Mig-29 depron 6mm planta Tomhe ( Vídeo Mig-29 e lenha F-22 )

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

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MadMax
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Mensagempor MadMax » 06 Jul 2010 17:04

[quote:1fa0a5500b="warne"]Mad assistir agora a pouco o vídeo do Mig 29, muito legal, mesmo usando um motor forte ele anda bem!
Não sei dizer em questão de empuxo, mas em velocidade vc ganharia alguns Km/hs a mais se usasse uma hélice APC Style 8x6! A GWS que vc usou nesse vídeo perde muito rendimento (da pra sentir ela gritando perca de rendimento!!Rsrs). Testa uma APC 8x6 e nos conta o resultado.
Parabéns pelo modelo tá caprichado!!! Deu até vontade de voltar a voar!! :P

Abs
Warne
[/quote:1fa0a5500b]

Warne, acho que não vou fazer este teste não. O empuxo que já é bastante vai aumentar umas 100g e a velocidade também em torno de 15 km/h a mais e consequentemente o consumo de bateria também. Acho que esse depron não vai aguentar a velocidade final, talvez um 90 km/h.

Abraços,
MadMax
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glaucioc
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Mensagempor glaucioc » 06 Jul 2010 19:09

Beleza MadMax,

Finalmente meu F-22 deu certo nao sei se voce chegou a ver no forum UFAAA, demorou mais acertei a mao.

Alias por falar em mao vi seus videos inclusive aquele que tem duas quedas do seu F-22.
Eu faco lancamento muito diferente do que vi voce fazendo acho mais seguro e o aero sai pro ceu a mais ou menos 70 graus de inclinacao. Nunca tive problemas para o lancamento.

Este aqui é o video que mostra bem de perto o lancamento do jeito que faço, a 31 segundos no video.

[url]http://www.youtube.com/watch?v=H7OuvOE3dKk[/url]

Belos aeros voce sempre constroe, gosto dos seus jatos !!!

Abracos

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Mensagempor MadMax » 06 Jul 2010 23:55

Grande Glaucio,

Já tentei lançar como você disse e como a maioria faz mas devo ter algum problema de coordenação motora pois as duas vezes que tentei a hélice pegou em minha mão ... um dia eu aprendo!

Tenho acompanhado seus posts inclusive aquele do vídeo onboard. A propósito, ainda tem o motoplanador? Aquele que você voou aqui em Novo Norizonte!

Tá ficando legal aqui em NH pois todos os finais de semana tem vindo o pessoal de Borborema, de Ibitinga e Itatinga as vezes ... o Junior ai de Sampa e de Catanduva tem vindo o Rafael que voa um F3A com uma precisão de dar inveja ... Ah! ele aparece logo no início do vídeo do Mig-29.

Quando for a Catanduva em finais de semana tenta dar um pulo até aqui!

Abraço,
MadMax

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Mensagempor Anna Luísa Lima » 01 Set 2010 22:36

Mad Max: por favor, gostaria de saber mais sobre a configuração do seu Mig 29. Acabei de fazer um essa última madrugada (mas quem pilota é meu marido), mas gostei muito de ver o seu voando. Outra coisa que percebi foi a colocação da bateria fora da "caixa" de eletrônica, embaixo da asa. O meu também possui as mesmas características do seu (tamanho) - acredito eu - mas pensava em colocar a bateria junto com o restante da eletrônica, verificando o CG (+-7,5 cm do encontro do bordo de ataque da asa e a fuselagem, dependendo do setup utilizado). O que faço sobre isso? Outra coisa: Não há algo a se fazer para evitar choques maiores com o chão desse tipo de aeronave (trem de pouso ou algo assim - sei que pode parecer coisa de maluco, mas é que meu marido solta em uma área com muitas pedras no chão, sem nenhum amortecimento (grama ou terra). Há solução para isso? No que eu fiz, entelei ele por baixo para ajudar nesse sentido, mas não sei se será o suficiente. Ainda completando o meu rol de pedidos, não só ao Mad Max como aos outros amigos e experts desse fórum, por esse ser meu primeiro aero em depron, e segundo no geral, gostaria da opinião dos senhores quanto à estética do "bichão"!, como vocês costumam colocar... O que podem me dizer dele?
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Mensagempor MadMax » 02 Set 2010 08:20

[quote:26d2f57e95="Anna Luísa Lima"]Mad Max: por favor, gostaria de saber mais sobre a configuração do seu Mig 29. Acabei de fazer um essa última madrugada (mas quem pilota é meu marido), mas gostei muito de ver o seu voando. Outra coisa que percebi foi a colocação da bateria fora da "caixa" de eletrônica, embaixo da asa. O meu também possui as mesmas características do seu (tamanho) - acredito eu - mas pensava em colocar a bateria junto com o restante da eletrônica, verificando o CG (+-7,5 cm do encontro do bordo de ataque da asa e a fuselagem, dependendo do setup utilizado). O que faço sobre isso? Outra coisa: Não há algo a se fazer para evitar choques maiores com o chão desse tipo de aeronave (trem de pouso ou algo assim - sei que pode parecer coisa de maluco, mas é que meu marido solta em uma área com muitas pedras no chão, sem nenhum amortecimento (grama ou terra). Há solução para isso? No que eu fiz, entelei ele por baixo para ajudar nesse sentido, mas não sei se será o suficiente. Ainda completando o meu rol de pedidos, não só ao Mad Max como aos outros amigos e experts desse fórum, por esse ser meu primeiro aero em depron, e segundo no geral, gostaria da opinião dos senhores quanto à estética do "bichão"!, como vocês costumam colocar... O que podem me dizer dele?[/quote:26d2f57e95]


Olá Anna,

Mas que sorte tem seu marido hein! A esposa faz o avião pro cara .... agora fiquei com inveja!!! Minha mulher fala assim .... "já vai fazer outra geringonça ÉH!"

Bem, voltando ao seu aéro eu gostei do esquema de cor apesar de não dar para ver direito por estar um pouco escura a foto.

Neste meu a única alteração que precisei fazer foi aumentar o slot da hélice que originalmente deveria ser uma de 6 polegadas mas eu uso uma de 8 polegadas em função do motor. O setup do meu é bem simples:

Motor E-Max 2215/20
Hélice 8X4 GWS
ESC Himodel 30A
2 Servos de 9g Tower Pro
Bateria 1600mAh 25C da Hyperion

Voa + ou - 12 minutos alternando vôo rápido e lento.

Com relação ao CG a última coisa que faço é posicionar a bateria pois é com ela que acerto o CG e inicialmente sempre sigo a indicação da planta e até hoje não precisei alterá-lo com relação ao indicado. Neste Mig o CG do meu ficou exatamente como nestas duas fotos aqui:

Foto 1 (visto por baixo): http://designedbytomhe.wdfiles.com/local--files/mig-29/cg1.jpg
Foto 2 (visto por cima) : http://designedbytomhe.wdfiles.com/local--files/mig-29/cg2.jpg

Se o teu também for a planta do Tomhe faça desta forma que vai ficar perfeito.

A posição da bateria (em cima ou em baixo) acho que é só uma questão estética, nos meus as vezes coloco na parte de cima da fuselagem e as vezes em baixo. O ideal seria esconder sim como você disse, junto com o ESC e receptor e até poderia mas depois para acertar o CG teria que colocar peso no nariz do avião. E peso é nosso inimigo.

Já fiz dois com trem de pouso mas não deu muito certo não pois não tinham amortecimento e a pancada as veses era até pior que se pousasse de barriga. Vou dar uma idéia "esdrúxula", MAS é só uma idéia! E se você usar uma espuma fina de 1cm de expessura na barriga e onde seria o "bordo de ataque da barriga" dar um acabamento com fita de entelar para diminuir o arrasto que a espuma irá provocar.

Abraço,

...
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Mensagempor davidmeke » 02 Set 2010 08:50

Ola Madmax!

Me diz uma coisa.. Vi que voce usa um tipo de fita filamentosa pra reforço no jato, onde voce compra este tipo de fita?

Ahh.. e como funciona o sistema de comandos, visto que só tem 02 servos?

Abração e parabens pelas construções!

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Mensagempor ALEXANDRE-bhmg » 02 Set 2010 10:21

ola Ana o jet ta show ein tenho um tbm parecido com o teu, como tava no inicio dei bobeira e coloquei ailerons e profundor e leme, sendo que a melhor lincagem é a co flaperon da para fazer altas snakes e fica mais shou se colocar duas fitar nas pontas das asas, outra outra a gente quer sempre colorir os aeros e colocar mais parecido com o originaal, tente trocar as fitas por tinta acrilica que da brilho e pega legal no deprom, rola de pintar com aqueles borrifadores de inseeticida rsrsrsr, graças a deus evolui passei pro aerografo com inalador rsrsrs. o melhor destes parkflyers é que pode deixr só no deprom, ficando com um exelente peso final , o ideal é usar helices pequenas tipo 6 ou 7 em um 2812 ou 2408-21 , e bateras de 10 a 1500. que rola de levar bacana, ou motores melhores mas sempre de alto kv olha o meu ai que fiz tem praticamente dois anos rsrsrsrsrsrs.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70063
a eletronica toda errada ,mas ta bom foi a muito tempo . rsrsrsrs

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Mensagempor MadMax » 02 Set 2010 17:10

[quote:b8e933f8ec="davidmeke"]Ola Madmax!
Me diz uma coisa.. Vi que voce usa um tipo de fita filamentosa pra reforço no jato, onde voce compra este tipo de fita?
Ahh.. e como funciona o sistema de comandos, visto que só tem 02 servos?
Abração e parabens pelas construções![/quote:b8e933f8ec]

Olá davidmeke,

A fita comprei na HobbyKing mas aqui no Brasil várias lojas já tem ela.

O esquema de comandos com dois servos é uma mixagem (elevon) feita no rádio, no meu caso uso um Spektrum DX6i mas caso seu rádio não tenha este recurso, basta comprar um mixer que faz esta função de combinar dois canais para você, deve custar em torno de 20 ou 25 reais.

Abc,

..
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Mensagempor Anna Luísa Lima » 03 Set 2010 09:14

Mad Max: Obrigada pelas explicações. Imaginei que com trem de pouso teria problemas mesmo MadMax. Pensei em colocar uma fita mínima e bem estreita de EVA para ajudar a amortecer, mas acho que caio no mesmo dilema, além de ter problemas com o peso. Pelas minhas contas, ele deverá ficar com uns 350gr, porém, achei que precisasse colocar servos de 5 ou 7,5 e achei que precisasse de 3 desses. Por isso não fiz. O que fiz foi entelar a "caixa da eletrônica" toda por baixo para ver se ajuda.Também estou com problemas com a linkagem, pois queria trabalhar com flaperons também, mas sem ele ficar "bravo" demais. Meu marido já pediu um mixer, pois ele quer muito voar com o meu "lindão", mas ainda não foi possível. Estou consultando os amigos antes de linká-lo para não fazer besteira. Só por isso não foi possível pilotá-lo ainda. Uma pena! Preciso de mais ajuda quanto aos links. (Acho que sou meio loira para essa questão dos links - ainda meu martírio) SNIFFF!!!! Mas eu tenho certeza de que conseguirei! UM DIA, EU CHEGAREI LÁ!... Mas claro que com a ajuda de vocês, senão, estou lascada! hehehe
Alexandre, sei que a foto está ruim e que talvez não perceba, mas somente a parte azul da traseira e a borda completa da asa é que foram enteladas, além da parte de baixo, como já disse (em amarelo). A parte de cima, pintei com tinta acrílica brilhante. Por isso o resultado final ficou parecendo com a fita, mas é pintura mesmo. Não uso aerógrafo, porque minha praia é pincel mesmo, pois com ele dou um efeito de pátina nos aeros e fica legal (pelo menos é o que ouvi até agora dos experts que o viram ao vivo e a cores... aliás, bota "cores" nisso!) hehehe!
Um abraço e muito obrigada pelas especificações. Estava realmente precisada disso. Nunca saberei como agradecer a vocês que, como sempre, tanto me ajudam.
Anna Luísa Lima

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Mensagempor MadMax » 03 Set 2010 09:52

Anna,

A linkagem fiz com 2 servos de 9g cada pois via de regra, quanto menor o servo mais frágil ele é, e quebrar um dente destas engrenagens "ching-ling" é muito fácil.

Eu uso servos de 5g (muito frágeis) neste SU-37 aqui ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=92192 ) que é 67% da planta original e pesa 221g com bateria e tudo mais.

A linkagem é tranquila e fácil e seu Mig vai ou não ficar "bravo" dependendo da quantidade de comando que você colocar nele. Neste caso o ideal seria configurar o dual rate caso seu rádio tenha. Mas posso te garantir que mesmo que voe ele com bastante comando vocês não vão ter problema algum. Eu não consigo voar usando pouco comando pois eles ficam muito lentos e o vôo um tédio (tipo stick asa alta).

Abraço,

...
MadMax

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Anna Luísa Lima
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Mensagempor Anna Luísa Lima » 03 Set 2010 11:03

Muito obrigada, mais uma vez, MadMax. Então vou usar o de 9 g mesmo. Meu rádio não tem dual rate não. Um mixer acho que vai resolver, então. E seja o que Deu quiser! rsrsrs
Um abraço forte,
Anna

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Mensagempor MadMax » 03 Set 2010 13:26

[quote:a3e49f2489="Anna Luísa Lima"]Muito obrigada, mais uma vez, MadMax. Então vou usar o de 9 g mesmo. Meu rádio não tem dual rate não. Um mixer acho que vai resolver, então. E seja o que Deu quiser! rsrsrs
Um abraço forte,
Anna[/quote:a3e49f2489]

Vou tirar duas fotos do meu com o rádio ligado, uma com o "elevon" com pouco comando e outra com bastante comando só para você ver o ângulo que as superfícies ficam. Assim você terá uma nocão melhor de como deixar ele!

