Walkera Super CP 6ch flybarless

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erickpiloto
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Walkera Super CP 6ch flybarless

Mensagem por erickpiloto »

Dei uma pesquisada e só achei tópicos de dúvidas soltas sobre o Walkera Super CP e resolvi criar este tópico para reunir informações sobre este héli aqui no fórum.

Recebi o héli a umas duas semanas mas devido ao trabalho só agora estou tendo oportunidade de abrir a caixa e dar uma verificada mais de perto no Super CP.

Só fiz um hover bem rapidinho com ele pois as baterias vieram pra baixo de meia carga. Ainda não chequei e nem modifiquei ao meu gosto as configurações do Devo 7e e espero mais pra frente trazer novas informações sobre o vôo, sobre o Devo 7e e um review mais detalhado.

Por enquanto, segue o unboxing que fiz hoje... meu primeiro video de unboxing, tentei ser breve e mostrar só o que vem na caixa mais acabou ficando um pouco mais longa do que eu gostaria a duração do vídeo.

Segue o unboxing pra quem estiver interessado:

[yt]BlhQpAPyu3Y[/yt]
TREX 500EFL / KBAR - Tarot 450 Pro / KBAR - Copterx 250 FBL / ZYX - TREX 150 DFC - Spektrum Dx6
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erickpiloto
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Mensagem por erickpiloto »

Depois do Unboxing, hoje dei uma examinada melhor nas configurações do devo 7e que veio no kit e gastei duas baterias em hover aqui em casa, só pra sentir o bichim.

As primeiras impressões do equipamento foram legais, héli robusto pelo tamanho reduzido, o conjunto motor, eixos e pás funcionam melhor que no v922, girando muito mais simétrico, com um barulho mais bonito (parece mais um héli grande), tracking perfeito, enfim... uma simetria e balanceamento muito bom do conjunto. Os servos fazem um barulhinho, mais 10% do barulho que os servos do v922 fazem, só dá pra ouvir se pegar ele na mão.

Já as primeiras impressões de vôo não foram legais. Talvez, pois ter lido vários posts em fóruns gringos, eu estava esperando outra coisa do héli. Li muito que o héli era muito estável e melhor que o v922 para iniciantes, mas particularmente não achei isto no primeiro vôo.

Pra começar que o meu devo 7e que veio no kit veio com umas configurações "cruas" e não veio nem bindado no modelo, coisas que eu lí em muitos posts de usuários do super cp que já vinham de "caixa".

Bem... bindei meu tx no modelo e fiz o primeiro vôo com as configurações default que vieram no tx, tudo 100% e sem exponencial. Achei o héli muito instável no hover... bem mais instável do que o v922. Talvez pelas pás sem os pesos ou pela configuração sem expo. Saindo pra um circuito lento, bem próximo ao solo, achei o héli um pouco mais estável e o efeito solo quase que não o afeta, ao contrário do v922. Isso foi até uma surpresa, mais voltando ao hover achei o héli instável demais. Cada mínimo comando fazia o héli inclinar quase 45º no seu eixo.

Na segunda bateria resolvi colocar 30% de expo, mas deixei os dualrates em 100%. Não ví grande melhora da estabilidade em hover. Nem saí pra circuito, fiquei só no hover mesmo.

Os comandos de aceleração são bem mais suaves e não dão "pulos" como o v922, o motor achei mais fraco que o do v922 (pouca coisa, não passei pra idle up ainda), cauda bem travadinha, respostas rápidas aos comandos e a bateria, após voos de 4 minutos, mostravam que ainda tinham potência e mais uns minutos de vôo de sobra. Mas diferente dos gringos, achei o héli mais arisco que o v922.

Talvez eu tenha acostumado com o v922 que vem com umas configurações default bem para iniciantes e com as pás boletadas. Ainda vou fazer alguns testes com dual rates e levar o bichim pra campo pra ver como ele voa em circuitos.

Pra finalizar a primeira impressão, apesar de não ser o que eu estava esperando, gostei do héli. Não é o héli que irei voar enquanto aprendo (dá-lhe lenha no v922! :D), mas acho que ele pode ficar bem responsivo e ágil pra vôos básicos 3D e as configurações possíveis são bem abrangentes. Gostei do Devo 7E e achei o rádio que eu estava procurando.

Assim que eu levar ele pra campo faço um vídeo do vôo do bichim.
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Deyvid_Robson
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Mensagem por Deyvid_Robson »

Erick

Tenho um Genius CP V2 convertido para brushless creio que seja muito parecido com o Super CP.

Ele é bem diferente mesmo que o V922 em vôo, e muito menos resistente a quedas, principalmente os servos, skid e canopy.

Os servos quebram com muita facilidade e o skid nem se fala.

Quando comprei era original com motor bruhed e baterias de 120mha, uma bela porcaria... a bateria não durava nada e o motor é descartável.

Agora está com Brushless e baterias de 250mha, deu um trabalhão para acertar as curvas, mas agora está bonzinho, não consegui acertar 100% ainda pois a cauda está abanando um pouquinho, mas bem pouquinho mesmo rsss quero ver se deixo ela quieta...

Até agora não testei outdoor, quero ver como se comporta no vento...

Estou acompanhando seu tópico.

Abraço
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erickpiloto
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Mensagem por erickpiloto »

Fala Deyvid!

Comprei o Super CP depois de ler muito os gringos falarem que ele é bem melhor que o mini cp e também melhor que o Genius. O motor dele parece que é o mesmo brushed do genius, mais o super cp é mais leve. Mais acho que comparando com o v922 todos os 3 são menos resistêntes, com certeza.

Este super cp vai ficar só pra voar de vez em quando, pra tentar evitar o máximo possível de lenhas nele.

Penso em investir em walkeras. Tenho visto bons reviews de quase toda linha, salvo algumas excessões. Achei muito bom o custo/benefício e como já te falei por mp meu próximo héli vai ser um v120d02s que planejo voar pelo menos uns 2 anos nele.
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Deyvid_Robson
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Mensagem por Deyvid_Robson »

O meu V120d02s está com um servo quebrado... Fiz um up de rotor principal e ficou bem legal.
Resolvi me desfazer dele se vc tiver interesse entre em contato.
Tenho muitas peças e baterias dele só falta 1 servo...
Abraço
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erickpiloto
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Mensagem por erickpiloto »

Levei o Super CP pro hangar hoje pra fazer um voo indoor num local maior, pois voei ele na minha garagem e ela tem uma corrente de vento chata, e fiz o vídeo do vôo. Estou considerando este vôo como meu primeiro com ele, pois agora sim pude sentir melhor o bichinho e ter uma opnião melhor sobre ele.

Segue o vídeo do vôo:

[yt]qRYqPuUwv0Y[/yt]

Aquela impressão de héli instável se desfez totalmente... o héli é muuuito estável. kkk
Acontece que eu estava acostumado com o v922 e estranhei, muito, duas coisas: o super cp é muito mais leve que o v922 e as pás sem peso deixam o héli muito mais instavel no seu próprio eixo, como se as pás fossem menores.

Mas apesar das diferenças, e o héli rebolar um pouquinho mais que o v922 no hover (é mais difícil de deixar ele paradinho, exatamente no mesmo lugar), ele é muito mais fácil de voar do que o v922 depois que ganha altura. Tão manso, que as configurações default não servem pra mim. As curvas de passo e potência em modo normal fazem o héli parecer um coaxial quando vc dá coletivo.

Vou levar ele este final de semana pra voar outdoor, fazer uns circuitos e botar o bicho pra voar rápido, pra ver se ele dá conta de acompanhar o v922. Vou testar primeiro com as configurações default do tx, e depois com umas configurações que eu fiz ao meu gosto, com umas curvas de passo e potência mais agressivas.

Hoje a tarde tive a primeira pane em vôo com ele, no quintal de casa. Fui fazer só um hoverzinho pra testar o idle up e eu tinha alterado as posições dos switchs e não mudei a configuração do giro pra trabalhar junto com o switch FMOD. Assim que eu bati o idle up eu perdi a cauda.. hehe... sorte que eu tinha dado uma treinada no simulador hover com o héli girando e consegui dar uma segurada enquanto me desfazia do susto e conseguia voltar pro modo normal. hehe Susto sem lenha é bom... :D

Agora é dar mais uma configurada nisto e esperar o final de semana pra por o bichinho pra voar longe!
philipesuriano
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Mensagem por philipesuriano »

Eu tenho um super CP e o Genius. Gosto dos dois! As características de voo do genius se aproximam um pouco mais de um heli grande. já o super CP dá a sensação de que o heli fica mais solto... porem é muito estável!!! Já estou colocando ambos de dorso e a cauda segura muito bem! configurei como manda o manual com 70% de ganho no Gyro. Agora para segurar ele no houver de dorso só com a curva de aceleração do idle em 100-90-100, o manual indica 100-70-100.

Com relação ao exponencial, no início coloquei 30% de exponencial no aileron e profundor, mas para voo outdoor ficou uma porcaria, então voltei para curva linear e vou falar uma coisa o sistema FBL dele encara o vento como heli grande!

Abraço a todos!
philipesuriano
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Mensagem por philipesuriano »

Mais uma dica..... Achei a cuda dele um pouco lenta, ai tirei 30% do exponencial da cauda no rádio, ficou 100% melhor!!!

Abç!
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erickpiloto
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Mensagem por erickpiloto »

Fala philipesuriano! Cara... vou levar ele pra testar outdoor este final de semana, vamos ver se levo alguém pra filmar.

Fiz uns ajustes aqui e a curva de aceleração que coloquei foi esta mesma, 100-90-100. No Gyro eu coloquei 80%... quanto maior o valor que eu conseguir sem wag eu vou deixar.

Vou testar com as configurações default e vou tirar o exponencial pra ver qualé... depois vou testar meus ajustes.

Mais é muito leve mesmo o bichinho... parece um algodão no ar. kk
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erickpiloto
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Mensagem por erickpiloto »

Fiz mais uns testes hoje antes de levar ele pro primeiro voo outdoor e a cauda ficou bem boa com 80% no gyro. A única coisa que eu grilei é que não consegui trabalhar o gyro nas switchs. toda vez que mudo pra idle up eu perco a cauda, quando configurado gyro no manual acionado pela chave FMOD (jundo com os idles). Tive que deixar no automático e trabalhar com apenas uma taxa de gyro, daí zerou a cauda.

Testei minhas configurações aqui em casa e ficaram bem melhores que as default. Fiz uns pitch pumps e ele ficou bem mais agressivo e com a cauda praticamente travada, Só dá uma abanadinha boba... quase um oi. kkk

A tarde, se tudo der certo, o bichinho vai ganhar o céu!
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