F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Ontem a noite fiz algumas medidas:

Peso do modelo sem EDF, Baterias , ESC : 1390g
Peso da EDF 90mm dom ESC de 60A : 320g
Empuxo de Apenas uma EDF 90mm Original medido usando 6S e consumo de exatos 60A: 1000g
Peso da bateria 6S 1800mAh : 320g

Empuxo do motor re-enrolado com apenas 1 Volta : 800g
OBS: Senti que a turbina com o motor re-enrolado com menos voltas fosse como um carro saindo de segunda ... minha pergunta é se as vezes no ar , com o modelo em movimento ela possa ter um maior rendimento.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Positivo: Lá em cima o rendimento das EDFs aumena. Pessoal, nao deu p/ ler todo o topico (hj é aniversario da DAC e seu eu passar muito tempo "no computador", ja viu...).

Mas procurem um cara chamado zimmerman no rcgroups. Ele ja teve todos os tipos de jatos EDF e sabe tudo o que funciona bem ou nao. Os avioes dele chegam a passar dos 3kg.

Abs.
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caioect
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Mensagem por caioect »

O modelo vazio está bem pesado! Vai precisar de bastante potência para voar bem!

Por outro lado estou achando que esse motor está consumindo muito (60A-LiPO 6s ~1200W) e gerando somente 1kg de empuxo!

Talves se utilizar um motor mais eficiente e com kv adequado vai girar mais e consumir menos.

Olha só, recentemente fiz dois testes com a EDF Haoye 64mm de 7 pás. Inicialmente utilizei o motor B2445 4800kv que aconpanhava a EDF e agora com o motor HET 2W 4750kv. Ambos apresentaram praticamente o mesmo kv (~4460kv).

Haoye 64 / A123 3s 2300mAh:
- B 2445 4460kv / 8.74V / 31.10A / 272W / 26041rpm / 480g / 150km/h / 2980kv
- HET2W 4465kv / 8.10V / 40.50A / 328W / 30120rpm / 630g / 180km/h / 3719kv

Como pode observar o motor HET possui menor redução no kv sobre carga... a rotação do fan aumentou 4000rpm, consequentemente o empuxo aumentou 31% e a velocidade de fluxo aumentou 20%!

Para manter a mesma rotação (26000rpm) o motor B2445 consumiu 55W a mais que o motor HET 2W:
- B 2445 4460kv / 8.74V / 31.10A / 272W
- HET2W 4465kv / 8.94V / 24.30A / 217W

Se utilizar um motor mais eficiente (HET, ARC, Mega, "Neu") na Haoye 89mm certamente obterá melhores resultados!

Pelo que andei lendo a Haoye 89mm de 7 pás chega a gerar ~2kg de empuxo ao consumir 1200W! Isso totalizaria 4kg de empuxo para o F-18!!!
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Realmente tudo converge a um motorzão Bom no lugar deste aqui original.
Quando comprei estas EDF´s (que não foram faceis de encontrar) , as comprei pois eram as mesmas do manual de intruções onde prometia 2Kg por EDF como vc disse realmente, mas na pratica só da 1Kg....

Imagens do dispositivo de teste de empuxo :
[img:bc82f4ae6e]http://img121.imageshack.us/img121/1693/pict0041am.jpg[/img:bc82f4ae6e]
[img:bc82f4ae6e]http://img94.imageshack.us/img94/6306/pict0042x.jpg[/img:bc82f4ae6e]

Outra coisa uqe fiquei reparando , na Hyperion, os motores para EDF de emsmo tamanho e potência, tem o mesmo número de polos (12 polos no estator) , suportam a mesma corrente, porém o qye tem mais KV na lista deles tem pelo menos 6 voltas de Fio, contra duas deste aqui... Aí tem coisa !

Estou neste momento re-re-enroladno o motor com mais voltas para ver o que dá, já que estou sem grana paa comprar um bom agora.

Em breve posto os resultados.

Um abraço e obrigado pela ajuda de vocês !
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caioect
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Mensagem por caioect »

Para aumentar o empuxo terá que colocar um anel de entrada para melhorar o escoamento do ar para dentro do fan... fazendo isso o empuxo aumentará ~35% ou mais!

Outra coisa que pode estar interferindo é o suporte que prende a EDF estar muito próximo a saída do fan... isso provavelmente está gerando turbulência ao defletir o fluxo em duas partes e consequentemente reduzindo o empuxo.

O ideal é não interferir no fluxo de entrada e de saída do fan, de tal modo obter um fluxo mais laminar possível.

Quanto ao kv do motor, o ideal para LiPO 6s é ficar entre 1800kv (motor com perda de 15% do kv sob carga) e 2400kv (motor com perda de 35% do kv sob carga) a fim de manter ~1500kv sob carga! Assim, com um pack de LiPO 6s (~20V) a rotação ficará em ~30000rpm e consequentemente ~2kg de empuxo!

