F-35 Lightning II - Depron

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white_m0u5e
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Mensagem por white_m0u5e »

Bom , qualquer um aqui sabe que está planta pode ser encontrada no site parkjets ..

1- Você em momento algum citou algo sobre a fonte da planta ..
2- Você em momento algum citou .. ter alterado a planta.
3- Se quer fazer um build log , mais completo ainda , acho ótimo.
4- Coloquei free plans em caixa alta .. é por que o download é grátis mesmo.
5- Cada um interpreta as coisas da forma que quiser ..
6- Não te conheço ..
7- Você não me conheçe.


Manda bala !

PS : Moderação , limpa essa zona aqui por favor .. ( Meus posts )
reefeiro
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Mensagem por reefeiro »

Cada um interpretar as coisas como quiser, ok, mas você passar isso pra outras pessoas é ooooutra história. Se você der margens a interpretações errôneas tá passando da sua interpretação e colocando em xeque o que outras pessoas podem pensar.
Mas enfim, sem discussões. Apenas achei inapropriado. No stressssss.
Não postei sobre as alterações ainda porque nem terminei, então nem sei quais deverão ser feitas com certeza. Ao final vou colocar o que alterei e aonde, como a passagem dos fios do servos dos ailerons (que nem estão na planta) que será internamente às asas e por dentro da fuselagem, facilitando e simplificando.
Mas continua participando aí, sempre é bom!
reefeiro
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Mensagem por reefeiro »

Pessoal, apesar de ter feito os ailerons, eu preferi fazer um novo conjunto de asas SEM os ailerons, apenas os "Tailerons" = profundor + aileron em mixagem V.
Fiz isso porque ando tãaaao sem tempo que se for ter que demorar mais o avião não sai.
Então segui como pude.

Bom, colei a parte traseira, já preparando para o profundor (na verdade taileron) pivotante, mas ainda não coloquei eles, apenas deixei preparados.
Colei as asas, com as hastes sendo inseridas nos sulcos da peça F1 de madeira.
Ah, detalhe: anteriormente eu havia colado a primeira peça F1 (lembre-se: são 3, duas de isopor e uma de compensado), mas o ideal é chapear uma de isopor com a madeira e colar, pra depois colar só a outra peça de isopor.

Parte frontal da fuselagem (empenagem = peças "forward fuse"):
Basta unir as 3 peças. Dobre as laterais na marcação logo ao centro, dobre pra "dentro" do que seria a peça final.
Cole primeiro o fundo em uma das laterais, "coincidindo" as pontas, depois cole a outra lateral.
As fotos explicam bem:

[img:7d888de0f1]http://img192.imageshack.us/img192/3783/dsc00202e.jpg[/img:7d888de0f1]

[img:7d888de0f1]http://img121.imageshack.us/img121/7394/dsc00275yq.jpg[/img:7d888de0f1]

[img:7d888de0f1]http://img175.imageshack.us/img175/8346/dsc00277le.jpg[/img:7d888de0f1]

[img:7d888de0f1]http://img839.imageshack.us/img839/3331/dsc00276t.jpg[/img:7d888de0f1]
reefeiro
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Mensagem por reefeiro »

Por dentro dessa peça final, irão 2 peças que darão o formato a ponta do avião.
Lembrando: Na planta tem uma medida mas ela não deve ser seguida caso você tenha alterado a escala!!! No meu caso por exemplo ampliei pra usar uma EDF 67mm e com isso essas 2 medidas foram aumentadas.
AQUI ACONTECE ALGO ENGRAÇADO!!! OS PERFIS DA ASA ESTÃO PRESENTES NA PLANTA EM CAD MAS NÃO NO PDF, JÁ ESTAS PEÇAS QUE DÃO A FORMA DA PONTA DO JATO, ESTÃO PRESENTES NO CAD MAS NÃO NO PDF!!!
OU SEJA, SE FOR USAR O PDF, NÃO ESQUECER DE VER NO CAD E COPIAR A PEÇA, É BEM SIMPLES, DÁ PRA FAZER À MÃO.
Por exemplo, na planta se não me engano a peça maior das duas deve ser encaixada a 128mm da ponta, como ampliei a planta, essa distância teve que ser aumentada para 168mm proporcionalmente (eu acho, estou chutando um numero porque esqueci qual ficou a minha, mas é pra que se tenha uma idéia).

