Entelagem isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Marcelo Andriolo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 11:54 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por Marcelo Andriolo »

eu uso e usei ja bastante o vinil, a resina 180w e uma boa alternativa menos trabalhosa que entelar com vinil, se for usar o vinil sugiro comprar os mais baratos, nao compre o contact ou os de 1 linha que sao mais caros e mais grossos e pesados, compre os baratos que sao mais fininhos e leves...., ja a resina deixa o isopor com a parte externa similar ao EPO dos modelos importados, bem flexivel e mais resistente
Marcelo Andriolo
Sorocaba / SP
Marcelo Andriolo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 11:54 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por Marcelo Andriolo »

a cola spray tambem e boa mas faz muita sujeira e e toxica, cuidado na hora de trabalhar.
Marcelo Andriolo
Sorocaba / SP
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por Wesley_Sniper »

Marcelo Andriolo escreveu:Boa tarde,

Apesar de 7 anos depois, estou informando para que aqueles que tenham a mesma duvida, possam saber.....

Para isopor uma boa pedida e após a peca pronta cortada e lixada, passar umas duas mãos de resina 180W a base de agua da Redelease, e só.

Essa resina apesar de ser a base de agua , após seca e resistente a agua e pode inclusive a gosto da pessoa, ser pintada posteriormente.

Ela aumenta a resistência do isopor criando uma película elástica sobre ele, dando uma excelente aderência ao isopor.

Eu particularmente uso isopor P5 e o resultado final e muito bom, inclusive colocando varetas de fibra de carbono ou fibra de vidro aonde necessita maior reforço.

Ela aceita receber também o vinil, colado sobre ela e depois passar ar quente com um secador ou soprador térmico.

Ela pode ser utilizada ao natural, pois e transparente, o que confere ao modelo uma aparência branca e brilhante, impermeabilizando o isopor, tornando o mesmo a prova d'água e lavável.


Fiquei curioso!!!

Manda umas fotos do resultado desse trabalho contra a luz pra gente ter ideia.
:D
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por Mauri »

Eu uso cola PVA diluída 50% com água e geralmente resolve, as vezes um vinil ou outro teima de não aderir bem ai apelo para a cola em spray que é bem mais caro mas soluciona o problema.

Minha duvida seria com relação ao aumento de peso que esse seu método iria acrescentar ao aero, Chegou a pesar o antes e o depois para termos uma ideia? Pois detesto aeromodelo pesado alem do que deveria ser, principalmente se tratando de elétricos.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Entelagem isopor

Mensagem por LaercioLMB »

Eu nunca uso soprador para colar vinil, pois ele somente encolhe o vinil e mais nada. Uso o bom e velho ferro de entelar, pois ele pressiona o vinil contra o isopor ou depron e o faz colar 100%.
Antes de eu poder comprar um ferro de entelar, usei muito o ferro de passar roupas, o deixava na temperatura SEDA ou a mínima possível e o enrolava com uma flanela de algodão para ele não colar no vinil e sempre entelei muito bem, principalmente nos encaixes entre asas e profundores.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu sei que a cola branca não estende bem em plásticos, mas muita gente que pinta plastimodelo com Acrilex (que é semelhante à cola branca) usa detergente ou limpa-vidrossem álcool como aditivo para a tinta "cobrir" melhor sem retrair para gotículas.
Também existe uma seladora de artesanato que espalha muito bem, mas não me lembro o nome. De qualquer forma, em loja de artesanato vai ter quem oriente. é uma seladora bastante viscosa, branca, e que quando seca fica transparente e forma uma pelicula lisa, como a cola branca.
Já entelei Depron com vinil, deu ótimo resultado, mas como disse o Laercio, o calor encolhe o vinil. É necessário "lubrificar" a superficie com água e um pouquinho de detergente para poder deslizar o vinil até a posição certa, e é MUITO importante deixar uma aba de sobreposição de uns 2 cm para fechar o vinil.
Depois precisa alisar com um pano e o ideal é aguardar um pouco antes de usar o soprador, porque a água vai atravessar os poros do vinil e evaporar. se usar o soprador logo em seguida, precisa ser com uma temperatura baixa para não formar vapor, o que vai levantar o vinil.
Responder