Meu motor não liga

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Marcello27
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 8:36 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Meu motor não liga

Mensagem por Marcello27 »

Pessoal,

Acabei de adquirir um aeromodelo elétrico com toda a eletrônica, menos o receptor e a bateria. Uso um rádio DX6i com um receptor orange de 7 canais. Fiz o bind e tudo funciona com perfeição, menos o motor que não liga. Já tentei inverter o canal do motor no rádio, mas mesmo assim não funciona. Será que alguém pode me ajudar?

Att,
Marcello.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Alguns ESC's podem não reconhecer os end-points do canal do acelerador, vai no ajuste de curso (travel adjust) e aumenta o curso do acelerador nos dois sentidos, às vezes também é necessário colocar o trim do acelerador todo p/ baixo, em alguns casos resolve.

Uma coisa: O ESC fica "calado" ou emitindo bip's quando você liga?
Marcello27
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 8:36 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Marcello27 »

Ele emite alguns Bip's e termina com uns dois Bip's, acho que devido ao número de células da minha bateria, que é 2S.
Marcello27
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 8:36 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Marcello27 »

Hidden!

Brigadão, cara!!! Ajustei do Travel Adjust e já funcinou!!
Só mesmo quem é do ramo para saber esse detalhes...rs.

Te agradeço muito!
Marcello.
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

So uma coisa que tenho visto todos dizerem por aqui, que e o ESC que emite os BIPs na verdade quem emite os BIPs nao e o ESC e sim o motor. Se nao acredita preste atencao...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:63bc77777d="aerovetro"]So uma coisa que tenho visto todos dizerem por aqui, que e o ESC que emite os BIPs na verdade quem emite os BIPs nao e o ESC e sim o motor. Se nao acredita preste atencao...[/quote:63bc77777d]

Aerovetro, você está correto sim, acaba que nos acostumamos (eu pelo menos acostumei) a dizer que o ESC emite os bips, mas na verdade ele envia um sinal de alta frequência ao motor para que o mesmo bipe, ou seja, o esc utiliza o motor como uma espécie de "auto-falante".

Me lembro que a muitos anos atrás, quando comecei no hobby, meu primeiro modelo foi um Walkera HM60 (heli) com motor escovado, então depois de um tempo adquiri um combo brushless para ele e me lembro até hoje que a primeira vez que liguei o ESC achei que ele estava queimado, pois segundo o manual o mesmo iria emitir alguns bips e eu não houvi nada, depois de alguns minutos de "terror" descobri que quem bipa na verdade é o motor, coisa de "cabaço" mesmo. :lol:
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder