Interessante artigo sobre o CG

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Interessante artigo sobre o CG

Mensagem por Gilberto »

[size=16:c771e766f6]Interessante artigo sobre o CG, todos devem ler.[/size:c771e766f6]

[url]http://www.radiocontrolado.com.br/cg.asp[/url]


[img:c771e766f6]http://www.radiocontrolado.com.br/image/cg/CG.jpg[/img:c771e766f6]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Mensagem por vitor bastos »

Boa,gostei do artigo,muito interessante.
Obrigado pela dica!
Abraço
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

eu não entendo porque oaeromodelista não fala sobre CP (centro de pressão). É de suma importância ..
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Re: Interessante artigo sobre o CG

Mensagem por Mac2 »

[quote:5a61e28d50="Gilberto"][size=16:5a61e28d50]Interessante artigo sobre o CG, todos devem ler.[/size:5a61e28d50]

[url]http://www.radiocontrolado.com.br/cg.asp[/url]


[img:5a61e28d50]http://www.radiocontrolado.com.br/image/cg/CG.jpg[/img:5a61e28d50][/quote:5a61e28d50]
Gilberto,

Gostei do balanceador de modelo da reportagem. Fácil de fazer e muito prático. Quem sabe não me aventuro a fazer um destes...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Flyerx, não discordo de que o CP é importante, só que para um iniciante é um conceito um tanto avançado, visto que seria necessário que se conhecesse o ponto do CP de cada tipo de perfil, o que também não é uma informação fácil de ser conseguida por leigos.
Por isso é que algumas informações devem ser genéricas, e é por isso que define-se que o CG deve ficar entre 25 a 30% da corda (CMA), porque é uma informação que supre a necessidade da maioria dos modelistas, quem for mais avançado irá pesquisar mais e conseguirá melhor performance, conforme foi citado no artigo acima.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

rss.. o buraco do CP é mais embaixo :)

e pra piorar ele varia conforme a velocidade, e acima de Mach 1 muda totalmente de ponto!
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Bom, eu simplifiquei a construção de um "verificador de CG" Duas varetas redondas daquelas de cabide de lavanderia que geralmente tem o mesmo padrão e um pedaço de MDF. Furei e colei ambos colocando na suas pontas duas tampas de frascos de remedios. Funciona 100%
Anexos
verificador de CG.JPG
verificador de CG.JPG (28.03 KiB) Exibido 4143 vezes
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

[quote:8ea9f9ba43="Gilberto"]Flyerx, não discordo de que o CP é importante, só que para um iniciante é um conceito um tanto avançado, visto que seria necessário que se conhecesse o ponto do CP de cada tipo de perfil, o que também não é uma informação fácil de ser conseguida por leigos.
Por isso é que algumas informações devem ser genéricas, e é por isso que define-se que o CG deve ficar entre 25 a 30% da corda (CMA), porque é uma informação que supre a necessidade da maioria dos modelistas, quem for mais avançado irá pesquisar mais e conseguirá melhor performance, conforme foi citado no artigo acima.[/quote:8ea9f9ba43]

obrigado pela informação Gilberto!

É que passei por burro um dia desses quando perguntei ao piloto de um extra 35% se a barra de carbono que ele fixa a asa ficava bem no CP, e ele me respondeu que sim, que fica no CG.

Lambreta! Em perfil simétrico, o CP não varia nunca, só em assimétricos.

abraços
T-Rex 550E - Rádio é Futaba! Infelizmente eu caí no conto do Aurora ...
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O Lambreta já está entrando na teoria de alta velocidade, que muda completamente muitos dos conceitos da teoria de baixa, mas quando os aeromodelos começarem a atingir essa marca, ai então teremos que nos preocupar com isso, coisa que não acredito que um dia chegaremos. Já imaginou um aeromodelo voando a mais de 800km/h?

É Flyerx, com certeza o nosso companheiro de aeromodelismo que é o dono do Extra 35% nem sabia do que você estava falando! Mas a maioria nem sabe mesmo e, de fato, não faz falta.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:6aba16959c="Gilberto"]O Lambreta já está entrando na teoria de alta velocidade, que muda completamente muitos dos conceitos da teoria de baixa, mas quando os aeromodelos começarem a atingir essa marca, ai então teremos que nos preocupar com isso, coisa que não acredito que um dia chegaremos. Já imaginou um aeromodelo voando a mais de 800km/h?

É Flyerx, com certeza o nosso companheiro de aeromodelismo que é o dono do Extra 35% nem sabia do que você estava falando! Mas a maioria nem sabe mesmo e, de fato, não faz falta.[/quote:6aba16959c]

eu imagino!!




http://www.youtube.com/watch?v=rfoxjNg-eg0&feature=related
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Responder