AMX da HK
- fabiofleal
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AMX da HK
Salve, meu povo.
Vivo dizendo que nunca mais vou comprar avioes e vivo comprando eles, cada vez com uma esperança nova. Não é que tive algumas boas surpresas com aquele AMX RTF da HK ?
Por conta do "tamanho" do pcaote, eles so mandam por um frete que custa mais que os 60 dolares do aviao. Mesmo assim, vale a pena, porque é rapido.
Falando em rapidez, pude confirmar ao vivo o que tinha visto nos videos. Este aviao tem uma relação peso-potencia muito boa sem cair naquela armadilha dos setups "beberroes" que viram uma bola de neve entre peso e potencia. É muito pratico, pequeno e indestrutivel: Nos 2 primeiros voos ele se estatelou no chao. Danos ? 2 asas soltas. 5 minutos de epoxi depois, estava voando de novo.
Todo o trabalho neste aviao se resuma a colocar o rx, linkar os servos e colar asas e estabilizadores. ja vem tudo nele: EDF com motor, ESC programado (E bom - nao engasga em baixas rpm's - roda liso, liso), servos instalados, enfim: Um aviao p/ levra na mala do carro naquele feriadao.
Maaaaas, aviao comprado sempre tem que ter um "mas". Nao vem com trem de pouso. Là fora a turma gosta de jogar da mao e pousar na grama. Como isso nao entra na minha cabeça, nada contra quem o faz, tratei de fazer um trenzinho de pouso p/ ele e deixo aqui o "how to do it" p/ quem queira fazer o mesmo. Vale a pena. Ouvir este pequeno notavel taxiando é algo fantastico, principalmente em baixas rpm´s, onde o som dele lembra muito o do AMX real, p/ aqueles que tb já viram ao vivo. Vamos às fotos.
Vivo dizendo que nunca mais vou comprar avioes e vivo comprando eles, cada vez com uma esperança nova. Não é que tive algumas boas surpresas com aquele AMX RTF da HK ?
Por conta do "tamanho" do pcaote, eles so mandam por um frete que custa mais que os 60 dolares do aviao. Mesmo assim, vale a pena, porque é rapido.
Falando em rapidez, pude confirmar ao vivo o que tinha visto nos videos. Este aviao tem uma relação peso-potencia muito boa sem cair naquela armadilha dos setups "beberroes" que viram uma bola de neve entre peso e potencia. É muito pratico, pequeno e indestrutivel: Nos 2 primeiros voos ele se estatelou no chao. Danos ? 2 asas soltas. 5 minutos de epoxi depois, estava voando de novo.
Todo o trabalho neste aviao se resuma a colocar o rx, linkar os servos e colar asas e estabilizadores. ja vem tudo nele: EDF com motor, ESC programado (E bom - nao engasga em baixas rpm's - roda liso, liso), servos instalados, enfim: Um aviao p/ levra na mala do carro naquele feriadao.
Maaaaas, aviao comprado sempre tem que ter um "mas". Nao vem com trem de pouso. Là fora a turma gosta de jogar da mao e pousar na grama. Como isso nao entra na minha cabeça, nada contra quem o faz, tratei de fazer um trenzinho de pouso p/ ele e deixo aqui o "how to do it" p/ quem queira fazer o mesmo. Vale a pena. Ouvir este pequeno notavel taxiando é algo fantastico, principalmente em baixas rpm´s, onde o som dele lembra muito o do AMX real, p/ aqueles que tb já viram ao vivo. Vamos às fotos.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Bequilha
A primeira coisa a se cuidar é da velha placa de dissipação de energia. Como o aero pesa só 345g RTF com trem, pode ser so um cartaozinho. A "furadeira" manual é um eletrodo de solda p/ inox dobrado á mão e ralado no chao.
Depois, com arame de pesca de 2mm dobrado com alicates, sendo de pontas (ou "de bico"), vamos dobrando a perna da bequilha, considerando: Fazer a alavanca na propria perna (menos uma peça) e seguindo conceito da bequlha do AMX, que tem um angulo de caster, semelhante ao que existe em rodas de carrinhos de supermercado. Isto ajuda muito na corrida p/ decolagem, porque deixa a triquilha "auto-estabilizante".
Todos os retentores sao de tubos de carga de caneta e tubinho de pirulito. reciclagem sempre. Gambiarra, jamais!
Depois, com arame de pesca de 2mm dobrado com alicates, sendo de pontas (ou "de bico"), vamos dobrando a perna da bequilha, considerando: Fazer a alavanca na propria perna (menos uma peça) e seguindo conceito da bequlha do AMX, que tem um angulo de caster, semelhante ao que existe em rodas de carrinhos de supermercado. Isto ajuda muito na corrida p/ decolagem, porque deixa a triquilha "auto-estabilizante".
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Bequilha
Este é o jeitao da bequilha do AMX. Por se tratar de um aviao muito pequeno com uma bateraia menor ainda (850mAh 20C), toda redução de peso é pouca. Então, o trem de pouso só terá de fiel as alturas e angulos. Ate a proporção das rodas com o aviao vai ter q ser um pouco diferente, senao ele vai "empacar" nas pedrinhas da pista.
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Mancal da bequilha
Placa, perna e retentores feito, vamos ao mancal, a parte mais critica da bequilha. nao faz sentido um aviao tao pequeno ficar exigindo manutencao toda hota. alías, nenhum aviao elétrico deve ser assim, p/ continuar dentro da filosofia da praticidade (voou, guardou, inspecionou, voou de novo).
O, p/ uma ancoragem de bequilha ficar legal, os mancais dela devem ficar o mais longe possivel um do outro, na vertical, p/ aguentar o tranco do momento que a bequilha sofre (componente da pencada paralela à fuselagem vezes o comprimento visivel da perna).
Os mancais, como ja visto, sao de cartao de credito, furados no diametro exato da perna p/ evitar acelerações que, com o tempo, alargam os furos antes da hora por "microimpactos". P/ separa-los, balsa endurecida com CA (superbonder) e com as fibras dispostas a 90º do sentido do esforço, ou seja, "atarvessadas" em relação ao aviao. a balsa é colada com epoxi sem economia, p/ aguentar o tranco.
Postos os retentores no lugar, a bequilha está pronta p/ ser instalada. As sobras de cartao em volta da balsa e as laterais da mesa sao "besuntadas" de epoxi e inseridas em um recorte bem justo na fuselagem. Toda a linkagem fica fora do aviao. Maxer dentro de um aviao de menos de 5cm de largura não está com nada...
O, p/ uma ancoragem de bequilha ficar legal, os mancais dela devem ficar o mais longe possivel um do outro, na vertical, p/ aguentar o tranco do momento que a bequilha sofre (componente da pencada paralela à fuselagem vezes o comprimento visivel da perna).
Os mancais, como ja visto, sao de cartao de credito, furados no diametro exato da perna p/ evitar acelerações que, com o tempo, alargam os furos antes da hora por "microimpactos". P/ separa-los, balsa endurecida com CA (superbonder) e com as fibras dispostas a 90º do sentido do esforço, ou seja, "atarvessadas" em relação ao aviao. a balsa é colada com epoxi sem economia, p/ aguentar o tranco.
Postos os retentores no lugar, a bequilha está pronta p/ ser instalada. As sobras de cartao em volta da balsa e as laterais da mesa sao "besuntadas" de epoxi e inseridas em um recorte bem justo na fuselagem. Toda a linkagem fica fora do aviao. Maxer dentro de um aviao de menos de 5cm de largura não está com nada...
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Trem principal
O trem principal deu um pouco mais de trabalho p/ bolar, mas no final funcionou: Por sorte, o AMX tem pontos que favorecem encaixes do trem em locais muito parecidos com o real. Assim, foi possivel manter os angulos bem proximos.
Um pedaço de PET vincado à mão se encaixa em uma dos vincos que a fuselagem tem. Neste vinco do PET vai a perna do trem, feita do mesmo arame da bequilha e presa por fios de caixa de telefone, aqueles que os caras das Cias telefonicas largam pelo chao ao mexer nas caixas na rua...
A unica funcao do fio é manter o arame na posição. Quem vai levar o tranco mesmo é o vinco da fuselagem. Mas como a resistencia dos materiais é medida em esforço por unidade de área, é preciso "dissipar" um pouco essa tensão. Por isto, o uso do PET, senao o arame pode entrar no EPO.
A placa plastica foi presa com cola quente, mesmo. Já estava com muito sono quando fiz isto.
Mas o grande "segurador" de impactos, mesmo, esta mais à frente: Um cubinho de balsa endurecida com CA, inserido na fuselagem e colado à mesma com epoxi. A parte final da perna do trem é dobrada p/ cima e entra neste cubo de balsa. É este esqueminha que vai impedir o giro do trem tanto na direção "abre/fecha" como "p/ frente / p/ tras".
A foto mostra tudo isso depois de pronto. É muito mais simpldes que a minha explicação, embora ela seja necessaria p/ que se entenda porque foi feito desta forma. Se vc usar materiais alternativos com criterio, tem os resultados que precisa.
Um pedaço de PET vincado à mão se encaixa em uma dos vincos que a fuselagem tem. Neste vinco do PET vai a perna do trem, feita do mesmo arame da bequilha e presa por fios de caixa de telefone, aqueles que os caras das Cias telefonicas largam pelo chao ao mexer nas caixas na rua...
A unica funcao do fio é manter o arame na posição. Quem vai levar o tranco mesmo é o vinco da fuselagem. Mas como a resistencia dos materiais é medida em esforço por unidade de área, é preciso "dissipar" um pouco essa tensão. Por isto, o uso do PET, senao o arame pode entrar no EPO.
A placa plastica foi presa com cola quente, mesmo. Já estava com muito sono quando fiz isto.
Mas o grande "segurador" de impactos, mesmo, esta mais à frente: Um cubinho de balsa endurecida com CA, inserido na fuselagem e colado à mesma com epoxi. A parte final da perna do trem é dobrada p/ cima e entra neste cubo de balsa. É este esqueminha que vai impedir o giro do trem tanto na direção "abre/fecha" como "p/ frente / p/ tras".
A foto mostra tudo isso depois de pronto. É muito mais simpldes que a minha explicação, embora ela seja necessaria p/ que se entenda porque foi feito desta forma. Se vc usar materiais alternativos com criterio, tem os resultados que precisa.
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- fabiofleal
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Como a foto mostra, os retentores das rodas sao de PET tb, fixados com um pingo de CA.
É importante colocar os fios nas posições mostradas p/ que eles funcionam corretamente. O que está na cruva força um giro em torno da mesma, que é "travado" pelo outro fio e os 2 juntos evitam que o trem suba ou saia do vinco e tb aliviam o os impactos que chegariam "secos" ate a cola CA que esta na balsa, na parte final (ou inicial) da perna do trem.
Bom, pessoal, É isto. No começo, tinha feito com um arame 6g mais leve, mas no primeiro voo vi que nao valeu à pena. O trem ficou com muito efeito mola e jogou o AMX violentamente p/ cima, fazendo ele rolar e perder uma asa.
Hoje testei este novo trem, claro em uma pista apropriada. estes avioes pequenos e rapidos exigem muito espaço p/ pousar porque precisam de uma rampa suave, já que o minimo vento os tira com tudo da trajetoria. É meio loucura querer taxiar e pousar um aviao tão pequeno. Mas com um pouco de dedo e um bocado de vontade, é possivel.
Assim que arrumar quem queira ir na pista comigo, posto um video do voo dele.
Abraço a todos.
É importante colocar os fios nas posições mostradas p/ que eles funcionam corretamente. O que está na cruva força um giro em torno da mesma, que é "travado" pelo outro fio e os 2 juntos evitam que o trem suba ou saia do vinco e tb aliviam o os impactos que chegariam "secos" ate a cola CA que esta na balsa, na parte final (ou inicial) da perna do trem.
Bom, pessoal, É isto. No começo, tinha feito com um arame 6g mais leve, mas no primeiro voo vi que nao valeu à pena. O trem ficou com muito efeito mola e jogou o AMX violentamente p/ cima, fazendo ele rolar e perder uma asa.
Hoje testei este novo trem, claro em uma pista apropriada. estes avioes pequenos e rapidos exigem muito espaço p/ pousar porque precisam de uma rampa suave, já que o minimo vento os tira com tudo da trajetoria. É meio loucura querer taxiar e pousar um aviao tão pequeno. Mas com um pouco de dedo e um bocado de vontade, é possivel.
Assim que arrumar quem queira ir na pista comigo, posto um video do voo dele.
Abraço a todos.
- fabiofleal
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Leme e servo
Ooops! Ia esquecendo do leme e da linkagem. Sem ele seria impossivel pousar na pista perfeita hoje. O vento nao ia deixar...
Aqui, nada de novo: Um recortezinho onde o servo se encaixa e é colado com epoxi e o velho sistema z-link com o arame preso a um tubinho plastico proprio p/ linkagem (tem em lojas de aero), resto mortal do meu tucaninho da HD.
Os arranhoes da foto 05062011608.jpg são as cicatrizes do 1º pouso dele.
Aqui, nada de novo: Um recortezinho onde o servo se encaixa e é colado com epoxi e o velho sistema z-link com o arame preso a um tubinho plastico proprio p/ linkagem (tem em lojas de aero), resto mortal do meu tucaninho da HD.
Os arranhoes da foto 05062011608.jpg são as cicatrizes do 1º pouso dele.
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...
Finalizando a parte do leme, o horn foi feito com o que sobrou daquele mesmo cartao. O arame do z-link é preso à haste plastica por linha de costura com CA.
A material do qual este este aviao é feito permite que se faça "living hinges", que sao dobradiças feitas do proprio material, através de uma redução local de espessura. Ficam todas inteiriças, o que não é ideal por permitir a propagação de trincas, mas nada que uma inspeção pre-voo não previna. Assim, foi só cortar e virar o leme, na hora.
P/ finalizar, o descanso do "guerreiro" após um dia de voo, junto aos mais velhos.
A material do qual este este aviao é feito permite que se faça "living hinges", que sao dobradiças feitas do proprio material, através de uma redução local de espessura. Ficam todas inteiriças, o que não é ideal por permitir a propagação de trincas, mas nada que uma inspeção pre-voo não previna. Assim, foi só cortar e virar o leme, na hora.
P/ finalizar, o descanso do "guerreiro" após um dia de voo, junto aos mais velhos.
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- 05062011605.jpg (36.81 KiB) Exibido 3635 vezes
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Re: Bequilha
[quote:973e90650e="fabiofleal"]Todos os retentores sao de tubos de carga de caneta e tubinho de pirulito. reciclagem sempre. Gambiarra, jamais![/quote:973e90650e]
Eu teria outra frese, "Gambiarra especialidade da Casa!" :D :D
Deixando a brincadeira de lado, como e o vôo do aero? Se possível posta um vídeo aí pra gente!
Outra coisa o leme original não é móvel?
Abraços e bons.
Beto!
Eu teria outra frese, "Gambiarra especialidade da Casa!" :D :D
Deixando a brincadeira de lado, como e o vôo do aero? Se possível posta um vídeo aí pra gente!
Outra coisa o leme original não é móvel?
Abraços e bons.
Beto!
- fabiofleal
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Nem sempre. Gambiarra é improviso, a coisa feita de qq jeito. Não é o meu caso, se vc observar as explicações tecnicas por tras. Tem 2 jeitos de reciclar materiais p/ fazer aeros: O que da certo, feito com criterio e a gambiarra, que te deixa na mao da sorte e uma hora dá errado.
Assim que convencer alguem bom de camera a ir comigo lá na pista eu coloco o video.
O voo dele é tipico de jatos EDF: Mantendo a velocidade, é tranquilo. Ele é bem rapido e, assim que passa por vc já esta quase no horizonte. Mesmo após um voo longo e a 75% de motor o tempo todo hoje, a bateria nem esquentou. O bom é que é asa alta, então é bem mais estavel que um Mirage ou Learjet EDF e se ele ameaçar baixar demais uma asa, vc recupera facil, porque com o anedro, ele responde rapido. O tuneau dele é 100% no eixo.
Ele só é bem dificil de pousar. Vou tantar um exponencial no aileron p/ o proximo voo p/ ver se melhora a estabilidade. tem uma tendencia forte a rolar e capotar no pouso.
O leme original é fixo.
Abraço e boa semana,
Fabio
Assim que convencer alguem bom de camera a ir comigo lá na pista eu coloco o video.
O voo dele é tipico de jatos EDF: Mantendo a velocidade, é tranquilo. Ele é bem rapido e, assim que passa por vc já esta quase no horizonte. Mesmo após um voo longo e a 75% de motor o tempo todo hoje, a bateria nem esquentou. O bom é que é asa alta, então é bem mais estavel que um Mirage ou Learjet EDF e se ele ameaçar baixar demais uma asa, vc recupera facil, porque com o anedro, ele responde rapido. O tuneau dele é 100% no eixo.
Ele só é bem dificil de pousar. Vou tantar um exponencial no aileron p/ o proximo voo p/ ver se melhora a estabilidade. tem uma tendencia forte a rolar e capotar no pouso.
O leme original é fixo.
Abraço e boa semana,
Fabio