Blade 180 CFX. Chegou!

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
Avatar do usuário
Fabio Flieger
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Sex Out 16, 2009 2:30 pm
Localização: Berlin, Alemanha

Blade 180 CFX. Chegou!

Mensagem por Fabio Flieger »

A Horizon publicou uma foto do BLH3450 porem o lançamento está previsto para a próxima quinta-feira.

https://www.facebook.com/BladeHelis?hc_location=timeline

Provavelmente maior que o 130X, virá com rotary servos, frame de carbono e eixo de metal. Comentam por aí que a transmissão para a cauda será à correia :roll: e a unidade FBL regulável.
Avatar do usuário
Germanico
membro
Mensagens: 970
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:36 am
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por Germanico »

.
Mais um pra coleção, hein Fábio?! rs
Tá aqui o vídeo:
[yt]BuU4xmQj52A[/yt]
[ Blades 130X, NanoQX, 200QX e 350QX - Spektrum DX6i ]
Avatar do usuário
Fabio Flieger
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Sex Out 16, 2009 2:30 pm
Localização: Berlin, Alemanha

Mensagem por Fabio Flieger »

Fala Germanico,

achei que o heli ficou até que legal, sem dúvida bem adequado para voar onde não tem muito espaço como no video abaixo mas eu esperava mais do 180.
Gostei do fato de ser 3S e o esc de 15A programável.
As engrenagens menores do TT sao de 2 tipos e não devem dar problemas em vôo (diferente da A, B, C, D do 130X).

Pode ser que o tail Hub (em forma de T) empene com facilidade em crash. Em alguns lotes do 300X não vieram perfeitamente alinhados gerando vibração na cauda. Esse boom de alu deve ser bem sensível tambem.
Ele é pouca coisa maior que o 130X mas quase o dobro da massa (190g vs 107g) e maior rpm. Acredito que eixos do rotor, pás e pega-pás deverao sofrer mais em quedas. Se o plástico for o mesmo o trem de pouso não deverá escapar tb (ainda mais no inverno). As engrenagens dos servos podem ser outro ponto fraco deste heli.

Pelo valor deveria ter vindo pelo menos com a bailarina de metal para melhorar a precisão porem a Blade tb disponibiliza os hop ups de metal.

Vamos ver os reviews..
Daqui a pouco aparecem os upgrades tb
http://www.lynxheli.com/index.php?cPath=128_210&osCsid=d6f515db39f750eda3ac518514896db3

De micros o que tive mais sorte foi com T-Rex 150, este sim é um excelente heli e muito preciso pelo seu tamanho. A última versão super combo RH15E03X que vem na maleta é bem melhorada com novo firmware, motor mais potente, frame reforçado, bailarina de alu, bom carregador e ferramentas adequadas.
Converti o meu para BLHeli e fica bacana em governor mode. De micro vou ficar com ele por enquanto. Quem sabe a Align lança uma versão Dominator tb...

Mas acho legal esses helis que vao surgindo oferecendo melhorias e aumentando a concorrência.

[yt]geJR2ABHh-g[/yt]

[yt]hcQop3HmJ40[/yt]
Avatar do usuário
Fabio Flieger
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Sex Out 16, 2009 2:30 pm
Localização: Berlin, Alemanha

Mensagem por Fabio Flieger »

[quote:0a69aa69e1="Germanico"].
Mais um pra coleção, hein Fábio?! rs
[/quote:0a69aa69e1]

Achei que ia pular este mas nao resisti :lol:

O tamanho da caixa é o mesmo do 130X. Quero testá-lo amanha com cautela pois as pecas de reposicao ainda nao estao disponíveis. Pelo que falam ele voa muito bem mas seus pontos fracos em crash sao as engrenagens dos servos e o plástico preso entre a extremidade da vareta do TT e a engrenagem dianteira. Uma batida das pás de cauda no chao e já era..
Anexos
.
.
1.jpg (28.23 KiB) Exibido 22139 vezes
Avatar do usuário
Moacir82
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Seg Nov 04, 2013 1:47 pm
Localização: guarulhos sp

Mensagem por Moacir82 »

Show heim Fábio, parabéns pela aquisição, em qual loja vc comprou? demorou pra chegar e foi taxado?

Quando puder manda um vídeo pra gente dele voando.

Abraço.
Avatar do usuário
Fabio Flieger
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Sex Out 16, 2009 2:30 pm
Localização: Berlin, Alemanha

Mensagem por Fabio Flieger »

[quote:fa3b2b293e="Moacir82"]Show heim Fábio, parabéns pela aquisição, em qual loja vc comprou? demorou pra chegar e foi taxado?

Quando puder manda um vídeo pra gente dele voando.

Abraço.[/quote:fa3b2b293e]

Opa Moacir, blz?

Eu comprei ele aqui em Berlin numa loja perto de casa.
O heli é bem bacana. É mais pesado e maior que o 130X. Eu o classificaria entre o 130X pelo tamanho e o 300CFX pelo vôo. Acho que é o micro que melhor representa as características de um heli 3D de maior escala. Ele tb fica bem visível. Tem as pás principais um pouco curtas com a torre alta possibilitando maior travel dos servos resultando em alta manobrabilidade. É tb um heli rápido (nao tanto quanto o T-Rex 250 e nao necessita de tanto espaco de vôo quanto este) com excelente rpm a 100%.
Os primeiros vôos achei melhor incluir uns 20% de expo ou diminuir os dual rates para uns 85% para testar. No mais a cauda é rápida e funciona muito bem.
Gostei bastante do heli e pedi algumas baterias. Tem p.ex. a nanotech de 450

https://www.hobbyking.com/hobbyking/sto ... _Pack.html

e tb a Thunder Power de 480mAh. Mas a original parece ser muito boa.

Apesar de BNF os servos vieram desalinhados e com muito passo positivo.
Com um radio de 6 canais ainda nao é possível acessar as configuracoes eletrônicas da placa (como centralizacao dos servos, ganho etc) mas em breve irao disponibilizar um firmware gratuito online para usuários do DX6i e do novo DX6 (interessante que eles só informam isto depois que vc já comprou).
Eu apenas mudei os servo horns de posicao uns com os outros para encontrar o mais próximo de 90° a meio stick mas nao ficou perfeito. Hoje abri os servos e acertei pela spline. Parece que ficou bom. Vou testar nos próximos dias.

Fiz um video no domingo passado. Nao deu pra voar direito pois haviam algumas pessoas no parque em frente em casa e ainda nao chegaram as pecas nas lojas mas já deu pra sentir que o governador do esc e piro compensation funcionam. Minha bailarina estava alinhada a 0° mas com pos. e neg. pitch ela saia um pouquinho do plano já que meus servos nao estavam alinhados. No video estava com 25% em norm e 75% flat idle de potência. A 100% é notavelmente mais forte.

Como de costume sempre aparecem alguns problemas no início erlacionados à esta marca. Alguns usuários estao reclamando de nao ser possível salvar as alteracoes feitas no nivelamento dos servos ao sair do setup utilizando radios DX8, DX9, etc tendo que apelar para o setup apenas mecânico. Mas pelo visto a maioria nao teve problemas.

Abraço

https://www.youtube.com/watch?v=i2tDcpIZJz0

Editado pela última vez por Fabio Flieger em Seg Fev 16, 2015 3:30 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Fabio Flieger
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Sex Out 16, 2009 2:30 pm
Localização: Berlin, Alemanha

Mensagem por Fabio Flieger »

Já nas maos dos mais experientes:

[yt]dAJ5Yn9AjAU[/yt]
Avatar do usuário
Moacir82
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Seg Nov 04, 2013 1:47 pm
Localização: guarulhos sp

Mensagem por Moacir82 »

Muito bom Fabio, que bom que tem essa facilidade de morar em algum lugar que tenha helis e peças facilmente.

Aparentemente gostei muito do heli, parece ser bem estável e bom pra manobras, o que deve complicar é uma possível lenha, o seu já caiu alguma vez? quebrou alguma peça?

Eu tenho o blade MCPX, ele é um ótimo micro mas sempre quebra uma coisa ou outra quando cai, é bem resistente mas nem tanto, mas mesmo assim vai ser difícil eu trocar por outro...kkk

O que me deixou triste no 180 foram esses bugs que vc relatou, pelo que lembre ele iria vir com uma unidade configurável né?

Bons voos ai e posta mais vídeos quando puder.


Abraço



[quote:7c847658dc="Fabio Flieger"][quote:7c847658dc="Moacir82"]Show heim Fábio, parabéns pela aquisição, em qual loja vc comprou? demorou pra chegar e foi taxado?

Quando puder manda um vídeo pra gente dele voando.

Abraço.[/quote:7c847658dc]

Opa Moacir, blz?

