Motor EDF - Tamanho Duvida

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Tonhao_Maciel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Set 30, 2014 12:24 am
Localização: Rio Branco - AC

Motor EDF - Tamanho Duvida

Mensagem por Tonhao_Maciel »

Turma, estou querendo saber mais sobre EDF, mais especificamente, sobre seu tamanho. Como saber que tamanho usar?? 70 mm, 30 mm, 40 mm... etc, pois vejo alguns motores na Hobbyking que não apresentam qual o tamanho específico (se são 70, 30, 40mm e assim por diante).

Enfim, não sei se estou fazendo a pergunta certa, mas gostaria de saber que tamanho de "hélice" (ou seriam pás)?? Enfim, neste motor aqui, pois planejo, após terminar meu FT Old Fogey, montar um micro jato (não se preocupem, sim, estou começando agora, mas já estou ciente de que não devo usar jatos no começo, estou apenas querendo aprender, já que não encontro nada a respeito, nem em inglês).

https://hobbyking.com/en_us/turnigy-123 ... 500kv.html

Turnigy 1230 Brushless Inrunner Motor 4500kv:

Dimension: 30mm x 12mm, 38mm(with shaft)
Weight: 14.5g (kv4500) (not including connectors)
Diameter of shaft: 1.48mm
Length of front shaft: 8mm
Lamination thickness: .2mm

Spec.
Battery: 2 Cell 2S/7.4V
RPM: 4500kv
Max current: 6A
No load current: 7.4V/0.4A
Current capacity: 6A/15sec
Internal resistance: 0.473ohm
Dimensions: 12x30mm


Pull: 9400
Prop: EP4040
ESC: 7A
Max Current: 6.4A
Battery Type: 2S Only
Suited for Mini EDF or micro parkjets.

Pergunta: com as especificações deste motor, como saber que tamanho das pás devo utilizar??? Gostaria de saber como descubro, apenas olhando as especificações, se é um motor 30, 40, 70mm...??

Peço desculpas se enrolei demais ou se falei besteiras ou se estou fazendo uma pergunta já feita neste fórum, mas ressalto que não encontrei nada sobre o assunto, bem como, estou aprendendo agora sobre motores.


Desde já, agradeço quem tiver paciência de explicar. Obrigado! :)
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Dúvida sobre motor EDF - Tamanho

Mensagem por John-Henrique »

Particularmente nunca usei EDF tão pequena, mas você escolhe o tamanho da EDF (motor, pás e duto) todos de acordo com o tamanho do aeromodelo e do empuxo necessário para voar. Se você está fazendo um micro jato não vai dar pra usar uma EDF de 70mm, dai você precisa saber o peso do aeromodelo, calcular a carga alar e descobrir quanto de empuxo será necessário para o voo, dai você compra a EDF.

Você pode descobrir o tamanho da EDF imprimindo a planta e medindo a largura do local onde será posicionada a EDF.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Dúvida sobre motor EDF - Tamanho

Mensagem por man1aco »

O KV desse motor é muito baixo pra uma micro EDF de 2s.

4500kv é normalmente usado em EDF de 55mm com bateria 3s.

Uma EDF de 40mm deve puxar entorno de 250g , certamente um desafio construir um modelo leve para ela.
Responder