro de envergadura com um motor de quase 100 g de peso e um ESC de 70A é mais que exagero.
Tem motores de alto KV com metade do peso e ESC de 20A com metade do peso.
Aeromodelo pequeno o peso é fundamental, pois se torna muito veloz com peso elevado.
É o peso que deixa ele veloz?
Não, é o peso que obriga ele ser veloz para as asas gerarem sustentação para manter ele voando.
Com 1 metro de envergadura e de isopor, era um modelo que poderia pesar 350 g pronto para o voo, quando muito 450 g, mas vai exigir uma bateria pesada para dar no máximo 10 minutos de voo, se chegar perto disso.
Tem muito motor de 40 g que dá empuxo de 500 g. Para que empuxo de mais de 1 quilo?
A uns tempos atrás quando iniciou o aeromodelismo elétrico, as configurações de motor e bateria eram bem melhores feitas, hoje parece que desviaram totalmente para outro lado e só pensam em empuxo como se fosse isso que fizesse o avião voar.
Tem gente que ainda acredita que é o vento que a hélice faz para trás que faz o avião se deslocar.
E lá em cima quando ele está voando, será que a hélice ainda está fazendo vento para trás?
No chão tem vento por que a gente está segurando ele, lá em cima ninguém segura e por isso não tem vento nenhum saindo da hélice. Mal um deslocamento de ar.
Tem motores de alto KV com metade do peso e ESC de 20A com metade do peso.
Aeromodelo pequeno o peso é fundamental, pois se torna muito veloz com peso elevado.
É o peso que deixa ele veloz?
Não, é o peso que obriga ele ser veloz para as asas gerarem sustentação para manter ele voando.
Com 1 metro de envergadura e de isopor, era um modelo que poderia pesar 350 g pronto para o voo, quando muito 450 g, mas vai exigir uma bateria pesada para dar no máximo 10 minutos de voo, se chegar perto disso.
Tem muito motor de 40 g que dá empuxo de 500 g. Para que empuxo de mais de 1 quilo?
A uns tempos atrás quando iniciou o aeromodelismo elétrico, as configurações de motor e bateria eram bem melhores feitas, hoje parece que desviaram totalmente para outro lado e só pensam em empuxo como se fosse isso que fizesse o avião voar.
Tem gente que ainda acredita que é o vento que a hélice faz para trás que faz o avião se deslocar.
E lá em cima quando ele está voando, será que a hélice ainda está fazendo vento para trás?
No chão tem vento por que a gente está segurando ele, lá em cima ninguém segura e por isso não tem vento nenhum saindo da hélice. Mal um deslocamento de ar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
OK OBRIGADO PELA DICA, AINDA ESTOU PENSANDO NA ELETRONICA...
- LaercioLMB
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
Realmente a eletrônica é a parte mais complicada em escolher em um aeromodelo elétrico, ainda mais em um desse tamanho, onde começa a questão peso ser muito importante.
Se esse modelo pronto para o voo tiver 450 g e o motor fornecer um empuxo de 400 g está mais que ótimo. Só tem que ver se o kv do motor e o passo da hélice irá gerar a velocidade que ele precisa para voar.
O empuxo só tem que ser superior ao arrasto do aeromodelo e não ao peso dele a não ser nos asa média onde se faz a manobra tork & roll para deixar ele pendurado e depois sair em voo.
Aeromodelo com hélice atrás será bem complicado fazer tork & roll, por tanto não precisa ter empuxo maior que o peso final dele.
Quanto mais empuxo um motor é capaz de gerar, maior potência ele tem e com isso, maior o consumo e maior o peso e mais potente terá que ser a bateria com maior capacidade para suportar e com isso, bem mais pesada.
