Como carregar Bateria Lipo 4s

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Willian Moura
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Set 02, 2012 5:44 pm
Localização: Campina Grande - PB

Como carregar Bateria Lipo 4s

Mensagem por Willian Moura »

comprei um j-3 Cub e veio junto Bateria 2200 mAh - 14.8v-20C Li-Po. Tambem acompanhou um tipo de carregador não sei o certo, que está na imagem junto com a bateria e um cabo que se encontra nesse link :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436540699-aeromodelo-riccs-j3-cub-kit-para-montar-e-voar-_JM#questionText

Gostaria que me ajudassem como carrega-la utilizando esses equipamentos que veio junto como meu aeromodelo e se preciso de algo mais para carregar.
Avatar do usuário
matheusbolivar
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 9:57 am
Localização: Ribeirão Preto

Mensagem por matheusbolivar »

Me parece que o seu carregador veio com os plugs "Jacaré", estes plugs servem pra ligar na bateria do carro.

Talvez ele tenha uma entradinha para fonte externa, nesse caso você poderia ligá-lo na tomada usando uma fonte de pelo menos 1,0A.
Avatar do usuário
Willian Moura
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Set 02, 2012 5:44 pm
Localização: Campina Grande - PB

Mensagem por Willian Moura »

realmente, veio o plug "jacaré", contudo eu não sei se essa caixinha azul é carregador ou balanceador. Eu posso usar uma fonte de 12v para carregar a bateria, tipo, ligando o jacaré em fonte de computador ?
Avatar do usuário
matheusbolivar
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 9:57 am
Localização: Ribeirão Preto

Mensagem por matheusbolivar »

Eu creio que ele seja capaz de carregar e balancear ao mesmo tempo, a pessoa que te vendeu deve ser capaz de te informar precisamente. Quanto à fonte de computador acho que tecnicamente isso seria possível mas não sei o quanto isso é seguro visto que baterias lipo já são perigosas por natureza então é bom checar as especificações do carregador e conhecer bem o assunto pra saber o que está fazendo.
Avatar do usuário
Willian Moura
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Set 02, 2012 5:44 pm
Localização: Campina Grande - PB

Mensagem por Willian Moura »

ele balanceia e carrega ao mesmo tempo, contudo, o encaixe da bateria é um XT60 e não tem essa entrada no carregador q é um Balancer Charge Starmax. De um lado do carregador tem 3 entradas (brancas) que se assemelham ao cabo de balancear da bateria (tbm branco) mudando os tamanhos destes encaixes. do outro lado é um unico encaixe onde colo o plug de saida do jacaré. o que posso fazer ?
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

[quote:f463da60c5="Willian Moura"]ele balanceia e carrega ao mesmo tempo, contudo, o encaixe da bateria é um XT60 e não tem essa entrada no carregador q é um Balancer Charge Starmax. De um lado do carregador tem 3 entradas (brancas) que se assemelham ao cabo de balancear da bateria (tbm branco) mudando os tamanhos destes encaixes. do outro lado é um unico encaixe onde colo o plug de saida do jacaré. o que posso fazer ?[/quote:f463da60c5]
Pode carregar tranquilo no carro só usando o cabo balanceador (branco) que vai encaixar somente na última entrada para 4s. Esse tipo de carregador simples só usa o cabo balanceador mesmo.

Quanto a usar uma fonte d PC é possível sim mas vc precisa fazer umas modificações não e aconselhável sem faze-las, logo vc teve ter alguma familiaridade com eletrônica e solda....segue:
[url]http://poluidor.blogspot.com.br/2011/03/modificar-fonte-atx-para-bancada-de.html[/url]
Avatar do usuário
Willian Moura
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Set 02, 2012 5:44 pm
Localização: Campina Grande - PB

Mensagem por Willian Moura »

coloquei para carregar no carro mas antes mesmo deconectar a bateria ao carregador a luz do mesmo fica sepre verde como se a bateria estevesse conectada e 1005 carregada. mesmo assim conectei a bateria e deixe por umas 2 horas e ao conecatar no aermodelo nada aconteceu. Será que o carregador esta com problemas ? Antes do primeiro voo gostaria de saber se a bateria nova ja vem carregada ou preciso carrega-la ?
Responder