Eurofighter Typhoon Acrobático

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por jmrpb »

macfabiano escreveu:Que beleza, José Bernardo!
Pousa na mão... gostei muito desse Typhoon.
Senti vontade de fazer um assim agora, embora já tenha feito um outro Typhoon, pusher.
John, por ser acrobático, será q não é intencional peso de cauda?
Caso queira ver, estou enviando o link do vôo do meu (também estava com peso de cauda na ocasião do vídeo):

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=e3TmvLa_u8U&t=19s[/yt]

:)


Caro Fabiano,

Antes de mais obrigado. Você tem toda a razão. Com um pouco de peso atrás do CG (centro de gravidade) vai propiciar um pouco mais de manobrabilidade e de acrobacia. As asas em delta 'não gostam' de fazer loopings e se você colocar o seu CG intencionalmente um pouco para trás isso vai ajudar.

Saudações,

Bernardo
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por jmrpb »

John-Henrique escreveu:
man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).


Caro John-Henrique,

A hélice embora seja uma 9' * 6' não apresenta muito torque roll porque é uma slow fly. Esta hélice é muito boa para aceleração e acrobacia.

Quando eu lanço o meu Eurofighter à mão o meu throttle está normalmente a 60% ~ 65%. Depois em voo é que acelero e com velocidade não se nota o torque roll. O meu rudder também se encontra programado com cerca de 5º para a direita.

Saudações,

Bernardo
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por man1aco »

jmrpb escreveu:
John-Henrique escreveu:
man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).


Caro John-Henrique,

A hélice embora seja uma 9' * 6' não apresenta muito torque roll porque é uma slow fly. Esta hélice é muito boa para aceleração e acrobacia.

Quando eu lanço o meu Eurofighter à mão o meu throttle está normalmente a 60% ~ 65%. Depois em voo é que acelero e com velocidade não se nota o torque roll. O meu rudder também se encontra programado com cerca de 5º para a direita.

Saudações,

Bernardo


Então o seu esta virando 5º fixo pre trimado, basicamente compensando o torque.

Eu faço o mesmo mas de forma dinâmica, a cada tanto de acelerador ele aumenta o grau de compensação , e com o motor desligado pra plainar fica tudo reto.

É por isso que eu não abandonei até hoje o turnigy 9X , não vi como fazer nada parecido em futaba 6 e 7 canais, só os mais caros fazem.
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por jmrpb »

Ficam aqui algumas vantagens Versus desvantagens das asas em Delta:

Pros:

- Muito boa aceleração e velocidade;
- Subida na vertical muito rápida;
- Boas para velocidade lenta e Alto Ângulo de Ataque (AoA);
- Velocidade de 'Roll' de aileron muito rápido;
- Executam curvas apertadas muito bem;
- O rudder único e central activo permite grande controlo direccional em todas as velocidades (mesmo em situações de cross-wind;
- Voo invertido muito estável.

Desvantagens:

- As asas em delta tendem a ser menos reactivas no 'pitch' control. Não gostam de fazer 'loops' apertados, os chamados 'waterfalls' em 3D. De qualquer modo efectua perfeitamente loopings normais, quer positivos quer negativos (positivos - 'inside loops' e negativos - 'outside loops').

Saudações,

Bernardo,
Lisboa, Portugal, Europa
Responder