qual motor usar?

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: qual motor usar?

Mensagem por agflex »

ugo ar escreveu:não porquê seria como se eu colocasse a helice virada em um motor isso não daria muito certo pois a geometria dela foi desenvolvida para girar em um sentido, além do formato da pá ela também tem um perfil, você colocaria a asa em um modelo com o b.f. para frente e o b.a. para tráz ? eu não,por favor me corrijam se eu estiver errado más acho que não daria certo.

:D
Acho que era somente para questão de teste o que o outro colega colocou...mas posso estar errado claro....
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: qual motor usar?

Mensagem por John-Henrique »

ugo ar escreveu:não porquê seria como se eu colocasse a helice virada em um motor isso não daria muito certo pois a geometria dela foi desenvolvida para girar em um sentido, além do formato da pá ela também tem um perfil, você colocaria a asa em um modelo com o b.f. para frente e o b.a. para tráz ? eu não,por favor me corrijam se eu estiver errado más acho que não daria certo.


Foi uma sugestão para testar... mas partindo de um ponto assim tão bem elaborado, como você propôs:

Inverter a hélice não é proibido e dependendo do caso é recomendado, como no caso de um aeromodelo com motor na frente e um pusher, no segundo a hélice deve ficar invertida (na verdade o motor é que mudou de posição).

Quanto ao rendimento da EDF, bom, você deu a entender que o empuxo estava pouco, que deveria ser maior, mas porque? Como chegou a esta conclusão? Por outro lado, um kit EDF (motor, ESC, EDF e bateria) vão entregar um empuxo que normalmente estará numa tabela do fabricante/vendedor, já um EDF, outro motor, outro ESC (diferentes) vão entregar outro empuxo (podendo ser maior ou menor).

Não sei se fui claro, não estou dizendo que estou correto, porém, cada conjunto vai trabalhar dentro de seus limites e isso muda o desempenho. Pode ser que estes 2700 kg sejam o melhor que este conjunto consegue entregar independente de para qual lado a EDF gire.
ugo ar
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Dez 04, 2014 1:45 pm
Localização: anápolis go

Re: qual motor usar?

Mensagem por ugo ar »

John muito obrigado pela atenção e pela sugestão,já possuo toda eletrônica necessária para montar o jato e gostaria muito de ter sua visita e colaboração no tópico que vou abrir.

inverter a hélice não é proibido tambem concordo,desde que o ar passe no sentido b.a. para o b.f. da pá, como no caso que você exemplificou, virou a hélice mas o motor também, e você me sugeriu que eu apenas trocasse os fios,daria certo se eu virasse também o rotor más como eu disse em outra resposta não dá para virá-lo,se tivesse como eu testaria com certeza.

quanto ao rendimento de 3kg,não é uma conclusão e sim uma meta por isso eu abri o tópico, eu tinha escolhido a bateria e edf e pedi ajuda para escolher o motor, quando estava escolhendo o setup vi alguns videos e li em alguns anuncios de edfs parecidas dando mais de 3 kg de empuxo,por isso eu pensei que iria dar pelo menos 3,infelizmente não deu :cry: más deixa pra lá, o que faz voar é a asa e não o empuxo.

a intenção do forum é promover a amizade :D e a troca de experiência :wink: , para quem estiver lendo este tópico e pesquizando sobre edf changesun 90mm 12 blades e motor dr madthrust 3682 1700kv á 1017m do nível do mar fornece 2700g de empuxo.
voar voar
Responder