Ahhh, mas eu vou usar uma bateria de 60C.
Grande coisa.
Se o consumo do seu modelo for de 30A, não adianta usar uma bateria de 1000 mA 60C, pois terá pouquíssimo tempo de voo, embora ela suporte a drenagem de corrente do sistema.
Consumo 30A/h.
Capacidade de armazenamento de energia da bateria 1000 mA ou 1A.
Isso significa que com uma drenagem de 1000 mA ela irá se descarregar em uma hora, mas com uma drenagem de 30000 mA, ela irá descarregar em 0,033 h que convertido em tempo, te dará 1 minuto e 58 segundos.
Poderá chegar a 3 minutos se conseguir usar um bom tempo de voo a meio motor.
Por tanto, não se iluda com o "C" da bateria, isso é um baita pega ratão.
Se esse modelo pronto para o voo tiver 450 g e o motor fornecer um empuxo de 400 g está mais que ótimo. Só tem que ver se o kv do motor e o passo da hélice irá gerar a velocidade que ele precisa para voar.
O empuxo só tem que ser superior ao arrasto do aeromodelo e não ao peso dele a não ser nos asa média onde se faz a manobra tork & roll para deixar ele pendurado e depois sair em voo.
Aeromodelo com hélice atrás será bem complicado fazer tork & roll, por tanto não precisa ter empuxo maior que o peso final dele.
Quanto mais empuxo um motor é capaz de gerar, maior potência ele tem e com isso, maior o consumo e maior o peso e mais potente terá que ser a bateria com maior capacidade para suportar e com isso, bem mais pesada.
Ahhh, mas eu vou usar uma bateria de 60C.
Grande coisa.
Se o consumo do seu modelo for de 30A, não adianta usar uma bateria de 1000 mA 60C, pois terá pouquíssimo tempo de voo, embora ela suporte a drenagem de corrente do sistema.
Consumo 30A/h.
Capacidade de armazenamento de energia da bateria 1000 mA ou 1A.
Isso significa que com uma drenagem de 1000 mA ela irá se descarregar em uma hora, mas com uma drenagem de 30000 mA, ela irá descarregar em 0,033 h que convertido em tempo, te dará 1 minuto e 58 segundos.
Poderá chegar a 3 minutos se conseguir usar um bom tempo de voo a meio motor.
Por tanto, não se iluda com o "C" da bateria, isso é um baita pega ratão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
LEGAL .... O AERO VAI FICA COM MAIS DE 800 GRAMAS POR ENQUANTO..PELO PESO QUE ESTOU VENDO AQUI....OBRIGADO PELA DICA.....TO REFORÇANDO BEM ELE...
- LaercioLMB
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
Aeromodelo foi feito para voar e não para cair.
Reforços só dão peso no modelo e não ajudam em nada.
Quanto maior a massa (peso), mais é a força de impacto e maior será a aceleração na queda.
Reforços só dão peso no modelo e não ajudam em nada.
Quanto maior a massa (peso), mais é a força de impacto e maior será a aceleração na queda.
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- FernandoArt
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
LaercioLMB escreveu:Aeromodelo foi feito para voar e não para cair.
Reforços só dão peso no modelo e não ajudam em nada.
Quanto maior a massa (peso), mais é a força de impacto e maior será a aceleração na queda.
Cada um pensa de uma maneira diferente. Reforço, principalmente em asa faz toda diferença. Pelo menos pra mim até então. Basta escolher o MOTOR e os dedos darem conta do recado... Eu gosto de Aero reforçado e com asa o quanto mais firme, melhor... Esse jato laminei todinho com fibra. O que sobrou em peso compensou na aerodinâmica. flutter nem pensar. Sendo assim, cair se torna um mero detalhe...






https://www.youtube.com/watch?v=LRLBCe-HEro








- FernandoArt
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Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
Pardal007 escreveu:Esta acabando...
parabéns cara... lindo o teu bobcat... eu fiz um e laminei com resina epoxi e tecido 110gr... ficou mais leve que entelar com vinil e ficou firme pakas...
https://www.youtube.com/watch?v=y0HZ83WoPQY&t=15s








- LaercioLMB
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
FernandoArt escreveu:
Cada um pensa de uma maneira diferente. Reforço, principalmente em asa faz toda diferença. Pelo menos pra mim até então. Basta escolher o MOTOR e os dedos darem conta do recado... Eu gosto de Aero reforçado e com asa o quanto mais firme, melhor... Esse jato laminei todinho com fibra. O que sobrou em peso compensou na aerodinâmica. flutter nem pensar. Sendo assim, cair se torna um mero detalhe...![]()
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Não é a forma de como cada um pensa.
Há reforços e há reforços.
Existem os reforços obrigatórios em uma estrutura para que tudo resista bem ao propósito no qual foi feito e há os reforços que estão ali só para agregar peso.
O que os reforços extras nos prejudicam?
Quanto maior for o peso além do ideal, mais potência se necessita do motor para ele atingir a velocidade em que as asas gerem sustentação superior a massa (peso) do aeromodelo poder sair do chão e com isso, maior capacidade de carga da bateria para poder manter um bom tempo de voo e com isso, mais peso.
Cada um pensa de um jeito, uns por achismos e outros por física pura.
Se ocorre um flutter é por que o projeto foi mal dimensionado para a velocidade em que ele irá trabalhar e3 com a estrutura ideal o flutter não ocorrerá e o peso extra também não existirá.
Cair, todo aeromodelo hora ou outra vai cair, isso é indiscutível, pois até os melhores pilotos de aeromodelos já derrubaram grandes modelos por puro erro de dedo, mas querer criar um aeromodelo que caia e não quebre é pensar pequeno, pois não está preocupado em realmente aprender a pilotar e sim só jogar aviãozinho pra cima e que se dane o resto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- FernandoArt
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
COMO FALEI, CADA UM PENSA DE UM JEITO.
EU PARTICULARMENTE PENSO EM FAZER VOAR... VELOCIDADE... RASOS... JOGAR PRA CIMA E FAZER BARULHO... PRA MIM TEM QUE ASSUBIÁ... SENÃO NÃO VEJO GRAÇA...
QUANDO VEJO QUE VAI FICAR PESO EXTRA POR CONTA DE REFORÇO OU ENTELAGEM, COLOCO MOTOR MAIOR E PAU NA MÁQUINA, SEM DÓ. ESSE NEGÓCIO DE AERO MUITO DELICADO NÃO É PRA MIM NÃO...
EU PARTICULARMENTE PENSO EM FAZER VOAR... VELOCIDADE... RASOS... JOGAR PRA CIMA E FAZER BARULHO... PRA MIM TEM QUE ASSUBIÁ... SENÃO NÃO VEJO GRAÇA...
QUANDO VEJO QUE VAI FICAR PESO EXTRA POR CONTA DE REFORÇO OU ENTELAGEM, COLOCO MOTOR MAIOR E PAU NA MÁQUINA, SEM DÓ. ESSE NEGÓCIO DE AERO MUITO DELICADO NÃO É PRA MIM NÃO...








- FernandoArt
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
FernandoArt escreveu:COMO FALEI, CADA UM PENSA DE UM JEITO.
EU PARTICULARMENTE PENSO EM FAZER VOAR... VELOCIDADE... RASOS... JOGAR PRA CIMA E FAZER BARULHO... PRA MIM TEM QUE ASSUBIÁ... SENÃO NÃO VEJO GRAÇA...
QUANDO VEJO QUE VAI FICAR PESO EXTRA POR CONTA DE REFORÇO OU ENTELAGEM, COLOCO MOTOR MAIOR E PAU NA MÁQUINA, SEM DÓ. ESSE NEGÓCIO DE AERO MUITO DELICADO NÃO É PRA MIM NÃO...
















