CESSNA 182 DEPRON PESO x ELETRONICA

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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DIEGO SILVEIRA
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CESSNA 182 DEPRON PESO x ELETRONICA

Mensagempor DIEGO SILVEIRA » 10 Set 2013 17:56

Saudações amigos do e-voo!

Sou novato no aeromodelismo e gostaria de orientação.

Estou construindo um aero em depron e asa alta em P3 a partir da planta (CESSNA 182 HOBBIE BRASIL) que a princípio é para ser treinador.

ENVERGADURA: 1,2m
PERFIL: clark y
CORDA: 18cm
COMPR: 90cm

A eletrônica que disponho é a seguinte:

MOTOR TURNIGY 2836/8
ESC 40 A
BATERIA 2.2 3S 2OC
4 SERVOS 9g
HÉLICE: tenho 3 8X6 9X6 10X6
TRANSM/REC: TURNIGY 4 CANAIS 2.4G

A dúvida é a seguinte, qual seria a hélice ideal? e quanto ao peso, estou achando muito pesado, no total deu 1,1kg.
Aceito sugestões;[img]
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andrerbatista
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Mensagempor andrerbatista » 10 Set 2013 21:27

fala Diego, tranquilo?
também sou novato e também estou construindo o Cessna 182 da HobbieBrasil e tinha visto um kit de motor + esc em promoção na hobbyking: [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__40268__HobbyKing_Donkey_S3007_1100kv_Brushless_Power_System_Combo.html?aff=80704] LINK [/url] que rende 920g de empuxo.

Agora que você disse que está com 1,1 kg eu até assustei porque o peso que era pra ficar de acordo com o tutorial era em torno de 800g

Eu ainda não comprei a eletrônica também, ia comprar essa que eu postei o link, mas agora fiquei na dúvida

Tem algo diferente que fez o seu aero ficar mais pesado? você chegou a pesar em balança de precisão?

Att

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caribeiro
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Mensagempor caribeiro » 10 Set 2013 21:31

Gente esse aero não é tao para iniciante como dizem vamos com calma. Os casos de lenha relatados com ele ja são muitos nesse forum. Eu comecei com e digo não façam o mesmo.

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 10 Set 2013 21:33

E pode ter 100000000000000000000000000000000000000000000000000000 quilos de empuxo, se não tiver Pitch Speed suficiente pra fazer o avião se sustentar não adianta NADA!!!!!
O que faz um avião voar não é empuxo é a sustentação da asa.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

andrerbatista
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Mensagempor andrerbatista » 10 Set 2013 21:42

[quote:654e9dd5d5="caribeiro"]Gente esse aero não é tao para iniciante como dizem vamos com calma. Os casos de lenha relatados com ele ja são muitos nesse forum. Eu comecei com e digo não façam o mesmo.[/quote:654e9dd5d5]

tarde demais, já estou finalizando, sou iniciante de tudo :(
quais os problemas desse aero?

att

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caribeiro
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Mensagempor caribeiro » 10 Set 2013 22:33

[quote:d1bd7ff6a6="andrerbatista"][quote:d1bd7ff6a6="caribeiro"]Gente esse aero não é tao para iniciante como dizem vamos com calma. Os casos de lenha relatados com ele ja são muitos nesse forum. Eu comecei com e digo não façam o mesmo.[/quote:d1bd7ff6a6]

tarde demais, já estou finalizando, sou iniciante de tudo :(
quais os problemas desse aero?

att[/quote:d1bd7ff6a6]

É eu também encontrei o e-voo tarde demais... Um dos problemas é a ausência de diedro nas asas. Mas... não voe só, procure alguém com mais experiência que possa subir e te orientar. Sucesso pra vc.

DIEGO SILVEIRA
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Mensagempor DIEGO SILVEIRA » 11 Set 2013 10:00

fala Diego, tranquilo?
também sou novato e também estou construindo o Cessna 182 da HobbieBrasil e tinha visto um kit de motor + esc em promoção na hobbyking: LINK que rende 920g de empuxo.

Agora que você disse que está com 1,1 kg eu até assustei porque o peso que era pra ficar de acordo com o tutorial era em torno de 800g

Eu ainda não comprei a eletrônica também, ia comprar essa que eu postei o link, mas agora fiquei na dúvida

Tem algo diferente que fez o seu aero ficar mais pesado? você chegou a pesar em balança de precisão?

Att




Olá André!

O que acontece é que eu quis dar uma "melhorada" e acho que passei do limite.
Além do projeto original, fiz uma mesinha de servos e uns reforços internos com balsa.

Eu vou tentar postar umas fotos "não estou conseguindo inserir" mas assim que eu conseguir todos poderão ver para dar sugestões.

Abraço,

andrerbatista
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Mensagempor andrerbatista » 11 Set 2013 10:06

[quote:2f2e78260e="DIEGO SILVEIRA"]
Olá André!

O que acontece é que eu quis dar uma "melhorada" e acho que passei do limite.
Além do projeto original, fiz uma mesinha de servos e uns reforços internos com balsa.

Eu vou tentar postar umas fotos "não estou conseguindo inserir" mas assim que eu conseguir todos poderão ver para dar sugestões.

Abraço,[/quote:2f2e78260e]


Ah sim, entendi.. poste fotos sim para darmos uma olhada... e quanto ao kit que te passei o link, você acha que é suficiente para o aero?

Att

DIEGO SILVEIRA
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Mensagempor DIEGO SILVEIRA » 11 Set 2013 10:17

Gente esse aero não é tao para iniciante como dizem vamos com calma. Os casos de lenha relatados com ele ja são muitos nesse forum. Eu comecei com e digo não façam o mesmo.


Obrigado pela dica Caribeiro!!

Mas já que está feito, com uma redução de peso, será que ele voa?

DIEGO SILVEIRA
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Mensagempor DIEGO SILVEIRA » 11 Set 2013 10:37

[quote:2bc2a233b9="andrerbatista"][quote:2bc2a233b9="DIEGO SILVEIRA"]
Olá André!

O que acontece é que eu quis dar uma "melhorada" e acho que passei do limite.
Além do projeto original, fiz uma mesinha de servos e uns reforços internos com balsa.

Eu vou tentar postar umas fotos "não estou conseguindo inserir" mas assim que eu conseguir todos poderão ver para dar sugestões.

Abraço,[/quote:2bc2a233b9]


Ah sim, entendi.. poste fotos sim para darmos uma olhada... e quanto ao kit que te passei o link, você acha que é suficiente para o aero?

Att[/quote:2bc2a233b9]


Olha cara, pelo pouco que entendo "posso estar falando bobagem" mas pelo que vi, o motor consome 22A de pico e o esc é de 20A.... acho que o esc estaria meio subdimensionado talvez vai queimar em pouco tempo.

man1aco
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Mensagempor man1aco » 11 Set 2013 11:20

Que proeza ein.

Como fez um aero tão simples chegar nesse peso.

Tanto a 9x6 como a 10x6 são suficientes pra se voar com ele.

E se prepara pra voos com "emoção", com esse peso vai parecer que voce esta pilotando um treinador glow.

Aleksandr
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Mensagempor Aleksandr » 12 Set 2013 22:40

Hehehe... Também sou mais um da leva do cessna 182 do youtube...
Pior que acabei de perceber que comprei o motor errado.
Comprei um L2210C da turnigy que não sei porque na hora pareceu adequado. Para acompanhar um esc de 20 que para esse motor até dá.
Então como estou no aguardo das peças chegarem já estou procurando um outro projeto para fazer. Menor e mais leve.
Pena que a bateria comprada é de 1800, um pouco pesada.

ELVIS2314
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Mensagempor ELVIS2314 » 12 Set 2013 22:58

ola diego, eu tambem estou me baseando nesta planta para fazer um aero de poliondas, fiz alumas alterações na planta, coloquei diedro na asa, diminui o angulo de incidencia positivo da asa e tambem o angulo do estabilizador horizontal.
Ainda não tenho idéia de peso, mas não vai ficar com 1 kg, algo em torno de 800gr já com eletronica! se quiser da uma olhada, ainda esta em fase de construção: [url]http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=161551[/url][/url]

DIEGO SILVEIRA
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Mensagempor DIEGO SILVEIRA » 15 Set 2013 08:48

[quote:8875cdf006="ELVIS2314"]ola diego, eu tambem estou me baseando nesta planta para fazer um aero de poliondas, fiz alumas alterações na planta, coloquei diedro na asa, diminui o angulo de incidencia positivo da asa e tambem o angulo do estabilizador horizontal.
Ainda não tenho idéia de peso, mas não vai ficar com 1 kg, algo em torno de 800gr já com eletronica! se quiser da uma olhada, ainda esta em fase de construção: [url]http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=161551[/url][/url][/quote:8875cdf006]
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DIEGO SILVEIRA
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Mensagempor DIEGO SILVEIRA » 15 Set 2013 08:50

[quote:cc63069bb6="DIEGO SILVEIRA"][quote:cc63069bb6="ELVIS2314"]ola diego, eu tambem estou me baseando nesta planta para fazer um aero de poliondas, fiz alumas alterações na planta, coloquei diedro na asa, diminui o angulo de incidencia positivo da asa e tambem o angulo do estabilizador horizontal.
Ainda não tenho idéia de peso, mas não vai ficar com 1 kg, algo em torno de 800gr já com eletronica! se quiser da uma olhada, ainda esta em fase de construção: [url]http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=161551[/url][/url][/quote:cc63069bb6][/quote:cc63069bb6]
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Antônio Chaves
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Mensagempor Antônio Chaves » 15 Set 2013 20:13

Meu primeiro foi um Ugly Stick. Também estou começando, e a meu ver, deve-se procurar um aero mais leve (auxiliado por bateria mais leve - 1500Mph), onde se consiga uma velocidade de stall a mais baixa possível. Lembrando que os comandos do leme, profundor e ailerons deve estar em torno de 50% do normal, para os que estão dando os primeiros vôos. Motor deve sobrar, como no meu exemplo do Ugly Stick com 900 gramas uso um motor Turnigy 2830, mas vôo tranquilamente, sem stress com 50% do motor e quando acirra o vento, vc tem motor de sobra pra controlar.

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Mensagempor gabrielmaia » 15 Set 2013 20:43

Meus aeros de 1m geralmente pesam por volta de 400 a 500g e os de 1,2m no maximo 650g. Sinceramente nao vejo por que reforçar tanto um aeromodelo... ate pq um aero mais pesado quebra mais ao bater no chao... coloca um diedro na asa e faz a base da asa alinhada com o profundor

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Mensagempor ELVIS2314 » 19 Set 2013 20:10

[quote:128d9e904c="DIEGO SILVEIRA"][quote:128d9e904c="DIEGO SILVEIRA"][quote:128d9e904c="ELVIS2314"]ola diego, eu tambem estou me baseando nesta planta para fazer um aero de poliondas, fiz alumas alterações na planta, coloquei diedro na asa, diminui o angulo de incidencia positivo da asa e tambem o angulo do estabilizador horizontal.
Ainda não tenho idéia de peso, mas não vai ficar com 1 kg, algo em torno de 800gr já com eletronica! se quiser da uma olhada, ainda esta em fase de construção: [url]http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=161551[/url][/url][/quote:128d9e904c][/quote:128d9e904c][/quote:128d9e904c]

T bonito teu aero Diego! Faz oq o colega falou: "coloca um diedro na asa e faz a base da asa alinhada com o profundor", deve ficar um bom treinador! O meu ainda não deu para estrear, mas ja ta pronto, So aguardando um tempinho!!! Abraço e boa sorte!

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Mensagempor Corazza » 22 Set 2013 21:18

A carga Alar dele tá muito alta para um treinador. Vai voar, sim, mas será um voo tenso e vc precisará muito de motor para manter, e o pouso virá muito rápido

O que aconteceu pra ficar tão pesado?

Esse modelo é um bom treinador. Alguns tem trauma do cessna 182 daquele kit que tem a asa diferente (afina a corda na ponta - deixando o avião mais arisco). O seu tem asa "tradicional" clark Y, que é comum na maioria de treinadores asa alta

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Mensagempor júlioadam » 22 Set 2013 21:31

[quote:99697f53a4="Corazza"]A carga Alar dele tá muito alta para um treinador. Vai voar, sim, mas será um voo tenso e vc precisará muito de motor para manter, e o pouso virá muito rápido

O que aconteceu pra ficar tão pesado?

Esse modelo é um bom treinador. Alguns tem trauma do cessna 182 daquele kit que tem a asa diferente (afina a corda na ponta - deixando o avião mais arisco). O seu tem asa "tradicional" clark Y, que é comum na maioria de treinadores asa alta[/quote:99697f53a4]

Piper j3 tem asa "tradicional" e passa longe de um treinador. Sobre o Kit que você falou que as pessoas tem trauma: Elas tem trauma pois aquele kit é o verdadeiro cessna 182(passa longe de um treinador também), esses modelos que são construídos hoje em dia deveriam receber outro nome, pois não são cessnas 182. Já construí um desses e percebi que de treinador não tem nada, ainda mais com a eletrônica recomendada por aquele cara dos videos. Só quem já voou um treinador bem montado e com a eletrônica adequada(não se baseando somente em empuxo, como todo mundo hoje em dia), saberá a diferença de voo entre esse avião e o verdadeiro treinador.
lol e-voo lol

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Mensagempor Corazza » 23 Set 2013 19:37

[quote:208f134c19="juiloadam"][quote:208f134c19="Corazza"]A carga Alar dele tá muito alta para um treinador. Vai voar, sim, mas será um voo tenso e vc precisará muito de motor para manter, e o pouso virá muito rápido

O que aconteceu pra ficar tão pesado?

Esse modelo é um bom treinador. Alguns tem trauma do cessna 182 daquele kit que tem a asa diferente (afina a corda na ponta - deixando o avião mais arisco). O seu tem asa "tradicional" clark Y, que é comum na maioria de treinadores asa alta[/quote:208f134c19]

Piper j3 tem asa "tradicional" e passa longe de um treinador. Sobre o Kit que você falou que as pessoas tem trauma: Elas tem trauma pois aquele kit é o verdadeiro cessna 182(passa longe de um treinador também), esses modelos que são construídos hoje em dia deveriam receber outro nome, pois não são cessnas 182. Já construí um desses e percebi que de treinador não tem nada, ainda mais com a eletrônica recomendada por aquele cara dos videos. Só quem já voou um treinador bem montado e com a eletrônica adequada(não se baseando somente em empuxo, como todo mundo hoje em dia), saberá a diferença de voo entre esse avião e o verdadeiro treinador.[/quote:208f134c19]

Exato, apenas me expressei mal nas colocações. Qdo disse tradicional quis dizer asa com perfil tradicional clark Y (que é o que a maioria usa nos treinadores), e o que é no caso dele :wink:

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Re: CESSNA 182 DEPRON PESO x ELETRONICA

Mensagempor marcelo_akiok » 22 Jan 2014 11:38

[quote:23f5402a9f="DIEGO SILVEIRA"]Saudações amigos do e-voo!

Sou novato no aeromodelismo e gostaria de orientação.

Estou construindo um aero em depron e asa alta em P3 a partir da planta (CESSNA 182 HOBBIE BRASIL) que a princípio é para ser treinador.

ENVERGADURA: 1,2m
PERFIL: clark y
CORDA: 18cm
COMPR: 90cm

A eletrônica que disponho é a seguinte:

MOTOR TURNIGY 2836/8
ESC 40 A
BATERIA 2.2 3S 2OC
4 SERVOS 9g
HÉLICE: tenho 3 8X6 9X6 10X6
TRANSM/REC: TURNIGY 4 CANAIS 2.4G

A dúvida é a seguinte, qual seria a hélice ideal? e quanto ao peso, estou achando muito pesado, no total deu 1,1kg.
Aceito sugestões;[img][/quote:23f5402a9f]

Rapaz, que bonito ficou.
Qual espessura do depron que usou ?

E, afinal de contas voou bem ou não ?

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Mensagempor Corazza » 22 Jan 2014 12:28

Carga alar ta alta. Se nao errei deu 50. Sua corda está estreita. Everia ter uns 25. Ai a carga alar ficaria em torno de 36. Voar vai, mas virá rapido demais pra pouso.

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Papalegua
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Mensagempor Papalegua » 22 Jan 2014 12:29

Motivos que agregaram peso extra ao modelo.
Motor muito grande e potente, tem peso para isso, ESC de maior capacidade e consequentemente, mais pesado também.
Bateria que o motor exige é maior e isso também pesa.
Esse motor poderia voar muito bem com um motor pratinha de 24g, um esc de 15A de 18g e uma hélice 8X4 de 12g e uma bateria 3S 1300mA 20C de 118g, o que dá um total de 24 + 18 + 12 + 118 = 172g

A configuração que ele usa é de motor de 70g, ESC de 33g, hélice de 34g e bateria de 185g.
Nesse caso, só a bateria já pesa mais do que toda a configuração anterior.

70 + 33 + 34 + 185 = 322 g, uma diferença de 322 - 172 = 150g.

Mas em relação ao peso do aeromodelo, ele pode chegar até a 1200 g sem nenhum problema, pois assim terá total controle do aeromodelo e não apenas uma pipa rc lá em cima.

Outra coisa que agrega muito peso é a quantidade de cola usada, pois cola também pesa e cola quente então, pesa mais ainda.
Não adianta encher de cola, pois se for mal colado, poderá ter 1 kg de cola que irá soltar igual.
O que garante a correta união das partes é a colagem de forma correta e não a quantidade de cola usada.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.

Thiago Ferreira da Costa
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Mensagempor Thiago Ferreira da Costa » 23 Jan 2014 09:33

Já fiz um avião desses com 1.5 kg e voou bem, o problema e na hora do pouso vem bem rápido.


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