Voce pode fazer um teste com o motor usando uma hélice para verificar qual é a perda do kv sob carga de ~1200W. Para isso basta medir a rotação e dividir pela voltagem de trabalho do pack!
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Caio,

Muito obrigado pelas informações, estou aprendendo um monte de coisa nova !

Só uma dúvida, como projeto o duto de entrada ?

Devo fazer apenas uma especie de "corneta" com uma abertura na frente 20% maior que o diametro da turbina ?

O comprimento deste cone deve ser curto ou longo ?

Na saída da EDF devo acrescentar também um cone afunilando a saída ?
Com que medidas ? Afunilar 10% do diametro já está ok ?

Obrigado !

Paulo Pires
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caioect
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Mensagem por caioect »

Isso! Na entrada poderá colocar um anel tipo uma corneta!

Existem várias formas de melhorar o direcionamento do ar para dentro do fan.

A forma mais simples é fazer o diâmetro do anel ~20% maior que o diâmetro do fan que neste caso seria 105mm. Isso aumentará a velocidade de fluxo dentro do fan em ~75%!

A área efetiva desse fan (FSA) corresponde a um diâmetro de 79mm, portanto o duto de saída deve possuir área entre 85% e 100% FSA, que corresponde a um diâmentro entre 73mm e 79mm!

Fazendo o diâmetro de saída com 73mm a velocidade de fluxo aumenta em ~17% com pouca perda no empuxo. Por outro lado ao reduzir o diâmetro abaixo de 73mm o empuxo começa a ficar prejudicado.

Qual o diâmetro do duto na saída do F-18? Por acaso é menor que 73mm?

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=945836
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

PUTZ !!!

Tenho certeza de que tanto o duto de entrada quanto o de saída não respeitam a regra.

O de saída é bem menor. Vou medir em casa e te passo valor exato, mas encontramos sem dúvida mais uma barreira no modelo.

Obrigado pelas informações !
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

EDF 89 mm vista lateral - detalhe do cooler na parte de trás do motor.
[img:47b3d639e2]http://img22.imageshack.us/img22/9517/pict0007bmp.jpg[/img:47b3d639e2]

EDF vista Frontal
[img:47b3d639e2]http://img215.imageshack.us/img215/5343/pict0006g.jpg[/img:47b3d639e2]

Entrada de ar - vista externa - Medidas 58x80mm
[img:47b3d639e2]http://img714.imageshack.us/img714/1585/pict0005b.jpg[/img:47b3d639e2]

Dutos de saída - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img46.imageshack.us/img46/7901/pict0004en.jpg[/img:47b3d639e2]

Dutos de entrada - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img40.imageshack.us/img40/8391/pict0003wd.jpg[/img:47b3d639e2]

Bocais de saída da EDF - Diametro 52mm
[img:47b3d639e2]http://img20.imageshack.us/img20/1135/pict0002nj.jpg[/img:47b3d639e2]


Não reparem a fiação toda bagunçada, mas tive que remover a EDF e sua instalação eletrica ficou solta por dentro do modelo.

O diametro dos dutos de saída não atendem a regra, onde seu diametro não deveria ser inferior a 73mm .
Isto deve estar provocando a perda acentuda da EDF na decolagem.
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caioect
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Mensagem por caioect »

O fan de 89mm possui 79mm de FSA (área: 4902 mm2).

A área de entrada do F-18 possui 58 x 80mm ~4640mm2 (95% FSA). Não é o ideal, mas não deve interferir muito. Deve ser maior que 4902mm2 (100% FSA).

A área do anel (arredondamento) na entrada possui 62 x 84mm ~ 5208mm2 (106% FSA). Aqui o arredondamento pode ser aumentado com um pouco de lixa.

A área de saída referente ao diâmetro de 52mm é de 2124mm2 (43% FSA). Realmente é muito pequena para um fan de 89mm... certamente o empuxo está sendo fortemente reduzido. Teria que aumentar para um diâmetro de pelo menos 71mm (80% FSA).

Por outro lado as dimensões do duto do F-18 são compatíveis com um fan de 70mm. Por exemplo, a EDF HET 6904 possui FSA de 61mm (área: 2922 mm2).

Neste caso a área de entrada do fan deve possuir entre 2922mm2 (100% FSA) e 3740mm2 (128% FSA). Como á área é um pouco menor que a área do F-18, poderá fazer um duto adequado ~52 x 72mm, com anel na entrada um pouco maior ~(58 x 80 mm)!

A área de saída deve ter diâmetro entre 52mm (85% FSA) e 61mm (100% FSA). Aqui não precisa alterar nada... a área de saída está perfeita para um fan de 70mm.
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