SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

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Yensid
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SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Mensagempor Yensid » 10 Mar 2011 21:39

Caros colegas aeromodelistas vou postar aqui como se desenrolou a aquisição, montagem e vôo deste aeromodelo RTF "made in china" que adquiri recentemente.
Há muito tempo vinha paquerando com este jato, pelo seu design diferente. Já havia inclusive conseguido planta para construí-lo... mas o tempo era muito excasso.
Navegando pela internet e por indicação de um colega, esbarrei no site da banana hobby (www.bananahobby.com) e encontrei esta belezura por um preço bem convidativo.

[img:71674c640c]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pxn58oZyLpdxtWqRDgs9fEoVjWLDIvWdOyYDxcvr1TaFynZlv8gTQGNA2F7gdSB8h_ZHMGAoHxqtmK54cXjKM2_yjjQ-rtHKK/su-47-2.jpg[/img:71674c640c]

[size=18:71674c640c][b:71674c640c]As especificações do fabricante:[/b:71674c640c][/size:71674c640c]

Envergadura = 1112mm
Comprimento = 1600mm
Peso em ordem de vôo = 2140g (dá um pouquinho mais: 2282g)
Sistema de propulsão = 2 ducted fan de 70mm com motor outrunner brushless.
Comandos = 16 micro servos de 9g high speed (baixa qualidade).
ESC = 2 ESC de 50A brushless.
Bateria = Lipo 6S 4000mAh 25C (fabricante não identificado).
Rádio e receptor = 2.4Ghz 8CH com alcance de 800m.

[size=18:71674c640c][b:71674c640c]A encomenda:[/b:71674c640c][/size:71674c640c]

Fui taxado pelo pessoal da receita, mas já esperava por isso, e já tinha contado com este valor no momento da compra. Só não esperava era que o pessoal da empresa que realizou a venda, apesar de não ter pedido, tivesse retirado a nota com um valor de 50% do valor real do aeromodelo! Então fica o alerta para quem for comprar com eles!

[img:71674c640c]http://public.blu.livefilestore.com/y1pVXwdmUX2VxrFMTmv_A7B5b1wz0EZtTGHuKjxxMaTooPOLAuy6eNNGzgdNucHk42yi94Em4URUfw6I9UvAV1Rqw/DSC03402.JPG[/img:71674c640c]
O aeromodelo vem muito bem embalado! A caixa externa de papelão é bem expessa e chegou intacta!

[img:71674c640c]http://public.blu.livefilestore.com/y1pSpXBvIVdqPap7jZbCaNXabSOVSsdtbRXfmRZxOKV29tKzz1MBnkGhjSi0pAWel_CB52oolQMSnX4VNrOkcn9aA/DSC03406.JPG[/img:71674c640c]

[img:71674c640c]http://public.blu.livefilestore.com/y1pE153oeZ41y6jJAJz-hYdZwClk0_JtHruNUX2y9t0ZrAGFu0Gx1kySWe90wMBL8muDLiviPq5PcDHAhDMIaoaPA/DSC03408.JPG[/img:71674c640c]

Todas as partes do aeromodelo são embaladas individualmente, em sacos plásticos lacrados. Tudo protegido com plástico bolha. A bateria vem muito bem acondicionada.

O transmissor e receptor foram substituídos tão logo a caixa foi aberta em função da qualidade dos mesmos. Só servem para park flyer e olhe lá! Ainda vou testá-lo!

Depois posto como ocorreu a montagem, que já está bem adiantada!
Disney

OBS.: Tentei postar na área de review, mas está bloqueada. Por isso estou colocando aqui. Caso os moderadores queiram, podem transferi-la para o local mais adequado.
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Megafly
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Mensagempor Megafly » 11 Mar 2011 12:39

Muito bom, eu estava de olho nesse modelo, dpendendo daquilo que você achar eu peço o meu.

Abraços.

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yorg
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Mensagempor yorg » 11 Mar 2011 23:39

Oilá pessoal....

Espero que a pouca experiência que tenho com o Berkut, possa colaborar de alguma forma...

Um amigo trouxe um da BananaHobby, e me pediu para ser seu "consultor".
Montei o modelo, tem coisas que gostei, outras nem tanto..... Jeito ching-ling de fabricar e de resolver coisas complexas de forma simples demais!
Fizemos 4 voos, todos muito curtos e com controle de voo dificil, isso quando conseguimos decolar....

Minhas considerações pessoais:

* O SU-47 (Berkut) verdadeiro, tem configuração aerodinâmica complexa e instável, necessitando de muito processamento computacional para que o avião seja pilotável. Somente a configuração de canards já é complexa, imaginem com mais uma asa de enflexamento negativo na conta....
* No kit do aeromodelo, os chinas resolveram a "mixagem" de canards, ailerons, profundores e vetores somente com Extensões e "Ys", todo controle de curso é feito de forma mecânica, nos horns e varetas de comandos.
* Conjunto de motores é muito forte, impressiona prá caramba! O modelo é ligeiramente pesado, e mesmo assim quer sair da mão dando todo motor!
* O comportamento no primeiro voo parecia que o CG estava atrasado (mesmo não estando), difícil de manter voo horizontal estável.
* Segundo voo com bateria mais adiantada (sem confiar na marcação de CG do manual. Voo instável da mesma forma, custou os trens de pousos quebrados....
* Terceiro voo nem contou como voo, e sim como tentativa... Mesmo reforçando internamente com metal os trens de pouso, eles não resistiram ao taxi e decolagem e o Berkut ficou com a barriga raspada....
* Outro ponto considerado no KIT é que os servos são MUITO MAL COLADOS!!!!!! Ocasionava "folga" na movimentação dos canards, dando a impressão de CG errado, era comandos errados mesmo! Consertamos....
* O quarto voo foi ao arremesso mesmo, pois tava sem trem de pouso..... O voo melhorou bastante, mas não dá para relaxar nada, mal conseguimos fazer um circuito sem tomar algum tipo de susto..... Lembrava de longe, o vídeo do BananaHobby..... Aliás, entendi porque demoraram tanto tempo para colocar o vídeo..... hehehehehe

Agora ele está parado na minha oficina esperando para eu fazer umas coisinhas nele, que darão trabalho, mas ainda acho que vale a pena:
- Trocar a fiação das ligações, para que possamos fazer as mixagens pelo rádio;
- Colocar GYRO para ajudar no controle dos canards, ou até assumir o controle;
- Reavaliar todos os servos instalados;
- Arrumar os trens de pouso, e forma mais definitiva....
- Dar um trato na aparência dele, já tá surradinho!

Eu tenho uma paixão antiga por este modelo, e talvez por isso ainda não deixei o dono pular em cima do avião.....

O avião não é fácil, mas não é impossivel de ser domado.... Vamos domá-lo????

Grande abraço, e vamos conversando........
Felipe Z Jorgensen
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Yensid
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Mensagempor Yensid » 12 Mar 2011 10:10

[quote:a720d98557="yorg"]Oilá pessoal....

Espero que a pouca experiência que tenho com o Berkut, possa colaborar de alguma forma...
...
O avião não é fácil, mas não é impossivel de ser domado.... Vamos domá-lo????

Grande abraço, e vamos conversando........[/quote:a720d98557]

Pois é Felipe, já algumas coisas estou modificando. O meu veio com controle vetorial nas turbinas. Só que os caras, apesar de haver servos independentes, não colocaram a opção para que possamos fazer a mixagem através do rádio e acionar apenas quando necessitar. Estou tentando (tá dando um trabalho!!!) identificar os fios (colados!!!) no interior da fuselagem para individualizar e fazer a mixagem pelo rádio!
Os canards e o vôo já imaginava que seriam difíceis. Tenho minhas dúvidas se o avião do vídeo deles tem a mesma montagem do que eles vendem (acredito que não!). Talvez até tenha gyro no controle dos canards para permitir um vôo tâo tranquilo.
O trem de pouso é outro ponto fraquíssimo neste aeromodelo! São de plásticos e acredito não resistirem à nossa pista, que é de terra!!! Mas vou tentar!!! A instalação, direta no isopor, outro erro grave! Um pouso mais forçado e acho que sai do outro lado. Além disso, como pode ser visto no vídeo e, só percebi os comentários quando já tinha feito a compra, as portas do trem de pouso tem problemas sérios para fechar. Estou tendo que reajustar todas utilizando os recursos do meu rádio para permitir que fiquem fechadas adequadamente! Não sei se vou conseguir.

Minha impressão inicial, mesmo sem ter voado (ou tentado!!!) o aeromodelo, é que não compensa compra RTF. O melhor seria comprar o Kit, e o interessado mesmo realizar a montagem.

Vou tentar refixar os servos antes mesmo do primeiro vôo!

Como é que você está pensando em abrir a fuselagem para realizar as modificações?

Você fez algum reforço na asa? Ou usou apenas aqueles toquinhos de plástico que vem no kit?
Estou pensando em colocar uma longarina de fibra de vidro no dorso e em cima da asa, amarrando-as e depois colando com epóxi 24h. O que você acha?

Tens algum vídeo dos vôos (ou tentativas) do seu Berkut?

Abraços!
Disney
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Mensagempor Megafly » 12 Mar 2011 17:17

Esses aeros são lindos, mas voar é outra coisa, eu comprei o Blackbird e o voo foi como descrito pelo Yorg, muito critico, os trens de pouso soltaram ja no taxi também.

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Mensagempor warne » 12 Mar 2011 21:03

Esse modelo deveria voar bem. Construí um modelo HarpyCat (asa voltadas para frente), e voava muito bem. Não estou comparando os modelos!KKKK! Só falando que a asa não muda muda coisa no voo.
Acho que se tivesse motores empurrando ao invés de turbina, voaria bem melhor. Não acredito que EDF simples possa levar um modelo como esse. Acho que o vídeo da loja é pura ilusão.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
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Mensagempor Yensid » 12 Mar 2011 23:09

[quote:ca90046369="warne"]
...Acho que se tivesse motores empurrando ao invés de turbina, voaria bem melhor. Não acredito que EDF simples possa levar um modelo como esse. Acho que o vídeo da loja é pura ilusão.
Abs
Warne[/quote:ca90046369]

Olá Warne! As EDF são suficientes para fazer o aeromodelo decolar. Existem outros vídeos, de pessoas que compraram e montaram este modelo no you tube. A questão maior é o ajuste do CG e das superfícies de comando... e isto estou pesquisando para ver o que consigo.

Existem pessoas que falam em usar giroscópio para auxiliar no vôo. Estou vendo que resultado chegaram. Agora, que o avião voado por eles no vídeo é diferente em termos de configuração do que é vendido, isto tenho certeza! Basta que analisemos esta foto, retirada do próprio site da Banana Hobby:

[img:ca90046369]http://public.blu.livefilestore.com/y1phBsoDYYmfRMyWpGNHiUFeY3NHQunRWmqYfXGlkFkPSyYFNd6lgDbH2ZIsVhxr_uqHNC-twKi9MDhgtbElgBWPg/Atua%C3%A7%C3%A3o%20dos%20canard_byBH.jpg[/img:ca90046369]
Como é que os canards estão nesta posição se as demais superfícies de comando estão em posição quase neutra????

No meu Berkut, para que o canard assuma esta posição da foto eu teria que estar com o comando dos ailerons totalmente acionado ou então com o comando de profundor cabrado ao máximo!!!

Será que isto é um configuração prévia de ângulo do canard? Ou eles usam giroscópio para controlar estas superfícies?

Perguntas que não querem calar????

Até mais!
Disney
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Mensagempor warne » 12 Mar 2011 23:29

Disney, você que estudou afundo sobre CG e tá tendo dificuldade para achar o CG certo, imagina o cara que só monta pelo manual?
Falando sobre a foto, só posso dizer que o pronfundor/elevon esquerdo esta também cabrado, pode observar de perto que o canard e o profundor/elevons estão fazendo a mesma função, o mesmo não posso dizer do outro lado, teria que ter uma foto de um ângulo mais alto.
Eu não entendi bem como é o sistema de linkagem do seu modelo!
Usa elevons, tailerons, profundor + canrds...
Abs
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Mensagempor warne » 13 Mar 2011 00:29

Vendo essas imagens fica difícil de entender como é a mixagem do modelo mesmo, segue as imagens! Pelo que parece, o canads trabalho independente, só tem a função cabrado e neutro mesmo.
Se o modelo estiver usando um giro, esse só é ligado aos ailerons.
[img:0d4b5736b7]http://site.bananahobby.com/retail/largepics/1904/9.jpg[/img:0d4b5736b7]
[img:0d4b5736b7]http://site.bananahobby.com/retail/largepics/1904/17.jpg[/img:0d4b5736b7]
[img:0d4b5736b7]http://site.bananahobby.com/retail/largepics/1904/7.jpg[/img:0d4b5736b7]
Vou assistir ao vídeo da loja, e tentar entender.
Abs
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Mensagempor yorg » 13 Mar 2011 01:19

Warne,

O Disney tá vendo coisas antes do que eu vi quando motei o Berkut, prá sorte dele!!!

O Su-47 não é uma configuração classica canard nem convencional. É a jução de ambas, com canard, asa principal e estabilizadores.
A configuração de comandos padrão RTF , é exatamente como você vê na primeira foto, que está sendo cabrado! Deixando os ailerons fora da observação, até porque não faria (e não farei na minha modificação) ele ter a atuação que vem de fábrica, o canard e profundor estão de acordo com a função de cabragem.
Nem comento que os vetores são de 360º, tem atuação quando comandados os ailerons, profundores e leme!!!!!! Tudo ligação na fiação de servos, sem chance de desligar nada pelo rádio!

Como disse antes, toda regulagem é mecânica. E eu observei no vídeo da Banana a inclinação principalmente dos profundores e canards quando o Japa parava de mexer os comandos.... hehehehehe É malandragem, mas assumindo que é o vídeo que o Berkut melhor voa, tentei fazer igual e tive resultados mais positivos.....

A minha idéia é a seguinte (e estou testando num J-10, asa delta com canards):
- Tenho a atuação de elevons da asa delta, vulgo mixagem de asinha....
- Os canards tem atuação somente por um servo, mixado com a função de profundor.
- Gyro com trava-cauda atuando no canard.
- Chave de 3 posições no rádio: (tenho um knob para trimar o canard)
1- Mixagem com profundor desligada. Voo para real trimagem do canard, sem atuação comandos aerodinamicos
2- Mixagem com profundor ligada. Voo para testar o ganho de manobrabilidade do avião com os canards atuantes
3- Aciona o gyro para manter o canard na HORIZONTAL, para manter o nariz do avião em situações de angulos de ataque elevados...... (é fácil achar fotos destes jatos reais pousando, com os canards "picando" e profundores "cabrando", impossivel de se fazer com este modelo pronto de fábrica)

Este teste funcionando, será aplicado o fundamento no Berkut.

Continuemos as discussões... Está sendo muito produtivo!!!!!

Abraços
Felipe Z Jorgensen
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Mensagempor Yensid » 15 Mar 2011 05:37

Bom dia a todos! São 05:24h e o sol ainda não surgiu aqui! Mas vamos continuar nossa discussão sobre esta aeronave ímpar! Vamos tentar colocá-la para voar e de preferência, que consigamos fazer vários vôos agradáveis e com um certo grau de adrenalina, por que não?!

O custo do aeromodelo RTF com rádio 8ch e controle vetorial foi, na época, U$409.90 com U$ 126.55 de postagem. Ao chegar no Brasil, fui taxado em mais R$ 170,00. O total do aeromodelo foi de R$ 1028,00. Aqui no Brasil já encontrei o mesmo jato sendo vendido por R$ 1800,00. A vantagem de comprar aqui é que podemos dividir o valor em suaves prestações!!!

Quando iniciei a montagem, não pensava em realizar review, mas como surgiram dificuldades e vim aqui pedir "ajuda aos universitários", vou fazer como se fosse (um review).

A montagem do conjunto é relativamente simples. São partes de isopor (foam) muito bem cortadas e pintadas, já adesivadas, que apresentam encaixes perfeitos, necessitando apenas um pouco de cola para serem fixadas no local.

[img:f290174d8e]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pdQAHddm3ccfzb1lBhUYfryxSzGpWNGMt3vWphu5L_fKV7r9RL4fRx_0VR_AoY1z-LS8T6QvzjFr3XMlN6FdxbPg36e2F9lHC/Partes%20do%20kit.jpg[/img:f290174d8e]


[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1pT_EONlX3HsiWoStK7wATxNsYWVuh-7t7xhAhGtwTly2gEQxcuJztXAnnac2UHpzjr1yIjSasAOp7g9US8kVmfg/DSC03472_partes.jpg[/img:f290174d8e]

Na imagem acima, o aeromodela já estava todo montado quando a fiz. Editei então e coloquei estes quadrados mostrando as diversas partes que compõe o kit e onde são unidos. Ou seja, sempre na união dos quadrados foi colocado cola e unidas as partes.
O adesivo que vocês vêem no dorso fui eu quem mandou fazer e apliquei! O aeromodelo é todo preto e fiz isso para diferenciar os dorso. Até que deu um charme à mais e uma personalizada!!!! :lol:

[size=18:f290174d8e][b:f290174d8e]O reforço nas asas:[/b:f290174d8e][/size:f290174d8e]

Após serem coladas, as asas recebem um reforço plástico "gigantesco" :evil: como pode ser visto na foto abaixo:
[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1ps_Yf9Li7zbYIbqS0N9wnB_bonROTxD7X1emMvm0fhfvCA0OwG2adTMrqJTFB79ed2Wyk2Z4RQ1UKw7eRJnzwOg/DSC03486.JPG[/img:f290174d8e]

Maneira de construir chinesa! Podemos ver que este pequeno reforço de plástico não deve fazer muita diferença. Apenas serve para garantir que a asa não descole, se muito!
Estive pesquisando no RC group e o pessoal de lá sugere colocar uma fita de fibra de carbono no dorso da asa, próximo ao bordo de ataque. Não tenho fibra de carbono disponível aqui em minha pobre choupana então, estou pensando em abrir um rasgo de ambos os lados da asa, desde a fuselagem até próximo à ponta da asa, e colocar varetas de fibra de vidro (que tenho disponível por aqui vendidas por quilo) amarradas uma à outra e coladas com epóxi 24h. Depois volto a pintar tudo de preto! Vai dar um bom reforço e acredito que não tira a estética do modelo.

Concluída a parte de colagem, devemos então realizar a montagem dos links dos servos.

Então começou a parte mais trabalhosa! Primeiro que o controle vetorial das turbinas, como já foi mencionado acima, é feito através de comandos diretos, ou seja, não existe independência ou mixagem que possa acioná-la no momento que o piloto desejar. Está sempre acionado! Não gostei desta configuração e fui destrinchar a fiação na busca de uma maneira de torná-la independente!
Outro grande problema é o fechamento das portas do trem de pouso. Não apresentam um mecanismo adequado. Este é feito através de um cordão amarrado no trem de pouso e na porta. Quando o trem de pous é recolhido, puxa a porta para fechá-la. Quando o trem de pouso é extendido, as molas existentes nas dobradiças, abrem a porta. Só que este mecanismo rudimentar apresenta um ajuste muito crítico. No meu aeromodelo, não veio ajustado adequadamente e, sempre que recolhia o trem de pouso as portas ficavam entre-abertas!!
Deu um trabalho incrível para realizar os ajustes e na bequilha tive que mudar o sistema, pois com o padrão deles não consegui um fechamento adequado.

[yt]PveDnCQWUzY[/yt]

Até mesmo no vídeo do fabricante, a porta da bequilha apresenta problemas, como mostra esta imagem abaixo extraída do vídeo deles:

[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1pbB3MmWEchchXveFIrRAq5rWryFRkjZNIktlof11CHP2PUNcN62C0xwWwSFigjT5oYiolKTOp8WQONVBjFHSzUA/SU-47_tampa%20do%20trem%20n%C3%A3o%20fecha_002a.jpg[/img:f290174d8e]

Surgiu uma dúvida como é feita a ligação dos servos e suas mixagens. O esquema abaixo foi retirado do próprio manua e mostra como ele é feito, através de fios, não permitindo mixagens individuais do canard, como observou o colega Felipe.
[img:f290174d8e]http://public.blu.livefilestore.com/y1p_QNvCha2X6bCKfThVpLPqSgaOb2dJXlUBPuN_OUh6dVSQqnWReWjTdnpJxK0T47IGA7OC1a7sd1OttNrFjHpnA/su47%20servos.jpg[/img:f290174d8e]
Os servos mais à direita são canard, em seguida ailerons e por último os profundores! A mixagem dos canards é feita por fio!!!!

[size=18:f290174d8e][b:f290174d8e]O teste de resistência:[/b:f290174d8e][/size:f290174d8e]

Como falei, minha maior dúvida era quanto à resistência dos trens de pouso à nossa pista, que é de terra. Então, neste fim de semana, após concluir os trabalhos de montagem, levei o "bichim" para um teste inicial na pista. O resultado foi este:

[yt]M0O7c9621ZU[/yt]

Decolar não decolou, apesar de eu ter acelerado ao máximo e cabrado tudo o que podia. "Nem molgou!!!" (como se fala na minha terra) O CG estava na posição prevista pelo manual. Concluo que tenho que atrasar um pouco mais este CG. No RC group fala-se em atrasar o CG de 0,5 à 1,5cm da posição definida pela fábrica. Vou iniciar com 0,5cm e verificar como fica!

Agora fico feliz em encontrar vídeos como este aqui, que não é do vendedor e o avião voou bem e fez um pouso muito bom, no meu modo de ver.

[yt]rsRlYIN_oaA[/yt]

Vamos continuar trabalhando. Consertar o que foi danificado e colocar o bichim na pista de novo!
Depois posto mais novidades!
estou aguardando ajuda do caros colegas. E os comentários também! Podem opinar!!! :lol:
Disney
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Mensagempor warne » 15 Mar 2011 10:41

Putz! Parece a mesma configuração de mixagem de uma asa de combate (elevons). Sendo assim, esse modelo pode ser usado com um radio de 4 canais que tenha mixagem! Coisa de louco esses chinas!!hehehe
Como não entendo de jatos grandes, mas imagino que cada conjuto (canard, aileron, elevons/profundor e leme), deveria ser locado em um canal do rx, onde deveria haver a mixagem via rádio. Fazendo assim os acertos de dual/triple rates, exponencial e outras coisa mais que não entendo. Para isso teria que ter um rádio de pelo menos 7 canais.
Acho que uma boa era olhar a configuração do SU34, que usa um rádio de 8 canais.
Não entendo o idioma do vídeo, mas o cara é meio bagunçado na instalação da fiação!heheh
Acompanhando.
Warne
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Mensagempor Rafael Ritter » 15 Mar 2011 11:07

Olá Disney, acabei de ler todo o tópico e gostei muito desse Sukhoi. Tenho uma biblioteca com modelos que pretendo um dia construir e esse aí foi um dos primeiros que coloquei lá. Infelizmente projetos mais simples acabam passando na frente, enfim...

Quanto ao uso de giroscópios, um jato desses merece esse tipo de suporte para que o vôo não seja um tormento.

Apesar de voar meu Nemesis sem auxílio, tenho um Fokker Dr.1 que não tiro do chão sem um gyrozinho.

O sistema de propulsão e superfícies de comando do SU-47 são complexos. Além da asa invertida, que em princípio não seria o mais crítico, como disse o Warne, temos canards e propulsão vetorizada, além dos profundores.

Desconheço como isso tudo trabalha junto, então vou dar pitaco. Acho que o fato de o avião não ter decolado não se deve ao CG. Acho mais provável que tenha sido "perca" (como diz um amigo meu) de potência devido a uma EDF desbalanceada ou então problema de mixagem.

No vídeo do outro SU que postaste dá pra ver que ele decola em espaço relativamente curto e sobe bem na vertical, denotando potência de sobra. Deve ter algum rolo aí. Espero que dê tudo certo, afinal foi um investimento e tanto.

Abraço!
Rafael Ritter

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Mensagempor Yensid » 15 Mar 2011 11:25

[quote:aebe329943="Rafael Ritter"]...

Quanto ao uso de giroscópios, um jato desses merece esse tipo de suporte para que o vôo não seja um tormento.

Apesar de voar meu Nemesis sem auxílio, tenho um Fokker Dr.1 que não tiro do chão sem um gyrozinho.

...Acho mais provável que tenha sido "perca" (como diz um amigo meu) de potência devido a uma EDF desbalanceada ou então problema de mixagem.

No vídeo do outro SU que postaste dá pra ver que ele decola em espaço relativamente curto e sobe bem na vertical...

Rafael Ritter[/quote:aebe329943]

O nemesis é outro avião que tenho planos de construir!!! Tá na minha lista!!!

Quanto ao CG, hoje fui dar uma olhada e estava adiantado... nem na posição da fábrica consegui colocar! Na hora do teste houve um imprevisto e os ESC's não ligaram. Tive que retirar tudo da cabine e rever a fiação (um monte de fio!!!) Descobri que o fio dos ESC's estava desligado! Religuei tudo e na hora de colocar, não reposicionei a bateria adequadamente. Ela teria que ter entrado mais na fuselagem e com isso o CG fico adiantado. Vou reajustar!!!

Quanto a questão de balanceamento dos EDF's, não tenho experiência e não sei como checar. Como já veio montado, espero que esteja tudo ok. Agora, ao ligá-las no máximo, não sinto vibração excessiva!

Outro ponto que hoje estive vendo é o posicionamento do trem de pouso. Acho que eles são montados muito atrás do CG e isso deve dificultar um pouco a decolagem. Mas como é uma aeronave ímpar, que tem os canards à frente para ajudar na decolagem, e como já houveram outras que decolaram com uma certa facilidade, vai ficar assim mesmo!

Também nossa pistinha não ajuda! É de terra, enquanto que a do vídeo é asfalto! o atrito na nossa é muito maior e isso, com certeza prejudica a decolagem!

Mas vou continuar estudando, ajustando e tentando! Um dia minha sorte chegará! Ou, quer dizer, meu maiden chegará!!! :lol: :lol: :lol:

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Mensagempor Megafly » 15 Mar 2011 11:26

Yensid, eu não colocaria esse aero em uma pista de terra, esses aeros são bem frageis pra esse tipo de pista, eu ja vei um J10 com configuração canard, e pra decolar eu tinha que dar muito comando pro aero "descolar" do chão, outra coisa, de uma olhada no angulo do aero durante a corrida, se ele correr com o nariz pra cima OK, do contrario ele não decola mesmo, oque você tem que ter em mente é que esse aero só tem a força relativa do ar passando nos comandos, não tem a helice soprando ar, então geralmente jatos, (eletricos ou não), precisam de muito comando na hora de decolar porque estao mais lentos, mas depois de embalado precisam de muito pouco.

Abraços e boa sorte.

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Mensagempor isaque » 15 Mar 2011 12:53

Talvez seria bem interessante rever a angulação dele como o amigo acima mencionou, e ativar um Dual Rate para a decolagem, apos decolagem desligar para fica com o comando suave....so uma idéia..

abraço

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Mensagempor Yensid » 15 Mar 2011 13:34

[quote:6dd5e3c958="Megafly"]Yensid, eu não colocaria esse aero em uma pista de terra, esses aeros são bem frageis pra esse tipo de pista...

Abraços e boa sorte.[/quote:6dd5e3c958]

Fazer o quê MEGAFLY se só tenho pista de terra por aqui? A pista asfaltada mais próxima fica à 60Km de minha cidade! Colocar para voar na BR? Muito perigoso! Depois passa uma carreta por cima e o prejuízo é maior :cry: !

Obrigado pelas dicas do nariz do aeromodelo! Realmente, ele correu com o nariz enfiado no chão, praticamente! CG adiantado demais!

Vamos tentando com o que temos!
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[b:6dd5e3c958]Em tempo:[/b:6dd5e3c958]
Olha aí mais um vídeo do aeromodelo, com um pouso perfeito e apenas funcionando uma turbina!!!!

[yt]bwWFNvs1kn0[/yt]

Bye!
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Mensagempor Yensid » 15 Mar 2011 18:47

[size=18:de9ecc2193][b:de9ecc2193]O coração da criança![/b:de9ecc2193][/size:de9ecc2193]

Como tive de abrir o interior da fuselagem para encontrar os fios de controle dos servos do sistema vetorial, aproveitei para realizar algumas fotos das EDF's e seus motores, bem como dos ESC's. Estão à seguir:

[img:de9ecc2193]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1p4GZLP1Q2dM3hSb_wcnOBD7NcIRIgwj9r79lUE17sR1D8SOyLDsxYwXn6jxufb76RJFbhsVjv92W1_AWTk04sZCetu1t0lsJ6/DSC03499_detalhe.jpg[/img:de9ecc2193]

[img:de9ecc2193]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pD0MrD_JoX9ZKFtnw3XEzLACDucO01JTXAlwmnfwQfkkBkRZHw0esZNgdMqQtIEbvdpnqe_FCbs06W841bEpDT4MR4kx99tUE/DSC03500.JPG[/img:de9ecc2193]

[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1p149Bqm2SDus2m3FDehH15xJRPi9e8m1XnYaxrvUH5TigXMghQiH-ingC9VMLALdGFEfySH6rldmtWgMlXBTjeA/DSC03496.JPG[/img:de9ecc2193]

Detalhe dos ESC's:
[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1pMt8MAi1MzFsxQf78bg6vHBzf8LDc0k4e8NaWkUrbw35g8yvcsE75uL-8r6i347mVJs6rq_fSBAXno8nzni0_Xw/DSC03498.JPG[/img:de9ecc2193]

Agora a montagem deles deixa a desejar! Vejam os fios de alimentação dos ESC's no meio da saída de ar!! Deve alterar alguma coisa! Pequenos detalhes que poderiam ser cuidados com mais atenção. Por isso não indico a compra do aeromodelo RTF!
[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1p5LqdbU0Cl2NzeSzv1R2xl3XXECE12JtoZBxSkH-d99nkFL2KCuywOdFkHg5Mcu6CGS29RQW5XOZGTWo-4YYFSw/DSC03501.JPG[/img:de9ecc2193]

Este lado foi montado adequadamente!
[img:de9ecc2193]http://public.blu.livefilestore.com/y1pmls4DXcbR3FthhHYNBrXob4B7b9bzlTR9YpemcURtJyAWRrI4GkAZSMiWx54xn6z92uzbxLzRpSE8s34zbE3xA/DSC03502.JPG[/img:de9ecc2193]

Estou mais tranquilo porque tenho encontrado várias pessoas que conseguiram montar e voar bem este aeromodelo, com pouso bons, até mesmo em pista de grama. Por isso, acredito que só preciso ler um pouco mais e realizar os ajustes necessários!

Vou manter a postagem em dia!
Disney
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Mensagempor allanhc » 15 Mar 2011 23:36

Disney. Te desejo o máximo de boa sorte pois quero muito fer voando.
Eu desanimei um pouco depois dos seus comentários, mas adorei o que o warne escreveu. HarpiaCat.
Meu próximo projeto!

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Mensagempor Yensid » 16 Mar 2011 11:02

[quote:c4f7943ac0="allanhc"]Disney. Te desejo o máximo de boa sorte pois quero muito ver voando.
Eu desanimei um pouco depois dos seus comentários, mas adorei o que o warne escreveu. HarpiaCat.
Meu próximo projeto![/quote:c4f7943ac0]

Allan, não devemos desanimar nos primeiros obstáculos! É claro que ao comprarmos um aeromodelo RTF esperamos apenas montá-lo e partir para a pista para o primeiro vôo. Mas infelismente, nem sempre é assim... ainda mais quando se trata de um produto fabricado na china, onde o controle de qualidade é débil, encontramos estes probleminhas.

Mas fico feliz porque sei que o aeromodelo é capaz de voar com a configuração que possui. Isto já me conforta!

Conclui a leitura das 62 páginas do RC Groups relacionadas a este aeromodelo em particular, e cheguei às seguintes conclusões:

1. O ajuste do CG não é conforme previsto pelo fabricante/vendedor, que seria de 20mm. Quando colocado o CG em 30mm o aeromodelo voa com nariz pesado e precisa ser ajustado o ângulo do canard e do profundor para um vôo nivelado. Quando o CG é colocado em 35mm o aeromodelo fica com peso de cauda! Pelo que concluíram ser o ideal "32,5mm" :roll: uma configuração difícil e crítica de se conseguir. [i:c4f7943ac0][b:c4f7943ac0]Por isso vou iniciar a minha configuração com CG à 30mm do encontro das asas![/b:c4f7943ac0][/i:c4f7943ac0]

[img:c4f7943ac0]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1psKQztwGZUVYx658wc9Q1rAgcz_Jr_gLEfNIyPUCJDbdwEyLt2mMZ300NLDRY4h909ec9erEkZFgRzDeI3FRkI6mPeujLfLj6/CG.jpg[/img:c4f7943ac0]

Detalhe da posição ideal do CG:
[img:c4f7943ac0]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pkTJ3F7l0ykDnm3bLyKY4i3uHAi0d_IvLT7uunpNBX7cMowYiB-fcrp1yc2cry7_W8Wdzy2vmFWRL__h0Q-r1V6ifqg8ZueCD/CG_detalhe.jpg[/img:c4f7943ac0]

2. Os trens de pouso são um problema constante. Qualquer obstáculo e eles são arrancados ou quebram. Retirei os meus e estou colando um pedaço de compensado para servir de suporte, onde vou parafusá-los. Vamos ver se ficam mais resistentes!

3. O aeromodelo bate asas na configuração original. O pessoal do RCgroups sugere colocar varetas de fibra de carbono no dorso das asas para resolver o problema. Como não tenho disponível, vou no jeitinho brasileiro. Colocarei duas varetas de 2mm de fibra de vidro em cada asa, de ambos os lados, amarradas uma à outra!

4. Existe a necessidade imperiosa de usar dual rate e exponencial nos controles para que a pilotagem torne-se mais tranquila. Também fou configura meu rádio de acordo com a melhor configuração que encontrei por lá.

5. Existem 3 configurações de controle das superfícies de comando possíveis. Segundo o que vi, a melhor delas é canards atuando junto com profundores para picar e cabra o aeromodelo e canards, ailerons e profundores para os rolamentos à direita e esquerda. Para realizar este tipo de configuração fica mais fácil quando adquire-se o aeromodelo ARF e realizamos a montagem, pois o corpo da fuselagem vem aberto e podemos realizar as ligações ao nosso modo. Como o meu é um RTF vou verificar se posso alterar a configuração da fiação e deixá-lo desta forma que especifiquei. Caso não consiga, vai da forma como veio de fábrica, que é uma das configurações possíveis e voáveis.

6. Alguns aeromodelistas do RCgroups tem falado no uso de gyro para este aeromodelo. Mas também haveria a necessidade de abrir o corpo do aeromodelo para montar a fiação de forma adequada, o que não me é possível no momento. Este é um ponto bastante controverso e que tem gerado debates acalorados entre os integrantes do fórum. Quem já voou o Berkut, o fez sem giroscópio!

7. É uma aeronave de design ímpar, e por isso, de ajustes mais críticos! Mas que deve dar um grande prazer ao ser colocada no ar, isso deve dar! Espero conseguir!!!

Até mais!
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Mensagempor allanhc » 16 Mar 2011 13:40

O disney.. não é bem assim. Não desisti dele para sempre.
Pelo contrário, ainda tentarei no futuro, mas as complicações me fizeram escolher pelo HarpyCat (apaixonei por ele assim como pelo su-47).

Sou doido por essas asas invertidas e o HarpyCat tbm possui. Alem disso, pelos comentários ele parece ser excelente de voo.

Num futuro que não vejo muito perto, pretendo sim ter um SU-47 (se possível de verdade... rsrsrsrsrsr). Adoro essa aeronave, assim como quase todos os SU.

Bom que conseguiu achar dicas valiosas... Continuo desejando bons voos nessa maquina maravilhosa q vc tem e continuarei acompanhando ate os videos finais com ele voando com perfeição.

Abraços

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Mensagempor Yensid » 16 Mar 2011 13:55

[size=18:dac6d0d5dd][b:dac6d0d5dd]E vamos melhorando o aeromodelo para o primeiro vôo:[/b:dac6d0d5dd][/size:dac6d0d5dd]

Hoje realizei alguns trabalhos no Berkut. Seguem algumas fotos...

A bequilha que foi arrancada no teste de resitência que fiz, na nossa pista:
[img:dac6d0d5dd]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pB9QNTtFi1U4m1mPEdJ5-s9y65xJY0EtUP1OPwRaSnQSHIXKwTK5prdkt7imf3-9IBn-6MIobF8S9hBCidkVq1ugrzlqgOero/DSC03519.JPG[/img:dac6d0d5dd]

O local onde o trem de pouso estava colado:
[img:dac6d0d5dd]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pNq9dNZo5lGf6J0FUvtWMcfVHwaIb9gLP86vyFKC1l2zCCOzVuLrCS7hCcniLBd417vTkxdIMdL-N_sxdPUWdtAs0Jp-pgzUV/DSC03520.JPG[/img:dac6d0d5dd]
Olhem os pontos onde havia fixação!!! Até na cola eles economizam! Só pode é não resistir à menor tração!

O "horn" do controle vetorial que simplesmente quebrou. Não houve pancada em nenhum objeto durante o percurso, pelo menos visível. Vou ter que consertar!
[img:dac6d0d5dd]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1poYEjugCQ-RW2xsESHiWNWaG6PlfsuDYMbj6YOdOX3rfY5b8pFM95A4AA4UFIJKLTBck7G4nhFcvtAPvFZYtcbyLue3NyZ2FN/DSC03521.JPG[/img:dac6d0d5dd]

Abri pequenos rasgos com o ferro de soldar, de 2x2,5mm aproximadamente, em ambos os lados da duas asas para colar as varetas de fibra de vidro.
[img:dac6d0d5dd]http://public.blu.livefilestore.com/y1pi1PApnZGI0UTj8e4LhwByDQvTZ3D4nYvfp3DXLVhv5GMwyTxbyzt3YK52i3JjYS5FzB45kBOXziZfncx5M4oLw/DSC03524.JPG[/img:dac6d0d5dd]

Rasgos já abertos, com a vareta de fibra de vidro no local, colada com epóxi 24h:
[img:dac6d0d5dd]http://public.blu.livefilestore.com/y1pQVDkAdXhBvcrzslB98YyfCTjl9-Q98_oC7T1LysgPcJwtwJ4GGwDwl_hisfHldti6oOswualWZUBrjZ7zWAwsg/DSC03525.JPG[/img:dac6d0d5dd]

As sugestões de ajustes das superfícies de comando pelos aeromodelistas do RCgroups são estas apresentadas abaixo:

Ajuste do ângulo do canard para vôo nivelado (CG=30mm):
[img:dac6d0d5dd]http://public.blu.livefilestore.com/y1pWyYDHFXxHwYB6Yw8IDJGr5-tC2FdBPkYiLl7zmDjLVP2iPGCImpABbx5n4_YNeQ6DDlZOw9gsc_NjirrDJF5lQ/Ajuste_Canard%20position%20for%20level%20flight.jpg[/img:dac6d0d5dd]

Ajuste do profundor para vôo nivelado (CG=30mm):
[img:dac6d0d5dd]http://public.blu.livefilestore.com/y1pdAc-aiWQCpPDKTufMx_N3GGJhYRD5sfdYhJuJpv9Z7uWLMbydG-kEY4LjuUxoK84n_bytw68zdVhO9LCC8jvyw/Ajuste_Elevator%20position%20for%20level%20flight.jpg[/img:dac6d0d5dd]

Posição das superfícies quando aeronave encontra-se cabrada:
[img:dac6d0d5dd]http://public.blu.livefilestore.com/y1pO7M-mu4ZXRqHnck1Tm-aR40wLyH8FUxABnGuEkYhgQoQWM0zsAE8w3GlmruTdXk8ahA9Hnbg0g8wogIglZwNUw/Ajuste_Up%20elevator%20stick.jpg[/img:dac6d0d5dd]

Posição das superfícies quando aeronave está realizando rolamento à esquerda:
[img:dac6d0d5dd]http://public.blu.livefilestore.com/y1p35CgNNiGBfEcWPbYorLlrJ38fUIo8GmgVbcOqpdqpYS4-KStWjCFSadM4C0UiMPo3OSs6G8kF7Y3wz-8rwB_KQ/Ajuste_Roll%20to%20the%20left.jpg[/img:dac6d0d5dd]

Posição das superfícies quando aeronave está realizando rolamento à direita:
[img:dac6d0d5dd]http://public.blu.livefilestore.com/y1pejyJDBxtXrIKMn8_WSJ7R6m8_DZPcz0ozVtnL7i9VtcS8mHV3Rten9NojuxbXGBkIhL760gZC05c8bnsGqjvHg/Ajuste_Roll%20to%20right.jpg[/img:dac6d0d5dd]

Aguardem mais novidades!!!
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Mensagempor Yensid » 16 Mar 2011 14:42

[quote:2a0555459e="Rafael Ritter"]
...
Quanto ao uso de giroscópios, um jato desses merece esse tipo de suporte para que o vôo não seja um tormento.

Apesar de voar meu Nemesis sem auxílio, tenho um Fokker Dr.1 que não tiro do chão sem um gyrozinho.
...
Abraço!
Rafael Ritter[/quote:2a0555459e]

Grande Rafael, obrigado por sua participação! Gostaria que, se possível for, você nos brindasse com mais informações sobre o uso de giroscópio em aviões, já que você tem experiência no assunto.

Se tiver algum vídeo que demonstre a melhoria do vôo ao usar este auxílio, seria de grande valia!

Fico aguardando alguma informação sua ou de algum outro colega que também tenha este tipo de experiência e queira dividi-la conosco.

Um forte abraço!
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Mensagempor allanhc » 16 Mar 2011 14:52

Bicando um pouco sua mensagem pro Rafael.
Video eu conheço um do Dave Powers com um SU-35 tentando High Alpha.

Da um olhada ai. Esse dai é um outro jato que sou louco pra construir.

[yt]1_Eh3pMC-1o[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=1_Eh3pMC-1o
De acordo com Machado, "agora engenheiro, piloto e aeromodelista".
Voando Zagi e ScoutCessna. Novo projeto em mente.

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Mensagempor Yensid » 16 Mar 2011 15:05

[size=18:09859efe88][b:09859efe88]A posição do trem de pouso:[/b:09859efe88][/size:09859efe88]

Ao analisar a construção deste aeromodelo, deparei-me com um posicionamento de trem de pouso que vai de encontro ao que aprendi na construção do "finado MIRAGEM" ([url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=91446&postdays=&postorder=asc&start=0[/url]).

Naquela construção, Romulo de Passo Fundo - RS (RGMANICA) escreveu: "Ponto do trem de pouso. Se convencional, deve ficar de 10° a 20° pra frente do CG. Se triciclo, pra trás. Assim o momento de cauda pra decolar é bastante reduzido."

[img:09859efe88]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pDWPq3vgGswGG_yAE6y3HB7XWtKvHE_zNYlDdc_FnfdkmXdIm94LmsQJaTvXVA6RXYWL02ER6RwmX7g_s0f5a_0aHA7xOU0Yj/%C3%A2ngulo%20do%20trem%20de%20pouso.jpg[/img:09859efe88]

Na imagem acima, o ângulo em que foi posicionado o trem de pouso, que é triciclo, é de cerca de 49 graus!!! E ja mostrei em alguns vídeos que o aeromodelo decola até mesmo com uma certa facilidade!

Nos jatos aquela regra não se aplica? Como explicar a fácil decolagem, apesar do grande ângulo de posicionamento dos trens de pouso? São perguntas que me martelam o juízo e que não sei responder!

:?:
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