Qual a função do Compasso no GPS?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O que eu vejo é muita gente QUE NÃO SABE NADA DE NADA como funciona o sistema GPS e vive no Google pegando respostas prontas.

Excluindo, claro, o Alex!

E compass é bússola!!! Qualquer instrumento que de uma orientação magnética pode ser chamado de bússola!!!!
Na frase: Seu trabalho foi uma bússola para mim, quero dizer que algo serviu para me orientar!

O que tem de gente formada no Google é de espantar!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Caro professor, se acha que eu tirei alguma coisa do google, favor me ensine o correto então!
Lembro de certa vez que um usuário aqui do fórum queria usar um GPS em um helimodelo para fazer locações topográficas e eu falei que isso não era viável naquela época devido a pouca precisão dos GPS portáteis e do peso de um GPS profissional e vossa senhoria veio com toda a arrogância de sempre dizendo que pode sim e que tem GPS na época que daria um erro de no máximo 5 metros.
Então eu lhe falei que tudo bem, que eu faria um levantamento topográfico em uma suposta fazenda sua e que deixaria as cercas com os lindeiros hora 5 metros para dentro de suas terras, hora 5 metros para dentro das terras vizinhas com esse fator de erro e que talvez vossa senhoria não se importasse com isso, já que o erro é do GPS e não meu.


O que eu falei anteriormente é justamente o que vossa senhoria julga nivelar por baixo, pois eu tentei explicar de uma forma que qualquer leigo pudesse entender. Lógico que faltaram muitos detalhes técnicos.
Tenho notado no fórum de que se a gente usa de muitos termos técnicos de alto nível, 90% não lê.
De que forma então fazer com que os menos interessados em teorias técnicas passem a se interessar um pouco mais?
Eu acho que seria começando a explicar de forma bem simples e os curiosos que mostrarem interesse, certamente irão perguntar por mais detalhes e aí sim, se entra com explicações mais detalhadas e cálculos mais precisos.
Um exemplo que dou, é que foi colocado no fórum já duas vezes como calcular o torque de um servo a ser utilizado em um determinado comando e mesmo assim continuam perguntando que servo usar.
Tudo por que a resposta está em matemática e que foi mostrada de supetão.
Eu vejo o fórum como um colégio, onde não se pode ensinar álgebra para uma criança do primeiro ano fundamental.
Aqui não é diferente, pois sabemos que atualmente a maioria não aprende nada no colégio, quando chegam aqui, são como se estivessem no primeiro ano fundamental e se mostramos uma fórmula na qual aparecem mais de dois dígitos e um sinal diferente de + ou -, o pessoal se assusta e foge.


De fato, há muitos detalhes no funcionamento de um GPS e se explicarmos eles agora, certamente mais da metade não irá entender e todas as nossas explicações não foram completamente absorvidas como desejaríamos.
Concordo em usarmos os termos corretos das coisas, pois ao não usá-los, estamos ensinando errado, mas indo diretamente as explicações detalhadas e precisas, não estaremos ajudando os que ainda tem menos capacidade de racionar e seria como se os estivéssemos excluindo do grupo.

Espero que entenda o que eu quis dizer e que não tenha tomado isso como afronta e sim somente uma forma de explicar alguma coisa.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

Nada mais que isso só que feito com componentes eletrônicos.


[yt]gtMBrXF7zDk[/yt]
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

São erros comuns traduzir compass por compasso no lugar de bússola e library por livraria no lugar de biblioteca, e assim por diante. São palavras que guardam semelhança com as da língua portuguesa mas o significado delas é diferente. Sugiro que, quando surgirem palavras desse tipo, em qualquer língua estrangeira, consultem o dicionário da respectiva língua para descobrir o real significado.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:dcb5588ae1="sersilveira"]São erros comuns traduzir compass por compasso no lugar de bússola e library por livraria no lugar de biblioteca, e assim por diante. São palavras que guardam semelhança com as da língua portuguesa mas o significado delas é diferente. Sugiro que, quando surgirem palavras desse tipo, em qualquer língua estrangeira, consultem o dicionário da respectiva língua para descobrir o real significado.[/quote:dcb5588ae1]

Verdade.
Eu errei nesse ponto.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

[quote:846dd4fbe5="Marco Antonio"]O que eu vejo é muita gente QUE NÃO SABE NADA DE NADA como funciona o sistema GPS e vive no Google pegando respostas prontas.

Excluindo, claro, o Alex!

E compass é bússola!!! Qualquer instrumento que de uma orientação magnética pode ser chamado de bússola!!!!
Na frase: Seu trabalho foi uma bússola para mim, quero dizer que algo serviu para me orientar!

O que tem de gente formada no Google é de espantar!!![/quote:846dd4fbe5]

Espero que eu não tenha sido incluído no "exceto o Alex", pois apenas tentei explicar da forma mais resumida possível. E não há erro algum no que eu afirmei ;)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O google também!

E não são só cálculos trigonométricos, são cálculos relativísticos, de achatamento orbital conhecido como excentricidade orbital e mais uma p***a de outras coisas que só uma pessoa especializada no assunto pode dizer.

... mas o Google está ai mesmo pra isso, não?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

[quote:0eeeca208b="Marco Antonio"]O google também!

E não são só cálculos trigonométricos, são cálculos relativísticos, de achatamento orbital conhecido como excentricidade orbital e mais uma p***a de outras coisas que só uma pessoa especializada no assunto pode dizer.

... mas o Google está ai mesmo pra isso, não?[/quote:0eeeca208b]

Sim, está, embora eu não o tenha usado. Eu ia até responder, mas de repente me dei conta que simplesmente não vale a pena desfigurar ainda mais o tópico.

Como sempre você está certo e todo mundo errado (exceto o Alex). Feliz agora? :D :D
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Bom... eu realmente só sei o que está no pai dos burros digitais.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder