Construção | Bob Cat 80 Cm
- Jose Gomes
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- Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
- Localização: São Paulo/SP
Construção | Bob Cat 80 Cm
Pessoal,
Este Jato é uma paixão antiga, no Natal do ano passado, ganhei um Falcon 120 + Turbina K80F Querosene, mas por falta de tempo e local próximo (tenho preguiça de dirigir 50Km pra voar rsss) para voar Jatos, resolvi vender, a Turbina, o trem de pouso Robart e o sistema de freio a Ar já foram vendidos, agora estou negociando o Falcon com um colega :evil: :evil: :evil:
Por isso resolvi fazer uma réplica de um Bob Cat baseado no Bob Cat da BVM Jets, a construção já está um pouco adiantada, segue algumas fotos.
Material: Isopor P2, Depron 5mm, Compensado 4mm, cola de Isopor e Epoxy.
Setup: Este primeiro será "Pusher", mas a eletrônica vou decidir apenas quando concluir a construção devido o peso final, eu espero ficar em no máximo 600g RTF.
Estava pensando em construir um sistema retratil, mas fiz alguns cálculos e notei que vai agregar muito peso ao modelo, acho que vai ser trem fixo mesmo, defino mais pra frente.
A ideia é voar lento por se tratar de um Jato "Treinador" e principalmente por ser o meu primeiro modelo deste tipo.
A entelagem e/ou pintura será decida só depois da conclusão também, opiniões, criticas e sugestões são sempre bem vindas.
Não tenho planta, estou apenas me baseando em três vistas do modelo oficial da BVM Jets, se ficar bom vou fazer um com 120cm, aí com certeza terá retrateis, EDF e freios também :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:.
Uma coisa que já me preocupa é os boom da cauda, será quem peça apenas de depron 5mm segura ?, já que não quero altas velocidades ???.
Talvez eu faça um chapeamento com folha de curupixá de 0,6mm, mas o peso é grande inimigo de modelos deste porte.
[img:af08e99f91]http://www.redbox.com.br/bobcat/img_0396.jpg[/img:af08e99f91]
[img:af08e99f91]http://www.redbox.com.br/bobcat/img_0397.jpg[/img:af08e99f91]
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[img:af08e99f91]http://www.redbox.com.br/bobcat/img_0406.jpg[/img:af08e99f91]
Este Jato é uma paixão antiga, no Natal do ano passado, ganhei um Falcon 120 + Turbina K80F Querosene, mas por falta de tempo e local próximo (tenho preguiça de dirigir 50Km pra voar rsss) para voar Jatos, resolvi vender, a Turbina, o trem de pouso Robart e o sistema de freio a Ar já foram vendidos, agora estou negociando o Falcon com um colega :evil: :evil: :evil:
Por isso resolvi fazer uma réplica de um Bob Cat baseado no Bob Cat da BVM Jets, a construção já está um pouco adiantada, segue algumas fotos.
Material: Isopor P2, Depron 5mm, Compensado 4mm, cola de Isopor e Epoxy.
Setup: Este primeiro será "Pusher", mas a eletrônica vou decidir apenas quando concluir a construção devido o peso final, eu espero ficar em no máximo 600g RTF.
Estava pensando em construir um sistema retratil, mas fiz alguns cálculos e notei que vai agregar muito peso ao modelo, acho que vai ser trem fixo mesmo, defino mais pra frente.
A ideia é voar lento por se tratar de um Jato "Treinador" e principalmente por ser o meu primeiro modelo deste tipo.
A entelagem e/ou pintura será decida só depois da conclusão também, opiniões, criticas e sugestões são sempre bem vindas.
Não tenho planta, estou apenas me baseando em três vistas do modelo oficial da BVM Jets, se ficar bom vou fazer um com 120cm, aí com certeza terá retrateis, EDF e freios também :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:.
Uma coisa que já me preocupa é os boom da cauda, será quem peça apenas de depron 5mm segura ?, já que não quero altas velocidades ???.
Talvez eu faça um chapeamento com folha de curupixá de 0,6mm, mas o peso é grande inimigo de modelos deste porte.
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Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
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- Bruno Kurt
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- Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
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Olá José Gomes, tudo bem?
Esse vou acompanhar de perto.
O Bobcat é um super jato, voa muito bem.
Tenho muitas saudades do meu, quem sabe em um futuro próximo eu não monto outro.
Vou lhe dar um dica, sugiro que você duplique ou triplique a área de leme e profundor, pois se ficar flexível mesmo com a entelagem terá problemas em vôo.
Abs.
Esse vou acompanhar de perto.
O Bobcat é um super jato, voa muito bem.
Tenho muitas saudades do meu, quem sabe em um futuro próximo eu não monto outro.
Vou lhe dar um dica, sugiro que você duplique ou triplique a área de leme e profundor, pois se ficar flexível mesmo com a entelagem terá problemas em vôo.
Abs.
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
- Jose Gomes
- membro
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- Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
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- Bruno Kurt
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- Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
- Localização: São Paulo
[quote:81d7287c81="Jose Gomes"]Opa Bruno, tudo bem!
É pensei nisso, fica tudo muito fragil, vou chapear com folha de curupixá de 0,6mm então.
O que houve com o seu Bob ?.
Abs,[/quote:81d7287c81]
José Gomes,
O meu Bob sofreu uma super lenhada.
Que isso sirva de informação para você.
O servo do profundor era ligado através de extensão de servo, e essa extensão se desconectou e fiquei sem profundor, aí já sabe, lenha total do aero, recuperei somente a eletrônica.
Sugiro a você que os airelons sejam feitos de balsa.
Abs.
É pensei nisso, fica tudo muito fragil, vou chapear com folha de curupixá de 0,6mm então.
O que houve com o seu Bob ?.
Abs,[/quote:81d7287c81]
José Gomes,
O meu Bob sofreu uma super lenhada.
Que isso sirva de informação para você.
O servo do profundor era ligado através de extensão de servo, e essa extensão se desconectou e fiquei sem profundor, aí já sabe, lenha total do aero, recuperei somente a eletrônica.
Sugiro a você que os airelons sejam feitos de balsa.
Abs.
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
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Olha concordo plenamente com o que o Bruno disse a respeito do reforço, por que por mais que vá voar lento quando vier pra pouso e deixar bater com um pouco mais de força no solo esta parte pode romper na junção com a asa.
No meu usei depron duplo com reforço interno de um tipo de fita plastica bastante resistente e ficou legal.
Ha este seu montante você confia nele?
Porque no meu jato eu detonei o primeiro motor por causa de um montante fraco e não aguentou o torque e acho que também a vibração do motor.
No meu usei depron duplo com reforço interno de um tipo de fita plastica bastante resistente e ficou legal.
Ha este seu montante você confia nele?
Porque no meu jato eu detonei o primeiro motor por causa de um montante fraco e não aguentou o torque e acho que também a vibração do motor.
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- Rogerio Lima
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- Registrado em: Qua Out 20, 2010 1:13 pm
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Gostei do modelo amigo .... a construção parece ser bem simples ... se você conseguir deixar o modelo com 600Grs ... da ate para usar um 2812 .... já que a intenção não é velocidade .... eu aconselho entelar .... já que vai ser um modelo pequeno .... agrega pouco peso ... e aumenta bem a resistência ... estou de olho .... na estreia irei no CEI .... boa sorte amigo !!!!! Acompanhando !!!!
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De uma olhada neste video.
http://www.youtube.com/watch?[yt]yA6Z6yVrcRM&list[/yt]
http://www.youtube.com/watch?[yt]yA6Z6yVrcRM&list[/yt]
- Luiz_carllloz
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