Eu comprei ele aqui em Berlin numa loja perto de casa.
O heli é bem bacana. É mais pesado e maior que o 130X. Eu o classificaria entre o 130X pelo tamanho e o 300CFX pelo vôo. Acho que é o micro que melhor representa as características de um heli 3D de maior escala. Ele tb fica bem visível. Tem as pás principais um pouco curtas com a torre alta possibilitando maior travel dos servos resultando em alta manobrabilidade. É tb um heli rápido (nao tanto quanto o T-Rex 250 e nao necessita de tanto espaco de vôo quanto este) com excelente rpm a 100%.
Os primeiros vôos achei melhor incluir uns 20% de expo ou diminuir os dual rates para uns 85% para testar. No mais a cauda é rápida e funciona muito bem.
Gostei bastante do heli e pedi algumas baterias. Tem p.ex. a nanotech de 450

https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11897__Turnigy_nano_tech_460mah_3S_25_40C_Lipo_Pack.html

e tb a Thunder Power de 480mAh. Mas a original parece ser muito boa.

Apesar de BNF os servos vieram desalinhados e com muito passo positivo.
Com um radio de 6 canais ainda nao é possível acessar as configuracoes eletrônicas da placa (como centralizacao dos servos, ganho etc) mas em breve irao disponibilizar um firmware gratuito online para usuários do DX6i e do novo DX6 (interessante que eles só informam isto depois que vc já comprou).
Eu apenas mudei os servo horns de posicao uns com os outros para encontrar o mais próximo de 90° a meio stick mas nao ficou perfeito. Hoje abri os servos e acertei pela spline. Parece que ficou bom. Vou testar nos próximos dias.

Fiz um video no domingo passado. Nao deu pra voar direito pois haviam algumas pessoas no parque em frente em casa e ainda nao chegaram as pecas nas lojas mas já deu pra sentir que o governador do esc e piro compensation funcionam. Minha bailarina estava alinhada a 0° mas com pos. e neg. pitch ela saia um pouquinho do plano já que meus servos nao estavam alinhados. No video estava com 25% em norm e 75% flat idle de potência. A 100% é notavelmente mais forte.

Como de costume sempre aparecem alguns problemas no início erlacionados à esta marca. Alguns usuários estao reclamando de nao ser possível salvar as alteracoes feitas no nivelamento dos servos ao sair do setup utilizando radios DX8, DX9, etc tendo que apelar para o setup apenas mecânico. Mas pelo visto a maioria nao teve problemas.

Abraço

[yt]i2tDcpIZJz0[/yt][/quote:7c847658dc]
Blade 130x + Trex 550 v3 + Spektrum DX9
Avatar do usuário
Fabio Flieger
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Sex Out 16, 2009 2:30 pm
Localização: Berlin, Alemanha

Mensagem por Fabio Flieger »

[quote:a4de096e3a="Moacir82"]Muito bom Fabio, que bom que tem essa facilidade de morar em algum lugar que tenha helis e peças facilmente.

Aparentemente gostei muito do heli, parece ser bem estável e bom pra manobras, o que deve complicar é uma possível lenha, o seu já caiu alguma vez? quebrou alguma peça?

Eu tenho o blade MCPX, ele é um ótimo micro mas sempre quebra uma coisa ou outra quando cai, é bem resistente mas nem tanto, mas mesmo assim vai ser difícil eu trocar por outro...kkk

O que me deixou triste no 180 foram esses bugs que vc relatou, pelo que lembre ele iria vir com uma unidade configurável né?

Bons voos ai e posta mais vídeos quando puder.


Abraço
[/quote:a4de096e3a]

Pois é, Moacir, a Blade/HH me pareceu ter sido bem intransparente e maliciosa com este lancamento. Eles criaram o problema, fizeram de conta que nao sabiam e ofereceram a solucao em seguida $.

Fizeram uma boa campanha do 180, alguns funcionários, pilotos patrocinados divulgaram em foruns, videos, como sendo usuários comuns. Ninguem havia comentado deste "bug" dos servos. Agora muita gente, a maioria está/estava com o problema de nao conseguir salvar as alteracoes após sair do modo de programacao na placa.

Solucao apresentada:

"Se quiser voar direito vai ter que comprar o cabo SPMA3065

http://www.spektrumrc.com/Products/Default.aspx?ProdID=SPMA3065

e instalar a atualizacao de 11 de novembro. Caso contrário vai alinhar o servo mecanicamente. Quem tem apenas 6 canais tb precisará do cabo. Futuramente sairá uma atualizacao para estes 2 radios... "

O problema é que isto foi informado bem depois do pre-order, cerca de 1 semana depois que vc já estava com o heli.

Um dia destes eu ia comprando o novo DX6. É um bom TX mas teria me decepcionado se tivesse adquirido no intuito de bindar com este heli.

Tudo indica que o problema foi resolvido mas vc tem que gastar mais $.
Já para os radios de 6 canais ainda nao saiu a atualizacao.
Que cobrem mais caro mas vendam alguma coisa que funcione 100%..

Sobre características de vôo nao tenho o que comentar. Voa bem bacana a acho difícil algo dar problema em vôo (fora desgaste).
Nao é um heli para iniciantes, ele é bem sensível nos sticks, porem super manobrável.

Inclusive alinhei os servos mecanicamente para acertar a bailarina e ficou muito bom.

Derrubei ele no penúltimo vôo. Já que a partida é "macia" utilizei a curva Normal do DX6i como idle 1 a 75% e a Idle como idle 2 a 100% como acostumei no T-Rex 150. O problema é que eu esqueci de alterar a curva de passo em Norm e no primeiro flip baixo ficou com pouco passo negativo e foi descendo aos poucos :lol: e acertou a grama com pouca potência.
Aparentemente nao aconteceu nada mas ao verificar, a engrenagem dianteira do torque tube havia perdido um pedaco. Com alguns testes (com o heli na mao) ela veio a partir do eixo. Dependendo é possível fixá-la com cola (teve gente que utilizou termo-retrátil) no eixo e reforcar com uma linha enquanto a nova nao chega. O heli vai voar mas nao é recomendado..

Resumindo, este é um dos fusíveis mecânicos deste heli e só vende com o TT inteiro (vem 2 unidades inclusive o rolamento) mas vc pode retirar a engrenagem boa de 1 lado do TT avariado e incluir em outra (é presa por um pino e deve dar trabalho mas o pessoal está retirando). Pelo valor achei até uma boa já que o heli nao foi feito para cair. Futuramente poderá ser vendida separadamente.

A MH e RKH lancou um TT de aluminio mas só que outra peca terá que absorver a energia. Um colega adaptou uma de alu mas quem absorveu a energia da queda foi a engrenagem preta de cima no mesmo eixo da qual é conectada com a principal. No fim sai mais caro.

Outro fusível sao as engranagens dos servos. Porem assim como no T-Rex 150 é altamente recomendável o "servo saver mod" funcionando como uma mola absorvendo energia no impacto. Depois é só reposicionar o horn. Pelo que dizem funciona tao bem quanto no 150.
Na maioria dos casos a engrenagem de servo do 180 danificada após a queda é a maior conectada ao horn. Neste caso basta girá-la 180° e retirar o limitador. Elas tb sao compatíveis com as do T-Rex 150 (inclusive as de metal que a Lynx lancou). Se nao me engano com as do Walkera V120D02 tb.

No mais dependendo da queda pode entortar o boom, eixo transversal, skids, pás como qualquer outro heli de várias pecas como num 450, sem contar a canopy de plástico bem frágil.
Avatar do usuário
Fabio Flieger
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Sex Out 16, 2009 2:30 pm
Localização: Berlin, Alemanha

Mensagem por Fabio Flieger »

Comparando com o 130X:

A massa do 130X stock é de 107 g e Rotor 32,5 cm

Do 180CFX stock é de 190 g e Rotor 36 cm

A carga no disco do 130X (a grosso modo):
107 / ((32.5 / 2)^2 * 3.14) = 0.129 [g/cm^2]

Do 180 CFX:
190 / ((36.0 / 2)^2 * 3.14) = 0.187 [g/cm^2]

Meu 130X com vários tunings: Microheli-Chassis, rotor de metal, eixo principal de metal, rotary servos, etc, incluindo bateria de 480 tinha cerca de 136g:

136 / ((32.5 / 2)^2 * 3.14) = 0.164 [g/cm^2]

Ainda era menor mas o 180 está longe de ser leve. Neste tem que cuidar para nao encher de tunings pesados.

Fora uma bailarina de alu pois a original tem folga no "inner race", o que eu acho que ficaria legal neste heli seriam stretch blades, alguns mm a mais pra suportar melhor a carga. Ele ficará menos ágil pela carga extra nos servos mas deverá voar bem. Possivelmente a Lynx disponibilizará em breve. Talves um tail pitch slider de melhor tolerância mas mesmo com folga a calda tem boa autoridade.
Responder