F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

[quote:912b3f096b="caioect"]Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!

Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!

[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

Se preferir poderá usar o programa abaixo:

http://fwcg.3dzone.dk/

Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!

Testes abaixo:

[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]

HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!

[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]

ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!

http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760

Abraços,

Caio[/quote:912b3f096b]


Grande Caio!

Seus comentários são sempre muito bem vindos !

Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !

Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.

Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=


O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !

O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.


Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.

Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :

- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?

[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]



- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?

Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !

Poulps
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Só evite deixar o modelo muito pesado o que pode prejudicar a carga alar.

Qual o peso do modelo com a configuração atual?

O ideal seria utilizar uma configuração potente sem agregar peso, deixando o modelo o mais leve possível.

Resumindo, alta relação potência:peso, empuxo:peso>1 e baixa carga alar.

Pelo menos a série 700 (60-68) ainda é mais leve que o KD 3674.

Não precisa incluir essa área extra no cálculo do CG. Se deixar entre 20 e 25% da corda média da asa principal certamente irá voar bem.

Um abraço,

Caio
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Caio, estou sem balança aqui , então só no final de semana vou te retornar as informações de PESO e Empuxo com EDF´s instaladas certinho.


Ficou faltando esta imagem:

[img:50bfde4788]http://imageshack.us/m/155/4521/pict0001pk.jpg[/img:50bfde4788]

Obrigado pelas dicas!
douglask
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Mar 06, 2007 8:12 am
Localização: lins- sp

Mensagem por douglask »

Boa tarde a todos, vou retomar também a montagem do meu F-18, nesta semana comprei uma RC- Lander 90mm 1900kv,
http://shop.rc-electric-jets.com/RC-Lander-90-mm-1900kv-6S-Dynamic-Power-EDF-LEDFDPS90-1A19.htm

Assim que chegar posto mais informações.

Paulo, parabéns pelo avanço no seu jato, espero que em breve consigamos coloca-los no ar.

Abs
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Jóia Douglas !!!

Depois poste informações dos testes com esta EDF da RCLander.
Eu também quase comprei ela !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Finalmente o Objetivo foi alcançado!

O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.

Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!

Como no vôo anterior o trem de pouso quebrou por problemas no C.G, neste final de semana tivemos que lança-lo na marra !

Vamos as imagens :

[img:1748f3e308]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jWWFUOKI/AAAAAAAADDU/IEYWZNGDU9E/s800/DSCF5343.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jlvye-yI/AAAAAAAADDk/SlpsgoOoADg/s800/DSCF5347.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kQmPqgLI/AAAAAAAADE0/7UP4qKIRVf0/s800/DSCF5366.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kagcQ1FI/AAAAAAAADFk/OXGEKBxia4Q/s800/DSCF5384.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh3.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbIQbboI/AAAAAAAADFo/e84Blza4eS4/s800/DSCF5386.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbaDZudI/AAAAAAAADFs/UHoghvr2Rqw/s800/DSCF5387.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kcR8x6-I/AAAAAAAADFw/7apyVCCdGTM/s800/DSCF5388.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kdrSalfI/AAAAAAAADF0/SoI_-nK3kxg/s800/DSCF5390.JPG[/img:1748f3e308]

Decolagem
[yt]_FuVUpRLlsY[/yt]


Um pouco do Vôo
[yt]Y-VK9BEXWvI[/yt]


Pouso
[yt]w3QoE_lDGM0[/yt]


Missão Cumprida
[yt]swDJa7cCFcw[/yt]






Dados Técnicos e Medidas Finais



Motor KD 36-74-09XL
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6678[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KD36i.jpg[/img:1748f3e308]



ESC Turnigy Vermelhinho de 80A
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3727[/url]

[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/hw_p80a.jpg[/img:1748f3e308]




EDF 9305 90mm
[url]http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=140[/url]

[img:1748f3e308]http://www.highendrc.com/member/31702/products/smallimage/140_RIMG0460.JPG[/img:1748f3e308]



Bateria 6S de 4000mAhx30-40C
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9178[/url]

[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T4000-6-20.jpg[/img:1748f3e308]




Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A

Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)

Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm

Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg




Obrigado pela força Galera !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
douglask
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Mar 06, 2007 8:12 am
Localização: lins- sp

Mensagem por douglask »

Parabéns, vamos então a ajuda...rs....a que distancia ficou o cg do e a instalação da edf da entrada de ar.

Obrigado pela ajuda.

abs
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Douglas , no final de semana vou tirar uma foto e postar aqui certinho, mas ficou a 3~4cm para trás da entrada de ar.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:a56761db7b="Poulps"]Finalmente o Objetivo foi alcançado!
O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.
Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!
[/quote:a56761db7b]

Parabéns Poulps! Espero que você consiga fazer muitos vôos com seu jato!

Talvez esta seja uma saída para uma próxima fuselagem do meu Berkut com EDF: usar uma única EDF maior, com maior empuxo, reduzindo o consumo final e ganhando em tempo de vôo. Vou pensar nesta configuração para o futuro.

Por enquanto, estou trabalhando na conversão para o "Pylon Berkut"

Abraços!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Então Disney,

A Estratégia foi exatamente esta. Ao invez de utilizar as duas EDF e uma bateria monstro, coloquei apenas uma EDF, com um Motorzão mais potente e poupei peso.

Não precisei uma bateria gigantesca e economizei o peso de outro conjunto de EDF+Eletronica.

Como o rendimento das EDF´s são muito baixo e elas são meio pesadinhas, então neste caso, quanto mais turbinas, pior fica a relação PesoxEmpuxo.

Obrigado pela força !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Responder