VCC elétrico?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Marlon.MFKP
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Abr 19, 2013 2:40 pm
Localização: Curitiba

VCC elétrico?

Mensagem por Marlon.MFKP »

Olá!
É possível fazer um VCC elétrico? Apenas o motor no aero e a bateria fora(comigo) alimentada pelo mesmo cabo de comando?
Fiquei curioso porque li aqui no fórum: vou usar pilhas normais com 12v....Seriam estas pilhas comuns mesmo?
Se for possível um VCC elétrico ele teria as mesmas características com os a combustão? Ou seja posso pegar uma planta qualquer de VCC?


Desculpe-me, sou iniciante! Nem sei se fiz a pergunta no lugar certo aqui do fórum...rs
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Do jeito certo, isto é, com a bateria dentro do modelo funciona muito bem, tanto que no último campeonato mundial de acrobacia vcc dos 5 primeiros colocados, 4 eram elétricos, incluindo o campeão e o vice. Eu tenho um modelo elétrico de vcc que voa melhor do que o equivalente glow por conta do motor funcionar sempre da mesma forma.
Do jeito que você está propondo, com a bateria enviando energia pelo cabo, alguns tentaram, mas não conheço quem tenha conseguido. Os cabos teriam que ser muito grossos por conta da corrente necessária, fora outros problemas.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Re: VCC elétrico?

Mensagem por Ericfly »

Vamos lá:
1 - é possível
2 - não precisa colocar a bateria na sua mão, pois as lipo são leves, e a perda de tensão nos cabos é muita, acaba compensando mais deixar a bateria no aero
3 - mesmo sendo VCC, para tocar o motor você precisará de um ESC (speed control), para chavear as fases do motor brushless. alguns praticantes de vcc elétrico colocam um ESC com temporizador, para desligar depois de x minutos de vôo, assim como você faria em um glow, colocando combustível para tantos minutos.
4 - esqueça pilhas normais 12v. além de caro, não vai dar a potência necessária.
5 - um vcc elétrico tem tudo para ser muito melhor que o glow, além de mais silencioso. Tem menos vibração, então o aero tem de ser menos reforçado e assim pode ser mais leve, você pode colocar a bateria longe do motor para fins de ajuste de CG, o que não dá pra fazer com o tanque do glow, a bateria não muda de peso durante o vôo, então o CG é sempre inalterado, as hélices para elétrico são mais eficientes por terem perfil mais fino, não suja o modelo, não muda a regulagem de acordo com o clima ou altitude etc.
A desvantagem do elétrico é que ele não dá aquela acelerada quando você cabra, o que ocorre no glow devido à perda de pressão de combustível por o tanque ficar atrás do motor. O glow voa meio afogado, aí quando você coloca o nariz do modelo para cima, ao cabrar, ele afina a mistura e acaba acelerando bem na hora que mais precisa, ou seja, na subida.
Se o teu negócio não é competiçãó nem nada sério, faz o mais fácil, e que funciona e digo por que já fiz: pega um aero elétrico R/C, amarra um cabo na ponta da asa, em um lugar forte, na logarina, trima o leme para a direita, fica com o rádio na mão e voa VCC! Ok, se você quer sentir a manete (tem gente que gosta...), faz um aero vcc normal, com motor elétrico, e coloca um receptor e um ESC, e use o rádio só para ligar e desligar o motor. Legal mesmo seria usar um rádio de carrinho, desse tipo pistola, colocar o canal do acelerador no gatilho, e prender os cabos no rádio. ficaria um rádio pistola-manete para VCC.
Agora, VCC é algo de gosto, eu já voei VCC e sou muito mais voar R/C. Agora, a brincadeira de prender um cabo num aero R/C é muito divertida! É uma boa brincadeira para um treinadorzinho de isopor no final do dia!
[quote:21d584b5d8="Marlon.MFKP"]Olá!
É possível fazer um VCC elétrico? Apenas o motor no aero e a bateria fora(comigo) alimentada pelo mesmo cabo de comando?
Fiquei curioso porque li aqui no fórum: vou usar pilhas normais com 12v....Seriam estas pilhas comuns mesmo?
Se for possível um VCC elétrico ele teria as mesmas características com os a combustão? Ou seja posso pegar uma planta qualquer de VCC?


Desculpe-me, sou iniciante! Nem sei se fiz a pergunta no lugar certo aqui do fórum...rs[/quote:21d584b5d8]
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Marlon.MFKP
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Abr 19, 2013 2:40 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por Marlon.MFKP »

Foi o que eu imaginei... o cabo de alimentação daria resistência...
Eu não entendo nada ainda (só construo alguns modelinhos de balsa!rs)...
Se puderem postem: o que eu precisaria; motor, bateria...rs (Se não eu vou e compro motor,bateria que não atenderia a necessidade!rs).
O perfil da asa influencia muito certo? Porque tenho uns kits da Guillows, a planta dá a intenção de que pode ser VCC... Porém o perfil da asa é assimétrico.... VVCs geralmente é perfil simétrico?
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:9b772c3648="Marlon.MFKP"]Foi o que eu imaginei... o cabo de alimentação daria resistência...
Eu não entendo nada ainda (só construo alguns modelinhos de balsa!rs)...
Se puderem postem: o que eu precisaria; motor, bateria...rs (Se não eu vou e compro motor,bateria que não atenderia a necessidade!rs).
O perfil da asa influencia muito certo? Porque tenho uns kits da Guillows, a planta dá a intenção de que pode ser VCC... Porém o perfil da asa é assimétrico.... VVCs geralmente é perfil simétrico?[/quote:9b772c3648]

Motor você vai ter que ver pelo peso etc. é melhor vc pesquisar isto no fórum, pois tem muita matéria disso por aqui.
pense em 250w por kg de avião, para poder fazer acrobacias.
kits da guillows: são pequenos e leves. voarão, principalmente com cabo curto (6-10m), mas vão sofrer muito com vento (o que é um grande problema em aeros vcc: se o vento jogar teu avião para dentro do círculo, o cabo vai ficar bambo e você vai perder o comando de profundor).
não espere que o povo te poste uma receita pronta do q fazer, até por que há múltiplas opiniões sobre isto, e tudo depende do avião etc. poucas pessoas aqui usam kits tão pequenos de vôo livre para voar com motor elétrico etc., então dificilmente alguém vai ter uma receita que realmente seja boa.
quanto aos perfis, o chamado "assimétrico" é mais fácil de construir e gera boa sustentação, mas é ruim para acrobacias, especialmente se você quiser voar invertido (de ponta cabeça). Geralmente os aeros VCC têm perfil simetrico porque voar VCC sem fazer acrobacias é quase tão tedioso quanto assistir ao faustão.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Wagner Aoki
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 10:45 pm
Localização: Sampa - SP

Mensagem por Wagner Aoki »

Veja isto que coisa de maluco. Transformou um RC em VCC misto, ou seja, profundor via cabo e acelerador via rádio.
[url]http://www.youtube.com/watch?v=IGmKCsnB6kE[/url]
Responder