Airbus A330 - Mais videos

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

não sei por que não ta aparecendo as imagens aqui. Nem no firefox e nem no chrome.
sou muito fã das construções do Fabio e queria acompanhar essa tbem...


EDIT: foi só eu postar que as fotos apareceram aqui
obrigado
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Entelando as asas e os ailerons

Mensagem por fabiofleal »

Aqui, nada de novo: Usei vinil aquecido com o ferrinho de entelar, sem cola. depois de tudo entelado, os ailerons voltam p/ a asa.

Como ha 2 tons de prata/cinza na asa do A330, foram necessarias 3 camadas de vinil.
Anexos
ent2.jpg
ent2.jpg (10.9 KiB) Exibido 462 vezes
ent1.jpg
ent1.jpg (24.27 KiB) Exibido 462 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

P/ o vinil nao soltar nas beiradas, 2 coisas importantes sao passar bem a ponta do ferrinho (usei meia-potencia) nas bordas que fazem interface com a seção central e proximo aos bordos de ataque e fuga, uma leve camada de CA Foam safe.

Notem que neste ponto, o palito de churrasco que trava o giro da asa em torno da bainoeta já esta instalado. Foi só inserir ele na balsa e no isopor e travar com uma gotinha de CA.
Anexos
Antes de aplicar o vinil, lixei com lixa 150 a junção do isopor com a balsa, p/ deixa-la nivelada.
Antes de aplicar o vinil, lixei com lixa 150 a junção do isopor com a balsa, p/ deixa-la nivelada.
ent5.jpg (21.2 KiB) Exibido 460 vezes
ent3.jpg
ent3.jpg (20.99 KiB) Exibido 460 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

...
Anexos
ent4.jpg
ent4.jpg (29.01 KiB) Exibido 458 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Neste ponto, quando terminar de ser entelada, a asa estara pronta p/ receber o depron dos pylons. Após este estagio, vem a finalização das naceles, que ja estao pintadas - por dentro e por fora.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Asa entelada

Mensagem por fabiofleal »

Pronta para a proxima etapa: Finalização dos pylons.
Anexos
ae2.jpg
ae2.jpg (20.39 KiB) Exibido 453 vezes
ae1.jpg
ae1.jpg (22.17 KiB) Exibido 453 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

E as coisas começam agora a ganhar forma. Vista de tarseira, a asa não é 100% fiel à escala, por razões funcionais: A incidencia dela é o que se usa p/ aeromodelos (3º), o que nao deixa baixar demais o BF da raiz, como no aviao real. Como se trata de uma asa de isopor cortada a fio quente, a transicao p/ o washout é linear. Tudo isto suaviza a "dobra" que o BF sofre neste aviao.
Anexos
Mas ja começa a ficar bonita...
Mas ja começa a ficar bonita...
ae3.jpg (22.96 KiB) Exibido 452 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Sem querer achei um dos topicos do RCGroups onde tudo comecou:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=147445&highlight=dc+9+edf+50+that+rock

Anos amis tarde, Mike Neff colocaria a tecnica ali proposta em pratica, provando ser possivel e pratico.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Pylons

Mensagem por fabiofleal »

Engine pylons sao sempre peças criticas neste tipo de projeto. Além de pendurar as naceles das EDFs, precisam isolar eventuais vibrações e aguentar o tranco em caso de impacto, dando a possibilidade de reparos rapidos. Ou seja: precisam ser molengos mas nem tanto. E em caso de pequenos acidentes, nao sao eles e sim as juntas com as naceles que devem se romper.

Tudo isto foi alcançado quase totalmente pelo nucleo de balsa com as fibras devidamente orientadas, como já descrito aqui. Agora, é hora de finaliza-los: Depron dos 2 lados formando um sanduiche é a solução. Além de complementar a resistencia inicial (p/ transporte, saidas da pista etc), como o depron é facilmente lixavel, pode-se chegar proximo do shaep real sem agregar quase nada de peso. Vamos lá.
Anexos
...Ficará assim. Pronto p/ receber a pintura com spray decor fix prata.
...Ficará assim. Pronto p/ receber a pintura com spray decor fix prata.
p2.jpg (21.07 KiB) Exibido 395 vezes
O nucleo de balsa do pylon recebera o depron que, após lixado...
O nucleo de balsa do pylon recebera o depron que, após lixado...
p1.jpg (25.3 KiB) Exibido 395 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Depois de pintar...

Mensagem por fabiofleal »

Fiz uma pre-colagem com gotas de cola de contato, só p/ ajustar, com lixa, as laterais de depron ao shape do pylon. Depois, retirei as peças p/ pintura e, no retorno, mais epoxi p/ a colagem definitiva.

Ja aproveitei p/ ver qual seria o tamanho necessario dos slots a abrir no topo das naceles p/ encaixar os pylons. Elas ainda nao estao fechadas em dfinitivo, senao o blue core pode rasgar e deixar restos dentro do slot, atrapalhando o encaixe.
Anexos
p8.jpg
p8.jpg (21.52 KiB) Exibido 394 vezes
p7.jpg
p7.jpg (25.08 KiB) Exibido 394 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Responder