SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

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warne
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Mensagem por warne »

Esse modelo é com EDF, sendo assim, tem que embalar para "disparar". O modelo correu bem e decolou bem, com CG aparentemente correto. Ao reduzi o motor ele perdeu velocidade e levantou o nariz, como usa vetor nas turbinas perdeu mais potência ainda. É sabido que EDF não se recupera como os motores pusher.
Eu discordo que ele estolou ao perder velocidade, ele desceu em parafuso, vindo a estolar praticamente a 1,5m do chão. Se tivesse estolado assim que perdeu velocidade, não teria sobrado nada, pois o modelo não pesa 500 gramas.
Olha só a dificuldade que o cara tem em lança seu modelo! Tem que corre 10m pra ganhar velocidade e fazer a EDF funcionar, detalhe, dêem uma olhada na configuração do conjunto do jatinho!! Depois que embala, ai é outra conversa...hehehe
http://www.youtube.com/watch?v=NlV-EvkNThM&feature=player_embedded
[yt]NlV-EvkNThM[/yt]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
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luis f14
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Mensagem por luis f14 »

olá Sidiney, eu acompanhei a decolagem do avião e me passou pela cabeça uma hipótese: paupite;
tavez a bateria tenha saido do lugar com a trepitação na pista durante a corrida no solo e ao levantar o nariz para subir ela posso ter se deslocado para traz alterando o cg do avião, pois ele parecia estar iniciando num tork roll.
Outra coisa que queria lhe falar é que eu tenho um amigo que pilota jatos com edf inclusive ele tem uma avião igual ao seu, se vc quiser eu posso falar com ele se ele pode lhe ajudar com o seu. abrçs.
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robert_simon
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Mensagem por robert_simon »

retepfilho ..........

não é cortar o motor com o nariz para cima e sim dar motor e o nariz apontar para cima e vc dar comado para virar e o avião mesmo com motor não virar, isto pq estava usando uma bateria mais leve que alterou o cg.

http://www.youtube.com/watch?v=l8uPXCfIVok

abs
retepfilho
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Mensagem por retepfilho »

pelo video do nosso amigo o aviao estava comandando bem até tirar o motor...
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warne
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Mensagem por warne »

[quote:1f6b330bb7="retepfilho"]esse cara do filme aí se borrou ali... vc percebeu a cueca dele pesada??? rs rs rs faltou pouco hein warne!! rs

foi engracado q ele correu correu e na hora de soltar o aviao ele parou ... rs rs rs[/quote:1f6b330bb7]
Verdade retepfilho!hehehe! Coisa de louco a corrida e a parada pra lançar.
O efeito do torque do conjunto é muito grande (eu que achava que só com motor pusher ocorresse isso), o jato quase vai ao chão!!rsrs
Por isso que é melhor ter uma catapulta pra esse tipo de modelo:
http://www.youtube.com/watch?v=l9ctQXrw1wI
[yt]l9ctQXrw1wI[/yt]
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retepfilho
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Mensagem por retepfilho »

a peste do aviao ia entrar de asa no chao
faltou coisa de 30 cm ... rs
até as fotos iam se apagar
rs rs rs
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:c391210379="luis f14"];olá Sidiney,...
tavez a bateria tenha saido do lugar com a trepitação na pista durante a corrida no solo e ao levantar o nariz para subir ela posso ter se deslocado para traz alterando o cg do avião, pois ele parecia estar iniciando num tork roll...
[/quote:c391210379]

Bom Luis, primeiro, meu nome é Disney e não Sidney, mas tudo bem, obrigado por sua colocação!

A bateria, com certeza não saiu do lugar! Ela está bem amarrada com velcro e, o espaço existente entre ela e a frente do canopy foi preenchido com isopor. Mesmo depois do impacto no solo, que foi de certa forma de bico, pois este encontra-se deformado, a bateria estava na sua posição original, bem como os preenchimentos de isopor.

Agora que o avião quase fazia um torque roll, ah isso eu também vi! Só faltou coragem para colocar as turbinas no máximo e mantê-lo nesta posição... :roll: :? Será que ficaria :?:

[quote:c391210379="warne"]Por isso que é melhor ter uma catapulta pra esse tipo de modelo: [/quote:c391210379]
Warne, quanto a usar catapulta, até construi uma e a tenho aqui em casa, mas meus resultados com ela não foram muito bons. Tentei lançar umas zaggis que fiz e, das 5 tentativas apenas 2 obtive sucesso no lançamento. Em todas as outras a asa ficou presa no elástico e após subir um pouco era puxada para o solo, caindo de bico e partindo-se... :twisted: :twisted: :twisted:

Minha catapulta também tinha um ângulo de inclinação bem mais alto que esta do vídeo e meu elástico estava bem mais esticado! A bichinha saia feito uma bala!!!! Quando voava era uma maravilha! Quando ficava presa, um desastre gigantesco! :twisted: :twisted: :twisted:

Mas que este jatinho vai voar bem, ah isso vai! Quem viver verá!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:740a613747][b:740a613747]Os danos após o acidente:[/b:740a613747][/size:740a613747]

Após o acidente os danos sofridos pelo Berkut foram estes:

Os trens de pouso traseiros perderam sua fixação, que era feita com um parafuso no eixo e ficaram fora de alinhamento:
[img:740a613747]http://public.blu.livefilestore.com/y1pNgVFITD8R_rw80d1SKoWfLeDSmKbHVGPor7gTGxsCBBQwY3C4-jr9JrXEnct1vSLVLr6cs574OvziGYK8PZh8A/DSC03570pq.jpg[/img:740a613747]

Houve impacto no bico do aeromodelo que causou uma leve deformação e uma fissura na fuselagem, próximo ao compartimento da bequilha:
[img:740a613747]http://public.blu.livefilestore.com/y1p5NB1YUneGNRt_A5b2DT0_5YX06qr2c2-TZH1pBMngYlqeZcclBviNMSkTkZgCnX6HELomFDRMOf4Yy_wtMYOGw/DSC03573.JPG[/img:740a613747]

[img:740a613747]http://public.blu.livefilestore.com/y1pk5Wvz4I6EXcLKqCJsvFUbO4rfI1Ypes5Jt_FuWd7530hoDZ0Dzbq3Uue2TB_o5Yv8NAK6MwpZ76PNk42hRP5Bg/DSC03574.JPG[/img:740a613747]

Alguns danos leves no dorso da fuselagem:
[img:740a613747]http://public.blu.livefilestore.com/y1puFUCBX0wiJyTm7hkMDKm7e2FeVIuBXZjq6SfoAsdZ2dbx_8EsWvAFnzcrAjz7pPeWCy4sNM2g701bGAWnx_VhA/DSC03576.JPG[/img:740a613747]

E o mais grave e difícil de conserto que achei! A asa bateu de ponta no solo e, além de deformar, enrrugou. Estou vendo se consigo colocá-la de volta na posição. Se alguém tiver experiência com este tipo de problema... toda ajuda será muito bem vinda!
[img:740a613747]http://public.blu.livefilestore.com/y1ph9UsT8QUCKO_leT-d8RvZGomLwUrdsv34GtKLHL-v8SI6Y7Yj3RTy3VBBFnNuG4bFJAGyMGnxk_1sBVM11312w/DSC03578pq.jpg[/img:740a613747]

Asa esquerda, que sofreu o maior impacto:
[img:740a613747]http://public.blu.livefilestore.com/y1ph9UsT8QUCKOqjdvre9suCClVFqr59X6t9paQs8I-A_i4UjlnLyCy7FqX_Y4fqLHotvbkZxmicOJkgQC8h2Mz6A/DSC03579pq.jpg[/img:740a613747]

Asa direita, com danos mais leves:
[img:740a613747]http://public.blu.livefilestore.com/y1puei1vIFJk5_nxdgALff4v3YYWtnA8JdmCwKbvBACXEbQxEVccVVQvvfcFO3kLifcgFm_0fwBqNjWdOuQr5DUIw/DSC03580pq.jpg[/img:740a613747]

Estou trabalhando para recuperar o aeromodelo e colocá-lo para voar no próximo domingo, de novo!!!
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bruno.villas
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Mensagem por bruno.villas »

Se o isopor for EPO [u:ee7f4b1bd3]um pouco[/u:ee7f4b1bd3] de calor faz o mesmo voltar à forma original.
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[quote:2532c01e18="bruno.villas"]Se o isopor for EPO [u:2532c01e18]um pouco[/u:2532c01e18] de calor faz o mesmo voltar à forma original.[/quote:2532c01e18]

Como saber? No site do vendedor não diz! Fiz uma pergunta para eles. Estou esperando resposta!
Obrigado pela dica!
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