Eurofighter Typhoon Acrobático

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por jmrpb »

Esta é a minha versão do Eurofighter Typhoon acrobático:

As especificações são:

- Comprimento: 101 cm;
- Largura da asa - Wingspan: 70 cm;
- Ângulo da asa de sweep-back (wing): 37º;
- KF Airfoil número 4 (parte de cima e de baixo exactamente simétricas para acrobacia);
- Motor: SunnySky 2212 / 980KV;
- Speed Controller: Rapid Fire 12A (10 gramas);
- Propeller: Graupner 9” * 6” Slim Cam (perfeita para aceleração entre voo lento e elevado ângulo de ataque (AOA) e voo rápido);
- Bateria: #1 LIPO 3S / 1300 mA/h with 35C (tempos de voo entre os 6 e os 7 minutos com acrobacia aérea);
- Servos: #3 Hitec HS-55;
- A ponta da asa incluindo o aileron tem: 10 cm (inclui ailerons);
- Dimensões do rudder: 23 cm de altura por 25 cm na parte de baixo mais larga;
- Peso pronto a voar: entre os 390 e as 440 gramas / 13,8 oz to ~ 15,5 oz (dependendo da bateria usada);
- Aterragem: Apanhar à mão :)

A parte da frente é feita de 'polypropylene' cinzento com duas placas de depron de 2,5 cm de cada lado limadas de acordo com a forma da fuselagem e coladas com cola epoxy. Esta construção torna este Eurofighter bastante resistente a acidentes.

Espero que esta descrição ajude. Brevemente vou colocar um vídeo.

Esta versão tem o KF airfoil número 4 (parte de cima e debaixo exactamente iguais e simétricas para acrobacia).

Seguem fotos em baixo. :)

José Bernardo

Lisboa, Portugal, Europa
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por jmrpb »

Editado pela última vez por jmrpb em Ter Mai 16, 2017 7:16 pm, em um total de 2 vezes.
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por jmrpb »

Foto do conjunto:

Eurofighter e F-117
Eurofighter e F-117
Eurofighter F117b small.jpg (38.69 KiB) Exibido 172 vezes
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por John-Henrique »

No vídeo tenho sempre a impressão que o CG está atrasado, se você adiantar ele um pouco este aeromodelo terá mais velocidade devido o deslocamento de massa no sentido do movimento.
Avatar do usuário
macfabiano
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 9:27 am
Localização: Curitiba - PR

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por macfabiano »

Que beleza, José Bernardo!
Pousa na mão... gostei muito desse Typhoon.
Senti vontade de fazer um assim agora, embora já tenha feito um outro Typhoon, pusher.
John, por ser acrobático, será q não é intencional peso de cauda?
Caso queira ver, estou enviando o link do vôo do meu (também estava com peso de cauda na ocasião do vídeo):

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=e3TmvLa_u8U&t=19s[/yt]

:)
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por man1aco »

John-Henrique escreveu:No vídeo tenho sempre a impressão que o CG está atrasado, se você adiantar ele um pouco este aeromodelo terá mais velocidade devido o deslocamento de massa no sentido do movimento.


Não é bem assim , ele ta usando perfil simetrico que só gera sustentação se tiver angulo de ataque.

Para ter um jato que voa com a fuselagem alinhada com o horizonte tem que fazer ele com angulo positivo na asa de chapa, o meu T-38 tem bastante angulo ja no projeto e consegue voar com a fuselagem alinhada , ja o meu mirrage é nariz pra cima sempre, esse ai apesar de ter canard é em essência um delta como o mirrage e sempre vai voar de nariz um pouco erguido.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por man1aco »

Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

meu jatos de 70cm de envergadura eu já acho nojento o torque de uma helice 6" e tenho que configurar no radio para compensar o acelerador no aileron se não a trima só serve pra voar a uma velocidade fixa e fora dela o avião vai lentamente tombando.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por John-Henrique »

man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por man1aco »

John-Henrique escreveu:
man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).


Digo por experiencia , é muito torque pra pouca envergadura , mesmo com angulo o aero sofre, no lançameto manual o aero sai rolando.

para garantir uma melhor performance eu dei preferência para usar o radio para compensar isso com a mixagem por curva, assim uso o motor dos meus sem angulo.

Por fim acabei colocando trem de pouso em todos os meus jatos , a emoção do pouso de alta velocidade , a forma como a rodas de traz tocam a pista e só depois de alguns segundos a da frente, é algo que eu não consigo mais trocar por uma barrigada na grama, isso eu deixo para o meus planadores termicos.
Avatar do usuário
Wander Lima
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 8:29 pm
Localização: Ibaté-SP

Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagem por Wander Lima »

ficou bem lento né, gostei dele..deve ser bom para iniciantes também, belo trabalho.
Humildade vem na frente da honra!
Responder