- LaercioLMB
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
Fiz um aeromodelo sem nada de reforços extras e tão pouco é blindado e já caiu algumas vezes e não quebrou.
Reforço onde precisa na estrutura e nada mais.
As asas são em depron com nervuras e longarinas e nem por isso ficou frágil.
Não é reforço que torna um aeromodelo bom e sim como ele é construído.
Você é livre para fazer o seu do jeito que desejar, mas poderia ter melhor proveito de voo se trocasse peso de reforço por peso de bateria de maior capacidade.
Mas...
Reforço onde precisa na estrutura e nada mais.
As asas são em depron com nervuras e longarinas e nem por isso ficou frágil.
Não é reforço que torna um aeromodelo bom e sim como ele é construído.
Você é livre para fazer o seu do jeito que desejar, mas poderia ter melhor proveito de voo se trocasse peso de reforço por peso de bateria de maior capacidade.
Mas...
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Wesley_Sniper
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
FernandoArt escreveu:FernandoArt escreveu:COMO FALEI, CADA UM PENSA DE UM JEITO.
EU PARTICULARMENTE PENSO EM FAZER VOAR... VELOCIDADE... RASOS... JOGAR PRA CIMA E FAZER BARULHO... PRA MIM TEM QUE ASSUBIÁ... SENÃO NÃO VEJO GRAÇA...
QUANDO VEJO QUE VAI FICAR PESO EXTRA POR CONTA DE REFORÇO OU ENTELAGEM, COLOCO MOTOR MAIOR E PAU NA MÁQUINA, SEM DÓ. ESSE NEGÓCIO DE AERO MUITO DELICADO NÃO É PRA MIM NÃO...
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Somos dois....
Quem gosta de voar não quer saber de calcular peso de parafuso...
Não quero dizer que tudo deve ser feito "nas coxas", até tenho modelos que necessitem de um pouco mais de atenção, mas esses eu não vôo todos finais de semana.
Creio que o você deve ter tido experiências semelhantes com as minhas, montar um modelo cheio de frescuras e na hora do vôo, você lenhar (por dedo) ou as características não agradarem tanto como esperado.
Um exemplo:
Uma vez fui em um evento para modelos elétricos no estacionamento do estádio do Corinthians, tinha um cara com duas funjet Multiplex, uma coberta com fibra e outra sem... agora me responda qual voava com 8s?!
Obviamente a coberta com fibra... O negócio era um míssil.
Posso garantir que ele simplesmente não comprou uma funjet e um metro de fibra sem saber oque estava fazendo.
Experiência neste hobby vale mais do que blá blá blá...
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.
Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!
Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!
- FernandoArt
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Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
LaercioLMB escreveu:Fiz um aeromodelo sem nada de reforços extras e tão pouco é blindado e já caiu algumas vezes e não quebrou.
Reforço onde precisa na estrutura e nada mais.
As asas são em depron com nervuras e longarinas e nem por isso ficou frágil.
Não é reforço que torna um aeromodelo bom e sim como ele é construído.
Você é livre para fazer o seu do jeito que desejar, mas poderia ter melhor proveito de voo se trocasse peso de reforço por peso de bateria de maior capacidade.
Mas...
Compra mais bateria... em vez de 2 compra 10 e pau a mula...













- FernandoArt
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Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
Pardal007 escreveu:Esta acabando...
Pardal, com que material tu fez essa bolha? garrafa pet? ou comprou ela?








Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
AE PESSOAL PRIMEIRO VOO, POREM NAO FILMEI O POUSO...QUEBROU BICO..MAS JA VOU FAZER OUTRO..BASTA ALGUNS AJUSTES.. SEGUE O LINK
https://www.youtube.com/watch?v=ROPTlsrSYWk
https://www.youtube.com/watch?v=ROPTlsrSYWk
Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
FernandoArt escreveu:Pardal007 escreveu:Esta acabando...
Pardal, com que material tu fez essa bolha? garrafa pet? ou comprou ela?
AMIGAO FIZ COM CHAPA DE ACRILICO, MAS PODE SER FEITO COM GARRAFA TB EM PROBLEMA....MAS PRECISA TER UM MOLDE DE MADEIRA PRA FAZER, COMO EU JA TENHO O MOLDE, E SO ESQUENTAR O PLASTICO E IR MOLDANDO.
Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA
FernandoArt escreveu:Pardal007 escreveu:Esta acabando...
parabéns cara... lindo o teu bobcat... eu fiz um e laminei com resina epoxi e tecido 110gr... ficou mais leve que entelar com vinil e ficou firme pakas...
https://www.youtube.com/watch?v=y0HZ83WoPQY&t=15s
FERNANDO FICOU MT LEGAL ESSE AI HEIN...VC TEM A PLANTA? EU FIZ MEIO NO OLHOMETRO O MEU. QUE ELETRONICA USOU?
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