F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
- Poulps
- membro
- Mensagens: 538
- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
[quote:912b3f096b="caioect"]Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio[/quote:912b3f096b]
Grande Caio!
Seus comentários são sempre muito bem vindos !
Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !
Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.
Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=
O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !
O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.
Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.
Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :
- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?
[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]
- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?
Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !
Poulps
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio[/quote:912b3f096b]
Grande Caio!
Seus comentários são sempre muito bem vindos !
Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !
Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.
Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=
O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !
O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.
Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.
Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :
- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?
[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]
- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?
Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !
Poulps
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Só evite deixar o modelo muito pesado o que pode prejudicar a carga alar.
Qual o peso do modelo com a configuração atual?
O ideal seria utilizar uma configuração potente sem agregar peso, deixando o modelo o mais leve possível.
Resumindo, alta relação potência:peso, empuxo:peso>1 e baixa carga alar.
Pelo menos a série 700 (60-68) ainda é mais leve que o KD 3674.
Não precisa incluir essa área extra no cálculo do CG. Se deixar entre 20 e 25% da corda média da asa principal certamente irá voar bem.
Um abraço,
Caio
Qual o peso do modelo com a configuração atual?
O ideal seria utilizar uma configuração potente sem agregar peso, deixando o modelo o mais leve possível.
Resumindo, alta relação potência:peso, empuxo:peso>1 e baixa carga alar.
Pelo menos a série 700 (60-68) ainda é mais leve que o KD 3674.
Não precisa incluir essa área extra no cálculo do CG. Se deixar entre 20 e 25% da corda média da asa principal certamente irá voar bem.
Um abraço,
Caio
Boa tarde a todos, vou retomar também a montagem do meu F-18, nesta semana comprei uma RC- Lander 90mm 1900kv,
http://shop.rc-electric-jets.com/RC-Lander-90-mm-1900kv-6S-Dynamic-Power-EDF-LEDFDPS90-1A19.htm
Assim que chegar posto mais informações.
Paulo, parabéns pelo avanço no seu jato, espero que em breve consigamos coloca-los no ar.
Abs
http://shop.rc-electric-jets.com/RC-Lander-90-mm-1900kv-6S-Dynamic-Power-EDF-LEDFDPS90-1A19.htm
Assim que chegar posto mais informações.
Paulo, parabéns pelo avanço no seu jato, espero que em breve consigamos coloca-los no ar.
Abs
- Poulps
- membro
- Mensagens: 538
- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
Finalmente o Objetivo foi alcançado!
O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.
Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!
Como no vôo anterior o trem de pouso quebrou por problemas no C.G, neste final de semana tivemos que lança-lo na marra !
Vamos as imagens :
[img:1748f3e308]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jWWFUOKI/AAAAAAAADDU/IEYWZNGDU9E/s800/DSCF5343.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jlvye-yI/AAAAAAAADDk/SlpsgoOoADg/s800/DSCF5347.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kQmPqgLI/AAAAAAAADE0/7UP4qKIRVf0/s800/DSCF5366.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kagcQ1FI/AAAAAAAADFk/OXGEKBxia4Q/s800/DSCF5384.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh3.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbIQbboI/AAAAAAAADFo/e84Blza4eS4/s800/DSCF5386.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbaDZudI/AAAAAAAADFs/UHoghvr2Rqw/s800/DSCF5387.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kcR8x6-I/AAAAAAAADFw/7apyVCCdGTM/s800/DSCF5388.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kdrSalfI/AAAAAAAADF0/SoI_-nK3kxg/s800/DSCF5390.JPG[/img:1748f3e308]
Decolagem
[yt]_FuVUpRLlsY[/yt]
Um pouco do Vôo
[yt]Y-VK9BEXWvI[/yt]
Pouso
[yt]w3QoE_lDGM0[/yt]
Missão Cumprida
[yt]swDJa7cCFcw[/yt]
Dados Técnicos e Medidas Finais
Motor KD 36-74-09XL
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6678[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KD36i.jpg[/img:1748f3e308]
ESC Turnigy Vermelhinho de 80A
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3727[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/hw_p80a.jpg[/img:1748f3e308]
EDF 9305 90mm
[url]http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=140[/url]
[img:1748f3e308]http://www.highendrc.com/member/31702/products/smallimage/140_RIMG0460.JPG[/img:1748f3e308]
Bateria 6S de 4000mAhx30-40C
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9178[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T4000-6-20.jpg[/img:1748f3e308]
Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A
Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)
Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm
Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg
Obrigado pela força Galera !