Seriam essas:

[img:778de76853]http://img691.imageshack.us/img691/6672/dsc05930n.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img809.imageshack.us/img809/4857/dsc05935.jpg[/img:778de76853]

Aí, como dá pra ver na foto acima, você começa a dobrar (faça vincos longitudinais no lado externo, ou seja, vá riscando com uma régua o lado interno do isopor) a peça que cobre a parte frontal da fuselagem (empenagem), que é a peça "Forward Fuse Top. Ela é maior que a peça total, ela é um "retangulão".
Você dobra, cola sobre o conjunto e depois recorta os excessos, ficando assim:

[img:778de76853]http://img683.imageshack.us/img683/9820/dsc06009i.jpg[/img:778de76853]

Depois, cole a conjunto anterior no "corpo principal", alinhando a parte inferior (ela encaixa certinho) e a parte traseira (na peça lateral seria aonde está escrito "run esc leads here" e "TAPE HERE". Alinha essa parte com o centro do corpo principal e o centro do circulo de entrada da EDF, como na foto abaixo e as subsequentes:

[img:778de76853]http://img37.imageshack.us/img37/7651/dsc05931du.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img7.imageshack.us/img7/508/dsc05934n.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img31.imageshack.us/img31/7200/dsc00814ya.jpg[/img:778de76853]

Feito isso, cole uma peça, que é um dos moldes da planta chamado "LITE PLY STRIP, que é uma peça de compensado que será colada logo após a dobra das laterais da parte frontal da fuselagem (empenagem), mas na parte logo mais interna ao avião, como na foto:

[img:778de76853]http://img186.imageshack.us/img186/8648/dsc00811j.jpg[/img:778de76853]

COLANDO AS ASAS:
Neste mesmo post já coloquei a foto abaixo, mas agora observe no "rasgo/corte" da peça de compensado que as hastes das asas estão encxaixadas.
É bem simples. Faça um furo na lateral do corpo principal aonde é o "corte" desta peça. Faça de dentro pra fora só pra guiar.
Depois encaixe a asa, tomando cuidado pra não afrouxar o isopor e a asa ficar balançando, o que dificultará o processo.
Feito isso, passe um pouco de CA (superbonder) em alguns pontos aonde a haste encontra-se com a madeira, só pra firmar inicialmente.
Não ponha demais porque o CA pode escorrer e atacar o isopor (a não ser que esteja usando CA Foam Safe).
Antes de encaixar a asa e passar CA seria ideal alinhar a asa, mas ela permite uma certa mobilidade depois, então quem quiser alinhar e depois colar, é bem simples, basta olhar a segunda foto a seguir:

[img:778de76853]http://img31.imageshack.us/img31/7200/dsc00814ya.jpg[/img:778de76853]

FEITO ISSO... cole do outro lado da peça F1 de compensado (um lado já está chapeado), cole a outra peça F1 de isopor. Encha o sulco aonde estão as hastes das asas de Epoxi, eu usei a de 5 minutos, pode ser a de 30, 24h, tanto faz... e passe Epoxi 5 minutos por toda a peça F1 de compensado e cole a F1 de isopor que sobrou por cima. Prenda com prendedores ou outra coisa até que segure bem (de preferência deixe 24h)... pronto, as asas estão coladas e seguras.
Na última foto deste post dá pra ver como fica.
SÓ LEMBRANDO: FAÇA OS SULCOS DAS HASTES DA ASA NAS PEÇAS F1 DE ISOPOR, SOMENTE NA DE COMPENSADO. Com isso você enche o sulco de EPoxi e tampa, ficando um reforço legal e cheinho, sem pesar demais.

Esta é a segunda foto... A ponta do bordo de ataque da asa deve estar a 10mm do vinco da fuselagem, enquanto que a ponta do bordo de fuga deve estar a 8mm do mesmo vinco.

[img:778de76853]http://img189.imageshack.us/img189/6008/dsc00815yd.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img413.imageshack.us/img413/7070/dsc00816a.jpg[/img:778de76853]

No próximo post (provavelmente semana que vem, tenho provas de concurso esse FDS), será instalado o Profundor Pivotante e os estabilizadores verticais.
Imagens de algumas peças:

[img:778de76853]http://img43.imageshack.us/img43/3594/dsc05929t.jpg[/img:778de76853]

Aqui a colagem da parte traseira, sendo preparada pra instalar o profundor:

[img:778de76853]http://img94.imageshack.us/img94/6384/dsc00812dj.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img714.imageshack.us/img714/619/dsc00813t.jpg[/img:778de76853]

Estabilizadores e profuindores já cortados e chapeados (4+4mm):

[img:778de76853]http://img193.imageshack.us/img193/2360/dsc05928m.jpg[/img:778de76853]

PROGRESSO ATUAL:

[img:778de76853]http://img535.imageshack.us/img535/3937/dsc06012h.jpg[/img:778de76853]
Nilson belfort
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Re: F-35 Lightning II - Depront

Mensagem por Nilson belfort »

reefeiro escreveu:Pessoal, vou aos poucos postando a construção do meu F-35 Lightning II.
Será construído em Depron 2,5 e 4mm, com algumas partes de reforço sendo feitas em chapeamento de 2,5mm ficando total de 5mm e outras em chapeamento 4+4mm como estabilizadores verticais e horizontais, além do suporte interno da asas aonde será inserido um tubo de carbono que ligará a mesma à fuselagem (ou seria empenagem? Ainda não aprendi isso, se alguém puder fazer esse "interlúdio", hehehe).
Comprimento: 88cm
Envergadura: 70cm
EDF 66.6mm interno 76mm externo 4300Kv 350W 2-3S
Esc 40A roxinho (acho que é TowerPro)
Profundores e ailerons (provavelmente 4 servos 9g)
Bateria ainda não sei, mas 3S.
Ainda não sei se colocarei trem de pouso, pois será necessário reforço de madeira, o que mata o conjunto estético se não for retrátil.
Aos poucos adiciono mais detalhes do avião, conforme for construindo.
Está sendo colado com cola isopor no modo cola de contato (passa-se nas duas partes, espera 3 minutos e une), colocando alfinetes bem finos para ajudar na fixação enquanto a cola seca.
O tubo de passagem do duto será de papel fotográfico em armação de p0+depron.
DESDE JÁ PEÇO A COMPREENSÃO DOS AMIGOS E PEÇO QUE PEDIDOS DE PLANTA SEJAM FEITOS POR E-MAIL DIRETAMENTE: reefeiro@hotmail.com
Ajude a manter o fórum organizado.

Fotos:
Um dos moldes da planta

[img:dae8e3beac]http://img62.imageshack.us/img62/7652/dsc00195aq.jpg[/img:dae8e3beac]

Cortado

[img:dae8e3beac]http://img806.imageshack.us/img806/2509/dsc00197s.jpg[/img:dae8e3beac]

Cortando mais peças em 2,5mm

[img:dae8e3beac]http://img148.imageshack.us/img148/9481/dsc00198l.jpg[/img:dae8e3beac]

70% das peças cortadas

[img:dae8e3beac]http://img338.imageshack.us/img338/3959/dsc00200e.jpg[/img:dae8e3beac]

Começando a colar o corpo principal

[img:dae8e3beac]http://a.imageshack.us/img22/4795/dsc00201ys.jpg[/img:dae8e3beac]
Nilson belfort
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Re: F-35 Lightning II - Depron

Mensagem por Nilson belfort »

Como faço para receber essa planta?
Nilson belfort
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Re: F-35 Lightning II - Depron

Mensagem por Nilson belfort »

Opa desculpa ai galera sou novato aki prazer em telos vcs como amigos ... É q to atraz dessa planta um tempao e nao consigo !!!rsrs
georgemoreiraalves
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Re: F-35 Lightning II - Depron

Mensagem por georgemoreiraalves »

onde posso encontrar plantas de jatos para construçao em deprom??
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Antonio Carlos
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Re: F-35 Lightning II - Depron

Mensagem por Antonio Carlos »

Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
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