V922 Conversão Brushless

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

V922 Conversão Brushless

Mensagem por Flavio LHP »

E ae galera,

Como prometi, estou colocando um "passo a passo" da conversão do V922 para brushless usando os motores vendidos na HK para o Mcpx. Desde já agradeço a ajuda de todos, em especial do Jhonas900 e do Kcabun77 que me convenceram a converter meu v922. Usei alguns documentos e fotos baixados da internet também.

Peças compradas:

Motor principal brushless 11500kv
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=25777

Motor de cauda brushless
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=22678

Dual Esc
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=25434

Pinhão 9T 1mm
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22672__M0_3_1_0mm_9T_pinion_.html
Anexos
Adaptação do frame pois o motor brushless é mais largo, além de ser outrunner e não poder rencostar nada na carcaça senão ele não gira livremente
Adaptação do frame pois o motor brushless é mais largo, além de ser outrunner e não poder rencostar nada na carcaça senão ele não gira livremente
5-Frame cortando.jpg (28.89 KiB) Exibido 6467 vezes
Pinhão para mcpx com furo de 1mm, mesma medida do eixo do motor e parede de 0.3 - fiquem atentos a essa informação pois o pinhão de 0.5 NÃO serve
Pinhão para mcpx com furo de 1mm, mesma medida do eixo do motor e parede de 0.3 - fiquem atentos a essa informação pois o pinhão de 0.5 NÃO serve
4-Pinhão 9T 1mm.jpg (5.65 KiB) Exibido 6467 vezes
Dual Esc para mcpx
Dual Esc para mcpx
3-Dual Esc.jpg (26.4 KiB) Exibido 6467 vezes
Motor da cauda para mcpx, tem esses anéis que servem para ficar no local do original. Precisa cortar uma parte do plástico do v922 e fazer um enchimento para fixa-lo pois o espaço original é mais largo
Motor da cauda para mcpx, tem esses anéis que servem para ficar no local do original. Precisa cortar uma parte do plástico do v922 e fazer um enchimento para fixa-lo pois o espaço original é mais largo
2-Motor cauda.jpg (19.77 KiB) Exibido 6467 vezes
Motor Principal 11500kv para mcpx
Motor Principal 11500kv para mcpx
1-Motor principal.jpg (17.03 KiB) Exibido 6467 vezes
Frame pronto. aparenta ficar meio frágil, mas não interfere o vôo
Frame pronto. aparenta ficar meio frágil, mas não interfere o vôo
6-Frame cortado.jpg (26.64 KiB) Exibido 6480 vezes
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: V922 Conversão Brushless

Mensagem por Flavio LHP »

Continuando...
Anexos
É necessário desgastar por dentro esse ponto de fixação dos servos...pra ficar bom eu peguei a dremel com a ponta de diamante e passei ali esquentando e comento o plástico aos poucos.. ficou muito melhor que que cortar com estilete
É necessário desgastar por dentro esse ponto de fixação dos servos...pra ficar bom eu peguei a dremel com a ponta de diamante e passei ali esquentando e comento o plástico aos poucos.. ficou muito melhor que que cortar com estilete
7- Motor principal fixo 1.jpg (39.3 KiB) Exibido 6335 vezes
Motor de cauda fixado. Repare que fiz um "anel" de plástico para preencher o espaço original que era maior. Usei plastico da capa de DVD em tira e coloquei dentro
Motor de cauda fixado. Repare que fiz um "anel" de plástico para preencher o espaço original que era maior. Usei plastico da capa de DVD em tira e coloquei dentro
11-Motor cauda fixo 1.jpg (20.67 KiB) Exibido 6484 vezes
Frame completo
Frame completo
10-Frame pronto.jpg (19.96 KiB) Exibido 6484 vezes
Servos montados. É necessário colocar tipo uma arruela nos dois servos para deixa-los mais afastados embaixo para não raspar na carcaça do motor. Eles ficam inclinados
Servos montados. É necessário colocar tipo uma arruela nos dois servos para deixa-los mais afastados embaixo para não raspar na carcaça do motor. Eles ficam inclinados
9- Servos montados.jpg (22.23 KiB) Exibido 6484 vezes
Fixando o pinhão. recomendo dar uma lizadinha com lixa de unha antes de colocar a cola (CA ou bonder)
Fixando o pinhão. recomendo dar uma lizadinha com lixa de unha antes de colocar a cola (CA ou bonder)
8-Fixando Pinhão.jpg (30.38 KiB) Exibido 6484 vezes
Motor principal fixado
Motor principal fixado
7-Motor principal fixo.jpg (22.8 KiB) Exibido 6484 vezes
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: V922 Conversão Brushless

Mensagem por Flavio LHP »

Continuando...
Anexos
outro angulo
outro angulo
12-Motor cauda fixo 2.jpg (19.88 KiB) Exibido 6441 vezes
Dual Esc fixado com todos os fios já soldados. Não utilizei os conectores, preferi soldar tudo na placa. Fica a critério de cada um
Dual Esc fixado com todos os fios já soldados. Não utilizei os conectores, preferi soldar tudo na placa. Fica a critério de cada um
15- Fios dos motores soldados no Esc.JPG (22.02 KiB) Exibido 6493 vezes
Fixação do Dual Esc na frente da placa principal, com algumas dupla face para servir de espaçador entre placas
Fixação do Dual Esc na frente da placa principal, com algumas dupla face para servir de espaçador entre placas
14-Dual Esc fixando.JPG (19.71 KiB) Exibido 6493 vezes
Detalhe da placa principal, onde os fios do Dual Esc serão soldado
Detalhe da placa principal, onde os fios do Dual Esc serão soldado
13-Placa principal conexões.jpg (24.01 KiB) Exibido 6493 vezes
V922 pronto, alteração quase imperceptível. Mas o voo está muito mais rápido e forte. Só não gostei da cauda que mesmo com o motor brushless continua com a taxa de piro baixa
V922 pronto, alteração quase imperceptível. Mas o voo está muito mais rápido e forte. Só não gostei da cauda que mesmo com o motor brushless continua com a taxa de piro baixa
16-V922 montado.jpg (31.36 KiB) Exibido 6496 vezes
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Conclusão: Gostei do novo vôo do meu v922, ficou muito mais forte. Os punchs são muito fortes e a cauda não escapa NADA. Ainda não fiz manobras pois não tive tempo, logo pretendo colocar vídeos de algumas manobras que vou aprendendo.

Abraços a todos e se tiverem duvidas ou sugestões ou mesmo criticas, sou todo ouvidos.

LHP
Avatar do usuário
Deyvid_Robson
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Qua Fev 27, 2013 11:21 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Deyvid_Robson »

Belo post Flávio!!!

Traga ele amanhã pra mim ver voando ehehehe....

Abraço
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

To acompanhando.... quem sabe mais pra frente converto um dos meus! Show de bola o tópico!
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Muito bom o tópico Flávio..... :wink:

Vou deixar fixo :D
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

[quote:8cfb9f9677="Deyvid_Robson"]Belo post Flávio!!!

Traga ele amanhã pra mim ver voando ehehehe....

Abraço[/quote:8cfb9f9677]

Certo Deyvid, levo sim.. hehe

Abs.
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Obrigado galera,

Ainda tem pequenos ajustes a serem feitos, vou acrescentar uma foto sobre a adaptação do frame que percebi que faltou.

abs e bons vôos...

Já acrescentei a foto.. finalizado!
Avatar do usuário
jhonas900
membro
Mensagens: 584
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:05 pm
Localização: Curitiba/PR,19

Mensagem por jhonas900 »

Opa,fico feliz que de saber que minha opinião ajudou.

Embora tenha vendido meu 922,sempre considero comprar mais um.Principalmente depois da lenha de hoje do meu wasp,quebrou suporte do canopy e skid.
Tarot 450 Pro v2 FBL, Align Trex 250 e 250Pro, Wasp Nano CPX(a caminho)
Responder