Balanceamento de EDF

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Balanceamento de EDF

Mensagem por AlexandreRJ »

Boa Noite Amigos!

Algum de vocês sabe algo sobre balanceamento de EDF, estou com muita vibração e um f-18 que tenho, queria tenta reduzi essa vibração.

Grato.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Eu já vi que quando são feitas, o rotor da EDF é balanceado numa maquina, parece que a laser.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Ola AlexandreRJ

O nosso colega aqui do forum pedro prado e mestre no balanceamento de helices, procura os videos dele que vai te dar uma ideia de como balancear a sua EDF... eu faco um balanceamento estatico das pas utilizando um balanceador de helices com imas, 'e chato para xuxu e dependendo da edf levo de 3 a 4 horas para deixar uns 90%, 100% so em equipamentos muito sofisticados. O procedimento por alto 'e colocar a edf no balanceador de helice e ver qual a pa ou lado mais pesado e remover material (uso uma dremel para remover material na parte interna da edf ou adicionar material (colas tipo superbonder) e verificar a cada remocao ou adicao como esta o balanceamento....faco isto ate que a edf nao penda para nenhum lado. Resumindo, fazer isto em uma helice de 2 pas e moleza, agora em 12 'e brabo, se vc quer fazer isto tem que aprender com helices normais e ir vendo como funciona o processo e ir tentando em uma edf.

Abracao
Humberto Melo
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por AlexandreRJ »

eu sei que e muito chato mesmo amigo, mais eu vo tenta assim mesmo, hehhehe.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Claro, vai em frente, quem nao tenta nao consegue, heheheh

Uma dica, na EDF de 12 pas a principio nao uso a dremel, vou trocando as pas de lugar e testando no balanceador, geralmente da certo rapido...
Humberto Melo
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

Mensagem por ftomazi »

depois de fazer esse balancemento, eu monto ela no motor e refaço o balancemanto, como???

prendo ela na mesa, e uso um analisador de vibração (do celular pode ser), uso um pequeno pingo de cola para ir testando.

ligo o motor da edf para analisar a vibração, vou mudando de lugar o peso para ir localizando onde fica melhor, depois de achado o ponto é hora de modificar o peso, aumentando e diminuindo e analizando quando vai melhorando.... depois de umas 3 ou 4 horas fazendo isso eu ja fico loco e nao consigo mais fz nada, melhor larga tudo q continuar noutro dia... ahhahaah
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

SPINNER: o vilão escondido...

Mensagem por Junior »

Oi,Alexandre.
Pelo título da minha mensagem , acho que voce já entendeu.
Não sei a marca da EDF que está usando, mas já peguei umas que depois de 2 ou mais horas no balanceador, perdi todo o serviço quando coloquei a porcaria do spinner. Bastou dar o aperto final e coisa empenou e saiu tudo do balanceamento. Ás vezes, spinner ruim com vibração (destruidor de rolamentos) comparado a pequena perda de eficiencia por falta de spinner, é melhor e mais seguro deixar o spinner de fora :wink:
O video tutorial do Pedro Prado vai tirar suas dúvidas, sem dúvida! rsrs.

Boa sorte!

P.S.: também já peguei adaptador de aluminio fora de centro. são estes que consomem horas de balanceamento, e no fim, a edf vai pro lixo ou compro um novo adaptador, e rezo para também não vir fora de centro e começo tudo de novo!
Balanceamento de EDF é 10% de inspiração e 90% de transpiração... ou piração, sei lá!rsrs
Junior
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por Tio Bit »

Ufa... pensei que só eu que tinha toda essa dificuldade! Gastei muitas horas colocando e tirando cola para balancear uma EDF dps 68mm. Depois que colocava o cone de alumínio, bagunçava tudo novamente. Consegui resolver o problema adicionando cola por dentro do próprio cone. Depois fazia uma marca com canetinha no cone e ia girando e testando até achar o melhor ponto. Foram três dias e muitas horas de sofrimento, mas valeu a pena. Dá uma olhada no som da danada...rsrs

http://www.youtube.com/watch?v=Bw_VrHMT8j4
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Com meus EDFs tenho usado fitas adesivas direto nas pás. Não fica ótimo, apenas bom.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Responder