Bobcat 90cm - EDF 70mm

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

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bananabg
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Bobcat 90cm - EDF 70mm

Mensagempor bananabg » 24 Out 2013 21:52

Olá colegas e amantes do aeromodelismo.

Bem pessoa, já há alguns dias venho incomodando alguns aqui no fórum, desde já, obrigado ao Humberto, obrigado ao Mauri, ao Pedro Prado, ao usuário mais raivoso do Fórum, o Marco Antônio, as informações repassadas por vocês tem sido de grande importância, tudo isso, em busca da realização de um sonho pessoal.

Há mais menos 8 meses, fiz meu primeiro voo com Asinha, e logo em seguida com um Radjet da HK, foram os voos mais rápidos que já fiz e me apaixonei, até então só tinha voado aviões treinadores, escala e acrobáticos, nunca algo tão rápido quanto um Radjet.

Sou aeromodelista a cerca de 10 anos, fiquei uns 4 anos parado e voltei a mais ou menos 1 ano.

Bem, sempre quis pilotar um avião jato, e já que os QUERO são muito caros, fora da minha realidade atual, decidi, com a ajuda de um amigo patrocinador, montar um elétrico.

De início, minha intenção era bater os 200km/h, mais precisamente, os 250km/h, mas vi que a brincadeira fica cara, então, um passo de cada vez.

Deixemos o blá blá blá de lado e passamos para o que interessa, vamos aos dados.

Dados:
Envergadura: 120 cm
Comprimento: 142,217 cm
Corda Raiz: 46,0 cm
Corda Ponta: 1,276 cm
Perfil: MH33
Trem: Fixo (por enquanto)
Peso pronto para voo estimado: 1.5 ~ 1.8 kg

Eletrônica:
Propulção: Combo Dr. Mad Thrust 70mm 5 Blades + Brushless 4000kv (pretendo fazer uma upgrade para 10 blades e motor de menor KV)
Diâmetro do Rotor: 70mm
Diâmetro externo: 72mm
Motor: B2839L 4000kv
Potência Máxima: 900w
Voltagem Máxima: 14.8v (4S)
Amp. Máxima: 63A
Máximo Empucho: 1.35kg
Peso: 164g

Esc: Red Brick 100A ES
Amp. Máxima: 100A
Ubec: 5v / 5A
Células: 2~7s Lipoly
Tamanho: 80mm x 20mm 39mm
Peso: 93g

Servos:
Profundor: HK15298 15kg / 0.11s
Leme: 2x TGY-396V 2.5kg / .06sec
Flap: 2x TGY-396V 2.5kg / .06sec
Aileron: 2x Hobbyking 4008DX 0.06s / 8kg
Bequilha: TGY-396V HV2.5kg / .06sec /

Planta de minha autoria com base em uma imagem de 3 vistas.

[img:d528774a3e]http://www.adventurephotos.com.br/img/projetos/bobcat/planta_1.jpg[/img:d528774a3e]

Pretendo pintar o modelo, detesto aviões entelados, estive pensando em fazer um grafismo ao estilo dos tucanos da Esquadrilha da Fumaça.

Já possuo parte dos servos e a EDF (comprei hoje, deve chegar em uns 10 dias).

Resta comprar o ESC e alguns servos.

Estou completamente aberto a opiniões.
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Mensagempor carlos vitor » 24 Out 2013 22:24

Sugiro que assim como o Humberto Melo de Goiania, você passe uma camada fina de fibra de vidro no aero já que não pretende entelar, para dar uma resistência a mais nele, e possibilitar uma segurança melhor em eventuais quedas.
Como disse acima é só uma sugestão!

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Mensagempor bananabg » 24 Out 2013 22:38

[quote:1cc134db8c="carlos vitor"]Sugiro que assim como o Humberto Melo de Goiania, você passe uma camada fina de fibra de vidro no aero já que não pretende entelar, para dar uma resistência a mais nele, e possibilitar uma segurança melhor em eventuais quedas.
Como disse acima é só uma sugestão![/quote:1cc134db8c]

É uma possibilidade Carlos, o que me preocupa com a laminação é o peso adicional. É sabido por todos que jatos com EDF de 70mm tendem a ter um voo não tão satisfatório devido ao baixo rendimento das EDF´s de 70mm e o elevado peso. Mas vamos ver, sem dúvida seria muito bom.

Uma pergunta, a diferença de rendimento da EDF se altera muuuuuito na troca do rotor, passando de 5 para 10 pás? Mais pás requer mais força e com isso menos Kv´s correto?
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Mensagempor carlos vitor » 25 Out 2013 02:02

Olha eu entendo muito pouco sobre esse negocio de jatos fan, talvez eu esteja errado mas acho que uma fan com mais pás e um motor com mais Kv que consiga giram esse numero de pás você terá mais força e mais velocidade, talvez eu esteja errado.
Por isso pela minha experiência com EDfs usando hélices eu acho que vai ficar muito melhor, principalmente para o seu aeromodelo e também por causa do modelo dele que geralmente é mais usado pusher. Uma edf de 70mm não vai ter força suficiente para levantar tanto peso e desempenhar a velocidade esperada.
Tem o vídeo do meu Slipso olha ai e me diz oque acha:
[yt]3BulwcQb4ek[/yt]
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Mensagempor carlos vitor » 25 Out 2013 02:23

O aero do vídeo esta com apenas 3s de 1000mah 25C

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Mensagempor bananabg » 25 Out 2013 09:18

[quote:ef15e3722b="carlos vitor"]O aero do vídeo esta com apenas 3s de 1000mah 25C[/quote:ef15e3722b]

Parabéns Carlos, um foguetinho eim!? Muito rápido mesmo.

Mas a diferença geralmente notada entre as duas propulsões, EDF e PUSHER, é justamente na velocidade final, veja bem, aviões que necessitam de muito torque geralmente, pra não dizer, quase que por unanimidade, são puxados por hélices, exemplo mais notável são os aviões de acrobacia de precisão, até porque a resposta ao comando de retomadas de aceleração são infinitamente mais rápidos, entretanto, o deslocamento do ar que move o avião é muito menos preciso (me corrijam aqui se eu estiver errado) e bem mais turbulento. Já os jato, não geram tanto torque, entretanto, por ser um fluxo de ar "tratado" digamos assim, totalmente canalizados para dentro do duto da turbina e ainda em alguns casos, pressurizado em dutos redutores, visando sempre um maior deslocamento de ar e automaticamente, maiores velocidades. Veja o exemplo de mais ou menos a diferença entre as situações.

[img:ef15e3722b]http://www.herancacultural.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/untitled.png[/img:ef15e3722b]
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Mensagempor bananabg » 25 Out 2013 09:20

Acho que vou reduzi-lo para 90cm de envergadura.

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Mensagempor carlos vitor » 25 Out 2013 12:22

Se você reduzir a envergadura você só vai precisar de mais velocidade para ter um voo estável, então logo não vai resolver nada. Primeiro termine o aero tentando mante-lo o mais leve possível dai depois é so escolher um motor com empuxo compatível com o peso do mesmo.
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Mensagempor bananabg » 25 Out 2013 15:45

[quote:df538be714="carlos vitor"]Se você reduzir a envergadura você só vai precisar de mais velocidade para ter um voo estável, então logo não vai resolver nada. Primeiro termine o aero tentando mante-lo o mais leve possível dai depois é so escolher um motor com empuxo compatível com o peso do mesmo.[/quote:df538be714]

Acho que terei que trocar não só o motor, mas o rotor que original tem 5 pás para um com 10 ou 12 pás.
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Mensagempor carlos vitor » 25 Out 2013 22:31

Um bom exemplo que tenho para te dar sobre a eficiência de algumas EDFs é este jato abaixo vendido na HK. Olhas as expecificações dele e no final eu te digo oque eu acho.
Specification:
Wingspan: 620mm (24.4in)
Length: 960mm (37.8in)
Flying Weight: 570g (20oz)
Channel: 4ch
Motor: 2627kv Brushless Outrunner 4100kv
ESC: 30A
Servo: 5 x 9g
EDF: 64mm
Battery compartment size: 125 x 45 x 34mm

1° este jato tem bem mais que 570g de peso de voo, mesmo ele vindo original.
2° um dos meios para tirar o peso dele que era de 1300 ate 1500, foi diminuir o numero de servos de 5 para 4, retirar os retrateis e colocar trem de pouso fixo, mesmo assim não reduziu seu peso para menos de 1kg
3° Este setup de motor não funcionava bem com esc de 30A então teve que ser trocado por um de 70A, a bateria é uma de 4s 2200mah nano tech 50 a 70C

Resumindo não tem nem um pouco de velocidade, o aero voa estolando, muito instável e a EDF dele é de 64mm.
Onde eu quero chegar com isso, seu aero é bem maior que este com quase o mesmo peso e com uma edf pouco maior, não vai ficar rápido e muito menos tera um belo voo.
Uma ideia coloca uma fan com 10 pás e um motor de menos Kv e uma 4s é seja feliz. "foi só uma ideia"
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Mensagempor humbertomelo » 26 Out 2013 04:20

Essa imagem nao define o que acontece na edf...nao e assim que funciona... Vou achar alguma que represente melhor.

[img:831113ac7b]http://www.herancacultural.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/untitled.png[/img:831113ac7b]
Humberto Melo

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Mensagempor bananabg » 26 Out 2013 08:38

[quote:9b500d9644="humbertomelo"]Essa imagem nao define o que acontece na edf...nao e assim que funciona... Vou achar alguma que represente melhor.

[img:9b500d9644]http://www.herancacultural.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/untitled.png[/img:9b500d9644][/quote:9b500d9644]

Valeu Humberto... rsrsrsrs... Sei que vai haver uma ligeira pressurização do fluxo de ar também, só que não achei nenhuma imagem que ilustrasse certinho, só achei essa que demonstra a "canalização" do fluxo.

[quote:9b500d9644="carlos vitor"]Um bom exemplo que tenho para te dar sobre a eficiência de algumas EDFs é este jato abaixo vendido na HK. Olhas as expecificações dele e no final eu te digo oque eu acho.
Specification:
Wingspan: 620mm (24.4in)
Length: 960mm (37.8in)
Flying Weight: 570g (20oz)
Channel: 4ch
Motor: 2627kv Brushless Outrunner 4100kv
ESC: 30A
Servo: 5 x 9g
EDF: 64mm
Battery compartment size: 125 x 45 x 34mm

1° este jato tem bem mais que 570g de peso de voo, mesmo ele vindo original.
2° um dos meios para tirar o peso dele que era de 1300 ate 1500, foi diminuir o numero de servos de 5 para 4, retirar os retrateis e colocar trem de pouso fixo, mesmo assim não reduziu seu peso para menos de 1kg
3° Este setup de motor não funcionava bem com esc de 30A então teve que ser trocado por um de 70A, a bateria é uma de 4s 2200mah nano tech 50 a 70C

Resumindo não tem nem um pouco de velocidade, o aero voa estolando, muito instável e a EDF dele é de 64mm.
Onde eu quero chegar com isso, seu aero é bem maior que este com quase o mesmo peso e com uma edf pouco maior, não vai ficar rápido e muito menos tera um belo voo.
Uma ideia coloca uma fan com 10 pás e um motor de menos Kv e uma 4s é seja feliz. "foi só uma ideia"[/quote:9b500d9644]

Carlos, mas esta é a intenção, voar com 10 pás (mesmo que não de início, pois não estou encontrando rotores de 10 pás para esta EDF) e no mínimo 4, 6 ou 7 celulas (4S = 1 bateria 2200 30c, 6S = 2 baterias 3S em série de 2200, 7S = 1 bateria 4S e uma 3S em série, ambas de 2200). Margem pra isso o ESC me dá, o que terei que fazer um UPGRADE logo quase que de cara é o Motor, acho que um motor na faixa de 2200kv vai ter uma melhora significativa nesse ponto. Por isso quero opiniões dos mais experientes em EDFs. Mas você tem razão sim. Mas acho que se eu conseguir manter o avião na casa dos 1,3 até 1,5kg, o voo dele não será dos piores não.

Ainda estou pensando em reduzir o tamanho de 120cm de envergadura para 90cm, só que 90cm parece tão "pititinho", rsrsrsrsrsrs...
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Mensagempor bananabg » 28 Out 2013 09:06

Super ansioso, a EDF deve ser despachada pra mim ainda hoje! =)

Os isopores também devem vir essa semana!

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EDF enviada.

Mensagempor bananabg » 30 Out 2013 13:51

EDF foi enviada ontem. Os isopores serão comprados amanhã. Infelizmente, terei alguns compromissos nos próximos 4 finais de semana, então creio que o projeto vai ter a evolução um tanto quanto comprometida por conta disso.

[img:4d398d1c09]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/encam_edf.png[/img:4d398d1c09]

Farei a impressão da planta semana que vem.

Vou tentar já criar o grafismo também!
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Mensagempor bananabg » 30 Out 2013 22:24

Creio que até sexta já esteja comigo.[img:f1a9e4dc95]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/rastreio_edf.png[/img:f1a9e4dc95]
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Mensagempor bananabg » 30 Out 2013 23:42

Pessoal, hoje eu terminei de fazer o grafismo. Pode ser que haverá uma diferença nas cores, pois a imagem foi gerada em perfil de cor CMYK. Mas já dará pra se ter uma ideia?

[img:9ae6e8f91d]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/grafismo.jpg[/img:9ae6e8f91d]
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Mensagempor pamisystem » 31 Out 2013 20:09

Acompanhando, showww.. vc nao teria a planta?? valeuuu

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Mensagempor bananabg » 01 Nov 2013 07:56

[quote:80f65d7dd4="pamisystem"]Acompanhando, showww.. vc nao teria a planta?? valeuuu[/quote:80f65d7dd4]

Valeu... Então, como eu disse, não tenho bem um aplanta, as imagens que você viu aí, são de minha própria autoria com base em uma outra imagem de 3 vistas que eu encontrei na net, eu redesenhei tudo em Corel e fiz algumas alterações, além de aplicação de perfis e algumas coisinhas... Posso disponibilizar o PDF em tamanho real se quiserem.
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Mensagempor bananabg » 04 Nov 2013 08:17

Bom dia pessoal... Uns dias afastado por causa do trabalho no final de semana, estamos de volta....

Os isopores chegaram... Essa semana começam os cortes e tome lixa... A turbina, estranhamente ainda encontra-se encaminhada para Goiânia, eu achei que a teria aqui hoje, mas deve chegar só amanhã ou depois! Uma pena.

Uma excelente semana a todos.
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Mensagempor bananabg » 04 Nov 2013 21:49

Bem pessoal, a EDF foi encaminhada para Rio Verde hoje, amanhã provavelmente ela estará entregue. Hoje coloquei em ordem todos os traços para impressão da planta para recorte das placas.

Segue link para quem tiver interesse.

[url]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/planta_bobcat.pdf[/url]

A planta encontra-se já no tamanho real para impressão em formato A0.

Infelizmente, não dará pra fazer muita coisa por esses dias, tenho compromissos de trabalho pelos próximos 3 finais de semana, então, vou tentar adiantar o máximo possível durante os dias da semana.

Bem, é isso por enquanto pessoal.
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Mensagempor carlos vitor » 04 Nov 2013 23:08

Rapaz eu achei que já estava quase tudo recortado kkkkkkkkk
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Mensagempor bananabg » 04 Nov 2013 23:24

[quote:215f51cea7="carlos vitor"]Rapaz eu achei que já estava quase tudo recortado kkkkkkkkk[/quote:215f51cea7]

Carlos, não estava encontrando ninguém que trouxesse o P3 pra mim, o frete não compensava ao meu ver. Comprei 2 placas de 1m x 1m e 50mm de espessura e 2 de 1m x 1m e 30mm de espessura por R$ 66,00 em Goiânia, o frete ficaria na metade do preço da mercadoria. Esse fim de semana, um amigo meu veio de lá e trouxe. rsrsrsrsrs...
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Mensagempor bananabg » 05 Nov 2013 13:05

Boas novas, a EDF acabou de chegar. Uma pena eu estar na empresa ainda e não poder testá-la.

Bem, eu não tinha muita noção de tamanhos, olhando na régua a gente tem pouca ideia do que realmente é, digo em questão volumétrica, e não linear, a EDF me parece um tanto quanto pequena para empurrar um avião com 1,20m de envergadura, vou estudar a mudança para 1m ou 90cm de envergadura, pra isso acho que vou ter que mexer um pouco nos perfis, pois a espessura da ponta da asa ficará muito fina, mas vamos ver.

Hoje a noite darei uma boa estudada sobre o assunto, creio que já amanhã tenho a decisão tomada e já faça a impressão das plantas.

Humberto, me socorre. Mauro, você também é bem vindo aqui... rsrsrsrsrsrs...
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Mensagempor bananabg » 05 Nov 2013 15:15

[img:b6529c57bd]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/EDF_01.JPG[/img:b6529c57bd]

[img:b6529c57bd]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/EDF_02.JPG[/img:b6529c57bd]

[img:b6529c57bd]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/EDF_03.JPG[/img:b6529c57bd]

[img:b6529c57bd]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/EDF_04.JPG[/img:b6529c57bd]
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Mensagempor bananabg » 05 Nov 2013 20:59

Pronto. Pesquisado, lido, relido, achei melhor diminuir mesmo a envergadura.

Tem um tópico aqui mesmo no e-voo de um colega que fez um com uma EDF de 70mm com um vídeo, o Saratiel, [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88968&postdays=&postorder=asc&start=125[/url], achei bacana o rendimento do avião, ele fez com 110cm de envergadura, ainda tirei 20cm, como já mencionei, quero tentar passar da barreira dos 200km/h.

Segue a planta com as novas medidas.

[url]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/Planta_Bobcat_90cm_EDF_70mm.pdf[/url]
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