Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
RenatoRod
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Dez 06, 2012 11:22 pm
Localização: Praia Grande - SP

Aileron ou leme?

Mensagem por RenatoRod »

Olá pessoal, sou mais um novato na área. Já tenho lido bastante por aqui e desde já agradeço as dicas.

Bom, mas uma dúvida que ainda tenho é: Posso ter um modelo só com leme, sem ailerons? Ou posso ter um só com ailerons e sem leme?

Por enquanto só treino no simulador (FlightGear) que não é de fato um simulador exclusivo de modelos.

Obrigado!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não começe errado, aprenda a voar com leme.

É PERFEITAMENTE POSSÍVEL e é aconselhável iniciar com um modelo treinador que mesmo que possua aileron use leme para manobras de curva, para isso é necessário um pouco de diedro.

Quando você precisar, e vai precisar, terá aprendido errado.

Não de ouvidos e não de bola a linkezinhos.

INICIE APRENDENDO A VOAR COM LEME.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

..... E use o leme no canal 4 mão esquerda.

Semana passada um dos usuários do forum estava reclamando exatamente disso, APRENDEU ERRADO e agora esta sofrendo para se acostumar a usar pois uma aproximação, em velocidade de pré-stol ao dar comando de aileron o modelo gira em sentido contrario ai comando.

Com leme isso não acontece.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Veja isso....

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=145559&start=25

[quote:94e473c377="Yensid"][quote:94e473c377="Marco Antonio"].... isso que você está passando, esse medo e duvida, originou no momento que você não aprendeu a voar com todos os comandos, se tivesse desde o inicio aprendido a usar o leme veria a eficiência dele em situações adversas.
Está na hora, já passou alias...[/quote:94e473c377]

Infelizmente realmente foi o que ocorreu mas estou tentando me corrigir. Por esta deficiência, e por ter usado os ailerons em situações de pré-stall foi que derrubei meu P51 umas 10 vezes e tive que reconstruir as asas e trem de pouso todas estas vezes. Mas estou treinando bastante o uso de leme, tanto em meus vôos como no simulador. E já melhorei bastante com relação a isso. Mas o receio ainda existe.
Disney[/quote:94e473c377]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
izack-cab
membro
Mensagens: 325
Registrado em: Qua Jul 11, 2012 11:23 pm
Localização: bariri-SP
Contato:

Mensagem por izack-cab »

Cada um tem sua opinião. Pois teve amigos meu que aprenderão sem leme. Já estavam voando sozinhos em menos de um mês. E ate hoje voam sem leme. E não me lembro de ninguém derrubando aviões por falta de leme.

Eu aprendi a pilotar a 4 anos atrás em um ugly stick sem leme. depois de uns 4 meses ja voava um yak-54.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

[quote:5a31350239="izack-cab"]Cada um tem sua opinião. Pois teve amigos meu que aprenderão sem leme. Já estavam voando sozinhos em menos de um mês. E ate hoje voam sem leme. E não me lembro de ninguém derrubando aviões por falta de leme.

Eu aprendi a pilotar a 4 anos atrás em um ugly stick sem leme. depois de uns 4 meses ja voava um yak-54.[/quote:5a31350239]

Gostaria de ver algum vídeo do pouso desses aeros sem leme, principalmente com vento...

Isso não é questão de opinião, é questão de pilotar corretamente, incluindo o pouso correto...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
RenatoRod
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Dez 06, 2012 11:22 pm
Localização: Praia Grande - SP

Mensagem por RenatoRod »

izack-cab, belas fotos! Obrigado pelas dicas.

Marco Antonio, também obrigado pelas dicas.

Minhas dúvidas surgiram conforme fui acompanhando o tópico do Buster [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1955[/url] e observando outros treinadores. Provavelmente vou construí-lo e agora entendo o porque não tem ailerons e a questão do diedro.

Um amigo sempre me fala sobre o uso do leme na decolagem/pouso. Vou tentar aprender.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Opinião se da em roupa, cor e astrologia.

Existe o procedimento certo e o errado, e o seu é ERRADO!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
izack-cab
membro
Mensagens: 325
Registrado em: Qua Jul 11, 2012 11:23 pm
Localização: bariri-SP
Contato:

Mensagem por izack-cab »

Tudo bem está correto se for ver ate concordo. Só apenas disse como nos brincamos por aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=BKnwaBcovT0

http://www.youtube.com/watch?v=jq9xK74LL_4

Atualmente não estamos mais filmando

Por isso vou lhe dever um voo do treiner azul.


Mas não sou exemplo para ninguém. So disse o que todos nos aqui do nosso clube CAB fazemos. temos hoje um numero aproximado de uns 20 pilotos frequentes fora muitos que não voam .
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Pouco importa se você chupa cana pilotando, aprenda a ensinar da forma correta.

Por acaso, uma aeronave real usa leme [b:0c84a6c2e3]OU NÃO?[/b:0c84a6c2e3]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder