AMX da HK

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fabiofleal
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AMX da HK

Mensagem por fabiofleal »

Salve, meu povo.
Vivo dizendo que nunca mais vou comprar avioes e vivo comprando eles, cada vez com uma esperança nova. Não é que tive algumas boas surpresas com aquele AMX RTF da HK ?

Por conta do "tamanho" do pcaote, eles so mandam por um frete que custa mais que os 60 dolares do aviao. Mesmo assim, vale a pena, porque é rapido.

Falando em rapidez, pude confirmar ao vivo o que tinha visto nos videos. Este aviao tem uma relação peso-potencia muito boa sem cair naquela armadilha dos setups "beberroes" que viram uma bola de neve entre peso e potencia. É muito pratico, pequeno e indestrutivel: Nos 2 primeiros voos ele se estatelou no chao. Danos ? 2 asas soltas. 5 minutos de epoxi depois, estava voando de novo.

Todo o trabalho neste aviao se resuma a colocar o rx, linkar os servos e colar asas e estabilizadores. ja vem tudo nele: EDF com motor, ESC programado (E bom - nao engasga em baixas rpm's - roda liso, liso), servos instalados, enfim: Um aviao p/ levra na mala do carro naquele feriadao.

Maaaaas, aviao comprado sempre tem que ter um "mas". Nao vem com trem de pouso. Là fora a turma gosta de jogar da mao e pousar na grama. Como isso nao entra na minha cabeça, nada contra quem o faz, tratei de fazer um trenzinho de pouso p/ ele e deixo aqui o "how to do it" p/ quem queira fazer o mesmo. Vale a pena. Ouvir este pequeno notavel taxiando é algo fantastico, principalmente em baixas rpm´s, onde o som dele lembra muito o do AMX real, p/ aqueles que tb já viram ao vivo. Vamos às fotos.
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Bequilha

Mensagem por fabiofleal »

A primeira coisa a se cuidar é da velha placa de dissipação de energia. Como o aero pesa só 345g RTF com trem, pode ser so um cartaozinho. A "furadeira" manual é um eletrodo de solda p/ inox dobrado á mão e ralado no chao.

Depois, com arame de pesca de 2mm dobrado com alicates, sendo de pontas (ou "de bico"), vamos dobrando a perna da bequilha, considerando: Fazer a alavanca na propria perna (menos uma peça) e seguindo conceito da bequlha do AMX, que tem um angulo de caster, semelhante ao que existe em rodas de carrinhos de supermercado. Isto ajuda muito na corrida p/ decolagem, porque deixa a triquilha "auto-estabilizante".

Todos os retentores sao de tubos de carga de caneta e tubinho de pirulito. reciclagem sempre. Gambiarra, jamais!
Anexos
02062011564.jpg
02062011564.jpg (23.28 KiB) Exibido 3757 vezes
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Bequilha

Mensagem por fabiofleal »

Este é o jeitao da bequilha do AMX. Por se tratar de um aviao muito pequeno com uma bateraia menor ainda (850mAh 20C), toda redução de peso é pouca. Então, o trem de pouso só terá de fiel as alturas e angulos. Ate a proporção das rodas com o aviao vai ter q ser um pouco diferente, senao ele vai "empacar" nas pedrinhas da pista.
Anexos
AMX cores do mini.jpg
AMX cores do mini.jpg (35.9 KiB) Exibido 3744 vezes
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Mancal da bequilha

Mensagem por fabiofleal »

Placa, perna e retentores feito, vamos ao mancal, a parte mais critica da bequilha. nao faz sentido um aviao tao pequeno ficar exigindo manutencao toda hota. alías, nenhum aviao elétrico deve ser assim, p/ continuar dentro da filosofia da praticidade (voou, guardou, inspecionou, voou de novo).

O, p/ uma ancoragem de bequilha ficar legal, os mancais dela devem ficar o mais longe possivel um do outro, na vertical, p/ aguentar o tranco do momento que a bequilha sofre (componente da pencada paralela à fuselagem vezes o comprimento visivel da perna).

Os mancais, como ja visto, sao de cartao de credito, furados no diametro exato da perna p/ evitar acelerações que, com o tempo, alargam os furos antes da hora por "microimpactos". P/ separa-los, balsa endurecida com CA (superbonder) e com as fibras dispostas a 90º do sentido do esforço, ou seja, "atarvessadas" em relação ao aviao. a balsa é colada com epoxi sem economia, p/ aguentar o tranco.
Postos os retentores no lugar, a bequilha está pronta p/ ser instalada. As sobras de cartao em volta da balsa e as laterais da mesa sao "besuntadas" de epoxi e inseridas em um recorte bem justo na fuselagem. Toda a linkagem fica fora do aviao. Maxer dentro de um aviao de menos de 5cm de largura não está com nada...
Anexos
02062011570.jpg
02062011570.jpg (36.18 KiB) Exibido 3724 vezes
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02062011572.jpg (26.92 KiB) Exibido 3724 vezes
02062011569.jpg
02062011569.jpg (27.82 KiB) Exibido 3724 vezes
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Trem principal

Mensagem por fabiofleal »

O trem principal deu um pouco mais de trabalho p/ bolar, mas no final funcionou: Por sorte, o AMX tem pontos que favorecem encaixes do trem em locais muito parecidos com o real. Assim, foi possivel manter os angulos bem proximos.

Um pedaço de PET vincado à mão se encaixa em uma dos vincos que a fuselagem tem. Neste vinco do PET vai a perna do trem, feita do mesmo arame da bequilha e presa por fios de caixa de telefone, aqueles que os caras das Cias telefonicas largam pelo chao ao mexer nas caixas na rua...

A unica funcao do fio é manter o arame na posição. Quem vai levar o tranco mesmo é o vinco da fuselagem. Mas como a resistencia dos materiais é medida em esforço por unidade de área, é preciso "dissipar" um pouco essa tensão. Por isto, o uso do PET, senao o arame pode entrar no EPO.

A placa plastica foi presa com cola quente, mesmo. Já estava com muito sono quando fiz isto.
Mas o grande "segurador" de impactos, mesmo, esta mais à frente: Um cubinho de balsa endurecida com CA, inserido na fuselagem e colado à mesma com epoxi. A parte final da perna do trem é dobrada p/ cima e entra neste cubo de balsa. É este esqueminha que vai impedir o giro do trem tanto na direção "abre/fecha" como "p/ frente / p/ tras".

A foto mostra tudo isso depois de pronto. É muito mais simpldes que a minha explicação, embora ela seja necessaria p/ que se entenda porque foi feito desta forma. Se vc usar materiais alternativos com criterio, tem os resultados que precisa.
Anexos
05062011606.jpg
05062011606.jpg (22.83 KiB) Exibido 3703 vezes
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Mensagem por fabiofleal »

Como a foto mostra, os retentores das rodas sao de PET tb, fixados com um pingo de CA.

É importante colocar os fios nas posições mostradas p/ que eles funcionam corretamente. O que está na cruva força um giro em torno da mesma, que é "travado" pelo outro fio e os 2 juntos evitam que o trem suba ou saia do vinco e tb aliviam o os impactos que chegariam "secos" ate a cola CA que esta na balsa, na parte final (ou inicial) da perna do trem.


Bom, pessoal, É isto. No começo, tinha feito com um arame 6g mais leve, mas no primeiro voo vi que nao valeu à pena. O trem ficou com muito efeito mola e jogou o AMX violentamente p/ cima, fazendo ele rolar e perder uma asa.

Hoje testei este novo trem, claro em uma pista apropriada. estes avioes pequenos e rapidos exigem muito espaço p/ pousar porque precisam de uma rampa suave, já que o minimo vento os tira com tudo da trajetoria. É meio loucura querer taxiar e pousar um aviao tão pequeno. Mas com um pouco de dedo e um bocado de vontade, é possivel.

Assim que arrumar quem queira ir na pista comigo, posto um video do voo dele.

Abraço a todos.
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fabiofleal
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Leme e servo

Mensagem por fabiofleal »

Ooops! Ia esquecendo do leme e da linkagem. Sem ele seria impossivel pousar na pista perfeita hoje. O vento nao ia deixar...

Aqui, nada de novo: Um recortezinho onde o servo se encaixa e é colado com epoxi e o velho sistema z-link com o arame preso a um tubinho plastico proprio p/ linkagem (tem em lojas de aero), resto mortal do meu tucaninho da HD.

Os arranhoes da foto 05062011608.jpg são as cicatrizes do 1º pouso dele.
Anexos
05062011607.jpg
05062011607.jpg (22.98 KiB) Exibido 3644 vezes
05062011609.jpg
05062011609.jpg (24.91 KiB) Exibido 3644 vezes
05062011608.jpg
05062011608.jpg (23.67 KiB) Exibido 3644 vezes
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...

Mensagem por fabiofleal »

Finalizando a parte do leme, o horn foi feito com o que sobrou daquele mesmo cartao. O arame do z-link é preso à haste plastica por linha de costura com CA.

A material do qual este este aviao é feito permite que se faça "living hinges", que sao dobradiças feitas do proprio material, através de uma redução local de espessura. Ficam todas inteiriças, o que não é ideal por permitir a propagação de trincas, mas nada que uma inspeção pre-voo não previna. Assim, foi só cortar e virar o leme, na hora.

P/ finalizar, o descanso do "guerreiro" após um dia de voo, junto aos mais velhos.
Anexos
05062011605.jpg
05062011605.jpg (36.81 KiB) Exibido 3635 vezes
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betomeconi
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Re: Bequilha

Mensagem por betomeconi »

[quote:973e90650e="fabiofleal"]Todos os retentores sao de tubos de carga de caneta e tubinho de pirulito. reciclagem sempre. Gambiarra, jamais![/quote:973e90650e]

Eu teria outra frese, "Gambiarra especialidade da Casa!" :D :D

Deixando a brincadeira de lado, como e o vôo do aero? Se possível posta um vídeo aí pra gente!
Outra coisa o leme original não é móvel?
Abraços e bons.
Beto!
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Nem sempre. Gambiarra é improviso, a coisa feita de qq jeito. Não é o meu caso, se vc observar as explicações tecnicas por tras. Tem 2 jeitos de reciclar materiais p/ fazer aeros: O que da certo, feito com criterio e a gambiarra, que te deixa na mao da sorte e uma hora dá errado.

Assim que convencer alguem bom de camera a ir comigo lá na pista eu coloco o video.

O voo dele é tipico de jatos EDF: Mantendo a velocidade, é tranquilo. Ele é bem rapido e, assim que passa por vc já esta quase no horizonte. Mesmo após um voo longo e a 75% de motor o tempo todo hoje, a bateria nem esquentou. O bom é que é asa alta, então é bem mais estavel que um Mirage ou Learjet EDF e se ele ameaçar baixar demais uma asa, vc recupera facil, porque com o anedro, ele responde rapido. O tuneau dele é 100% no eixo.

Ele só é bem dificil de pousar. Vou tantar um exponencial no aileron p/ o proximo voo p/ ver se melhora a estabilidade. tem uma tendencia forte a rolar e capotar no pouso.

O leme original é fixo.

Abraço e boa semana,
Fabio
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