Airbus A330 - Mais videos

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Falando montagem "vamu ver como fica"...

Mensagem por fabiofleal »

... Vejamos como ficara o conjunto com as peças todas no lugar. Ainda nao colei nada nesta altura. Isto, porque o posicionamento das ancoragens das baionetas vai exigir calma e uma mente descansada... Vou usar epoxi de 5min p/ ter tempo de ir posicionando as peças enquanto pressiono as partes da asa uma contra a outra. Mas isto é mais p/ a frente.

Antes, há uma importante duvida a ser tirada: Será que a quantidade de isopor restante apos instalar o servo é suficiente p/ dar resistencia à asa ? Respota: Prototipo antes de cortar a peça.

Com uma medida bem proxima do que sera a distancia da fibra de vidro ao servo e ao BA da asa, bem como da fibra ao aileron, vamos instalar varetas usando o mesmo isopor, a mesma cola e instalar a fibra da mesma maneira. Se ficar resistente, temos o OK p/ seguir com a peça verdadeira.
Anexos
Passou no teste. Já sei que posso cortar o alojamento do servo e instalar a fibra sem maiores preocupações.
Passou no teste. Já sei que posso cortar o alojamento do servo e instalar a fibra sem maiores preocupações.
prototipo.jpg (25.86 KiB) Exibido 605 vezes
trem na asa com balsa e naceles.jpg
trem na asa com balsa e naceles.jpg (17.84 KiB) Exibido 606 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

Hora de preparar os ajustes finais p/ posicionar e colar as peças... Em breve!
Anexos
Ajustes.jpg
Ajustes.jpg (37.86 KiB) Exibido 603 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Reaparem na marcação feita a caneta que a posicção da baioneta de FC seria outra. mas faltou espaço. Além disto, ia ser meio complicado fazr a abertura p/ a o tubo pasar pela balsa, em forma de elipse, caso fosse no mesmo angulo do enflechamento da asa. Pela simplicidade tb portanto, optei pela diração transversal ao eixo do aviao.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Hora da cola

Mensagem por fabiofleal »

Hora de colar as baionetas e suas ancoragens. Usei cola epoxi, com o cuidado de pingar gotas de CA em volta dos furos no compensado antes de passar os tubos. Isto evita que com o tempo, os furos criem folgas. O bom da epoxi de 5 min é que dá p/ segurar na mao enquanto seca, controlando melhor o posicionamento das peças.
Anexos
Este tubo de FC e a baioneta, que fica fixa nesta secção da asa e encaixa na outra seção. baionetar a asa aqui e nao no meio reduz o stress na estrutura.
Este tubo de FC e a baioneta, que fica fixa nesta secção da asa e encaixa na outra seção. baionetar a asa aqui e nao no meio reduz o stress na estrutura.
cola2.jpg (23.79 KiB) Exibido 573 vezes
cola1.jpg
cola1.jpg (21.78 KiB) Exibido 573 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

testando

Mensagem por fabiofleal »

Apos a epoxi curar, é bom fazer alguns ensaios p/ eliminar algum travamento que o tubo possa a ter com o furo. Encaixei e desencaixei varias vezes, lixando com lixa 150 os locais do tubo que arranharam. Isto tb acomoda as peças entre si e deve facilitar o trabalho de montagem e desmontagem em campo.
Anexos
fibra.jpg
fibra.jpg (20.04 KiB) Exibido 571 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

O tubo de FC esta oculto nas seções externa da asa porque ele passa por dentro do isopor. Basta ir forçando e girando com calma que ele mesmo atua como broca. isto ajuda na hora de guiar o tubo ate o furo do copensado. Depois eu falo um pouco mais sobre as fibras de vidro nas asas. Na foto acima é possivel ver que elas passam por cima da fibra de carbono. de fato, p/ terem o efeito de vigas e portanto suportar a flexao, as fibras de vidro precisam estar o mais proximo possivel da superficie (mas nao acima dela, p/ nao comprometer o acabamento).
Avatar do usuário
Gilmar Jr
membro
Mensagens: 1520
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 3:39 pm
Localização: Unaí - MG / 19

Mensagem por Gilmar Jr »

E sempre bom acompanhar suas construções Fabio, sempre muito bem detalhada, tentei fazer assim com o C-17 mas não do conta kkkkk. Sempre aprendendo e muito com você, vai sair mais um belo modelo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Valeu, Juninho. Sempre tento postar so os detalhes onde tive mais duvidas p/ encontrar a solucao e tento aplica-las de forma fundamentada p/ que o modelo de o minimo de dor de cabeca possivel, depois. Por isto, demoro tanto p/ construir. este projeto tem me dado solucoes p/ muitas coisas e esta sendo um aprendizado muito grande sobre a forma de resolver os problemas.

Abs,
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Peesoal,
Achei este video no YT. Ele descreve da forma mais didatica possivel a tecnica do Card model, que usarei na fuselagem e no conjunto traseiro. Basicamente, o que se precisa para voar um modelo assim e simplesmente substituir os reforcos dos estabilizadores (feitos em papel no video) por varetas de balsa cortadas p/ se ajustar a eles.
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs

Deixo desde ja uma dica: O card model mostrado neste video e muito melhor do que aquele que eu usei. O inconveniente e ter uma quantidade maior de pecas. Se eu tivesse percebido isto antes de imprimir meus moldes, teria usado o modelo do video, ja que o A330 e, a grosso modo, o A340 mais curto, em termos de fuselagem.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Fibrando a asa

Mensagem por fabiofleal »

Bom... Este processo já é bem conhecido da maioria. Talvez a unica diferença p/ alguns seja a cola usada. Usei CA460 da HK, uma CA que nao ataca o isopor. Primeiro abro o canal com uma unica passada do estilete, deixando uma profundidade de uns 2mm - o suficiente p/ a fibta (usei de 2mm tb) ficar rente à superficie.

Depois, marco com alfinetes passantes o caminho que o canal da parte de cima da asa deve ter p/ garantir que a vareta de cima fique exatamente sobre a de baixo. É isto, junto com a cola mais rigida que vai conferir rigidez com leveza à asa. Vou usar a mesma foto do prototipo p/ descrever tudo. Ou pelo menos tentar... É muito dificil fotografar tudo com a DAC com criança pequena em casa. Ela enlouquece ao me ver em frente ao computador...
Anexos
fibra1.jpg
fibra1.jpg (25.82 KiB) Exibido 494 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Responder