Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Nilson-ICSP
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 4:49 pm
Localização: Ilha Comprida - SP

Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por Nilson-ICSP »

Olá pessoal!
Estou querendo comprar um motor deste! Alguem sabe me dizer o que significa o que esta escrito na linha abaixo:
Prop size: 7.4V/10x5 14.8V/9x4.7
O que é 7.4V/10x5 e 14.8V/9x4.7


Spec.
Battery: 2~4 Cell /7.4~14.8V
RPM: 1250kv
Max current: 34A
No load current: 3A
Max power: 500W
Internal resistance: 0.034 ohm
Weight: 102g (including connectors)
Diameter of shaft: 5mm
Dimensions: 35x36m
Prop size: 7.4V/10x5 14.8V/9x4.7
Max thrust: 1270g
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por Diego Costa »

Nilson-ICSP escreveu:Olá pessoal!
Estou querendo comprar um motor deste! Alguem sabe me dizer o que significa o que esta escrito na linha abaixo:
Prop size: 7.4V/10x5 14.8V/9x4.7
O que é 7.4V/10x5 e 14.8V/9x4.7


Spec.
Battery: 2~4 Cell /7.4~14.8V
RPM: 1250kv
Max current: 34A
No load current: 3A
Max power: 500W
Internal resistance: 0.034 ohm
Weight: 102g (including connectors)
Diameter of shaft: 5mm
Dimensions: 35x36m
Prop size: 7.4V/10x5 14.8V/9x4.7
Max thrust: 1270g



Sou leigo, mas a princípio:

Battery: 2~4 Cell /7.4~14.8V: Pelo que eu saiba que o motor aceita bateria baterias 2s de 7.4 até baterias 4s de 14.8 Volts
Prop size: 7.4V/10x5 14.8V/9x4.7: Acredito que isso indica qual tipo de hélice é o mais indicado em cada situação, ou seja, se for utilizar uma bateria 2s de 7.4V é melhor utilizar uma Helice 10x5. Se usar uma bateria 4s 14.8V pode-se usar uma helice 9x4.7
Max thrust: 1270g: o maximo de impulso (empuxo) que as configurações de motor/bateria/helice indicados acima te dará.

Se eu estiver errado quero que os mais experientes me corrijam, assim aproveito pra assimilar a informação correta e aprendo mais tbm :-P
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por LaercioLMB »

Significa que é um motor muito limitado, pois em uma variedade grande de baterias não tem o mesmo em hélices.
É um motor que aceita trabalhar com baterias Li-Po de 2S até 4S, ou seja, de 7,4V até 14,8V.
Agora é que vem o ó do borogodó.
Ele trabalha com hélices de 9X4 até 10X5, ou seja, não tem uma variedade boa de hélices a serem usadas.
A hélice 9X4.7 é uma hélice para aeromodelos de voo lento, também uma hélice de baixo rpm final e uma hélice SF de 9 polegadas trabalha com um rpm máximo de 7222 rpm e um motor de 1250 kv com uma bateria 4S, com rendimento em 75%, te dará um rpm final de 13875 rpm, muito acima do que a hélice SF suporta trabalhar.
Mas por que eles colocam isso?
Por que eles querem colocar o desempenho máximo do motor custe o que custar e não mencionam por quantos segundos ele suporta isso.
Esse rpm é para hélices menores, tipo 7X5.
Com uma hélice 7X5 e 13875 rpm, terá uma velocidade máxima aproximada de 106 km/k e um empuxo aproximado de 858 g.
Já com uma hélice 9X5 nesse motor, a velocidade final ficará aproximadamente a mesma de 106 km/h, mas o empuxo irá mudar para algo aproximadamente de 1824 g.
Uma bateria de 3S (11,1V) com rendimento do motor em 75%, terá um rm final em torno de 10406 rpm.
Com uma hélice 10X5 te dará uma velocidade final em torno de 80 km/h e um empuxo aproximado de 1400 g.

Pelo que li nas especificações do motor, tem algo errado na hora que escreveram isso nos dados do motor para a internet, pois tem uma variedade de baterias para pouca variedade de hélices e recomendam uma hélice SF para trabalhar em alto rpm, (totalmente sem noção isso) e somente dois tipos de hélices, de 9 e de 10 polegadas.


A maioria desses motores não podemos acreditar nas especificações deles, pois a maioria não rende o que diz render e ou não suporta o que diz suportar.
Fazer um teste de 20 segundos e dar aquilo como resultado final é ilógico e a maioria acredita sem ter a menor noção do que está acreditando, issos em falar nos tantos que recomendam sem ter a menor noção do que estão recomendando.

Olha que botei o rendimento do motor somente em 75%, pois dependendo da hélice, inclusive marca de hélice, o desempenho do motor pode cair ou aumentar e geralmente o rendimento não passa de 90%.
mas por que isso de não passar de 90% ?
Por que o kv do motor multiplicado pela tensão da bateria, nos dará um rpm final sem carga (hélice) no motor, pois ao colocar uma hélice, o motor passará a fazer força contra a resistência do ar para fazer girar a hélice e dependendo do tipo de hélice, poderá fazer mais ou menos força e é aí que entra o rendimento dele, que quanto mais força ele fizer para girar uma hélice, menor será o rpm final dele
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nilson-ICSP
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 4:49 pm
Localização: Ilha Comprida - SP

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por Nilson-ICSP »

LaercioLMB, obrigado pela explicação.
Não tenho muita experiencia ainda, você poderia me orientar que hélice devo comprar para este motor então.
Estou fazendo um cessna 182 skyline, envergadura de 1300 mm em depron.

Eu estava pensando em utilizar uma hélice 9x7.

desde já agradeço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por LaercioLMB »

Para esse modelo você está querendo motor demais e isso te dá peso a mais, tanto de motor quanto de bateria para manter o motor.
Eu não sei o que você chama de Cessna 182 Skylane, pois se for daqueles tipo caixa de pasta de dentes todo quadradão, de Cessna 182 só tem as cores, nada mais e um motor EMAX CF 2822 1300 com hélice GWS 9X5 e uma bateria 3S 1750 mA 20 C está mais do que bom.
Se for realmente um Cessna 182 Skylane, um motor EMAX BL2215/20 com hélice APC 9X6 e uma bateria 3S 1850 mA 20C já ficariam bons.
Em aeromodelos elétricos, não se pode supermotorizar, pois ao contrário que se pensa, colocar motor demais não significa ter mais tempo de voo, pois motor maior requer bateria maior e motor e bateria maior, tem mais peso que aumenta a carga alar do aeromodelo e que aumenta a velocidade mínima de voo e que aumenta a aceleração do motor e que aumenta o consumo que acaba diminuindo o tempo de voo ao invés de aumentar.
Tenho notado de uns tempo para cá muita informação sendo repassada de forma errada, pois aprenderam errado e a maioria se ilude que se o motor tem empuxo maior que o peso, o aeromodelo voa, mas não é o empuxo que faz um aeromodelo voar, é a velocidade em que o ar passa pelas asas do aeromodelo que faz as asas gerarem sustentação e fazer o aeromodelo sair do chão.
Ahhh, mas eu quero um motor que eu possa usar em outros modelos depois!!!!
Qualquer motor se pode usar em outros aeromodelos depois desde que os modelos sejam compatíveis com o motor e ser compatível não significa modelo e sim as dimensões do modelo, pois cada tipo de aeromodelo tem dimensões diferentes para um mesmo motor e se querer um motor universal, isso non ecxiste. A não ser que todos os aeromodelos que fizer sejam compatíveis com o motor, pois non ecxite um motor que seja compatível com todos os modelos de diversas dimensões.

Um exemplo.
Você compra um aeromodelo glow para motores .61.
Poderá usar esse motor .61 em qualquer aeromodelo que seja para esse tipo de motor.
O mesmo vale para os elétricos, você compra um modelo que utiliza um motor EMAX BL2215/20 e poderá usar esse mesmo motor em qualquer aeromodelo que seja compatível com esse motor.
Não pode é querer usar um motor grandão em um aeromodelo pequeno só por que mais adiante quer fazer um aeromodelo bem maior.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nilson-ICSP
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 4:49 pm
Localização: Ilha Comprida - SP

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por Nilson-ICSP »

Laercio, mais uma vez, obrigado pela explicação.
Qual seria o tamanho ideal de aero para esse motor?
Quero mesmo fazer um Cessna 182 Skyline, pois eu tenho um cessninha quadradinho com um motor 2822 e voa bem mesmo como você disse acima.
Quero um aero maior, por isso estou interessado neste moto, sou apaixonado pelo skyline.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por LaercioLMB »

Uma dica muito importante, evite comprar motor antes de construir alguma coisa, nem sempre darão certo os resultados. Sei por experiência própria sobre isso.
Errei duas vezes e errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice.
Para você ter uma ideia, quando entrei nos elétricos, eu vinha dos glow e achava que sabia tudo.
Comprei motor, esc, servos sem nem saber que aeromodelo iria construir, fui na ideia de que se tem empuxo maior que o peso, voa e tomei nos figo.
Fiz o aeromodelo que ficou mais leve do que o empuxo do motor e eu todo feliz fui botar ele para voar. Era um canhão de aeromodelo, quando eu acelerava ele tendia a girar e tanto para a decolagem quanto para o pouso, tinha que ter muita velocidade, pois para o tamanho do aeromodelo, ele estava muito pesado e sempre quebrava o trem de pouso.
Ficou uma verdadeira porcaria.
Tive que botar motor e bateria bem menores para ele voar bem.
Bom, resolvi então fazer um aeromodelo maior, tendo em vista o que eu aprendi sobre empuxo e tasquei a fazer um aeromodelo bem maior tendo em vista que o empuxo ficasse pelo menos a metade do peso do aeromodelo, boa, a lógica estava certa, mas mais uma vez eu fui na história de que empuxo é importante e me ferrei de novo, pois tinha sim empuxo necessário, mas não tinha a velocidade que o aeromodelo exigia e ficou um voo xoxo, no limite do estol e ruim de comandar por ter pouca velocidade.
Nesse outro tive que aumentar o motor e a bateria pude manter, mas o tempo de voo ficou curto, 5 minutos, o que me mostrou que eu estava errado de novo.
Depois de tanto quebrar a cara fazendo o que não se deve, parei de construir algo comprando um motor antes, pois com os cálculos que te mostrei acima, me dão as capacidades do motor, mas e as exigências do aeromodelo?
Preciso saber a área da asa que o aeromodelo vai ter, que perfil será usado no aeromodelo, qual o peso dele pronto para o voo ele tem para poder calcular a velocidade necessária para ele voar bem e só então escolher o melhor motor que me dê velocidade necessária, um empuxo de pelo menos metade do peso do aeromodelo e que custe menos e escolher também uma bateria que supra isso tudo para saber o peso dela para somar ao peso do aeromodelo e ver se não passa do peso pronto para o voo, pois se passar, terei que escolher outro motor e ver a nova velocidade que o aeromodelo exige para voar.
Como eu calculo isso?
Tem fórmulas matemáticas, mas também tem um software que ajuda muito, o rc calc que tem aqui no fórum para baixar downloads/ e tem um tópico falando em como usar esse software, mas precisará calcular o rpm do motor sempre em 75% para ter sempre boa margem de segurança na hora de escolher um motor, pois se ele render mais de 75%, estará no lucro.


Outra dica importante.
Aeromodelos velozes, precisam de motores de maior kv e aeromodelos mais lentos precisam de motores de menos kv.
Por que isso?
O que determina a velocidade de um aeromodelo é o tipo de construção e não o motor e a hélice e aeromodelos para velocidade, necessitam de pouco empuxo para voar, mas muita velocidade e para isso, motores de alto kv são bons, pois tem velocidade e pouco empuxo.
Agora se fizer um aeromodelo para voo bem lento, já necessitará de mais empuxo do que velocidade e nesse caso, motor de baixo kv que te dará maior empuxo com menor velocidade.
Para você ter uma ideia, eu uso um motor D3536 de 1000 kv em um P-51B de 1450 mm de envergadura com uma hélice GWS 12X6 e se eu usar um motor 3536 1250 kv, terei que diminuir a hélice e além dela ficar ridícula no nariz do aeromodelo, um baita aeromodelo com uma helicezinha de nada na frente, poderá perder desempenho a hélice devido ao nariz grande do aeromodelo.
Então, não basta escolher motor pelo empuxo, tem vários fatores a serem vistos em cima de um aeromodelo para se escolher um motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nilson-ICSP
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 4:49 pm
Localização: Ilha Comprida - SP

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por Nilson-ICSP »

Laercio, obrigado pela aula... rsrsrs
Achei este artigo no google, porque pesquisando no fórum esta difícil de achar, depois que trocaram a versão do PHP.

No final da pagina tem exatamente o aero que quero fazer, só vou redimensionar a planta que tenho para as asas ficarem com 1400 mm de envergadura.
Mas, confesso que não entendi direito estes cálculos.
Se puder explicar agradeço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por LaercioLMB »

Me passa o link da planta que eu vejo os cálculos e te repasso eles para você ver os resultados.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nilson-ICSP
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 4:49 pm
Localização: Ilha Comprida - SP

Re: Turnigy D3536/6 1250kv Brushless Outrunner Motor

Mensagem por Nilson-ICSP »

É essa planta do DAVE BLUM, mas vou redimencionar ela para a envergadura ficar com 1,40 +-.

https://www.google.com.br/search?q=plan ... 600%3B1067
Responder