Como cortar o gabarito das asas?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=462759

desculpe, faltou o linck
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Mensagem por Salvador »

Opa, obrigado pelas dicas de todos, conseguí cortar minhas asinhas, e entela-las!
Não ficou a coisa mais perfeita do mundo, tive que dar muitos retoques com estilete e bastante lixa , por causa das irregularidades! Só estou preocupado com o peso total do modelo, está com 700g o meu ugly, e como falta a bequilha e alguns retoques, acho que pode chegar a 750g ...mas ele foi bem "rascunho" mesmo, logo depois quero construir um igual de 120cm ou 140cm de envergadura bem Caprichado, aprendí muitos "detalhes" na primeira construção!

Abraço a todos:
[img:878fa23ded]http://imageshack.us/a/img811/4434/foto0080mv.jpg[/img:878fa23ded]

[img:878fa23ded]http://imageshack.us/a/img145/4954/foto0083m.jpg[/img:878fa23ded]

[img:878fa23ded]http://imageshack.us/a/img96/5332/foto0096q.jpg[/img:878fa23ded]
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

tambem ja fiz gabaritos usando formica, muito bom, mas se nao achar pode cortar lata de oleo, tinta, que da certo tb, da ate pra cortar com tesoura normal mesmo.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

Srs.

Já que as informações vão ficar aqui disponíveis para qualquer pessoa que procurar!

Lá vai minha dica!
Recomendo que se use gabaritos de alumínio! já que são firmes e indestrutíveis e o fio quente desliza facilmente e não desgasta o gabarito (como o MDF que queima)!

Usa-se cantoneiras de alumínio, essas de acabamento de cantos de revestimentos de parede(azulejos):

. [b:d68bd2d6c5]1[/b:d68bd2d6c5]. corta-se no comprimento que se deseja (a o gabarito);
.....Há contoneira de até 1 polegada de largura (2,54 cm) pelo que sei, a parede de ve ter 1 mm e são bem resistentes;
. [b:d68bd2d6c5]2[/b:d68bd2d6c5]. desenha-se o perfil (imprime) e transfere-se ao alumínio;
.....eu colei o perfil de papel no alumínio, talves de certo o método do xerox com Thinner;
. [b:d68bd2d6c5]3[/b:d68bd2d6c5]. corta-se o alumínio com uma tesoura normal até as proximidades da borda do perfil;
.....devagar e em finas camadas (até porque é dificil, mas não impossível);
. [b:d68bd2d6c5]4[/b:d68bd2d6c5]. e para acabamento usa-se a lima e finaliza com lixa média ou ainda fina.

E está pronto um gabarito " pro resto da vida"!!

[b:d68bd2d6c5]Abraços![/b:d68bd2d6c5]
Ton Leite
Avatar do usuário
mordechai
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 12:39 am
Contato:

Mensagem por mordechai »

Olá Pilotos!!!
Eu não sou um dos mais experimentados, mas já usei fórmica, que é uma boa dica.
Agora estou utilizando chapa zincada, essas de calheiros. Corto com tesoura (propria para cortar chapas metálicas) bem próximo as linhas do perfil e depois dou acabamento com Lima fina e finalizo com LIXA D´ÁGUA (1500)...
Fica excelente e o fio desliza facil...facil

Forte abraço,
Avatar do usuário
TeddyGordoBR
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 1:11 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por TeddyGordoBR »

a asa nao ficou ruiom nao cara
mas a parte mais chata mesmo é o gabarito
vc trabalha, trabalha nele e quando ve nao fez muita coisa

eu estou fazendo meus gabaritos com chapas gauvanizadas
procure uma loja grande de materiais para contrução
aki em sp na zona leste proximo ao terminal carrao de onibus
tem uma loja bem grande que se chama Casa Mimosa
la eles fazem coifas e calhas com chapas gauvanizadas
peguei alguns retalhos que estavao para serem jogados no lixo

a chapa se nao me engano tem 0,5 ou 0,7 mm
da pra cortar com uma tesoura boua, ou uma tesoura de consinha, aquelas de cortar frango
corta de boa, é so colar o perfil e recortar
pra finalizar um acabamento com uma lixa
Responder