Cuidados com motor elétrico

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
enzop
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Dez 15, 2013 1:32 am
Localização: birigui-SP

Cuidados com motor elétrico

Mensagem por enzop »

Pessoal, estou com uma dúvida, desculpe se já tiver algum fórum falado a respeito disso, mas gostaria de saber sobre os cuidados para prolongar a vida útil dos motores elétricos brushless. Há algum problema em voar com o motor todo a pleno? Deve se fazer redução de potência durante o voo para não sobreaquecer?
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Cuidados com motor elétrico

Mensagem por Andre Mauricio »

A manutenção dos motores elétricos é virtualmente zero, considerando uma utilização adequada do equipamento. Dependendo da qualidade do motor você pode ter problemas com rolamentos após um certo período de utilização, mas nunca vi ninguém precisar trocar rolamentos de bons motores (Scorpion, Dualsky, SunnySky etc) mesmo após muitos anos de uso. Obviamente, quedas podem gerar demanda por manutenção, mas motor foi feito pra girar, não pra cair.

A grande questão é a utilização correta do equipamento, que no fim das contas se resume à seguir as especificações e recomendações de fábrica. Todo motor opera com limites de tensão, corrente e temperatura. Existem outros fatores, mas esses são essenciais.

Tensão, corrente e temperatura "conversam" diretamente com a hélice que você usa. Dependendo da hélice você poderá/deverá utilizar uma tensão maior, ou menor (mais ou menos células); e também terá variações de corrente de temperatura. Importante ressaltar que motores elétricos são extremamente sensíveis à alterações de hélice, uma mudança de apenas 2" de passo gera grandes consequências. Há alguns meses construí um painel com dados do Dualsky 5050, com foto na influência da hélice no desempenho: https://datastudio.google.com/reporting ... f1d009bd71

Exemplo: Perfil de consumo com 15x6 15x8 e 15x10, de 56% a 100% de aceleração


Grandes fabricantes normalmente disponibilizam dados dos motores. Normalmente é fácil encontrar a tensão de operação, bem como o pico de corrente (e o tempo) que o motor suporta; além de planilhas detalhadas com dados de desempenho com hélices e tensões diferentes.

Exemplo: Especificações de um motor da T-Motor. Atente-se para a tensão de pico (50 amperes, por até 180 segundos)


Exemplo: Especificações de hélice de um motor da T-Motor. Mesma hélice, tensões diferentes. Repare nas diferentes respostas, principalmente temperatura.
A ordem das colunas é:
Motor / Hélice / Aceleração / Tensão (V) / Corrente (A) / Potência (W) / RPM / Torque (N*m) / Empuxo (g) / Eficiência (g/W) / Temperatura de operação (ºC)


Para motores de grandes marcas é muito mais simples e provável encontrar um grande detalhamento de informações e resultados de testes, tanto de fábrica, quanto de usuários. Já quanto aos motores chineses genéricos, é mais difícil encontrar informações, e principalmente informações fidedignas.

Respeite as especificações e recomendações de fábrica, não leve o equipamento ao limite, e muita atenção à hélice que está usando. E o principal, nunca dimensione um setup considerando o máximo que ele entrega, isso levará o equipamento ao limite de operação. Gosto de dimensionar pensando no desempenho em tensão de sotrage, mas não é regra. Simplificando com exemplos hipotéticos:

1.Preciso de 800W: o motor X me entrega 800W com 100% de carga e uma 16x10 que leva o motor ao limite de corrente e temperatura; em tensão de storage, com uma hélice 16x6, ele entrega 500W: inadequado.

2.Preciso de 800W: o motor Y me entrega 1400W com 100% de carga e uma 16x10 que leva o motor ao limite de corrente e temperatura, mas em tensão de storage, com uma hélice 16x6, ele entrega os 800W: boa opção.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Cuidados com motor elétrico

Mensagem por alexcmag »

Complementando um pouco, o motor basicamente tem 4 coisas que podem estragar:
1) Rolamentos:
Neste caso além da qualidade tem outras coisas que podem estragá-los, como excesso de poeira,areia, etc. ou água, especialmente salgada. Não custa nada limpá-lo de vez em quando com um pincel e custa quase nada dar uma lavada com água limpa e álcool isopropílico e relubrificar o rolamento com óleo para motores de alta rotação;
O esforço sobre o rolamento também pode determinar sua vida útil, em alguns motores (tipo o antigo Emax CF2822) eu encurto o eixo quando possível (para diminuir o esforço) e em todos eu procuro manter as hélices balanceadas para evitar vibração excessiva;
2) Carcaça e parafusos: basicamente é tomar cuidado com corrosão dos parafusos de aço e alguns eixos de motores mais simples que não são de aço sem cromo, tomar cuidado com ambientes umidos. E tomar cuidado para não espanar as roscas, porque geralmente são de alumínio e falta de cuidado ao apertar parafusos pode causar danos permanentes;
3) Ímãs: superaquecimento estraga neodímio, segue o que já foi dito acima;
4) Enrolamento: mesma coisa dita acima, pode derreter o isolamento e entrar em curto se superaquecer.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Cuidados com motor elétrico

Mensagem por Antonio Carlos »

No início, usávamos o programa RCcalc para ajudar a otimizar a escolha das hélices.
Funcionava muito bem.
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Responder