Tiro as fotos hoje ou amanhã e posto em seguida. No nosso caso dá certo um copiar a configuração do outro pois a planta é a mesma e a construção praticamente igual.

Abraço,

...
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Mensagempor MadMax » 08 Set 2010 10:07

Anna,

Não pude tirar as fotos que prometi pois minha câmera deu "xabu", então resolvi medir com um transferidor o ângulo máximo atingido pelo "elevon" tanto quando atuando como profundor ou como aileron.

No máximo 10 graus para pouco comando e máximo de 25 graus com bastante comando como no desenho aí em baixo .... no mais é só diversão ...

Abraço e Bons VÔOS!

...
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Mensagempor Anna Luísa Lima » 08 Set 2010 10:55

Mad:
Obrigada querido amigo!
Realmente, conferindo aqui, o meu está com isso mesmo, graças a Deus! hehehe
Mas ontem o Anderson acabou lenhando meu Mig 29, mas nada que não dê para consertar. Só o bico mesmo. O motor deu pane durante o vôo e deu no que deu. Não tenho certeza, mas com o motor "zero bala", acredito que tenha sido o ESC que, apesar de novo, deve ter sido o causador do crime! hehehe
O Anderson ficou tão fulo da vida que retirou a eletrônica do PT 19 que ele tinha para colocar no Mig 29 "novo". hehehe
Amanhã estará prontinho para levantar vôo de novo. Hoje tenho que dar orientação para aluno e não vai dar para mexer nele (a não ser de madrugada) (risos)!
Amanhã dou notícias, ok?
Um abraço forte de sua fã,
Anna Luísa Lima

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Mensagempor Anna Luísa Lima » 15 Set 2010 11:32

Prezado amigo Mad:
Realmente, como previa, consegui terminar os acertos (de novo!!!) no meu Mig29. Mas quando o Anderson subiu o "famigerado" contra o vento, ele ficou sem força (muito engraçado!) subiu igual a helicóptero e ficava quase em pé. A favor ficava uma beleza. Fiz outros ajustes no domingo e na terça-feira não tive como ir ao Mineirão para ver o que seria agora. Esse Mig está me dando dor de cabeça e se não ficar bom agora, desisto (mesmo sendo brasileira e "quase" nunca desistir) hehehe
Primeiro uma pane no motor, depois uma bateria que literalmente "explodiu" no ar, depois um ESC com problema, depois, por causa das lenhas, primeiro tive que construir a célula, depois refiz, por último, o profundor... Será que vai dar ainda mais algum problema??????????????????
AFFFFFFFFF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se cair, parto para outra (na verdade, já estou fazendo um treinador e um piper já está cortado... Vamos ver no que vai dar.
Um grande abraço,
Anna Luísa Lima

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Mensagempor warne » 15 Set 2010 11:43

Poxa Anna, esses modelinhos perfilados são feitos pra dá alegria!!! Seguindo a planta não tem erro, só se estiver usando um motor muito fraco.
Tenta mais uma vez...mas acerta o CG, da forma que vc descreveu a reação do modelo o CG deve esta atrasado pra caramba!! Posta uma foto indicando onde vc colocou o CG. Qualquer coisa parte pra o F 22, que parece ser muito mais tranqüilo de voar! Eu acho muito tranquilo...parece até um treinador.
Abs
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Mensagempor MadMax » 15 Set 2010 13:20

Anna, acho que o Warne tem razão .... motor ou CG, é um dos dois ... pra testar o motor faz aquele teste simples de segurar na ponta da asa e ir acelerando e se o avião apontar o nariz para cima (90 graus com o chão) e o stick do rádio estiver no meio ou menos significa que tem motor sobrando e com relação ao CG siga o indicado na planta ... fica perfeito naquela posição.

Abraço,

...
MadMax

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Mensagempor Anna Luísa Lima » 16 Set 2010 14:14

Amigos...
O que seria de mim sem vocês??? N A D A!!!!!!
O CG está certo (graças a Deus!) hehehe Afinal, minha burrice não ajudaria a fazer algo fora do que está no papel. Ela não me permite tamanha proeza!!!
Mas o problema é motor mesmo.
O nariz nem se mexia direito. Pouca força. As lenhas nem sempre foram por problemas previsíveis (nunca imaginaria uma bateria explodindo!!!!)
Eu segui a planta inicialmente e o fiz todo em depron. Depois com a explosão da bateria, eu fiz a canopy em p3, mas o peso não alterou muito, pois diminui a cola para compensar. Como estou planejando fazer um boeing, já havia pedido duas edf e acho que vou usar uma no Mig. Os senhores experts e salvadores de aeromodelistas em apuros acham que podem dar certo? Como poderia prendê-la nessa planta? Teria que mudar o CG por causa disso, Ela pesa o dobro do motor atual.
P.S.: Antes de colocar a turbina, vou fazer um teste com outro motor (um 2409-12 com hélice 7 x 4). O que acham? Pelo menos eu percebi que o nariz está empinando melhor, parecendo madame entrando no shopping!!!! hehehe
Aguardo retorno de vocês!!!!! S O C O R R O!!!!!!!!!!!
Abraços da fã incondicional de vocês,
Anna

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Mensagempor warne » 16 Set 2010 21:51

Vixi!! Turbina!? Não vai servi pra esse modelo! Vai ter que construir outro que tenha a planta especifica pra sua turbina. É bom saber de agora que dependendo da turbina ela não rende quase nada.
Seu motor é um TP 2409-12, né!? Leva fácil seu modelo.
Abs
Warne
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Mensagempor MadMax » 17 Set 2010 07:59

Anna,

Eu até cheguei a testar na bancada uma EDF de 55mm que pretendia colocar em um F-22 que usava um motor de 19g e me dava 270g de empuxo, a EDF pesava 95g e me dava um empuxo de 388g .... 400% a mais de peso no motor e 44% a mais de empuxo e como as EDFs consomem mais, a bateria teria quer ser maior aumentando ainda mais o peso da criança ... resumindo ... vendi a EDF e ainda ganhei dinheiro! Não quero dizer que deva vender suas EDFs mas sim repensar o modelo e principalmente fazer contas, como o empuxo das EDFs X peso TOTAL do modelo JÁ com a BATERIA ... para EDF eu tentaria um SU-37 ou um F-22 pois estes dois caras tem um "monte de asa" te dando um pouco mais de sustentação que o MIG-29, já que as EDFs "não tem o mesmo rendimento dos motores colocados no esquema pusher".

Abraço,

...
MadMax

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Mensagempor highlander » 08 Out 2010 23:00

Adorei esse jatinho, acabei construindo um na noite passada, agora tem um detalhe, eu me esqueci do detalhe de meu depron ser de 3mm, será q vai ser muito frágil? 4 servinhos de 5gr serve ou seria mais legal de 9 gr? tenho 2 baterias de 3S de 2175mah e 50C evo que motor e esc poderia usar?

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Mensagempor MadMax » 09 Out 2010 13:21

[quote:9f9d8691db="highlander"]Adorei esse jatinho, acabei construindo um na noite passada, agora tem um detalhe, eu me esqueci do detalhe de meu depron ser de 3mm, será q vai ser muito frágil? 4 servinhos de 5gr serve ou seria mais legal de 9 gr? tenho 2 baterias de 3S de 2175mah e 50C evo que motor e esc poderia usar?[/quote:9f9d8691db]

Se colocar uma longarina de fibra de carbono ou mesmo de fibra de vidro na asa o depron de 3mm aguentará bem, já os servos o ideal seria os de 9g mas de 5g também servem. Motor para ele eu testei duas opções e as duas funcionam bem.

1a. Sugestão do criador da planta: Motor 2212/6 de 2200kv com hélice APC 6X4
2a. Esta eu testei e deu certo, porém o Mig voa com menos velocidade. Um motor EMAX 2215/20 com hélice 8X4 GWS ( a laranja ) ou similar.

O ESC para a peimeira opção eu uso um de 45A já que o 2212/6 gosta de muitos amperes e para segunda opção eu uso um 30A da Himodel.

Abraços e BOA DIVERSÃO!

...
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Mensagempor highlander » 10 Out 2010 08:17

Muito obrigado MadMax, vou estar comprando entao o setup pra ele, espero ficar bom no voo sport, grande abraço!!!

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Mensagempor Davi » 28 Dez 2010 16:54

Fala ai Galera Blz? estou acompanhando esses modelos são muito irados gostaria de saber qual é o tipo de fita que se coloca nesses modelos tipo esse vermelhoe e o outro tipo para segurar os lemes ? valeu pessoal

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Jonathan M.
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Mensagempor Jonathan M. » 28 Dez 2010 17:17

Fita adesiva colorida, e para os comandos fita filamentosa.


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