Airbus A330 - Mais videos

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fabiofleal
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Airbus A330 - Mais videos

Mensagem por fabiofleal »

Tem uns caras aqui no e-voo que marcam uma hora com a gente e chegam 3h depois... Sorte que, antes disto, sempre tem outrem com uma camera na mao, filmando aquele voozinho descompromissado. E assim, um cara na pista filmou os primeiros voos da manha de domingo, ainda antes das rajadinhas chatas:
http://www.youtube.com/watch?v=wU306Hc3S-Q&list=UU1-lZ18Y-otyEkcG4B7XkVw&index=2

Este video é interessante porque mostra nao só o processo de montagem do A330 mas tb a besteira que eu ando fazendo no pouso e nao percebia na hora: excesso de profundor.


Novo video:
Ainda nao consegui filmar um bom pouso. Prometo tentar voltar a voa-lo direito, sem fazer besteira na hora de corrigir em funcao do vento atravessado:
http://www.youtube.com/watch?v=uKU29H09kw4

Bom dia, pessoal.
Aqui vamos nos em mais uma empreitada maluca: Fazer em tamanho pequeno um aviao com muita parafernalia. Isto significa mais parafernalia ainda, porque p/ manater o peso e atender aos requisitos, alguns truques serao necessarios na estrutura e no projeto como um todo.

Antes de mais nada, vamos as condicoes que o pobre Airbus tera que enfrentar:

Transporte em carros pequenos (Punto / Ecosport), quase sempre com outros objetos e pessoas

Vento forte e quse sempre turbulento e atravessado, mudando muito ao longo da pista (quase a cada 10m)

Maximo de reparabilidade em campo

Correntes ascendentes durante boa parte do ano e bolhas na cabceira das pistas

Locais de voo confinados, com aproximacoes cehias de obstaculos

Pouco espaco p/ guardar

Pouco tempo a perder com montagem / desmontagem (agora so tenho uma manha por semana p/ voar)



Em funcao disto tudo, a escolha de qual airliner havia caido sobre o A330 por ser o desenho mais "limpo", que proporcionasse uma boa penetracao, sem aproximar demais as naceles do chao. Para cumprir as exigencias acima, ele precisara, portanto, ter as seguintes caracteristicas:

Asas e demais superfices "baionetadas" p/ transporte sem danos, ja que nao vou poder exagerar nos reforcos.
Maximo de "fly by wire" possivel = servos proximos as superficies ao inves de varetas de comando, em todas elas = mais servos pendurados nos ESCs

Asas de P3 com vinil ao inves de depron ou balsa = mais resistencia durante o transporte, com minimo de comprometimento do acabamento

Trem de pouso nao podera "devolver" o aviao ao ar apos tocar o solo = estagios da suspensao deverao ter retorno controlado ou nulo apos ele "sentar" no chao

As naceles e pylons precisarao absorver as vibracoes sem quebrar em impactos leves ou moderados. Ao inves disto, algum ponto da juncao entre eles e que deve ceder em impactos laterais, que sao a grande maioria. esta mesma junta deve ceder no improvavel caso de um impacto frontal. No pior caso, o pylon deve se romper na horizontal, facilitando sua recuperacao com epoxi em campo, se for o caso.

P/ economizar peso, a estrutura devera distribuir a energia dos impactos, sem reforcos desnecessarios, principalmente na frente do aviao. esta mesma frente precisara se defromar bem mais que o resto da fuselagem em caso de impactos, como fiz no 727. O modelo sera feito em card model. Assim, se a frente concentrar a deformacao, corta-se a parte estragada e a substituicao e feita em poucas horas de trabalho.

Ele tb precisa, p/ ter "penetracao" aerodinamica, de uma certa velocidade e ter um carag alar razoavelmente alta p/ nao flutuar nos pousos. Isto querdizer um aviao leve p/ sua motorizacao, porem pequeno, priorizando a relacao peso/empuxo e reduzindo o arrasto.

Falando em arrasto, cada perna do A330 tem 4 rodas. Vamos precisar de retrateis p/ nao ter que usar um setup maior. Alem disto, ja tenho um conjunto de baterias 4S aqui e algumas EDFs. Assim, ele vai ser construido para atender a tudo acima com a eletronica disponivel (que pertenceu aquele 737 da Gol que fiz em 2007).

Dito isto, chegamos ao primeiro esboco das dimensoes do bicho: Algo com peso maximo em torno de 1330g a 1350g e envergadura na casa de 1,3m a 1,5m, a depender da proporcao das naceles em relacao ao aviao. Vamos entao para o Corel Draw com um desenho generico de 3 vistas, apenas p/ confirmar as dimensoes necessarias para a escala.
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fabiofleal
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Card model

Mensagem por fabiofleal »

Como eu sou muito chato com as formas e proporcoes do aviao, para airliners escolho sempre a tecnica do card model. Neste caso, pelos requisitos de projeto, apenas a fuselagem e o conjunto traseiro serao de card model. As asas vao precisar ser de isopor, com reforcaos de fibra de vidro e as tradicionais baionetas de fibra de carbono, ancoradas em chapas de compensado.

O Card model usado esta disponivel no site paper-replika.com. La tem inclusive outros airliners e tipos de aviao. A senha para abrir os arquivos e paper-replika.com
Anexos
Esta deve ser uma das partes mais chatas do projeto, pois sera preciso dar um jeito de posicionar a asa corretamente.
Esta deve ser uma das partes mais chatas do projeto, pois sera preciso dar um jeito de posicionar a asa corretamente.
wingbox_CM.jpg (19.57 KiB) Exibido 1355 vezes
Card model
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Assy_instructions_CM.jpg (21.82 KiB) Exibido 1355 vezes
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fabiofleal
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comecando

Mensagem por fabiofleal »

P/ comecar, encomendei a meu amigo muito doido Railson (Um talento nato p/ contruir sistemas como este) os trens de pouso. Ele me perguntou qual o peso maximo e pediu um croqui com as dimensoes basicas.
Anexos
Croqui
Croqui
trem_croqui.jpg (20.52 KiB) Exibido 1352 vezes
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Mensagem por fabiofleal »

As dimensoes sairam do ajuste do desenho em 3 vistas que obtive no google. Muito simples: Ajusta-se o desenho ao diametro externo das EDFs e pronto. O resto e consequencia. A noite eu posto uma imagem deste ajuste. As rodas sao de aprox. 45mm de diametro, pela escala.
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fabiofleal
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desenho

Mensagem por fabiofleal »

Usei um desenho parecido com este aqui:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQjQSd07oZh8BJc_zJHa_oWPsPoNrX9fVSt3fWmDuRdtGmXcyq4IZQebtaN
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Mensagem por fabiofleal »

As rodas a serem utilizadas sao estas. Bem leves e com visual bem proximo das reais. Creio que, como a HK e patrocinadora do forum, nao haja problema em postar. MODERACAO: Caso haja algum problema em publicar links dado o referido fato, favor avisar:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9849__Light_Foam_Wheel_Diam_45_Width_18_5mm_5pcs_bag_.html
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Asas - Como esta e outra parte para a qual nao tenho ferramental adequado (meu cortador de isopor e muito pequeno), recorri ao amigo Ernalto Junior, outro fabricante de pecas de precisao. Ele fatia depron e corta asas com precisao milimetrica. Como ambos os processos ja foram descritos aqui no forum em outros topicos, nao tirei fotos.
Claro, que perdemos algumas pecas durante o corte das asas, ja que elas sao muito pequenas (64mm de corda na ponta) e foi preciso dividi-la em varias partes... 5, p/ ser + exato.
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Mensagem por warne »

Acompanhando Fabio!
Abs
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Calculos inciais

Mensagem por fabiofleal »

Antes de comecar a cortar peças é bom ter "alguma certeza" do que se está fazendo. Vamos ter uma breve ideia de algumas caracteristicas do modelo, usando o velho excel e o RcCalc, alem do CorelDaw.

NO Corel Draw, encontramos a MAC (corda erodinamica media) pelo metodo grafico e, assim, o CG da asa. La tb estabelecemos as cordas p/ o calculo da area alar e como eu havia dito, algumas dimensoes basicas como diametro das rodas etc.
Do Corel Draw tb se extrai as proporcoes entre as partes da asa. Assim, basta mudar a envergadura que a planilha recalcula tudo. inicialmente ele iri ter 1,8m mas depois resolvi usar a eletronica que ja tinha aqui e deixar a mais parruda para outro projeto.
Anexos
calculos iniciais.jpg
calculos iniciais.jpg (36.08 KiB) Exibido 1284 vezes
MAC.jpg
MAC.jpg (37.75 KiB) Exibido 1284 vezes
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fabiofleal
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Neceles

Mensagem por fabiofleal »

Eu nunca gostei de fazer naceles. É uma das partes mais dificeis de se viablilizar o "shape" dentro dos limites de peso e com um minimo de acabamento. Por sorte, um amigo americano antes de se mudar de volta p/ lá me deixou algumas folhas de Blue Core, que é muito facil de lixar e de colar.

mesmo p/ EDFs de 55mm, as nacelles originais do card model ficariam grandes. Precisei mudar para aquelas com um cone saindo atras, old fashion.
Anexos
Partes de depron ja prontas. Ao fundo, a folha de blue core
Partes de depron ja prontas. Ao fundo, a folha de blue core
260920111055.jpg (21.54 KiB) Exibido 1282 vezes
Confirmando, a impressao esta na escala certa p/ EDF55
Confirmando, a impressao esta na escala certa p/ EDF55
260920111052.jpg (15.7 KiB) Exibido 1282 vezes
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