O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.
Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!
Como no vôo anterior o trem de pouso quebrou por problemas no C.G, neste final de semana tivemos que lança-lo na marra !
Vamos as imagens :
[img:1748f3e308]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jWWFUOKI/AAAAAAAADDU/IEYWZNGDU9E/s800/DSCF5343.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jlvye-yI/AAAAAAAADDk/SlpsgoOoADg/s800/DSCF5347.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kQmPqgLI/AAAAAAAADE0/7UP4qKIRVf0/s800/DSCF5366.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kagcQ1FI/AAAAAAAADFk/OXGEKBxia4Q/s800/DSCF5384.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh3.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbIQbboI/AAAAAAAADFo/e84Blza4eS4/s800/DSCF5386.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbaDZudI/AAAAAAAADFs/UHoghvr2Rqw/s800/DSCF5387.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kcR8x6-I/AAAAAAAADFw/7apyVCCdGTM/s800/DSCF5388.JPG[/img:1748f3e308]
[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kdrSalfI/AAAAAAAADF0/SoI_-nK3kxg/s800/DSCF5390.JPG[/img:1748f3e308]
Decolagem
[yt]_FuVUpRLlsY[/yt]
Um pouco do Vôo
[yt]Y-VK9BEXWvI[/yt]
Pouso
[yt]w3QoE_lDGM0[/yt]
Missão Cumprida
[yt]swDJa7cCFcw[/yt]
Dados Técnicos e Medidas Finais
Motor KD 36-74-09XL
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6678[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KD36i.jpg[/img:1748f3e308]
ESC Turnigy Vermelhinho de 80A
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3727[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/hw_p80a.jpg[/img:1748f3e308]
EDF 9305 90mm
[url]http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=140[/url]
[img:1748f3e308]http://www.highendrc.com/member/31702/products/smallimage/140_RIMG0460.JPG[/img:1748f3e308]
Bateria 6S de 4000mAhx30-40C
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9178[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T4000-6-20.jpg[/img:1748f3e308]
Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A
Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)
Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm
Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg
Obrigado pela força Galera !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
[quote:a56761db7b="Poulps"]Finalmente o Objetivo foi alcançado!
O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.
Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!
[/quote:a56761db7b]
Parabéns Poulps! Espero que você consiga fazer muitos vôos com seu jato!
Talvez esta seja uma saída para uma próxima fuselagem do meu Berkut com EDF: usar uma única EDF maior, com maior empuxo, reduzindo o consumo final e ganhando em tempo de vôo. Vou pensar nesta configuração para o futuro.
Por enquanto, estou trabalhando na conversão para o "Pylon Berkut"
Abraços!
Disney
O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.
Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!
[/quote:a56761db7b]
Parabéns Poulps! Espero que você consiga fazer muitos vôos com seu jato!
Talvez esta seja uma saída para uma próxima fuselagem do meu Berkut com EDF: usar uma única EDF maior, com maior empuxo, reduzindo o consumo final e ganhando em tempo de vôo. Vou pensar nesta configuração para o futuro.
Por enquanto, estou trabalhando na conversão para o "Pylon Berkut"
Abraços!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
- Poulps
- membro
- Mensagens: 538
- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
Então Disney,
A Estratégia foi exatamente esta. Ao invez de utilizar as duas EDF e uma bateria monstro, coloquei apenas uma EDF, com um Motorzão mais potente e poupei peso.
Não precisei uma bateria gigantesca e economizei o peso de outro conjunto de EDF+Eletronica.
Como o rendimento das EDF´s são muito baixo e elas são meio pesadinhas, então neste caso, quanto mais turbinas, pior fica a relação PesoxEmpuxo.
Obrigado pela força !
A Estratégia foi exatamente esta. Ao invez de utilizar as duas EDF e uma bateria monstro, coloquei apenas uma EDF, com um Motorzão mais potente e poupei peso.
Não precisei uma bateria gigantesca e economizei o peso de outro conjunto de EDF+Eletronica.
Como o rendimento das EDF´s são muito baixo e elas são meio pesadinhas, então neste caso, quanto mais turbinas, pior fica a relação PesoxEmpuxo.
Obrigado pela força !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !