Ajuda com comandos de asa zagi!!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
matheus08
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 7:20 pm
Localização: Pitangui, MG
Contato:

Ajuda com comandos de asa zagi!!

Mensagem por matheus08 »

pesoal como eu quebrei meu treinador, vou montar uma zagi 120cm com emaxx 2822, esc 25/30amp e lipo 3s 1300mha pois e a eletronica q tenho aki.
Mas o problema é: meu radio n tem mixer pra elevon e eu to zerado e n posso comprar um mixer, ai pensei em fazer assim: ( ja tenho 4 servos aki)

Eu corto o elevon no meio, ai as 2 metades de dentro eu ligo em 2 servos 9gr e ligo no canal do profundor com um cabo y e as 2 metades de fora eu ligo em 2 servos 9gr e ligo no canal do aileron com um cabo y.
ela vai voar normalmente?
vai funcionar?
[img:ccb47a47a5]http://img585.imageshack.us/img585/9095/esquemak.png[/img:ccb47a47a5]
VOAR É UMA ARTE, POUSAR FAZ PARTE!!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Sim
Sim

Agora pergunto: por que acha que não voaria?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Se você for seguir a risca a montagens dos servos como está na figura, não vai funcionar.

Isso porque as superficies do profundor, caso ligados por meio de um cabo Y, vão funcionar igual o aileron, ou seja, invertidos entre sí. Enquanto um lado sobe, o outro desce.
Para resolver isso, os dois servos tem de estar virados para o mesmo lado, diferente dos ailerons.

Entendeu? Abraço, projeto legal :).
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

É vero.
Avatar do usuário
matheus08
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 7:20 pm
Localização: Pitangui, MG
Contato:

Mensagem por matheus08 »

[quote:d9611337ff="andredal"]Se você for seguir a risca a montagens dos servos como está na figura, não vai funcionar.

Isso porque as superficies do profundor, caso ligados por meio de um cabo Y, vão funcionar igual o aileron, ou seja, invertidos entre sí. Enquanto um lado sobe, o outro desce.
Para resolver isso, os dois servos tem de estar virados para o mesmo lado, diferente dos ailerons.

Entendeu? Abraço, projeto legal :).[/quote:d9611337ff]
Opa valeu a todos, que bom q desse jeito vai funcionar,
quanto ao servo do profundor eu n sabia, valeu por avisar!
ja estou começando o molde da zagi, mais a noite abro um topico da construção.
Obrigado a todos
VOAR É UMA ARTE, POUSAR FAZ PARTE!!
Avatar do usuário
framos
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:27 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Mensagem por framos »

Boa ideia ! Vai funcionar sim, e depois que tiver um radio com mixer, poderá utilizar as superfícies de comando do centro para fazer um FLAP ! Bons Voos !
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Mensagem por nanobowt »

galera só aproveitando o gancho a zagi, como devo medir o CG de uma zagi? devo fazer os cálculos junto com os ailerons ou somente a asa mesmo? tipo não devo levar em conta a parte responsaval pelos comados de direçã?pois user um software que o pessoal aqui recomendou porem não sei se devo ou não levar isso em conta!
obrigado dês de já!
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

não leve em consideração as áres de comando na hora de calcular o cg, leve em consideração somente a asa, a parte fixa, ok?
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Mensagem por nanobowt »

[quote:0d9cb358a9="Luiz Pacheco"]não leve em consideração as áres de comando na hora de calcular o cg, leve em consideração somente a asa, a parte fixa, ok?[/quote:0d9cb358a9]

valew Luiz Pacheco !!! muito obrigado!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:cc88c564d5="Luiz Pacheco"]não leve em consideração as áres de comando na hora de calcular o cg, leve em consideração somente a asa, a parte fixa, ok?[/quote:cc88c564d5]

Não sei se você sabe, mas os comandos quando colocados além das asas, tem peso também e de certa forma fazem parte da corda, mesmo que a eficiência deles seja mínima na sustentação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder