Configuração arkbird

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
lucasneres
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 8:55 am
Localização: Campo Grande

Configuração arkbird

Mensagem por lucasneres »

Olá!!!!
comprei um arkbird para fpv, porém não consigo configurar meu tg9x para autopilot, autonivel cmo vem no manual do arkbird, pois no manual a versão do rádio é outra...

segue o link do manual

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/129539438X825639X19.pdf

como faço isso no tg9x????
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

kkkkk você pegou um manua em russo e de outro firmware, aí fica complicado configurar kkkkkkk.

Segundo o manual do arkbird você precisa:

Canal 5 abaixo de 50% de comando ele fica em modo manual. Nesse modo o arkbird não faz nada

Para os modos de voo controlados pelo arkbird você precisa que o canal 5 fique acima de 50% e que o canal 6 fique em:

até 30% modo estabilizado (uso de gyroscópio e acelerômetro para manter o avião nivelado e com a mesma proa, se você escolher ativar opção "Lock Dir/Heig")

entre 31% e 69% modo customizado (waypoint, rh ou gyro)

Acima de 70% modo rth

Já configurei o arkbird no 9xr de um amigo e no meu jr9xii e não tem nada de complicado. Só não sei exatamente como fazer as mixagens no turnigy 9x pois não tenho nenhum rádio com o firmware original para simular a configuração.


Leia o manual do arkbird aqui http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/362446797X53414X39.pdf


Sugiro que você leia bastante o manual pois tem passos importantes que devem ser seguidos para que seu avião voe bem, funcione no modo estabilizado e o mais importante, que volte sozinho (rth). A propósito, se você esta usando o turnigy9x então está usando módulo/rx originais e por isso não recomendo que você voe muito longe (acima de 800m de distância) pois o seu sistema de rádio não possui failsafe. Se perder o sinal do rádio e ele estiver em modo estabilizado pode procurar seu avião em outro estado pois o tgy 9x mantêm os últimos comandos dados quando perde o sinal.

O arkbird é um sistema fantástico, tenho 2 e já consegui convencer vários colegas a adotarem. Se não configurar direito ou se não entender como ele funciona vai ser decepção.
lucasneres
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 8:55 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por lucasneres »

Então. Será que é melhor eu atualizar? Estou usando o frsky.... será que dá para configurar o failsafe para que ele volte sozinho?
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Não precisa atualizar creio que é possível fazer a configuração sim. Infelizmente não tenho como te ajudar pois não tenho nenhum tgy9x aqui comigo.

Sobre o failsafe, eu também uso o frsky e funciona perfeitamente o failsafe. Para memorizar o failsafe basta deixar o rádio configurado como rth e pressionar o botãozinho de bind do rx para que ele memorize essa posição do rádio como o failsafe.
lucasneres
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 8:55 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por lucasneres »

poxa que legal que funciona no frsky, só não entendi muito bem como faço a configuração......vc poderia me explicar mais detalhado??? hauhauha brigado pela força heim!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Que configuração, a do failsafe?
lucasneres
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 8:55 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por lucasneres »

isso, a eu tbm já mandei atualizar o rádio para o ER9x, se tiver como vc me explicar como configura nesta atualização....e quanto ao fail safe tbm, p/ se eu perder o sinal ele voltar sozinho....
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Com o er9x fica mole. Faça assim:

Cria um modelo e apague todas as mixagens.

Crie uma mixagem para cada um dos comandos básicos nos primeiros canais. Sugira que faça no padrão futaba, ou seja:

canal 1 aileron
canal 2 elevator
canal 3 throtle
canal 4 rudder

Depois disso, crie 4 mixagens no canal 5

mixagem 1:
SOURCE:FULL
WEIGHT-100
SWITCH: ID0
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão

mixagem 2:
SOURCE:FULL
WEIGHT100
SWITCH: ID1
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão

mixagem 2:
SOURCE:FULL
WEIGHT100
SWITCH: ID2
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão


mixagem 2:
SOURCE:FULL
WEIGHT: 100
SWITCH: THR (ou a chave que você escolher para que sirva COMO RTH)
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão



Depois disso, crie 4 mixagens no canal 6

mixagem 1:
SOURCE:FULL
WEIGHT-100
SWITCH: ID0
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão

mixagem 2:
SOURCE:FULL
WEIGHT: -100
SWITCH: ID1
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão

mixagem 2:
SOURCE:FULL
WEIGHT: 0
SWITCH: ID2
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão


mixagem 2:
SOURCE:FULL
WEIGHT: 100
SWITCH: THR (ou a chave que você escolher para que sirva COMO RTH)
MULTIPLEX: REPLACE
**demais opções deixa opção padrão




Pronto, com isso você selecionará os modos de voo através da chave de 3 posições do seu rádio. Na posição 0 (pra cima) estará no modo manual, na posição 1 (centro) estará o modo nivelado e na posição 2 ficará o modo customizado (rth, gyro ou waypoint).

O rth ficará na chave de Throtle hold.


Uma vez que o rádio esteja configurado (confirme se está no arkbird) basta configurar o failsafe. Para fazer isso:

1 - ligue o aero e o rádio
2 - Selecione a chave de rth no rádio (se fizer de acordo com a configuração acima será o throtle hold)
3 - confirme se o arkbird está em modo rth (aparece o desenho de uma casinha no top da tela)
4 - com tudo ligado aperte o botão de bind do receptor.
5 - desligue a chave de rth do rádio ( o arkbird vai deixar de mostrar uma casinha no too da tela)
6 - desligue o rádio e confirme se o arkbird entrou em rth (desenho da casinha )

chave de 3 posições na posições
lucasneres
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 8:55 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por lucasneres »

Cara muito obrigado pela paciencia! amanhã a noite já vou fazer os testes e posto aqui os resultados! Brigadão!!!!!!!
lucasneres
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 8:55 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por lucasneres »

poxa, fiz igualsinho e não deu certo, quando ligo o arkbir sem o gps conectado ele entra em auto nivelamento, nenhuma chave desliga isso, quando ligo o sistema com o gps plugado ele aparece na tela INVALID e nenhuma chave resolve....
configuração est´igualsinha ao instruido....
Anexos
ark.jpg
ark.jpg (33.15 KiB) Exibido 8617 vezes
Responder