Fuselagem torta,como resolver?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Fuselagem torta,como resolver?

Mensagem por glauber »

Pessoal eu tenho um problema em minhas construções,sempre que eu faço meus aviões saem com a fuselagem um pouco torta,já fiz vários aviões e nunca consegui fazer um com a fuselagem retinha.
No fim das contas acabo destruindo o avião de furia,e fico me chamando de burro e incompetente,eu não tenho mesmo o dom pra construção :(
gosto tanto de aviões,e eu não quero comprar um kit,porque não teria graça nenhuma.
Se quiserem eu posso postar as fotos de um scout e de um quick que eu estou fazendo em depron,para vocês verificarem se está muito torta ou não as fuselagens.
Como eu faço para resolver esse problema?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Simples, você deve estar cometendo o mesmo erro que a maioria comete, pois tenho visto muitas fotos de construções mal iniciadas de aeromodelos.
Tem tudo para estar colando todas as cavernas em um lado da fuselagem e depois querendo colar o outro lado todo de vez e esse erro é o maior causador de fuselagem desalinhada.
É assim que está fazendo?

Só por favor, não dê atenção para aqueles que disserem que fazem e fica um pouco torto e voa assim mesmo, pois o dia em que eles voarem um aeromodelo realmente bom, eles irão ver o que realmente é voar.
Que bom que você viu seus erros e deseja reparar isso, ao contrário de alguns que se contentam com o pouco e deixam de evoluir.

PS: Editado para corrigir erro de escrita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

De fato Alex, nada sai bem estando de cabeça quente.
A construção de um aeromodelo pode sim ser feita de forma rápida, mas a rapidez nem sempre deixa um bom resultado e todas as grandes construções que vemos no fórum, não foram feitas em um fim de semana, levaram alguns longos dias até ficarem prontas e só se liam elogios ao trabalho de quem as fez.
É normal você achar ruim o seu trabalho, isso demonstra que busca aperfeiçoar o que faz e certamente irá aperfeiçoar cada vez mais, pois se você se conformasse com o pouco que faz, jamais iria melhorar e aprender mais, ficaria estagnado no tempo com o pouco que conseguiu fazer.
Todos nós sempre cometemos erros, todos nós sempre começamos com algo horrível até mesmo para os olhos de outras pessoas, mas é a vontade de aperfeiçoar que nos faz melhorar no que fazemos e ouvir somente elogios verdadeiros daqueles que realmente sabem construir um aeromodelo.
Infelizmente, hoje em dia se vê muito gente sem a menor noção sobre uma construção, elogiando algo que merecia uma dica para melhorar ou evitar algum possível problema e o pior ainda, gente alegando que também faz torto e está bom assim, isso é deplorável.
Perfeição?
Isso jamais alcançaremos, pois por melhor que façamos, sempre haverá algo que poderia ser melhor e com isso, ter um desempenho melhor ainda, mas é a busca pela perfeição que nos faz evoluir, ser cada vez melhor no que somos e no que fazemos, pois vai que um dia consigamos fazer algo perfeito!!.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagem por glauber »

[quote:f147595527="LaercioLMB"]Simples, você deve estar cometendo o mesmo erro que a maioria comete, pois tenho visto muitas fotos de construções mal iniciadas de aeromodelos.
Tem tudo para estar colando todas as cavernas em um lado da fuselagem e depois querendo colar o outro lado todo de vez e esse erro é o maior causador de fuselagem desalinhada.
É assim que está fazendo?

Só por favor, não dê atenção para aqueles que disserem que fazem e fica um pouco torto e voa assim mesmo, pois o dia em que eles voarem um aeromodelo realmente bom, eles irão ver o que realmente é voar.
Que bom que você viu seus erros e deseja reparar isso, ao contrário de alguns que se contentam com o pouco e deixam de evoluir.

PS: Editado para corrigir erro de escrita.[/quote:f147595527]
grande companheiro de fórum,primeiramente gostaria de agradecer por me ajudar nesse tópico com sua sabedoria,e realmente eu cometo o erro de colar as cavernas de um lado da fuselagem,fazer o fundo,cola-las no fundo e depois colar a outra parte da fuselagem.
A principio não parece torta,mas depois que coloco a parte do dorso e do bico da pra se ver!
E eu faço um retângulo em uma cartolina antes de desenhar no depron,e desse retângulo eu parto para o desenho do fundo da fuselagem,então eu tento fazer o melhor possível para não desenhar e cortar o fundo errado,e mesmo assim fica torta,justamente por causa do erro explicado.

[quote:f147595527="Alex Recife"]Laércio, falou uma coisa agora que é a pura verdade, eu vejo videos, blogs, e tutoriais de muitos projetistas de aeromodelo conhecidíssimos no aeromodelismo, cometendo esse erro, de colar todas asa cavernas do aeromodelo, de um lado só. Outra coisa, eu particularmente tenho um defeito, eu nunca acho meus aeromodelos bonitos, e nem tão pouco bem construídos. Não sei se é um defeito meu, ou loucura, :shock: mas quem ver meus aeromodelos diz que está ótimos, melhor só comprado e essas coisas. Isso é um tric-tric, que eu tenho. Também já aconteceu, eu quebrar o aeromodelo já quase no fim da construção por achar que estava ruim. Aí eu adotei esse método, só continuo a construção de cabeça fria, fiquei aperreado, paro e só continuo quando eu estiver zen.[/quote:f147595527]

Alex,eu também já destruí meus aviões quando ficava insatisfeito,começava a construir,e depois que eu vejo que tem algo que eu não goste,por exemplo, a fuselagem torta,eu acabo destruindo..
o prejuizo é de tempo e de dinheiro,além de ficar estressado,com algo que deveria ser um hobby.
Mas agora eu vou adotar a técnica passada pelo nosso amigo Laercio,e quero ver se eu ainda faço um com fuseca torta..
a propósito,os senhores ja fizeram alguma fuselagem torta alguma vez ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, por eu ter começado a trabalhar na metalurgia e ter alguém que investiu no meu potencial, me ensinando a trabalhar em um torno mecânico, isso foi logo que eu saí do exército, em 1986 e como o trabalho não permitia erros, sob pena de perder o emprego, fui acostumando a verificar sempre todas as medidas em todo o processo de construção de um aeromodelo, pois no trabalho eu tinha que estar constantemente verificando as medidas das peças que eu usinava para não saírem erradas.
Na construção de um aeromodelo, eu jamais uso colas de secagem rápida, pois isso não nos permite corrigir nada depois que se une as peças, pois colas rápidas como cola CA e cola quente, colou, tem que cortar para soltar e isso se torna ruim.
Costumo usar somente cola de contato para isopor e alfinetes ou fita crepe para manter as peças unidas enquanto a cola cura (seca), isso me dá tempo para verificar medidas e corrigir o que possa estar errado antes da cola curar por completo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Glauber, uma sugestão que talvez ajude:
Quando eu mexia com MDF, 'as vezes tinha de fazer caixas ou maletas sob medida. Depois que quebrar muito a cara e perder muito material, aprendi a montar os 4 lados, verificando cuidadosamente o esquadro, e depois, ainda cuidando do esquadrejamento, colar o conjunto de laterais sobre uma peça que seria o fundo ou o topo da caixa, mas que era cortada ligeiramente maior. Só depois de a cola secar é que eu ia acertar as medidas externas finais.
Da mesma forma, quando tinha de fazer uma caixa com tampa móvel, eu fazia um caixote totalmente fechado, e depois separava a parte da tampa na serra circular usando uma régua de apoio.
Aqui algumas caixas que fiz (no século passado...) usando esse método:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20222&postdays=&postorder=asc&start=77

A estante para carrinhos Hot Wheels era feita do mesmo modo, pois é impossível cortar na medida exata a traseira das estantes :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=29466&postdays=&postorder=asc&start=27
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Mensagem por gabrieltimm »

É a mesma coisa que acontece comigo,aeromodelo torto,então pedi ajuda para o laercio e ajudou bastante,pois não consigo mexer por muito tempo em minhas construcões pois se algo fica torto eu ja fico com raiva dai e uma cagad* atras da outra,mas e assim mesmo ,com o tempo você melhora.Boa sorte nas suas obras
Responder