Interessante artigo sobre o CG
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
Interessante artigo sobre o CG
[size=16:c771e766f6]Interessante artigo sobre o CG, todos devem ler.[/size:c771e766f6]
[url]http://www.radiocontrolado.com.br/cg.asp[/url]
[img:c771e766f6]http://www.radiocontrolado.com.br/image/cg/CG.jpg[/img:c771e766f6]
[url]http://www.radiocontrolado.com.br/cg.asp[/url]
[img:c771e766f6]http://www.radiocontrolado.com.br/image/cg/CG.jpg[/img:c771e766f6]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- vitor bastos
- membro
- Mensagens: 472
- Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
- Localização: São Gonçalo-RJ 20
Re: Interessante artigo sobre o CG
[quote:5a61e28d50="Gilberto"][size=16:5a61e28d50]Interessante artigo sobre o CG, todos devem ler.[/size:5a61e28d50]
[url]http://www.radiocontrolado.com.br/cg.asp[/url]
[img:5a61e28d50]http://www.radiocontrolado.com.br/image/cg/CG.jpg[/img:5a61e28d50][/quote:5a61e28d50]
Gilberto,
Gostei do balanceador de modelo da reportagem. Fácil de fazer e muito prático. Quem sabe não me aventuro a fazer um destes...
Abs
Marco Aurelio
[url]http://www.radiocontrolado.com.br/cg.asp[/url]
[img:5a61e28d50]http://www.radiocontrolado.com.br/image/cg/CG.jpg[/img:5a61e28d50][/quote:5a61e28d50]
Gilberto,
Gostei do balanceador de modelo da reportagem. Fácil de fazer e muito prático. Quem sabe não me aventuro a fazer um destes...
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
Flyerx, não discordo de que o CP é importante, só que para um iniciante é um conceito um tanto avançado, visto que seria necessário que se conhecesse o ponto do CP de cada tipo de perfil, o que também não é uma informação fácil de ser conseguida por leigos.
Por isso é que algumas informações devem ser genéricas, e é por isso que define-se que o CG deve ficar entre 25 a 30% da corda (CMA), porque é uma informação que supre a necessidade da maioria dos modelistas, quem for mais avançado irá pesquisar mais e conseguirá melhor performance, conforme foi citado no artigo acima.
Por isso é que algumas informações devem ser genéricas, e é por isso que define-se que o CG deve ficar entre 25 a 30% da corda (CMA), porque é uma informação que supre a necessidade da maioria dos modelistas, quem for mais avançado irá pesquisar mais e conseguirá melhor performance, conforme foi citado no artigo acima.
- Pedro Guilherme
- membro
- Mensagens: 1916
- Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
- Localização: Esteio - RS
Bom, eu simplifiquei a construção de um "verificador de CG" Duas varetas redondas daquelas de cabide de lavanderia que geralmente tem o mesmo padrão e um pedaço de MDF. Furei e colei ambos colocando na suas pontas duas tampas de frascos de remedios. Funciona 100%
- Anexos
-
- verificador de CG.JPG (28.03 KiB) Exibido 4143 vezes
[quote:8ea9f9ba43="Gilberto"]Flyerx, não discordo de que o CP é importante, só que para um iniciante é um conceito um tanto avançado, visto que seria necessário que se conhecesse o ponto do CP de cada tipo de perfil, o que também não é uma informação fácil de ser conseguida por leigos.
Por isso é que algumas informações devem ser genéricas, e é por isso que define-se que o CG deve ficar entre 25 a 30% da corda (CMA), porque é uma informação que supre a necessidade da maioria dos modelistas, quem for mais avançado irá pesquisar mais e conseguirá melhor performance, conforme foi citado no artigo acima.[/quote:8ea9f9ba43]
obrigado pela informação Gilberto!
É que passei por burro um dia desses quando perguntei ao piloto de um extra 35% se a barra de carbono que ele fixa a asa ficava bem no CP, e ele me respondeu que sim, que fica no CG.
Lambreta! Em perfil simétrico, o CP não varia nunca, só em assimétricos.
abraços
Por isso é que algumas informações devem ser genéricas, e é por isso que define-se que o CG deve ficar entre 25 a 30% da corda (CMA), porque é uma informação que supre a necessidade da maioria dos modelistas, quem for mais avançado irá pesquisar mais e conseguirá melhor performance, conforme foi citado no artigo acima.[/quote:8ea9f9ba43]
obrigado pela informação Gilberto!
É que passei por burro um dia desses quando perguntei ao piloto de um extra 35% se a barra de carbono que ele fixa a asa ficava bem no CP, e ele me respondeu que sim, que fica no CG.
Lambreta! Em perfil simétrico, o CP não varia nunca, só em assimétricos.
abraços
T-Rex 550E - Rádio é Futaba! Infelizmente eu caí no conto do Aurora ...
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
O Lambreta já está entrando na teoria de alta velocidade, que muda completamente muitos dos conceitos da teoria de baixa, mas quando os aeromodelos começarem a atingir essa marca, ai então teremos que nos preocupar com isso, coisa que não acredito que um dia chegaremos. Já imaginou um aeromodelo voando a mais de 800km/h?
É Flyerx, com certeza o nosso companheiro de aeromodelismo que é o dono do Extra 35% nem sabia do que você estava falando! Mas a maioria nem sabe mesmo e, de fato, não faz falta.
É Flyerx, com certeza o nosso companheiro de aeromodelismo que é o dono do Extra 35% nem sabia do que você estava falando! Mas a maioria nem sabe mesmo e, de fato, não faz falta.
[quote:6aba16959c="Gilberto"]O Lambreta já está entrando na teoria de alta velocidade, que muda completamente muitos dos conceitos da teoria de baixa, mas quando os aeromodelos começarem a atingir essa marca, ai então teremos que nos preocupar com isso, coisa que não acredito que um dia chegaremos. Já imaginou um aeromodelo voando a mais de 800km/h?
É Flyerx, com certeza o nosso companheiro de aeromodelismo que é o dono do Extra 35% nem sabia do que você estava falando! Mas a maioria nem sabe mesmo e, de fato, não faz falta.[/quote:6aba16959c]
eu imagino!!
http://www.youtube.com/watch?v=rfoxjNg-eg0&feature=related
É Flyerx, com certeza o nosso companheiro de aeromodelismo que é o dono do Extra 35% nem sabia do que você estava falando! Mas a maioria nem sabe mesmo e, de fato, não faz falta.[/quote:6aba16959c]
eu imagino!!
http://www.youtube.com/watch?v=rfoxjNg-eg0&feature=related
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh