Avião ou motoplanador?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Avião ou motoplanador?

Mensagem por Alex- Recife »

Pessoal, estou prestes a iniciar algumas construções em fibra de vidro. Nunca fiz nada em fibra de vidro, mas estou estudando muito sobre o assunto...já assistir vários vídeos, tutoriais, tópicos e etc... Para começar, qual o mais fácil? Estava querendo, começar com um avião asa alta, mas andei vendo uns vídeos e achei bem interessante um motoplanador, por ter menas curvas, menos detalhes e as plantas que tem disponíveis na internet, são de melhores aproveitamento para confeccionar o plug. Então vai a sugestão dos usuários, que tem mais experiencia e com certeza, já tem suas opiniões a respeito do assunto.
Manoel Pereira
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Jun 12, 2012 1:57 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Manoel Pereira »

trabalhar com fibra não é fácil. A maior preocupação deve ser com relação a poeira na hora de lixar. Proteger as vias respiratórias e o corpo. Quanto ao modelo a fazer vai depender da habilidade do utilizador. Eu iria de motoplanador que realmente é mais fácil que o avião.
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

[quote:cc5a80f593="Manoel Pereira"]trabalhar com fibra não é fácil. A maior preocupação deve ser com relação a poeira na hora de lixar. Proteger as vias respiratórias e o corpo. Quanto ao modelo a fazer vai depender da habilidade do utilizador. Eu iria de motoplanador que realmente é mais fácil que o avião.[/quote:cc5a80f593] É o que eu vou fazer, primeiro vou treinandos as técnicas dos compósitos em aeromodelos mais fáceis em suas construções...aí depois que eu já tiver o "macete" eu parto para as mais complexas.
Manoel Pereira
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Jun 12, 2012 1:57 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Manoel Pereira »

pretende usar o tecido ou a manta de fibra?
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

[quote:82a0f190b8="Manoel Pereira"]pretende usar o tecido ou a manta de fibra?[/quote:82a0f190b8]Manuel, ainda tenho pouca experiencia no assunto, mas pelo que já tenho visto em tutoriais e vídeos, creio eu que devo usar o tecido com sua determinada gramatura para a fuselagem, e manta no molde para deixa-lo bem mais firme e até porque não preciso economizar peso no molde.
Isso são coisas que vou estudando e executando de cada vez para não congestionar as ideias. Primeiro passo a ser tomado, é escolher uma planta que me der o máximo de detalhes para a finalidade que eu quero. Quero começar com um motoplanador de dois metros de envergadura, fuselagem toda em fibra de vidro e asa laminada com resina epóxi. Já baixei várias plantas, depois que eu tiver uma boa coleção de plantas, então vou fazer uma peneira e escolher a que vai ser usada. O plug vai ser confeccionado em compensado de 4mm e depois preenchido com espuma PU.
O pessoal que tiver e souber de sites que contém plantas, ou qualquer informação de planadores ou moto em fibra, por favor compartilhem.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Alex

Tu estás te metendo numa área que vai te dar muito trabalho e dor de cabeça. Já construí em fibra, já fiz plugs, formas, etc... E quem faz ou já fez, bem sabe que não é barbadinha.

Quem sabe tu começa com uma técnica bem mais fácil que consiste em fazer um plug com isopor, revestir ele com fita plastica e revesti-lo de fibra e tecido. Quando curada a resina derrama tinner para dentro derrete todo o isopor e tu tens uma fuselagem pronta.

Pensa nisso. É só uma dica, mas acho que para iniciar e pegar mão de trabalhar com tecidos , resinas e principalmente acabamentos fica bem mais fácil.
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

[quote:4e78b0af44="Douglas Lenz"]Alex

Tu estás te metendo numa área que vai te dar muito trabalho e dor de cabeça. Já construí em fibra, já fiz plugs, formas, etc... E quem faz ou já fez, bem sabe que não é barbadinha.

Quem sabe tu começa com uma técnica bem mais fácil que consiste em fazer um plug com isopor, revestir ele com fita plastica e revesti-lo de fibra e tecido. Quando curada a resina derrama tinner para dentro derrete todo o isopor e tu tens uma fuselagem pronta.

Pensa nisso. É só uma dica, mas acho que para iniciar e pegar mão de trabalhar com tecidos , resinas e principalmente acabamentos fica bem mais fácil.[/quote:4e78b0af44]Sei sim Douglas, é um caminho longo e cheio de espinhos...rsrsrs. Mas quero sentir o gostinho, já desistir do avião por ser mais complexa o processo de construção, então agora não tem como voltar atrás, vou de motoplanador e vou fazer do modo plug, forma, copias. Mas é muito bom ver amigos de fórum opinarem. Gostaria de reforçar, quem tiver ou souber de sites, tutoriais, vídeos e etc... que seja direcionado a motoplanador ou construções em fibra de vidro ou kevlar, compartilhem aqui nesse tópico por favor.
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

Pessoal, o tópico foi aberto! Trata-se de um motoplanador Fiesta SF, envergadura 200 cm, todo em fibra de vidro. Encontro vocês lá!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=162285
Responder