Linkagem de ailerons
Linkagem de ailerons
Nunca tive um modelo com ailerons e gostaria de saber qual a melhor forma de se fazer a linkagem dos mesmos. Utiliza-se um ou dois servos? Já vi de tudo por aí e gostaria de saber a opinião dos experts. Ajudaria muito algumas fotos.
E quando se colocam os ailerons, poderia se retirar o leme, em um piper de 1m de envergadura, com diedro?
Obrigados a todos que se dispuserem a ajudar!
E quando se colocam os ailerons, poderia se retirar o leme, em um piper de 1m de envergadura, com diedro?
Obrigados a todos que se dispuserem a ajudar!
- wildcat
- membro
- Mensagens: 6816
- Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
- Localização: Caraguatatuba/SP
E a[i.. tudo certo?
Não estou conseguindo postar fotos, mas tem no link do meu J3 umas fotos bem nitidas dos links dos ailerons!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=12961&postdays=0&postorder=asc&start=50
Pode-se utilizar 1 ou 2 servos na asa.. tanto faz.... eu uso um só!
Depende muito do aeromodelo!
Sobre retirar o leme quando colocar aileron, é possivel sim, mas.... não recomendo...
É interessante ter tanto leme quanto aileron, deixa o voo mais real...
Algumas acrobacias só se fazem no leme, por exemplo hammerhead, reversão, parafusos...
Essas são basicas que um piper faz!
Esse J3 que terminei agora só tem profundor e aileron, não coloquei leme nele por falta de servo... mas logo resolvo isso!
Espero que as fotos do link te ajudem.... aquele metodo costuma usam em eletricos.... existe ainda o sistema do glow, mas não tenho fotos pra exemplificar!
Abraço
Não estou conseguindo postar fotos, mas tem no link do meu J3 umas fotos bem nitidas dos links dos ailerons!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=12961&postdays=0&postorder=asc&start=50
Pode-se utilizar 1 ou 2 servos na asa.. tanto faz.... eu uso um só!
Depende muito do aeromodelo!
Sobre retirar o leme quando colocar aileron, é possivel sim, mas.... não recomendo...
É interessante ter tanto leme quanto aileron, deixa o voo mais real...
Algumas acrobacias só se fazem no leme, por exemplo hammerhead, reversão, parafusos...
Essas são basicas que um piper faz!
Esse J3 que terminei agora só tem profundor e aileron, não coloquei leme nele por falta de servo... mas logo resolvo isso!
Espero que as fotos do link te ajudem.... aquele metodo costuma usam em eletricos.... existe ainda o sistema do glow, mas não tenho fotos pra exemplificar!
Abraço
-
- membro
- Mensagens: 645
- Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm
lincagem
Prezado,
Tentarei colocar uma imagem aquí para te ajudar, mas no site da hobbys(www.hobbys.com.br) tem explicações bem detalhadas de como fazê-lo, e com fotos, procure na seção aeromodelos hobby e vá até a seção de lincagem da asa.
Norton
Tentarei colocar uma imagem aquí para te ajudar, mas no site da hobbys(www.hobbys.com.br) tem explicações bem detalhadas de como fazê-lo, e com fotos, procure na seção aeromodelos hobby e vá até a seção de lincagem da asa.
Norton
- Anexos
-
- Alavanca_dupla.gif (879 Bytes) Exibido 4083 vezes
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
- wildcat
- membro
- Mensagens: 6816
- Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
- Localização: Caraguatatuba/SP
[quote:d8ed6b3129="shift_light"]O interessante de ter dois servos pra fazer aileron é voar flapeado.. claro que o aileron usando flaps não fica aquela coisa mas é interessante e simplifica cum pouco a montagem...
:lol: :lol: :lol: :lol:[/quote:d8ed6b3129]
É o famoso "flaperon"
:lol: :lol: :lol: :lol:[/quote:d8ed6b3129]
É o famoso "flaperon"
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
O que é voar flapeado??? E qual a importância de ter dois servos na asa para fazer isso???
Os servos tem movimento contrário, não é? Quero dizer que quando um servo sobe o outro desce, não é isso? Pra que dois servos, bastaria um com aquele "conector" de dois braços no servo. Isso seria suficiente para garantir o funcionamento do comando... Pra que dois servos?
E como se faz para ligar dois servos no receptor? Ambos responderão no mesmo comando do transmissor???
Grato pela atenção...
Os servos tem movimento contrário, não é? Quero dizer que quando um servo sobe o outro desce, não é isso? Pra que dois servos, bastaria um com aquele "conector" de dois braços no servo. Isso seria suficiente para garantir o funcionamento do comando... Pra que dois servos?
E como se faz para ligar dois servos no receptor? Ambos responderão no mesmo comando do transmissor???
Grato pela atenção...
- gustabmo
- membro
- Mensagens: 4337
- Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
- Localização: Sao Paulo - SP
- Contato:
Flaperon só faz sentido em modelos em que o aileron pega toda a extensao da asa. Usar em ailerons que estao só na extremidade da asa, como é comum em ailerons, é pedir estol de ponta de asa...
Wrassis, pra usar flaperon cada servo vai em um canal diferente do receptor, e seu radio tem que ter mixagem pra flaperon. Daí com o comando de aileron ele mexe cada servo para um lado, e com o comando de flap ele mexe os dois pro mesmo lado.
Wrassis, pra usar flaperon cada servo vai em um canal diferente do receptor, e seu radio tem que ter mixagem pra flaperon. Daí com o comando de aileron ele mexe cada servo para um lado, e com o comando de flap ele mexe os dois pro mesmo lado.