SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
djtibas
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 10:50 pm

Mensagem por djtibas »

Disney , eu tinha um jato da hobby king o f-35 que ficava parecido com o seu, quando tirava o motor ele cabrava, o problema era o CG atrasado. Em jatos quando se dá motor o fluxo vetora a aeronave p/ frente e empurra o nariz p/ baixo então mesmo com o Cg atrasado vc consegue voar, o problema é quando vc tira o motor!! o avião cabra bruacamente e já entra em estol, no meu caso recuperava pois ainda atendia bem fraquinho de profundor. Picava e saia do estol. Só vim voar calmo depois de acertar o CG dele.

Olhe ai um video do F-35 com falha na turnina na decolagen, só fiz uma coisa.... controlar a queda...


[yt]Biiz11qYuD8[/yt]



Este é p/ animar e levantar o astral. Uma prova que EDF hoje já é viável, negocio é não desistir!! Continue na Luta!!!


[yt]RqPM51FRRao[/yt]
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Mensagem por Alexandreroberto »

Ainda sonho em construir um SU-47...
Uma pergunta no modelo original os profundores não são próximos à cabine do piloto???
Avatar do usuário
sandrobqsps
membro
Mensagens: 385
Registrado em: Ter Mar 30, 2010 6:35 pm

Mensagem por sandrobqsps »

[quote:e87dae755b="Yensid"][b:e87dae755b]Vídeo da primeira tentativa de vôo:[/b:e87dae755b]

Espero comentários dos colegas sobre os erros que cometi e que me levaram a este resultado ruim!

[yt]ovwRxu9xfFk[/yt]

Agradeço a todos!
Disney[/quote:e87dae755b]


Amigo a única coisa que parece estar faltando é corajem de acelerar tudo senta a pua normalmente jatos possuem voo bem rapido tirar motor dessa forma so faz o aero estolar o resto ta muito legal abraços.........
Avatar do usuário
jonatha
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 9:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG - "UBA"

Mensagem por jonatha »

Disney,

Como esta as reformas? Parou?
Estou ancioso pra ver ele a ponto de bala novamente!
Abraços e Bons Voos!
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende!!!
Para muitos o céu é o limite, para outros é apenas o começo!!!!!
Abraços e Bons Voos!!!
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:d3f5a5b55e="jonatha"]Disney,

Como esta as reformas? Parou?
Estou ancioso pra ver ele a ponto de bala novamente!
Abraços e Bons Voos![/quote:d3f5a5b55e]

Tá meio parado... tem muito aero na fila. No momento estou voando e quebrando a cabeça com meu F22 RR que também está postado aqui no e-voo.

Vamos ter um encontro aqui na cidade em julho e estou tentando recuperar meus aeros para estarem apresentáveis e voáveis no evento. Estou recuperando meu Nexstar no momento. Depois vou recuperar meu extrinha que sofreu um pequeno acidente. Em seguida, montar um P51 Giant a GAS que está na fila... e só então terei tempo de fazer as asas do Berkut e remontá-lo.

Mas ele continua na UTI. QUando tiver novidades, posto aqui.
Abraços!
Disney

PS.: Ainda tem um Corsair do Mauri que ainda está encaixotado para ser montado com todo carinho e apreço que merece!!! :lol: :lol: :lol:
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
jonatha
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Jan 22, 2010 9:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG - "UBA"

Mensagem por jonatha »

Disney.. fiquei aqui babano então! Que lista recheada!
To ate com "Inveja" No bom sentido...(risos)
Entao fico aguardando e acompanhando...!
E boa sorte nas reformas..!!!
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende!!!
Para muitos o céu é o limite, para outros é apenas o começo!!!!!
Abraços e Bons Voos!!!
caldas
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Jun 27, 2011 12:20 pm
Localização: Niteroi-RJ

Radio

Mensagem por caldas »

Ola Disney, sinto pelo acidente aereo que você teve com seu SU-47, ainda pretendo ter um desses um dia, as informações aqui foram muito uteis pra min 8)
Mas tenho algumas duvidas espero que você possa me ajudar.

Possuo um Radio Spectrum DX6i esse radio seria suficiente para o SU-47?

Tenho um Panther EDF 032, meu primeiro "jatinho"e percebi que com as baterias que usava no meu antigo Tucano, uma Rino 1750 20c.
O phanter decolava muito vagarosamente quase caindo, e ficava bobo no ar até pegar alguma velocidade, os jatos são com Trens, demoram a pegar velocidade mas quando pegam sai da frente :twisted:
Dpois que troquei por uma Nanotech 2200 35-70c Nooosssaaaa ficou outra coisa, muito melhor! Nem tive coragen ainda de soltar todo o motor, da medo :oops:
mas a segunda pergunta é, qual bateria você usava no SU-47?
A terceira e ultima, quanto tempo demorou para chegar?
Avatar do usuário
Leonardo Ventura
membro
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Dez 08, 2008 10:38 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por Leonardo Ventura »

Olá pessoal,

antes que vire cova, vou contar a minha experiência com o meu SU-47.

Comprei um de segunda mão aqui em Recife de uma pessoa(bem novinho).
Foi voado por um colega nosso que tem alguma expeiência com jatos.
Começei com Helis, chegando até a fazer um 3d leve, passei para alguns aviões(sempre elétricos).
Nunca tinha voado um jato, mas aviões já voava e pousava(treinava exaustivamente pousos) direitinho.
Um amigo pediu para que eu voasse o seu T-50(jato de 1m com edf de 70 e 4s-Hobby /city), pois ele disse que só confiava em mim para isto(veja que doideira). Após uma série de verificações fizemos um teste de corrida na pista(um trem de pouso quebrou). Verificamos que eram buracos na pista do aeroclube. Consertamos e fomos voar.
Acelerei, decolou, voo mais ou menos estável(ventava um pouco). Consegui pousar sem estragar o avião.(fiz isto três vezes) Observei que o avião etava com o CG um pouco adiantado. Beleza não estola de cauda. Voa um pouco cabrado no trim, tirando motor abaixa o nariz.
No outro dia, apareceu a oportunidade do SU-47. Endoidei.
Depois verificando este tópico, cheguei a pensar até em desmontar o avião e utilizar apenas a eletrônica em algum outro projeto.
Criei corajem e resolvi voar com o Bicho.
O Voo foi meio doido, um pouco instável, mas consegui pousar na segunda tentativa sem danificar nada, até um pouso meio suave. A pista é de asfalto com 110m , porém, a aproximação é feita sobre um mangue(apavora muito).
Chegando em casa, muito empolgado, fui verificar com carinho o avião.

Verifiquei que os servos dos canards estavam com um tipo de inteferência(tipo uma fizgada de vez em quando. Troquei os servos. Troquei os servos do retrátil.
Tirei todas, absolutamente todas as folgas dos links e comandos mecânicos, utilizando pedacinhos de mangueira de combustível.

Botei na pista, depois de uns 10 dias de ajustes.
Decolei, o CG estava de nariz(ótimo), cabrei no trim e ele passou a voar reto. Não estava com comandos tão cabeludos(75%) e um pouco de exponencial (25%)
Cheguei até a brincar(tirei as mãos do rádio por uns 10s).
Vim para o pouso.
Aí foi a hora, he, he.
Simplesmente.... perfeito. Nem eu acreiditei que isto aconteceu.
Não sei nem se consigo fazer isto de novo mais vou tentar, he, he.

Um amigo filmou o voo, mas perdeu o pouso. vou ver se consigo o vídeo.

Minhas conclusões:
O avião é até fácil de voar e pousar(até meio frouxo na minha opinião em relação a algumas asinhas que já voei).
Muito dócil e estável.
Engraçado eu estar dizendo estas coisas, nem parece que estamos falando do mesmo avião.
A eletrônica é uma porcaria(servos, principalmente).
Observação importante, coloquei o CG em cerca de 1cm da marca(adiantado em relaçao ao de fábrica). Não acredito que aquele cg de 3 ou 3,5cm funcione.
Posso dizer, com certeza, que isto ajudou muito na estabilidade. Não estava tão pesado o nariz, mas o voo foi show. O vetorial foi mantido e ajuda bastante em situações de baixa velocidade onde os comandos mecânicos perdem um pouco da eficiência.
Olha só pessoal, posso até ser criticado(voando com o CG adiantado). Mas na prática funcionou muito bem.
Outra coisa, tem de encarar o avião como um jato. Nada de voar pendurado, com pouco motor e só córtá-lo quando o avião tocar o solo. Durante a rampa de aproximação, vamos diminuindo aos poucos o motor.
O avião precisa de pista para decolar e pousar, acho que uns 80 metros(fora a aproximação) e um pouco de habilidade são suficientes.

Vou tentar fazer um voo aqui no aeroclube esta semana e tentar postar o vídeo.
Abraços.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Leonardo, você não está desenterrando tópico não!

Ele está apenas parado enquanto as asas do meu berkut chegam.

Ficaram quase dois meses paradas na alfândega do Rio (o pessoal de lá gosta de trabalhar!!!) e só agora foram liberadas.

Quando chegarem pego no bicho de novo!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

As asas do Berkut chegaram ontem. Acredito que na próxima semana devo estar pegando novamente nele e concluíndo as modificações que havia previsto, recuperando o que foi quebrado no último acidente. Vamos ver se conseguimos voar novamente a águia dourada!
Disney
Responder